O legado de Elias 
– A geração de Eliseu 

 I Reis 19.1-21 


 Introdução 

- O desafio de Elias e sua vitória sobre os falsos profetas se tornou noticia em todo o reino de Acabe. A rainha Jezabel ficou irada e prometeu vingança. Elias teve medo e fugiu com seu ajudante para Berseba onde deixou o rapaz e seguiu para o deserto, caminhando um dia inteiro. 

- Ao encontrar uma árvore, sentou-se a sua sombra e desejou a morte: 

“Então orou assim: – Já chega, ó Senhor Deus! Acaba agora com a minha vida! Eu sou um fracasso, como foram os meus antepassados.” I Rs 19.4 NTLH 

 - O anjo do Senhor visita Elias e o alimenta por duas vezes. Com a força daquela comida caminhou por 40 dias e 40 noites. Nesse período a Bíblia não cita que Elias tenha parado em algum lugar para descansar, até chegar ao seu destino, o Monte Sinai. 

 - Chegando ao Monte ele vê uma caverna, decide entrar nela para passar a noite. Nesse momento o Senhor se manifesta e lhe fez uma pergunta: “O que você está fazendo aqui, Elias?” I Rs 19. 9b 

 - Porque ir ao Monte Sinai? O Sinai era um lugar sagrado: 
 - Ali Deus se revelou a Moisés (Ex 3); 

- Quando o povo em fuga do Egito teve sede, a rocha que ficava no monte Sinai deu água (Ex 17.6); 

- Era o lugar onde Deus falava com Moisés (Lv 25.1); 

- O lugar onde Deus entregou ao povo, através de Moisés, as placas da Lei. Portanto, se tinha um lugar para ouvi a voz de Deus, era no Monte Sinai. Elias precisava desse momento a sós com Deus, do mesmo modo que ocorreu com Moisés no passado. - Porque Elias se escondeu na caverna? 

- A caverna era um lugar seguro. Os viajantes procuram por cavernas para passar a noite e se proteger do frio, dos animais e inimigos. 

 - Ló se refugiou com as suas filhas numa caverna após a destruição de Sodoma e Gomorra, Gênesis 19.30 NTLH – “Ló teve medo de ficar morando em Zoar e por isso foi para as montanhas, junto com as duas filhas. Ali os três viviam numa caverna.” 

 - No tempo de Gideão, os israelitas se escondiam nas cavernas para não serem destruídos pelos Midianitas, Juízes 6.2 NTLH – “Os israelitas se escondiam dos midianitas em cavernas e em outros lugares seguros nas montanhas porque os midianitas eram mais fortes do que eles” 

 - Quando Saul matou os sacerdotes que ofereceram comida a Davi, Ele busca por segurança na Caverna de Adulã: “Davi fugiu da cidade de Gate e foi para uma caverna perto da cidade de Adulã. Quando os seus irmãos e o resto da família souberam que ele estava lá, foram ficar com ele.” I Sm 22.1 NTLH 

 - Obadias escondeu os profetas nas cavernas, quando Acabe promoveu a matança contra os profetas de Deus, I Reis 18.4 – “e, quando Jezabel estava matando os profetas do SENHOR, Obadias escondeu cem profetas em dois grupos de cinqüenta em cavernas e providenciou comida e água para eles.)” 

 - A caverna é um lugar onde podemos sentir a presença de Deus, Salmos 95.4 – “Ele reina sobre o mundo inteiro, desde as cavernas mais profundas até os montes mais altos.” 

 - Muitos heróis da fé usaram as cavernas como habitação, durante as perseguições, Hebreus 11.38 – “Andaram como refugiados pelos desertos e montes, vivendo em cavernas e em buracos na terra. O mundo não era digno deles!” 

 - Qual a razão para Elias fugir para tão distante? I Reis 19.10 NTLH – “Ele respondeu: – Ó Senhor, Deus Todo-Poderoso, eu sempre tenho servido a ti e só a ti. Mas o povo de Israel quebrou a sua aliança contigo, derrubou os teus altares e matou todos os teus profetas. Eu sou o único que sobrou, e eles estão querendo me matar!.” 

 1. Medo 

- Elias se mostrou valente em muitas ocasiões, mas o stress provocado nos episódios do Monte Carmelo e a oração para que chovesse esgotaram as forças do homem de Deus. 

- Elias sabia que tudo que sucedera não foi mérito seu, mas do Senhor. Ele foi valente ao desafiar os falsos profetas, o rei acabe e ao agir com autoridade sobre a natureza. 

 - Uma mensagem foi o suficiente para causar medo em Elias. Ele estava cansado dos últimos desafios, quando recebe uma notícia. Jezabel queria a sua destruição: “Aí ela mandou um mensageiro a Elias com o seguinte recado: – Que os deuses me matem, se até amanhã a esta hora eu não fizer com você o mesmo que você fez com os profetas!”, I Reis 22.2 NTLH 

 - Às vezes, eu sinto medo em relação ao futuro da igreja. As ações que promovemos parecem não surtir efeito nas pessoas. Faltam motivadores que promovam as ações do reino de Deus, o que mais ouvimos é a voz dos pessimistas, dos murmuradores, dos incrédulos, etc. 

- Quando somos desafiados. Qual é o nosso sentimento em relação ao futuro? Eu tenho medo que tudo tenha sido em vão. 

 2. PREOCUPAÇÃO COM o legado dos profetas. 

- Na concepção de Elias, se ele morresse não haveria outro profeta para treinar novos jovens profetas. Havia o risco do ministério profético se acabar. I Reis 19.14b – “Eu sou o único que sobrou, e eles estão querendo me matar!” Não se trata de soberba ou arrogância, mas comprometimento com a missão que recebera de Deus. 

 - Se você fosse o último cristão salvo na sua cidade, o que faria? 

- Ficaria sentado esperando o inimigo o destruir ou procuraria refúgio no Monte de Deus? 

 - O que a igreja pensa a esse respeito? Não sabemos quando se dará o arrebatamento ou quando iremos partir dessa vida. Precisamos aproveitar cada minuto na presença de Deus para saber a sua vontade acerca do que podemos fazer para a próxima geração. 

 - Infelizmente muitos líderes não se preocupam com o futuro da igreja. Eu vejo organizações evangélicas centradas na figura humana do líder, quando ele morrer provavelmente não haverá sucessores; há outra situação que envolve os líderes que não se preocupam com a educação e formação de novos líderes, gastam milhares em sua promoção pessoal, mas são incapazes de investir recursos e tempo para formar a nova geração da igreja. 

 - Eu agradeço a Deus por fazer parte do Ministério Independência com Cristo. Eu vejo nessa igreja uma preocupação mui grande com a educação e formação das crianças, nossos futuros líderes. O templo e seu conforto são importantes, mas nada substitui o valor das pessoas e o investimento que fazemos nelas. 

 3. Decepção 

- É o sentimento de insatisfação que surge quando as expectativas sobre algo ou alguém não se concretizam. 

AS PESSOAS NÃO CORRESPONDEM. 

 - Depois de tudo que fez: venceu os falsos profetas e fez chover. O que Elias esperava? Elias esperava que o povo se arrependesse e voltasse para o Senhor. Mas, o povo continuou praticando o erro, ignorando os apelos do homem de Deus. 

 - Líderes espirituais sinceros sentem-se decepcionado com a situação atual. O povo contempla os milagres de Deus, veem a transformação que Espirito Santo promove nas pessoas, mas continuam ignorando a mensagem da cruz. 

A jornada de 40 dias e noite deu tempo a Elias para refletir sobre muitas situações: 

- A sua função como profeta, qual seria o próximo passo; 
- os resultados produzidos na Nação com as suas ações; 
- O legado dos profetas que corria o risco de extinção. 

 - Líderes sinceros se decepcionam quando as pessoas não correspondem. O próprio Jesus sofreu decepcionado com a rejeição dos judeus, Mateus 23.37 NTLH: “Jerusalém, Jerusalém, que mata os profetas e apedreja os mensageiros que Deus lhe manda! Quantas vezes eu quis abraçar todo o seu povo, assim como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram!” 

 4. Frustração 

- É uma emoção que ocorre nas situações onde algo obstrui o alcance de um almejo pessoal. Quanto mais importante for o objetivo, maior será a frustração. Jezabel tornou-se um obstáculo para o objetivo de Elias. 

OBSTÁCULOS NO CAMINHO. 

-  Em I Reis 19.1, o rei Acabe ao chegar a sua casa conta tudo para Jezabel. 

Elias, provavelmente, esperava por:

- Reconhecimento do homem de Deus; 
- Abertura das escolas dos profetas e o fim da perseguição aos profetas; 
- Edito Real determinando que o povo cultuasse apenas ao verdadeiro Deus; 
- O fim dos cultos aos falsos deuses; 
- Arrependimento de Acabe e Jezabel. 

- Jezabel representa um novo obstáculo aos planos de Elias. 
- Elias precisava de um tempo para estar com Deus e renovar as suas forças. 

Algumas situações que exemplificam Jezabel em nossos dias, os obstáculos do dia a dia: 

-  Oposição que impedem que tarefas sejam executadas; 
- Líderes que desistem em meio ao caminho, fazendo o povo perecer; 
- Pessimismo dos descrentes diante de grandes desafios; 
- Interesses pessoais em detrimento aos interesses do reino de Deus; 
- Falta de recursos para projetos importantes; 
- Falta de voluntários comprometidos com a missão da igreja; 
- Tempo limitado para certas ações. 

- Deus ainda tem novos planos para Elias Deus convida Elias para sair da caverna, pois precisava falar com ele. Elias deveria sair da zona de conforto e segurança em que se encontrava e voltar a ativa. 

- A vitória somente viria no campo de batalha. 

I Reis 19.15 NTLH – “Então o Senhor Deus disse: – Volte para o deserto que fica perto de Damasco.”  

- Qual era a missão? 

“Chegando lá, entre na cidade e unja Hazael como rei da Síria. 16 Unja Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, como profeta, para ficar em lugar de você.” 

- A destruição sobre os rebeldes era certa, mas Deus pouparia os justos. Uma nova geração estava sendo preparada para cumprir os desígnios de Deus (v. 17,18) 

-  Elizeu representa a nova geração de profetas após Elias (v. 19-21). 

-  A igreja de Cristo não pereceu. Em todos os lugares do mundo, o Senhor está levantando a geração de Elizeu. Eles farão muito mais que seus antecessores, seus resultados serão multiplicados. 

- Elias realizou 13 eventos durante seu ministério profético. Elizeu realizou 26. 

-  A geração de Elizeu será mais valente, mais determinada, mais atuante do que a geração passada. Até a volta de Cristo não faltará gerações de profetas que levem a mensagem de Deus ao mundo. 


 AUTOR E FONTE: Pr. Agnaldo Almeida / http://agsalmeida.wordpress.com/2012/10/02/o-legado-de-elias/



#################
##################
###################
####################
#####################
######################
#######################
########################
#########################
##########################
###########################





Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem