A igreja que 
queremos ser 



(AT 2:42-47) Queremos ser como essa igreja descrita em atos 2, porque esta era uma igreja que simultaneamente crescia em qualidade e em quantidade. 

 1. Queremos ser uma igreja mais PROFUNDA por meio da EDIFICAÇÃO. 

Reflexão: De que maneira podemos crescer à semelhança de Jesus? 

 (42) E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. (AT 2) 

 (1) A doutrina dos apóstolos era a síntese do evangelho que tinha como propósito levá-los a ser mais parecidos com Cristo, para darem prosseguimento o à obra dele. (RM 8:29; II CO 3:18)  

(2) Nossa igreja existe para fazer discípulos de Jesus, através do ensino e da prática da palavra de Deus, visando mudanças radicais no caráter e nos valores de modo que possam promover o crescimento espiritual de cada membro. (HB 4:12) 

 (3) Esse processo chama-se discipulado. No discipulado você recebe os princípios de Deus para a vida. (EF 4:11-13) 

 “Nós existimos para gerar filhos de Deus em Cristo, e integrá-los em sua família, para que cresçam à semelhança de Jesus” 

 (4) Esse crescimento espiritual trará mais alicerce (estabilidade) para sua vida. 

Aplicação: Só seremos uma igreja mais profunda por meio da edificação, ao topar o desafio de se deixar transformar à semelhança de Jesus, praticando os princípios de Deus, que estamos ensinando para você. 

 2. Queremos ser uma igreja MAIS CALOROSA por meio da COMUNHÃO (companheirismo). 

 Reflexão: Em sua opinião, quais fatores podem atrapalhar a nossa comunhão? 

 (42) E PERSEVERAVAM na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas ORAÇÕES. ... 
(44) Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. ... 
(46) Diariamente PERSEVERAVAM unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração (AT 2) 

 (1) Havia ali uma convivência muito intensa, como numa grande família, fosse no templo ou nas casas. Assim congregavam, aprendiam a palavra, oravam, comiam e se alegravam. 

 (2) Como crentes, somos chamados não somente a CRER em Jesus, mas também a PERTENCER à sua família (igreja, Corpo de Cristo). (EF 1:5; EF 2:19) 

 (3) Essa integração na família de Deus, onde você dá e recebe, ministra e é ministrado, abençoa e é abençoado, encoraja e é encorajado, é chamada de comunhão. (I JO 3:16) 

 (4) A igreja existe para suprir essa necessidade básica de convivência, de se ter um grupo de apoio para a caminhada da vida. (I JO 3:16) “Nós existimos para gerar filhos de Deus em Cristo, e integrá-los em sua família” 

 (5) Nessa comunhão você encontrará apoio e encorajamento para sua caminhada. 

 Aplicação: Só seremos uma igreja mais calorosa, por meio da comunhão, se você começar a olhar para essa comunidade como sua família, e abraçar esse povo que Deus te deu para conviver, e deixar de ser um frequentador ocasional para se integrar nessa membresia, com compromisso de viver essa comunhão. 

 3. Queremos ser uma igreja mais ABRANGENTE por meio do MINISTÉRIO Reflexão: Qual é o seu ministério no Corpo de Cristo? 

 (45) Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. 

 (1) O princípio por detrás desse texto é o cuidado mútuo. O serviço era prestado com o propósito de suprir as necessidades da cada um. Chamamos de ministério o suprimento dessas necessidades no Corpo de Cristo. 

 (2) No corpo de Cristo, Deus disponibiliza dons, talentos, habilidades, bem como a singularidade de cada membro para que todas as necessidades sejam supridas (emocionais, físicas, espirituais). (I PE 4:10; EF 2:10) 

 (3) Nossa missão, como igreja, é estimular todo esse potencial dado por Deus, que às vezes as atividades “seculares” não esgotam, ajudando você a alinhar seu talento, sua habilidade, seu dom, sua experiência, seu jeito de ser, sua paixão, num foco ministerial (ensino, adoração, diaconato, assistência social, aconselhamento, evangelismo, intercessão, administração, apoio ao culto, eventos, células, consolidação, comunicação, visitação, evangelismo, discipulado, etc.). 

 “Nós existimos para gerar filhos de Deus em Cristo, e integrá-los em sua família, para que cresçam à semelhança de Jesus, preparando-os para o serviço na igreja e no mundo” 

 (4) O exercício do seu ministério trará senso de utilidade e realização para sua vida. 

 Aplicação: Só seremos uma igreja mais abrangente, por meio do ministério, se você alinhar seus talentos, habilidades, dons, experiências, no seu jeito de ser e naquilo que você gosta de fazer, para buscar seu foco ministerial. 

 4. Queremos ser uma igreja MAIS FORTE por meio da ADORAÇÃO. 

 Reflexão: Em que sentido a adoração traz fortalecimento a nós? 

 (43) Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. ... 
(47) Louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. 

 (1) Podemos expressar adoração em duas dimensões: na vivência prática do evangelho que promove a glória de Deus; e no nosso momento de devoção seja no culto público ou particular. 

 (2) O temor, o respeito, e a reverência que manifestavam a Deus, tanto era visível na forma como perseveravam na palavra, na oração, na comunhão, quanto era visível na expressão de gratidão, louvor e adoração a Deus, no ajuntamento solene. (AT 2:47) 

(3) Numa comunidade adoradora não há espaço para a vanglória, porque tudo é feito com o propósito de exaltar e glorificar a Deus. (MT 22:37; RM 12:1) 

 (4) Tudo visará à glória de Deus. A educação do seu povo através do discipulado. A integração na sua família através da comunhão. A demonstraçao do seu amor por meio do serviço. A celebração da sua presença através da adoração. A comunicação da sua palavra através do evangelismo. 

 (5) Na adoração a presença de Deus é sentida, o perdão de Deus é oferecido, os propósitos de Deus são revelados, o poder de Deus é manifesto; por isso ela nos concede uma força para viver. “Nós existimos para gerar filhos de Deus em Cristo, e integrá-los em sua família, para que cresçam à semelhança de Jesus, preparando-os para o serviço na igreja e no mundo, visando a glorificação de Deus” 

 (6) Na adoração você encontrará força para fazer frente aos desafios da vida. 

 Aplicação: Só seremos uma igreja mais forte, por meio da adoração, se você colocar sua vida no altar como expressão de adoração. E nos nossos momentos de culto, trazer a mente, o coração, o entendimento para focar em Deus em adoração. 

 5. Queremos ser uma igreja MAIS CRESCENTE por meio da EVANGELIZAÇÃO. 

 Reflexão: Quem no seio de nossa comunidade você poderia apontar como seu filho na fé? 

 (47) louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos. (AT 2) 

 (1) Por carregarem o conteúdo do evangelho em suas vidas, por buscarem intensamente a Deus em oração, por darem um bom testemunho através da comunhão, por ser um povo alegre e íntegro, por tributarem louvor a Deus, caíam na graça do povo, e o Senhor acrescentava os que iam sendo salvos. 

 (2) Antes da boa nova do evangelho ser “ouvida” ela era “vista” no seio dessa comunidade; por isso exerciam um poder de atração naquele contexto. Assim geravam filhos de Deus em Cristo. (MT 28:18-20) 

 (3) Deus colocou em nossas mãos o ministério da reconciliação (evangelismo). Fomos criados para essa missão. (I CO 5:18,19; AT 20:24) “Nós existimos para gerar filhos de Deus em Cristo” 

 (4) No cumprimento dessa missão você alcançará amigos e familiares para Cristo. 

 Aplicação: Só seremos uma igreja mais crescente, por meio da evangelização, se através do seu bom testemunho, você conseguir persuadir as pessoas para ouvirem a respeito do evangelho que transformou sua vida, e se empenhar para trazer as pessoas do seu contexto imediato para o culto, para a célula, para os eventos de evangelização. 



 Por Pr. Oswaldo F Gomes / 14 de abril de 2011


++++++++++++++++++
+++++++++++++++++
++++++++++++++++
+++++++++++++++
++++++++++++++
+++++++++++++





Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem