A Igreja mais 
atraente do mundo! 

 Atos 2.42-47 NTLH 

 42 E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações. 43 Os apóstolos faziam muitos milagres e maravilhas, e por isso todas as pessoas estavam cheias de temor. 44 Todos os que criam estavam juntos e unidos e repartiam uns com os outros o que tinham. 45 Vendiam as suas propriedades e outras coisas e dividiam o dinheiro com todos, de acordo com a necessidade de cada um. 46 Todos os dias, unidos, se reuniam no pátio do Templo. E nas suas casas partiam o pão e participavam das refeições com alegria e humildade. 47 Louvavam a Deus por tudo e eram estimados por todos. E cada dia o Senhor juntava ao grupo as pessoas que iam sendo salvas. 

 - Qual o modelo de igreja que Deus deseja? 

- Se ouvirmos a voz do Senhor e obedecermos à sua vontade, transformaremos a igreja na instituição mais influente e de maior prestígio no mundo. Essa posição não tem a ver com seus bens patrimoniais, mas pela sua postura diante do mundo. 

A igreja é o lugar ideal. 

- Nela os cansados encontram o alívio; 
- os tristes e desiludidos encontram nela a alegria, paz e conforto que almejam; 
- as soluções para os problemas fluem nas igrejas, como ribeiros de águas; 
- os filhos são amparados por seus pais espirituais, enquanto os pais encontram solidariedade nos filhos que são gerados pela fé, a igreja é uma grande família universal; 
- o sentido e orientação para a vida recebem inspiração na igreja. Por essas e outras razões a igreja é uma instituição poderosa e divina, aos olhos de Deus. 

 Como seria bom se todas as pessoas viessem a igreja, não importa quantas vezes. 

- Eu considero lindo ver as pessoas irem a igreja, mas principalmente quando as pessoas se enchem da igreja, tornando-a parte importante em suas vidas em suas agendas diárias. 

- É lindo ver as crianças, adolescentes, jovens e adultos inspirando e respirando o clima da igreja. 

 - Alguém pode achar que estou sonhando, que essa igreja não existe. 

- Essa é uma mentira que o diabo implanta no coração das pessoas, pois a igreja ideal que foi planejada por Deus para ser o melhor lugar para estarmos enquanto vivermos no mundo. Não me refiro a organizações que mancham o nome do Evangelho com práticas levianas, corrupção, contendas, etc. Eu estou falando da verdadeira igreja, a apostólica, bíblica, cristocêntrica que vive sob o domínio do Espírito Santo e segue o que diz as escrituras. 

 - A igreja primitiva apostólica em seus primórdios vivia nesse clima, como descreve o autor sagrado. 

As suas características servem como fonte de inspiração para a igreja de todos os tempos: 

 1. UMA IGREJA ATRAENTE 

 Uma Igreja Feliz: 

“… Com alegria… louvando a Deus” (v. 46,47). 

- Embora houvesse perseguições, conflitos internos, etc. Os cristãos louvavam ao Senhor com alegria e humildade. 

 Uma Igreja popular: 

“Contando com a simpatia de todo o povo” (v.47). 

- O clima envolvente daquela igreja contagia não apenas os fiéis que a frequentava, mas a toda vizinhança. 

- O testemunho de fé daqueles cristãos era tão fervoroso que não havia necessidade de pregar com palavras. 

- As suas obras eram a melhor pregação que alguém poderia ouvir. 

Uma Igreja frutífera: 

“Acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia…” (v. 47). 

- Aquela igreja cumpria a sua missão de levar a mensagem ao povo, mas não abriam mão de seus princípios. 

- Não havia concessão para quem quisesse participar daquela comunidade, a palavra e a doutrina era a mesma para os apóstolos e seus discípulos. A base da fé era única. 

 2. A IGREJA PRIMITIVA DEVE TER TIDO ALGUMA COISA QUE FALTA PARA MUITOS 

Prosperava na antiga Jerusalém. 

- Estamos falando de uma região que vivia em conflito, sob o domínio de estrangeiros e a igreja ainda sofria com a perseguição do tradicionalismo religioso judaico. Tudo contribuía para o fracasso, mas Deus era com eles e os fez prosperar; Elevava o padrão da sociedade. Enquanto outros movimentos religiosos apregoavam a desordem, a rebelião contra o estado romano, os mestres judeus interpretavam a lei conforme sua conveniência. 

- A igreja fundamenta sua fé e doutrina a partir do interior, o amor não deveria ser apenas demonstrado obras, mas sentido a partir do coração de cada pessoa; Precisamos restabelecer os padrões morais. 

- Qual é o quadro atual da igreja? 
- Será que somos referência em padrões morais para a sociedade atual? 
- O testemunho da igreja é um exemplo para ser seguido? 
- Como igreja de Cristo, você considera seus padrões de fé e doutrina como ideais para estabelecer um padrão moral na sociedade? 
- Se todas as pessoas de sua cidade decidissem seguir o seu padrão de vida, seria melhor ou pior? 

 3. UMA IGREJA UNIDA 

 No Pentecostes (v.1). 

- Todos estavam reunidos no mesmo lugar. A União era a base da prontidão para o hóspede divino. 

- O salmo 133 afirma que é bom e agradável quando os irmãos vivem em união. 

-  A falta de união destrói e esfria. 

- Imagine um fio condutor de energia, se for cortado não haverá energia na outra ponta. Do mesmo modo, se não houver união entre a igreja (irmãos e irmãs), os objetivos que estão adiantes (inclusive a salvação eterna) deixarão de ser alcançados. Fios partidos não podem conduzir energia. 

Após o Pentecostes, perseveraram na comunhão (V. 42). 

- O pentecoste manteve aquele povo unido, não houve entre eles quem se julgasse maioria ou alguém que ignorasse os menores. A comunhão continuou sendo a base de sua força. Comunhão com Deus e entre eles. 

4. UMA IGREJA INFORMADA:

Conheciam o Evangelho 

– No sermão de Pedro ele afirmou que eles eram testemunhas dos fatos que sucederam o pentecostes. 

- Infelizmente, hoje muitas pessoas estão nas igrejas, mas não conhecem o evangelho. Falam de Jesus, mas nunca experimentaram o que é de fato viver com Jesus e por Jesus. 

- Não consigo entender como alguém que diz ter conhecido o Evangelho, se desvie da verdade, isso me leva a crer que eles nunca o conheceram verdadeiramente, mas apenas superficialmente. 

Compreendiam a missão da Igreja 

- A grande comissão. Qual a verdadeira natureza da igreja? Pregar e ensinar o evangelho para todo o mundo. Naturalmente que essa missão não será cumprida com ½ dúzia de cristãos. Portanto, não é tarefa exclusiva de poucos líderes, mas de todos aqueles que compreendem o evangelho e a missão da igreja. 

 Continuavam aprendendo 

“Na doutrina dos apóstolos” (v.42). 

- Eis ai um grande segredo que muitos cristãos não conhecem ou ignoram. O conhecimento acerca de Deus não se finda, a nossa curta existência não permite conhecer todos os mistérios acerca de Deus. 

- A igreja que para de aprender deixa de crescer e acaba se transformando em um vale de ossos secos. O conhecimento de Deus é que renova a esperança da igreja em sua caminhada. 

 5. UMA IGREJA ESPIRITUAL 

 Os 120 ficaram cheios do Espírito (v.4). O Espírito santo veio sobre todos aqueles que estavam reunidos, não houve exceção. Os 3.000 posteriores também receberam o Espírito Santo. Diante da pregação de Pedro, aquelas pessoas abriram seus corações e foram cheios do Espírito santo. 

-  Ministravam no poder do Espírito. Ele era uma presença necessária em qualquer reunião ou pregação. Nenhum cristão ousava falar se não fosse pelo Espírito Santo. A consequência disso tudo é que havia manifestações dos dons divinos entre os irmãos, mistérios eram revelados, enfermos eram curados, o evangelho era anunciado por palavras acompanhadas de manifestações do poder de Deus. 

 6. UMA IGREJA QUE TESTEMUNHAVA 

 O modelo do Pentecostes: 

- Todos passavam a falar… (v.4). 

- Todos os cristãos, sem exceção falavam das grandezas de Deus. Cada cristão era um pregador do Evangelho. 

-  A Igreja de hoje precisa imitar a Igreja primitiva. 
- O mandamento continua sendo o mesmo: “ide por todo o mundo…” (Mc 16.15). A Igreja não pode perder a sua patente. 

- A ordem que Jesus determinou continua valendo para todos independentes da idade. O poder de Deus não diminuiu, continua o mesmo. 

- A Igreja primitiva, ainda é o modelo para a Igreja atual. Eles praticavam a evangelização pessoal. 

- Eles tinham uma missão: causar um impacto em sua comunidade. O testemunho de vida de cada cristão era o próprio Evangelho anunciado. (I Ts 4.11-12 ). 

 7. O QUE PODEMOS FAZER 

-  Viver em comunhão (Atos 2.32). 

A comunhão daqueles cristãos contemplava três áreas importantes: 

- Eles tinham um só espírito (espírito/sensibilidade); uma só alma (mente/razão); tudo em comum (unidade por um propósito). 

-  Vida integralmente entregue a Cristo e a sua causa. “Saúdem a Priscila e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus. Eles arriscaram as suas próprias vidas por mim. Não somente eu, mas todas as igrejas dos gentios estão gratas por eles” (Rm 16.3,4) 

 Profunda devoção em servir aos irmãos. 

“Vocês sabem que a família de Estéfanas compõe os primeiro convertidos da Acaia e eles têm se devotado ao serviço dos santos“ (I Co 16.15). 

 Sermos canais de suprimentos a outros necessitados. 

“A sua abundância suprirá o que necessitam, a fim de que, por sua vez, a abundância deles possa suprir o que vocês necessitem. Aí então haverá igualdade” (I Co 8.14; I Co 16.17) 

 O Compartilhamento nas aflições. 

“Contudo, foi bondade de vocês a sua participação nas minhas aflições” (Fp 4.14). 

 Uma doação sacrificial. 

“Porque no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grandes riquezas da sua generosidade. Pois testifico que deram tanto quanto possível, e até mesmo além da capacidade dele“ (II Co 8.2,3). 

Praticar a hospitalidade. 

”Meu querido amigo, você tem sido fiel naquilo que faz pelos irmãos, mesmo quando são estrangeiros.” (III Jo 5; Hb 13.2). 

 Praticar a edificação e o encorajamento de outros. 

“Nós os amávamos tanto, que gostaríamos de ter dado a vocês não somente a boa notícia que vem de Deus, mas até mesmo a nossa própria vida. Como nós os amávamos!” (I Ts 2.8; II Tm 3.10-14). 

 8. QUAIS SERÃO OS NOSSOS RESULTADOS? 

-  A igreja cristã primitiva obteve bons resultados. 

Nós também poderemos colher: 

 Temor a Deus 

– At 2.43, o temor sobreveio porque as pessoas testemunhavam os sinais e maravilhosas que aconteciam na igreja. 

Alegria e Humildade 

– At 2.46, o Espírito Santo trouxe vida com alegria aquela comunidade. As pessoas não olhavam para suas posições sociais ou econômicas, todos se consideravam irmãos e irmãs. A alegria e humildade eram verdadeiras. 

Simpatia de todas as pessoas 

- At 2.47, a igreja irá conquistar o respeito e simpatia das pessoas quando as respeitar como ser humano. Não somos melhores do que os outros, a diferença existente se chama graça de Deus, se a perdemos seremos iguais. 

Acréscimo de novos crentes 

– At 2.47, as pessoas eram atraídas para a igreja por causa do clima que a envolvia. Deus queira que o mesmo aconteça conosco, que as pessoas sintam-se atraídas a virem a Cristo e a igreja por causa dos nossos testemunhos e ambiente em que vivemos. 

Todas as necessidades supridas 

- Fp 4.19. Quando Deus ocupa o centro de nossas vidas, as nossas dificuldades e necessidades se tornam pequenas diante do poder de Deus. 


 AUTOR E FONTE: Pr. Agnaldo Almeida / http://agsalmeida.wordpress.com/2012/10/09/a-igreja-mais-atraente-do-mundo/



====================
=====================
======================
=======================
========================
=========================
==========================
===========================
===========================




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem