AS MARCAS DE UMA 
VERDADEIRA CONVERSÃO 


Texto: Atos 9.26 

- Quando chegou a Jerusalém, tentou reunir-se aos discípulos, mas todos estavam com medo dele (Saulo), não acreditando que fosse realmente um discípulo. 

-  Quando a Igreja nasceu em Jerusalém, liderada pelos apóstolos que haviam sido discipulados diretamente pelo Senhor Jesus, um homem judeu, fariseu muitíssimo dedicado, levantou-se contra a Igreja com muita fúria; seu nome era Saulo de Tarso. 

- Quando ocorreu o primeiro martírio de um líder da Igreja, Estevão, lá estava o jovem Saulo consentindo naquele apedrejamento (Atos 8.1). 

- Em Atos 8.3, temos o registro de que Saulo “devastava a Igreja, indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os lançava na prisão”. 

-  Todos os discípulos de Cristo na Judéia conheciam a má fama de Saulo de Tarso. Porém, nosso Deus tem uma forma surpreendente de agir maravilhosamente. Escolheu justamente o perseguidor para torna-lo o maior pregador da Igreja e o missionário dos gentios. 

- Quem poderia imaginar que o grande perseguidor se tornaria o maior defensor? 

- Lembre-se de que dos vinte e sete livros do Novo Testamento, treze são de autoria de Paulo!

- A conversão de Saulo é narrada em Atos 9, que inicia-se dizendo que Saulo “respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor”. Esta descrição demonstra que Saulo odiava os cristãos e queria mata-los a todos! 

- Não satisfeito em perseguir os discípulos da Judéia, buscou autorização dos sacerdotes para perseguir os judeus de Damasco que haviam se convertido ao Caminho (como era chamada a Igreja no início). 

- Foi no caminho de Jerusalém para Damasco que o Senhor transformou Saulo de Tarso em Paulo, o apóstolo. 

-  Em Atos 9.26, somos informados que ao retornar a Jerusalém, os cristãos não acreditavam que Saulo houvesse mesmo se convertido. Tinham receio de que fosse uma armadilha! 

Esta história nos ajuda a entender quais são as verdadeiras marcas que demonstram a conversão de uma pessoa a Jesus. 

 1ª. MARCA: Mudança de comportamento (Atos 9.20-22). 

- A experiência de conhecer Jesus pessoalmente através da visão que teve na estrada para Damasco provocou uma transformação radical na vida de Saulo. 

- O que antes reputava como uma mentira, agora reconhecia como a Verdade. Seu comportamento mudou: agora não perseguia mais – ao contrário, dava testemunho para que outros também se tornassem discípulos de Cristo. 

- Uma verdadeira conversão deve trazer mudança. 

- Conversão significa “mudança de direção”. 

- Por exemplo, em I Co 6.9-11, Paulo lembra os discípulos de Corinto que alguns deles foram impuros, idólatras, adúlteros, efeminados, sodomitas, ladrões, avarentos, bêbados, maldizentes, desonestos... mas que a verdadeira conversão a Cristo trouxe mudanças profundas: Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus. (v. 11). 

- Encontrar-se com Jesus, como Saulo encontrou-se, produz a marca das mudanças de comportamento. 

2ª. MARCA: O testemunho corajoso acerca de Jesus (vs. 27 e 28). 

- O relato bíblico ressalta a forma corajosa como Paulo testemunhava acerca de Jesus a todas as pessoas. E isto não demorou a acontecer. Desde o momento quando ele chegou a cidade de Damasco e recuperou a visão, começou a contar sobre sua experiência de conversão a Jesus Cristo. 

- Observe o detalhe do texto bíblico: Saulo pregava corajosamente (vs. 27 e 28). 

- Aliás, todos nós temos a obrigação de dar testemunho corajoso de Jesus. 

- Em Atos 1.8, encontramos a recomendação de Jesus de que no poder do Espírito Santo devemos ser testemunhas dEle até os confins da Terra. 

- O testemunho corajoso de Saulo produziu dois resultados: 

a) Pessoas se converteram e se tornaram discípulas do próprio Paulo! Isto ocorreu já em Damasco, conforme Atos 9.25. 

- Note que o texto descreve como Paulo foi colocado num cesto e pendurado por cordas, pode sair de Damasco. A Bíblia conta que foram as pessoas que Paulo havia ganho para Jesus que o desceram pelo cesto! 

b) Pessoas ficaram com muita raiva e queriam até mesmo matar a Paulo que era tido por eles como um traidor. 

- Mas isto não fez o novo convertido parar de testemunhar. 

- Testemunhar com coragem é uma marca de uma verdadeira conversão. 

3ª. MARCA: Buscar a comunhão com a Igreja (vs. 26 e 27). 

- Barnabé, um discípulo mais antigo na Igreja, foi usado por Deus para apresentar o novo irmão em Cristo a todos os líderes da Igreja em Jerusalém. 

- Para Paulo era muito importante ter comunhão com a Igreja. 

- A comunhão com a Igreja, a Família de Deus, é uma outra importante marca de uma conversão verdadeira.  

CONCLUSÃO: 

- Da mesma forma que Saulo experimentou a conversão a Jesus, as pessoas que você tem recebido em sua célula precisam conhecer ao Senhor e apresentar estas três marcas. Ore com os presentes e lhe dê oportunidade de confessarem a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Aproveite este momento para profetizar sobre estas vidas as três marcas aqui estudadas. 


Na unção para ser pai de multidões, Bispo Paulo R. Petrizi / http://www.pregaapalavra.com.br/celula.htm





=============
==============
===============
================

====================
====================
====================




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem