A BÊNÇÃO ESTAVA 
NO REDEMOINHO 

2 Reis:2.11 


 Introdução 

- Neste verso lemos isto: 

"...e Elias foi levado aos céus num redemoinho". 

- Me impressionou esta revelação: levado aos céus (o que é bom, céus é morada de Deus, lugar da presença de Deus), num redemoinho (o que já não é bom, porque redemoinho é aquele movimento rápido e em espiral, causado pelo cruzamento das ondas de ventos contrários). 

 - Redemoinho chega a ser definido nos dicionários de língua portuguesa como uma tempestade de vento em forma de espiral. 

 - É estranho que Deus tenha usado um elemento natural, tão violento, para levar Elias ao céu. Mas foi o que aconteceu: Deus levou Elias num redemoinho, Ele usou uma tempestade de ventos fortes, rápidos e espiralados! 

...e obviamente, sem nenhum dano, sem nenhuma seqüela para Elias... eu creio que ele não chegou tonto nos céus e nem com zunido nos ouvidos...

 - Como Deus é tremendo! ...aquilo que é perigoso, que possui poder destrutivo... é domado por Deus... é subjugado, dominado por Ele. Aleluia! 

 - Fiquei pensando nisto e reparei que redemoinhos representam tempos de tensão em nossas vidas, mas que o Senhor Deus Todo-Poderoso usa para fazer subir o nosso nível espiritual. 

Redemoinhos são isso: 

- uma composição de forças opostas... 
- são ventos contrários que se chocam. 

 - Um redemoinho é um ponto de tensão. Elias subiu ao céu na tensão, em meio a forças contrárias... 

 - Amado: se você está passando por um período de tensão em sua vida, se você está envolvido por uma tempestade de ventos contrários... 

ouça: 

- Deus domina redemoinhos! 
- Deus aplaca a fúria dos ventos fortes... 
- Deus abranda o poder destrutivo do mal, porque Ele mesmo, é o Deus criador e Todo-Poderoso! Aleluia! 

 - Você está tenso por alguma coisa? ...confia em Deus, e Ele usará o redemoinho para fazê-lo você subir mais alto! Amém? (dê um forte aplauso ao Senhor) 

- Há algumas verdades que quero lhe mostrar esta noite... 

A primeira é essa, que: DEUS FALA NO MEIO DO REDEMOINHO 

- Deus fala no meio do redemoinho! 

- Esta lição aprendemos pela experiência de Jó. No final de seu livro, cap 38.1 lemos isto:
 "Então o Senhor respondeu a Jó do meio da tempestade...". 

- Redemoinho é uma forma de tempestade, tempestade de ondas de ventos contrários, que se chocam. 

-  Deus fala em meio a tormenta... a voz de Deus, a Bíblia diz troveja maravilhosamente (Jó 37.5); é voz como de trombeta, lemos no Apocalipse (1.4)! 

...nem o vento mais forte, nem o tornado mais violento, abafa a voz de El-Shadai, a voz do Deus Todo Poderoso! Aleluia! 

-  Deus falou à Jó do meio de um redemoinho... (Jó 40.6). Jó atravessava um período de grande tensão... ele passava por uma tempestade violenta em sua vida... ele estava agitado... Mas o que fez Deus ao seu servo? ...Deus usou a tensão para falar com ele! 

-  É conhecida aquela parte do livro de Jó, onde ele diz: "Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem" (Jó 42:5)... 

- Jó estava declarando que a tensão, o redemoinho, é que permitiu que seus olhos pudessem ver a Deus. 

- Quantas vezes a tensão, o problema, a dificuldade que surgiu, não nos permite ouvir a Deus, não nos permite escutar o maravilhoso som da Sua voz... 

- Mas irmão, irmã, Deus falou a Jó do meio da tempestade... tempestades não abafam a voz de Deus... Então, é também completamente possível, que Deus esteja lhe falando no redemoinho - na tensão que você esteja vivendo! 

-  Aquiete-se e você escutará o som da Sua voz! ...aquiete-se e você ouvirá o que lhe diz o Senhor! 

Uma outra verdade é esta: O SENHOR SE MANIFESTA NO REDEMOINHO 

- Lemos no livro do profeta Zacarias:
 "o SENHOR, tocará a trombeta e marchará em meio às tempestades do sul"; outra versão traz assim: "o SENHOR Deus fará soar a trombeta e irá com os redemoinhos do Sul" (Zc 9.14). 

- Amado, a Bíblia está mostrando: O Senhor pode se manifestar no redemoinho! 

-  O profeta Zacarias falou que o Senhor "marchará em meio às tempestades". 

- Ele é o Rei Soberano... e marchará em meio às tempestades. 

- Ouça: o caos é matéria prima para Deus criar a Beleza!

 ...lembra de como a Bíblia conta a história da criação? Diz a Bíblia que a terra era sem forma e vazia. No entanto, Deus criou a luz, os mares, a terra seca, as plantas e os peixes e os animais, o homem e a mulher... 

 - A verdade então é esta: Na tempestade violenta, na tensão mais forte, Deus mostra a Sua majestade, marchando, manifestando a Sua presença!

- Irmão, irmã, num redemoinho Ele levou Elias ao céu... Ele falou à Jó... Deus transforma tragédia em bênção! 

 ...e ouça mais esta verdade: O SENHOR NOS QUEBRANTA NO REDEMOINHO

- É na tensão que descobrimos nossas fraquezas e incapacidades. 

-  Na tensão, nos momentos difíceis da vida, nos momentos de dor, de lágrimas, é que melhor, aprendemos a confiar em Deus e saber que sem Ele nós nada podemos fazer. 

- Quando Jó experimentou o forte redemoinho em sua vida, Ele pode conhecer melhor a Deus, ele mesmo disse:
 "[Senhor] Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram"... 

- Jó estava dizendo: "Somente agora eu conheço o Senhor de verdade! Antes eu só O conhecia de ouvir falar". 

- No livro de Jó, lemos que ele respondeu ao Senhor: 
"Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado" ... Jó disse isto quebrantado diante de Deus. 

- Também é muito interessante ler o que Jó declarou em seguida a isto, lemos em 42.6: "menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza" (Jó 42.6)... ele estava dizendo: "...eu me arrependo do meu orgulho e me cubro de terra e de cinza para mostrar minha tristeza". 

- Veja o que faz o redemoinho, quando Deus o permite na vida de alguém que O serve: esta experiência quebranta o coração, esmaga o orgulho, deixando a pessoa completamente entregue a Deus, dependente dEle. 

 Conclusão 

- Há vários tipos de redemoinho ou tensão na vida: falta de dinheiro, falta de companheirismo... problemas familiares, desavenças, perseguições, enfermidade, etc... 

-  Mas é nesse momento, no momento de redemoinhos na vida, que podemos subir às alturas, como foi com Elias. 

 Afinal, em meio ao redemoinho: 
- Deus Fala Deus Se Manifesta 
- E Nós Nos Quebrantamos 
- Em Nosso Orgulho 
- Afim de Conhecermos Mais a Respeito de Deus e De Sermos Dependentes Dele. 



AUTOR: Pr. Walter Pacheco da Silveira


+++++++++++
++++++++++
+++++++++
++++++++
++++++++
+++++++++
++++++++++
+++++++++++




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem