A AUDÁCIA DA 
ESPERANÇA 

 Rm 5.1-5 

- Entre tantos livros que li recentemente nessas semanas de férias, um deles foi "O Deus de Barack Obama", lançado antes da sua eleição... e eu fiquei impressionado com a experiência de conversão dele que aconteceu em 1985, numa igreja evangélica (Igreja de Cristo Unida da Trindade, hoje com 10 mil membros de maioria negra, frequentada por Oprah...), quando ouviu o Sermão "A Audácia da Esperança" que marcou profundamente a sua vida. Ele escreveu um livro em 2006 com esse título. Nesse livro ele relatada a sua conversão e diz "Não ter Caído lá na frente", deixando subentendido que essa experiência aconteceu na "Sala de Consolidação"...! 

-  Não li o livro de Barack, nem ouvi o Sermão do Pr. Jeremiah Wright, mas esse tema falou muito ao meu coração e me fez refletir e hoje eu apresento essa mensagem para que você se encha de esperança...!!! 

 I - A AUDÁCIA DA ESPERANÇA NOS LEVA A VENCER AS TRIBULAÇÕES E OBSTÁCULOS DA VIDA 

- Rm 5.3-5 "... Gloriemo-nos nas Tribulações, sabendo que a Tribulação produz a Perseverança, e a Perseverança a Experiência, e a Experiência a Esperança. E a esperança Não desaponta..."! 

- Devemos enfrentar as nossas "Tribulações" (pois todos nós temos as nossas tribulações... Quem não tiver, fale comigo que eu dou algumas...). 

1.1 - PACIÊNCIA: "Rm 12.12 - "Sede pacientes na Tribulação"! 

1.2 - PERSEVERANÇA EM ORAÇÃO: Rm 12.12 - "Perseverai na Oração"! 

1.3 - ESPERANÇA: Tem crente em Jesus Vivendo Sem esperança... 

- Isso é coisa de não crente, de incrédulo, de quem não tem a Jesus: (Ef 2.12 - "estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo"). 

1.4 - GLORIFICANDO A DEUS: Geralmente enfrentamos as nossas "Tribulações" com Murmuração, Reclamação, Culpando os outros e até Deus... 

- Mas a Bíblia nos manda enfrentar as Tribulações com Paciência, Perseverança em Oração, Esperança e dando glória a Deus! 

 II - A AUDÁCIA DA ESPERANÇA NOS LEVA A UM FUTURO MELHOR 

- Rm 8.24 - "Porque Na Esperança fomos salvos"! 

2.1 - Você sabe qual é o Futuro de um Crente Fiel a Jesus? Salvação! Vitória nas lutas! 

Rm 8.28 - "Porque todas as coisas concorrem para o bem..."; Rm 8.31 - "Que diremos pois a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?"; Rm 8.37 - "Mas em Todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou"! 

2.2 - Você sabe quais são os Planos, Propósito e o Futuro que Deus tem reservado para aqueles que crêem nEle? 

Jer 29.11 - "Pois eu bem sei os Planos que estou projetando para vós, diz o Senhor. Planos de Paz/Prosperidade e não de mal, para vos dar um Futuro e uma Esperança"! 

2.3 - Você sabe para que serve os nossos Problemas? 

Oséias 2.14-15 - "... e o Vale de Acor por "Porta da Esperança"! 

- O que nos lembra "Vale de Acor"? Jos 7.26 - Vale de Acor, onde Deus julgou Acã e resolveu "um problema". 

- ACOR = Problema. Deus transforma nossos "problemas" em "Esperança de um Futuro Melhor"! 

- Devemos enfrentar os nossos Problemas com esperança, vendo neles uma Oportunidade, uma Porta de Esperança que se abre para um futuro melhor...!!! 

III - A AUDÁCIA DA ESPERANÇA NOS LEVA A CONQUISTAR AS PROMESSAS DE DEUS 

Paulo, referindo-se a Abraão...: 

Rm 4:17-18 "... Deus que vivifica os mortos, Chama as Coisas que não São, como se Já Fossem. O qual em Esperança, creu contra a Esperança, para que se tornasse pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência"! 

3.1 - Deus disse que "havia esperança até para uma árvore cortada": 

Jó 14:7 - "Porque há esperança para a árvore, pois mesmo cortada ainda se renovará e não cessarão os seus rebentos"! 

3.2 - Deus disse que havia esperança até "para um vale de ossos secos": 

Ez 37:11 - "... Eis que dizem: os nossos ossos se secaram e pereceu a nossa esperança, estamos de todo exterminados. Portanto, profetiza... Assim diz o Senhor: Eis que abrirei a vossa sepultura e vos farei sair dela, ó povo meu..."! 

3.3 - Deus disse que havia esperança até para o Pobre e Necessitado: 

- Sl 9:18 - "Pois o necessitado não será esquecido para sempre, nem a Esperança dos Pobres será frustrada perpetuamente"; (Jó 5:15). 

 3.4 - Deus disse que há Esperança para os que Choram: 

- Jer 31:16-17 - "Assim diz o Senhor: Reprime a tua voz de choro e as lágrimas de teus olhos, porque há recompensa para as tuas obras, diz o Senhor, pois os teus filhos voltarão da terra do inimigo. 

- Há Esperança para o teu Futuro, diz o Senhor, porque os teus filhos voltarão para os seus territórios"! 

3.5 - Deus disse que havia Esperança até para quem foi Infiel: Esdras Ora, Chora e Confessa prostrado... 

(Esdras 10:2 "... mas ainda há esperança para Israel")! 

 CONCLUSÃO: 

- Dizem que "enquanto há vida, há esperança". Isso veio de Eclesiastes 9:4 "Para aquele que está entre os vivos, há esperança". 

- Você está vivo? - Então ainda tem esperança...!!! 

- Devemos esquecer as coisas ruins, as experiências ruins da vida... pois essas coisas, essas Lembranças só Contaminam a nossa Alma, nos entristecendo, nos fazendo sofrer e roubando a nossa Esperança. Só devemos nos lembrar de coisas boas... 

- Deus falou ao meu coração um outro dia: Só coloque na mente coisas boas! 

- E aí, lembrei-me de um texto bíblico, quando o Profeta Jeremias Lamenta diante do Senhor e fala dos seus sofrimentos, fala que perdeu a esperança e diz que todas essas lembranças só traziam tristeza para a sua alma e aí ele fala: 
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança" (Lm 3:18-21)! 

- E a Esperança só existe para aqueles que Confiam no Senhor: 

Sl 39:6-7 "Com efeito, passa o homem como uma sombra; em vão se inquieta; amontoa tesouros e não sabe quem os levará. E eu, Senhor, o que espero? Tu és a minha Esperança"! Tem gente que vive sem Esperança... São "Presos de Esperança". Pois Deus te diz hoje: "Voltai à fortaleza, ó Presos de Esperança... 

- Hoje te anuncio que te recompensarei em Dobro; "hoje vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro" (Zc 9:12) 

- A Sua Vida, a partir de hoje, não será mais a mesma... 

- As coisas vão começar a mudar, porque você mudou, a sua mente mudou, a sua alma mudou, os seus pensamentos mudaram... você mudou...!!! 


AUTOR:  Ap. Wagner Tenório de Almeida - Templo MIBA 




======================
=====================
====================
===================
==================




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem