O PERFIL DE UM 
 CONSOLIDADOR 
DE ÊXITO 

 1 Samuel 1


- A Visão Celular é um mecanismo. Mecanismo fala de várias partes construindo um sistema, ou uma pessoa, ou uma idéia. 

- A visão tem um mecanismo que é ganhar, consolidar, discipular e enviar. Este mecanismo é movido por um combustível que é o Espírito Santo. Assim como o mecanismo do homem físico é formado por células, Deus não fez diferente no Seu Reino. 

 2 - A consolidação é o coração da multiplicação, se o coração não está em perfeita forma de trabalho ele complicará todo sistema orgânico, porque todos os outros órgãos precisam primeiro do trabalho que o coração faz. Com deficiência no cérebro, o sistema humano até funciona, mas sem o bom funcionamento do coração, o sistema entra em falência. 

 3 - Para dar início a uma célula não podemos ter apenas um ganhador de vidas, mas sim um ganhador de vidas com o coração de consolidador. Se a pessoa só ganha, jamais conseguirá ter uma célula. Se ela consolida, sim. 

 4 - O que ganha nem sempre é consolidador, mas todo consolidador é um ganhador de vidas. 

- Nós precisamos de um coração consolidador para que a visão corra e cresça. 

 5 - Os que ganham não devem querer só ganhar; os que treinam não devem querer só treinar; os que enviam também, mas o consolidador trabalha, ora e caminha com a pessoa desde o momento em que a ganhou, até o momento de enviá-la. 

 6 - E quando a enviar, com certeza não a deixará sozinha. 

 7 - O consolidador é fiel a todos os passos da visão, diferente dos que só ganham ou dos que só treinam. 

O consolidador alcança êxito na sua tarefa, porque ele tem: 

 1. Intimidade com Deus 

 10 Aí Ana se levantou aflita e, chorando muito, orou a Deus, o Senhor. 

 a - Se nós não decidirmos ter vida de oração e de comunhão com Deus, não conquistaremos muita coisa e podemos até perder o que temos. 

 2. Amor à Visão (amor às vidas) 

8 Um dia o seu marido Elcana lhe perguntou: 
– Ana, por que você está chorando? 
Por que não come? 
Por que está sempre triste? 
Por acaso, eu não sou melhor para você do que dez filhos? 

 a - Ninguém pode consolidar com êxito se não decidiu amar esta visão. Amar essa visão é amar vidas. Deus é o nosso maior exemplo de amor na visão (Jo. 3:16).  

b - Como um consolidador, você deve amar com longo ânimo, não tratando mal, sem soberba, com paciência e perseverança, crendo no projeto de Deus para aquela pessoa, suportando perseguições e sofrimentos, buscando também o interesse do outro, não se irritando e não desistindo da pessoa consolidada. 

 c - É assim que Deus age conosco para conquistar nosso coração (1 Co.13). Jesus também agiu assim conosco: Ele amou, esperou, sofreu, foi tentado a desistir do homem, mas deu a sua vida para consolidar os milhares que viriam. 

 3. Visão correta 

 11 E fez esta promessa solene: 

– Ó Senhor Todo-Poderoso, olha para mim, tua serva! Vê a minha aflição e lembra-se de mim! Não esqueças a tua serva! Se tu me deres um filho, prometo que o dedicarei a ti por toda a vida e que nunca ele cortará o cabelo. 

 a - Não olhe para a circunstância que a pessoa se encontra, mas para o poder de Deus. Jesus não olhou para nossa situação presente de homens pecadores, defeituosos. Ele olhou para o futuro, crendo no poder de Deus que transforma. 

 b - Precisamos ver o mundo com a ótica de Jesus para avançarmos no Reino de Deus. Caso contrário, seremos engolidos por um sistema falido e sem esperança. Ver o mundo com a ótica de Jesus, implica: - Discernimento das coisas espirituais. - Revelação da Palavra. - Ver o coração de Deus, através da comunhão com o Espírito Santo da promessa. 

 4. Fé 

17 Então Eli disse: – Vá em paz. Que o Deus de Israel lhe dê o que você pediu! 18 – Que o senhor sempre pense bem de mim! – respondeu ela. E saiu. Então comeu alguma coisa e já não estava tão triste. 

a - Todo consolidador tem que gerar fé na Palavra para ver o plano de Deus se desenvolvendo na vida daquela pessoa. 

 b - Paulo creu tanto que consolidou um número enorme de pessoas em várias regiões. 

 c - A fé abre caminhos, quebra muralhas e transporta montanhas. 

 5. Conhecimento sobre batalha espiritual 

6 Penina, sua rival, provocava e humilhava Ana porque o Senhor não permitia que ela tivesse filhos. 

 a - O consolidador deve ser um guerreiro. Se ele não guerreia, não terá suas ovelhas livres das garras do inimigo. 

 b - O consolidador deve estar revestido com a armadura de Deus, da autoridade do nome e do sangue de Jesus, e do poder do Espírito Santo. 

 6. Conhecimento da alma do seu discípulo 

18 – Que o senhor sempre pense bem de mim! – respondeu ela. E saiu. Então comeu alguma coisa e já não estava tão triste. 

 a - O consolidador precisa conhecer quem está consolidando e para isso precisa: 

- Ganhar confiança. 
- Ser fiel e não contar para outros a situação da pessoa. 
- Conhecer e ministrar cura interior.
 - Ouvir a pessoa semanalmente, se necessário.
 - Entender que o problema dela é um problema, por mais que para você não seja. 

 b - O consolidador deve ter sabedoria para levar a pessoa a olhar a situação com olhos de solução e não de problema. 

 17 Então Eli disse: – Vá em paz. Que o Deus de Israel lhe dê o que você pediu! 

 c - Isso requer habilidade de aconselhamento e percepção espiritual, que é adquirida através da comunhão com Deus, da Palavra e de santidade ao Senhor. 

5 Mas para Ana ele dava duas vezes mais. Elcana a amava muito, embora o Senhor não permitisse que ela tivesse filhos. 

- Por que Deus cerrou a madre de Ana? Era ano após ano. Até estar pronta para entregar o seu filho 

– SANTIDADE 

 Que mãe entregaria o seu filho que tanto desejou para vê-lo apenas uma vez ao ano? 
 Isto requer preparo. Humildade que leva à santidade. E santidade é entrega total. 



 AUTOR: Adílio S. Gomes




#####################
######################
#######################
########################
#########################




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem