As cinco potestades 
da antiga serpente 

 ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Gn 3.1-6  


- O apóstolo Paulo, na carta aos efésios, adverte sobre o inimigo a ser combatido no âmbito espiritual: principados e potestades. 

- Potestades (exousia), no grego, também significa poder de reger e governar (segundo a concordância de Strong, verbete 1849) e isto nos remete à coletividade, porque, ninguém há de governar sobre um único indivíduo. 

A partir daí, infere-se que os maus espíritos, costumeiramente, atuam em conjunto e de maneira específica, nas diversas áreas da vida humana, o que pode ser observado na passagem acima. 

 1ª potestade - Engano 

 "E esta disse à mulher". 

- Tudo bem que a serpente era a mais astuta das alimárias, mas daí ela iniciar um diálogo como se fosse um ser humano, não parece razoável. Ainda que o jardim do Éden fosse de um esplendor inimaginável, era de se desconfiar daquilo, até porque ela sempre esteve ali e de repente, de uma hora para outra, começa a falar. 

- Desta maneira, satanás tenta os cristãos através de seus enganos e imitações baratas, por isso, fica o alerta: quando não tiver certeza, pergunte. 

- Pergunte ao seu pastor, busque conselhos com os mais experimentados na fé. 

- Se Eva tivesse corrido a Adão e comentado o acontecido, talvez nossa história pudesse ser outra. 
Tome cuidado com o que parece ser e não é. 

- Peça ao Senhor discernimento de espírito sobre tudo o que há de pedir a fim de não ser vencido pelo engano do teu adversário e do teu coração! 

 2ª potestade - Cauterização 

 "É assim que Deus disse...?". 

- Distração que leva ao esfriamento espiritual e perda da sensibilidade. Até ali estava tudo muito bem, Deus já tinha falado, eles já tinham recebido a direção e estavam debaixo da visão divina. 

- Eis uma simples interrogação, um comentário assim como quem não quer nada para surtir um efeito devastador. 

- É quando você está caminhando na obra do Senhor e de repente um infeliz lança um dardo de dúvida: "é assim que disse o pastor?". 

- Se não guardar o seu coração, logo, logo, você dirá: "sabe que eu nunca tinha pensado nisso?". Entra na mente, desce ao coração e lhe faz perder tempo em questões tolas e por vezes infundadas. 

- As almas estão lá fora, mas, você já não consegue ouvir o seu clamor, ocupado demais com o "ser ou não ser". 

- Se acha que a sua igreja está fria, afira seu termômetro, pois, talvez, o resfriado é você. 

 3ª potestade - Operação do Erro

 (2Ts 2.9-11) "Nem nele tocareis...". 

- Foi isso que Deus disse? Não, não foi. Deus não disse para não tocar no fruto, disse apenas para não comer. 

- Por que será, então, que Eva afirma isto? No mínimo, o famigerado ruído de comunicação. 

- Ouso a dizer que esta é uma das mais sutis armadilhas de satã, cujo poder é de grande destruição. 

- Quantas não são as famílias destruídas por um mal entendido? 

- Parentes que não se falam, casais debaixo do mesmo teto, dias sem se olharem; divisão no meio da igreja. 

- Uma forma natural de evitar este problema é testar o entendimento daquilo que lhe foi dito com uma simples pergunta, "então, deixa eu ver se entendi, você quis dizer... ?". 

- Espiritualmente falando, é preciso orar. Combater a dureza do próprio coração e o suspeitar o mal, pois, quem ouve de mau grado dá lugar ao diabo. 

- A serpente não falou com Eva por um acaso. Seu entendimento deturpado já tinha sido observado por aquele que anda ao derredor. 

- Ao dizer "nem tocareis" era como se expressasse certa insatisfação com um Deus rigoroso demais... Cuidado, irmão! Um mal entendido pode lhe custar muito caro. A você e aos seus.

 4ª potestade - Fascinação 

 "... árvore boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento...". 

- Novidade? Certamente que não, afinal, quanto tempo esta mesma árvore estava ali no meio do jardim? 

- Eva deveria estar acostumada com ela, a passar por ela, a vê-la diariamente... mas... de repente... um olhar diferente. Um sentimento diferente. Por instantes Eva fixa seus olhos naquele fruto proibido. É possível vislumbrar sua pupila dilantando, sua salivação e imaginação a respeito do sabor... do possível prazer... de como seria experimentar algo diferente... só para ver como é. 

- Alguma semelhança com situações do cotidiano? 

- Esta potestade atua por milênios na Terra para jogar o homem na lona! 

- É quando você repara aquela jovem da faculdade que estuda com você desde o primeiro período, no entanto, agora, de repente, no terceiro período, num dia qualquer você fita aquele menina e pensa: caramba! Imediatamente, meneia a cabeça, refuta aquele vislumbre, mas, no dia seguinte já a procura com os olhos e um sentimento diferente vai nascendo e os pensamentos vêm... "agradável aos olhos"... e a fascinação se enrosca em seus olhos e mente até lhe sufocar como uma serpente e matar-lhe! Infelizmente, isto é comuníssimo. 

- Ou aquele colega de trabalho, irmã, que num dia elogia o seu cabelo... e quem não gosta de um elogio? Noutro dia, "fui almoçar e lembrei de você..." e você recebe um bombom... atos de gentileza que são um colírio demoníaco para lhe fascinar e lhe instigar a comparações do tipo, "gostaria que meu marido fosse assim...". Fascinação.

- Até mesmo dentro de congregações. Um olhar diferente, um notar diferente a alguém que sempre esteve ali... ou porque fulano é tão espiritual, ou porque fulana é tão simpática, ou porque você gostaria que sua esposa fizesse a obra como aquela faz... 

- Eva não foi atacada por acaso. Guarde isto. O adversário sabe de suas questões mal resolvidas! Vigia! Vigia! 

- Que o sangue de Jesus limpe as esquinas de nossa alma! 

- Não tente vencer esta potestade sozinho, pois, por isso sobrevêm os escandâlos. 

- A vergonha é a tampa do caixão espiritual. Vá ao seu pastor, ao seu aliado e vomite a fascinação, confesse a fascinação a fim de sarar... antes que você perca o seu jardim... 

5ª potestade - Jezabel 

 "Certamente não morrereis...". 

- Serpentezinha cheia de "marra", essa aí. 

- Característica de outra potestade bastante conhecida da Igreja por ser autoritária, sedutora, desobediente, persuasiva e promíscua fisíca / espiritualmente. 

- A esta altura, vencida por tanta opressão, Eva dá vasão a um instinto pervertido e cruel. Ela come o fruto e não contente, leva-o para Adão comer. Ele, por sua vez, não estava tão distante assim, o que nos faz crer que havia possibilidade de tudo ser evitado, porque se ela sabia aonde ele estava, poderia ter ido até lá para denunciar a serpente falastrona. 

- Enfim... Eva me faz lembrar aquele aluno que a esta altura já é certo nas provas de recuperação e pretende levar alguns com ele, como Lúcifer levou a terça parte dos anjos consigo. Atitude mesquinha. 

- A pessoa não evolui espiritualmente e também não quer que o outro evolua. Não busca arrepender-se, do contrário, arrenda mais irmãos para seu estado caótico. 

- Não presta atenção no culto e não deixa os outros prestarem. Arreda-te satanás! 

-  E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. 1Tm 2.14 

- Analogamente, o jardim do Éden nos remete à igreja onde congregamos e onde buscamos o Senhor e ouvir sua voz.

- Eva representa aquele novato na fé, com pouco conhecimento, mas, às vezes, cheio de disposição e coragem para ficar frente a frente com as forças do mal. 

- Lembre-se do que nos disse o Senhor Jesus para edificar a casa sobre a Rocha. É necessário estrutura e cuidado primeiro com os alicerces. Estes lhe darão a resistência necessária para os futuros combates. 

-  Adão tipifica o dito "crente burro velho"! Aquele que já tem anos, na presença do Senhor, e sente-se merecedor de algumas concessões e certa frouxidão espiritual, como se assegurado seu galardão. 

- Equívoco é deixar de lado as primeiras obras e apoiar-se numa falsa sensação de segurança espiritual. 

- Adão não foi enganado. Entenda que todos esses anos servindo ao Senhor não lhe dão uma lincença para pecar ou um abono especial por tempo de serviço. 

- O Reino de Deus não funciona como o reino dos homens. Todos esses anos em santidade são um favor a si mesmo e não ao Senhor. 

- É hora de nos quebrantarmos e chorarmos. 
- É hora de clamarmos uns pelos outros e juntos, como o Corpo de Cristo, enfrentarmos essas e quaisquer outras potestades. 
-  Elas virão. 
-  Elas atacarão. 
-  E você? Estará preparado? 



 Fonte: http://pregacaodosloucos.blogspot.com.br/2009/10/as-cinco-potestades-da-antiga-serpente.html



##################
###################
####################
#####################





Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem