NA MESA DOS PRÍNCIPES 



Texto: Salmo 113.7-8: 

Ele levanta do pó o necessitado e ergue do lixo o pobre, para fazê-los sentar-se com príncipes, com os príncipes do seu povo. 

-  Infelizmente, há pessoas que vivem de forma muito degradante. 

- Há poucos dias vi uma reportagem sobre o aterro sanitário onde cidades do Rio de Janeiro vêm depositando há anos seu lixo e que está em vias de ser desativado, num lugar chamado Gramacho, no município de Duque de Caxias. Este lixão recebe até nove mil toneladas de lixo por dia! Ocorre que há ali muitas pessoas que sobrevivem de garimpar no lixo materiais para reciclar. A reportagem que vi mostrava os caminhões de lixo chegando, despejando e as pessoas disputando o direito de lidar com aquele lixo ao mesmo tempo em que muitos urubus também procuram alimento. (sugiro um vídeo que mostra esta realidade: http://www.youtube.com/watch?v=Phqu7jM9GHI&playnext=1&list=PL25558807C64E5265) . 

- A condição insalubre que aquelas pessoas enfrentam não é ideal para nenhum trabalhador. Ainda que a reciclagem seja um assunto do momento, as pessoas não podem ficar expostas a tantos perigos de contaminação. 

- Porém, a Bíblia usa a figura de estar jogado no pó do chão ou largado no monte de lixo como ilustrações da situação de desespero, abandono e desvalorização que muitos seres humanos enfrentam. 

1º. O Salmista ressalta o tamanho do nosso Deus. 

- Ele é digno de ser louvado durante o dia inteiro (v. 3). 

- Ele está acima (no controle) de todas as nações do planeta e nos céus habita em glória (v. 4). Ou seja, Deus é muitíssimo poderoso e glorioso. 

- O lugar onde Deus habita não se parece nada com um lixão. Porém, este Deus tão maravilhoso se inclina em direção à Terra (v. 6). Isto quer dizer que Ele tem a intenção de intervir nas vidas das pessoas em benefício delas. 

 2º. O Salmista descreve o que Deus pode e quer fazer. 

- As intenções do Senhor Deus estão descritas pelo Salmo nos versos 7 e 8. 

- Ele quer levantar do pó e erguer do lixo as pessoas que se encontram ali estabelecidas. 

- E o que impede, por vezes, o Senhor de agir? 

- O primeiro capítulo do livro de Isaías nos ajuda a entender que os pecados são a barreira que precisa ser vencida para Deus transformar a vida de uma pessoa. 

- Observe Is 1.16-17: Lavem-se! Limpem-se! Removam suas más obras para longe da minha vista! Parem de fazer o mal, aprendam a fazer o bem! 

- É o pecado que coloca o homem numa condição miserável: física, emocional, espiritual e, até, financeiramente. 

-  O mesmo Isaías prossegue, em 1.18, mostrando que Deus está disposto a perdoar os pecados de todas as pessoas. E Ele promete que se os pecados forem abandonados, haverá uma torrente de bênçãos: 
Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra... (v. 19). 

3º. Sentados com os príncipes do Povo de Deus. 

- O Povo de Deus é composto por pessoas que, muitas delas, estavam à margem. 

- Paulo escreveu sobre a origem muito humilde da maioria dos que hoje fazem parte do Povo de Deus em I Co 1.26: Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados... No verso 28, Paulo nos faz lembrar que para o mundo nós éramos “insignificantes, desprezados e nada”, mas ainda assim Ele nos escolheu e nos fez Seu Povo. 

- Os patriarcas Abrão e Sarai foram chamados por Deus para constituírem um Povo para Deus. Em conseqüência da aliança que fizeram com Deus, seus nomes foram mudados pelo Senhor. 
Abrão (pai exaltado) foi trocado por Abraão (pai de multidões) e Sarai (cuja tradução é incerta) é trocado por Deus para Sara (princesa). 

- Esta é a intenção de Deus – constituir um Povo de príncipes e princesas. 

 CONCLUSÃO: 

- Para ganhar o direito de “sentar-se à mesa com os príncipes do Povo de Deus”, você precisa entregar sua vida a Jesus. 

- Príncipes são os filhos de Deus – adotados por Ele através do Unigênito que se fez Primogênito de muitos irmãos (cf. Rm 8.29). 

Deus quer agir na sua vida, mesmo que você esteja na pior condição. 

 Ore com as pessoas e dê oportunidade delas entregarem suas vidas a Jesus. 


 Fonte: http://www.pregaapalavra.com.br/celula.htm


+++++++++++++++++++
++++++++++++++++++
+++++++++++++++++
++++++++++++++++
+++++++++++++++
++++++++++++++
+++++++++++++




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem