O PODER GERADOR 
DA MUDANÇA 

Filipenses 3.10 


 Introdução 

- Ao chegar à esta época do ano, penso ser extremamente valioso pensar nesse assunto. Porque já é novembro, daqui a pouco é Ano Novo de novo e talvez você não conseguiu mudar nada do que havia planejado quando Janeiro só começava. 

 - Então, nesta altura, uma pergunta que muitos fazem é: “Por que não consigo mudar?” As pessoas estão dizendo: “Quero mudar de vida, mas não sei tenho forças para mudar”. 

 - Você vê mudar o calendário, vê mudar as estações do ano, vê mudar os dígitos do relógio, mas não consegue ver a vida mudar... 

 - Esse é o dilema – existe o desejo de mudar, mas está faltando algo, está faltando a força, está faltando o poder, o poder gerador da mudança. 

- Por isso que os livros mais vendidos no país são os de auto-ajuda. As pessoas querem descobrir o poder que gera mudanças e lêem livros do tipo: “Trinta dias para um novo eu”; ou “Hei de Vencer”; títulos assim...  

- A Revista Veja, alguns anos atrás, reportou que no Brasil, a publicação desses livros teve um crescimento de mais de 700% e que pessoas na idade de 20, 30 e 40 anos são as que mais procuram esses livros.

 - A mensagem é: “Seja positivo. Acabe com os seus antigos hábitos”. Mas tem uma questão: onde conseguir o poder para mudar? 

 - Talvez você já tenha lido desses livros, participado de palestras, assistido a DVDs, mas, de alguma forma, nada parece funcionar para você. A principal razão disso é que tudo toca no exterior, a parte de fora da pessoa... 

 - É como alguns programas de televisão estão prometendo: mudar a vida das pessoas, mudando o penteado delas... mudando a roupa delas... tem programa que até muda a casa da pessoa, para possibilitar que a vida da pessoa também mude... 

 - A proposta é boa e alguma coisa realmente muda, mas é uma mudança temporária... dura enquanto dura a chapinha no cabelo... ou a pintura na parede ou o dinheiro no bolso... 

 - Só existe um poder capaz de gerar mudança duradoura – e é o poder de Deus, que primeiro toca o interior, o coração da pessoa! É aí que começa a verdadeira mudança! Portanto, eu trago uma boa notícia para você: Há um poder sobrenatural, revelado pela Bíblia, que é o poder que você precisa para ter a vida mudada. 

 - Veja esse verso: “Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição”. 

...conhecer a CRISTO e sentir o PODER DA SUA RESSURREIÇÃO! 

 - Em outra parte da Bíblia, Ef 1.19-20, está escrito sobre esse poder que ocasionou a ressurreição de Cristo. O texto diz: “e como é grande o seu poder que age em nós, os que cremos nele. Esse poder que age em nós é a mesma força poderosa que ele [Deus] usou quando ressuscitou Cristo e fez com que ele se sentasse ao seu lado direito no mundo celestial”. 

- A palavra “poder” nesse verso lembra a palavra dinamite, que é um explosivo químico. Com o uso da dinamite uma montanha é arrancada do caminho, um prédio vem ao chão, uma pedreira vira cascalhos.

 - Deus está falando: “Eu quero trazer o poder da dinamite para a sua vida, o poder capaz de mudar tudo”. O mesmo poder que levantou Jesus, depois de morto fazia três dias, é o poder que está a sua disposição para transformar a fraqueza da sua vida em força. 

 - Entenda isso hoje: somente Deus pode mudar a sua vida! 

I. ...eis o que a Bíblia ensina sobre o poder de Deus capaz de mudar a sua vida, primeiro: 
O PODER DE DEUS ESTÁ DISPONÍVEL PARA VOCÊ 

- Lemos em Ef 1.19: “como é grande o seu poder que age em nós, os que cremos nele.” 

- A Bíblia diz que o poder de Deus age na vida daqueles que crêem nEle. Se você confiar em Deus, de todo o seu coração, então o poder dEle estará disponível para você – o poder de Deus age nas pessoas que crêem nEle. Isso é maravilhoso! 

 - Pense bem: o fato mais poderoso que já aconteceu na história é a ressurreição de Jesus Cristo pelo poder de Deus. E esse poder é que está à disposição de todos os que crêem! 

 - E Paulo escreveu: “Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição”. - Não importa o tamanho do seu pecado, nem o peso que está sobre os seus ombros hoje... o poder de Deus muda tudo e está disponível para você também... Você quer confiar em Deus? 

II. ...segundo, a Bíblia ensina que o poder gerador de mudança: 
O PODER DE DEUS CANCELA O SEU PASSADO 

- Toda pessoa sofre fracassos na vida, comete pecados, guarda lembranças amargas... e diz: “Ah, se eu não tivesse feito isso” ou “Fracassei, vou pagar por isso o resto da minha vida”. 

- Deus diz que não é necessário você andar por aí com um peso de culpa nas costas e com velhas feridas no coração. Não é questão de negar o passado... mas você também não precisa carregar o peso por toda a vida. 

 - Veja o que lemos na Bíblia em Cl 2.13-14, a partir do finalzinho do v.13: “Deus perdoou todos os nossos pecados e anulou a conta da nossa dívida, com os seus regulamentos que nós éramos obrigados a obedecer. Ele acabou com essa conta, pregando-a na cruz”. 

 - Deus perdoou todos os seus pecados e cancelou cada registro de dívida... Deus fez isso, permitindo que Cristo, o Seu Filho justo e santo fosse morto na cruz. Se você já errou muito ou pouco, Jesus sabe... Ele sabe o seu passado... mas o principal de tudo é o seguinte: Jesus veio para cancelar todos os seus pecados. 

 - A pessoa que fica se crucificando, que diz: “Errei e vou ter que pagar por isso o resto da minha vida”, precisa entender uma coisa: Jesus não veio para condenar... Ele veio para salvar! ...veio limpar a sua ficha! 

 - No livro de Jeremias está escrito (31.34) que Deus diz: “Pois eu perdoarei os seus pecados e nunca mais lembrarei das suas maldades”. 

- Quando Jesus morreu, uma das últimas palavras que Ele falou na cruz foi: “Está consumado” (Jo 19.30).

 - Na língua que Jesus falava, Ele disse em grego, “tetelestai”, que quer dizer “totalmente pago”. 

 - Naquela época os recibos de impostos, feitos em papiro, quando eram quitados, tinham essa palavra escrita sobre eles. Os pesquisadores encontraram recibos de impostos com a palavra grega escrita neles: "Tetelestai", o que significa "liquidado". 

 - Não é um grande alívio, quando você tem uma dívida, e daí um tempo vem o carimbo de “pago” sobre a promissória? 

- Foi isso que Jesus fez na cruz. Ele pagou completamente por cada pecado que você cometeu. Jesus fez isso por amor. Deus fez isso por amor!

 - Isso é um fato: Jesus cancelou tudo na cruz, todo o seu passado!

 - Veja o que está escrito na Bíblia, em Romanos 8.1: “Agora já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus.” Jesus foi crucificado para que você não fique se crucificando! 

- Quanto tempo você pensa numa conta que já pagou? Eu me esqueço de cada conta que foi paga. Lá em casa, quando chega a conta da água, a conta da luz, do telefone e outras contas, eu e Tânia, desde que nos casamos, costumamos deixar essas contas numa caixinha de madeira, atrás da porta da cozinha, onde também ficam penduradas as chaves... estou dando os detalhes porque no caso de você ir lá, talvez você queira levar alguma para pagar durante a semana... bem, à medida que as contas chegam elas ficam lá e toda vez que abrimos e fechamos a porta temos que nos lembrar delas... mas, sabe, a partir do momento que elas são pagas, eu não fico preocupado com elas – porque estão pagas!

 - Deus também pagou a conta dos seus pecados, a conta da sua dívida com Ele, e agora Deus diz: “nunca mais lembrarei das suas maldades”... porque estão pagas! Aleluia! Confie no poder de Deus! 

 III. ...terceiro, a Bíblia ensina que o poder gerador de mudança.... 
O PODER DE DEUS TRAZ VITÓRIA EM MEIO ÀS LUTAS 

- Todos temos problemas e lutas. Só ali no finalzinho da Rua da Igualdade é que estão as únicas pessoas que não têm problemas... quem partiu pra lá, pro cemitério, deixou de ter problemas. 

- Mas a questão não é ter problemas – a maior questão é como você lida com os problemas. Num jogo de palavras, afirmo o seguinte: O problema não é o problema... o maior problema é como você lida com o problema. Como você lida com suas dificuldades? Tenta resolver tudo por conta própria? Sozinho você não conseguirá.

 - Mas se você coloca a vida nas mãos de Deus, confiante no poder que trouxe ressurreição à Jesus, não há problema na vida que fique sem solução. 

 - Você precisa focar a sua mente em Deus... tem gente que anda focada no problema: prá onde vai, vai vendo o problema... anda, trabalha, come, deita e não tira os olhos do problema... isso estressa! 

- Você não deve fazer isso, porque vai ficar ansioso e ansiedade cria úlceras, diabetes, crise de pânico e até o temido enfarte. Não ande focado no problema. 

- Já ouviu a história da dona-de-casa caçando o rato com a vassoura? ...qual o camundongo que fica estatelado, olhando para a vassoura? ...ratos não perdem tempo olhando para a vassoura; eles estão focados numa saída! 

 - É isso que você deve fazer: o poder de Deus traz vitória às suas lutas! A Bíblia diz: “Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?” E no v.37 vem a resposta: “...em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”. Rm 8.37 

 - A Bíblia diz que com Deus você se torna supervencedor, com vitória esmagadora sobre cada luta! 

 - Você precisa colocar o foco da sua vida em Deus, porque não importa a situação, o poder de Deus te dá vitória! 

IV.  ...e uma quarta lição que a Bíblia ensina sobre o poder gerador de mudança, é que... 
O PODER DE DEUS CONCEDE UMA MUDANÇA PERMANENTE 

- Lemos na Bíblia em 2Co 5.17: “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo”. 

- Veja isso: Quando você entrega sua vida a Jesus, para Ele dirigir e abençoar, esse é o ponto de partida, é o ponto inicial da mudança. Você não fica sendo mais a mesma pessoa, porque começa uma nova vida. A Bíblia chama isto de “nascer de novo”. 

 - Nascer de novo significa começar de novo. Não é virar a página... é receber nova vida e só o poder de Deus faz isso! 

 - Você já nasceu de novo? Já entregou completamente a sua vida para Jesus abençoar e dirigir? Isso é apenas o começo, o ponto de partida... porque se você quer a vida mudada, de modo permanente, você vai obedecer a Deus e o poder do Espírito Santo vai te ajudar. 

 - O apóstolo Paulo ensinou o que deve ser feito quando disse: “Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição”. 
A sua parte é conhecer a Cristo, fazendo isso, você vai sentir o poder da ressurreição – o poder que gera mudança de vida! 

 - O que você mais gostaria que fosse mudado em sua vida? ...algum hábito, alguma fraqueza, alguma falha de caráter? 

- Você está passando por alguma situação que não muda nunca? Se você permitir, Deus vai usar o poder da ressurreição, e esse poder vai gerar mudança na sua vida. 

 - Você quer que Deus abençoe você? Quer que o poder de Deus produza uma mudança permanente na sua vida? ...pois a oportunidade está diante de você: agora mesmo, decida entregar tudo que é seu para Deus! 

 Conclusão: 

Amado, o poder de Deus: 

- Está DISPONÍVEL para você... ele vai cancelar o seu PASSADO... vai trazer VITÓRIA às suas lutas e vai te dar uma MUDANÇA permanente! 

 - Mas, apenas uma coisa pode impedir você de mudar de vida a partir desta noite... apenas uma coisa vai impedir você de se transformar na pessoa que Deus quer que você seja: é a atitude de adiar essa decisão.  

- A pessoa que diz: “Qualquer dia desses, eu vou levar a vida mais a sério... Um dia desses eu quero ser batizado e até participar da igreja... Um dia desses eu entrego minha vida para Jesus dirigir e abençoar... um dia desses...” mas esse dia nunca chega! 

 - Não tenha medo, não tenha vergonha, não fique parado! 

- Quero lhe contar a história da baiana Eliemary Silva da Silveira, bem rapidamente: Eliemary é uma das muitas pessoas, muitas mesmo, que experimentou o poder gerador da mudança. Essa mulher, não era feliz, apesar de ter conseguido excelente trabalho, fama e até dinheiro... era dependente de moderador de apetite, estava presa no vicio, tomava até dez remédios por dia, e sofria de um cisto no ovário. Se tinha alguém precisando de uma mudança de vida, Eliemary era essa pessoa... pois, 14 anos atrás, em 1995, ela tomou uma decisão por Jesus e depois de experimentar o poder gerador da mudança ela, emocionada, fez essa declaração: “Não mudei só de religião, mudei também de caráter e de vida". Eliemary se tornou outra mulher... talvez você a conheça pelo nome artístico de Mara Maravilha. 

- Aleluia! Louvado seja o Senhor! 

-  Se você quer a sua vida mudada, o ponto de partida é entregar tudo para Jesus agora. 
-  Não espere mais nenhum momento! 
- Abra o seu coração ao amor de Jesus agora mesmo e deixe que o poder de Deus transforme a sua vida! 



AUTOR:  Pr. Walter Pacheco da Silveira, 8/11/2009.





+++++++++
++++++++
+++++++
++++++
+++++
++++
+++
++
+





Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem