O REFLEXO DA 
GLÓRIA DE DEUS 

-  Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. (II Coríntios 3:18) 

-  É preciso compreender um pouco o que significa de fato um espelho no contexto bíblico 

Este termo aparece três vezes - 

·I CORINTIOS (cap. 13)· 12 Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido. 

·TIAGO (cap. 1)· 23 Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural; 

- E o texto de hoje 
 É preciso entender que um espelho nos tempos bíblicos não é como um espelho nos dias de hoje Espelhos naquele tempo eram raros e feitos de bronze polido 

- Então não refletia uma imagem muito nítida 

- Outro aspecto de um espelho é que ele sempre reflete ao contrário 

 O que o texto quer nos dizer então: 

 1. Se alguém quer se ver no espelho não adianta ir com o rosto encoberto 

- Assim como um espelho deve estar descoberto para refletir, nós também necessitamos de que nada se interponha entre nós e o nosso Deus. 

 O que pode ficar entre nós e o Senhor? 

 * Preconceito – Deus é livre para agir da maneira que quiser e não da maneira que eu quiser – Ele é soberano – Ele pode fazer o que quiser e quando quiser sem me perguntar nada, Ele diz: Eu sou Deus; também de hoje em diante, eu o sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?(Is. 43.13) 

 - Penso que muitas vezes Deus não age mais porque nos não queremos sair da caixinha 

* Tradicionalismo 
- Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. (Gálatas 6:15) 

 - O tradicionalismo está intimamente ligado ao preconceito - Mas é mais terrível que este 

 - O tradicionalismo, ou a religiosidade impedem o agir de Deus também porque não será da maneira descrita por aquilo que estou acostumado. 

 - Minha religião é assim. 

 - O culto tem que começar com um hino, ter mais dois depois, os avisos, etc... 

 * Frieza Espiritual 
(Apocalipse 3:16 à Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca

 * Pecado 
(Isaías 59:2 à Porque as nossas transgressões se multiplicaram perante ti, e os nossos pecados testificam contra nós; porque as nossas transgressões estão conosco, e conhecemos as nossas iniqüidades

* Incredulidade - Vede, irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo (Hb 3.12) 

- Mas tenho uma boa notícia – Jesus Rasgou o véu e temos livre aceso a Ele para nos desfazermos destas coisas - Agora a Glória de Deus pode estar novamente sobre nossa vida - Imperfeita, é claro, por isso Paulo fala que é como um espelho (de bronze) 

- O acesso que temos à sua presença foi garantido pela morte e ressurreição de Cristo - Nós só temos que desfrutar 

 2. Sou um reflexo da Glória de Deus, então devo estar limpo Estória da janela suja 

 - O salmista diz: quem entrará no teu santuário? – Quem tem as mãos limpas (Sl. 24:4) 

- Não devemos olhar somente para os outros, mas para nós mesmos 

- Paulo mesmo falou que dentre os pecadores ele era o maior 

- Possamos nós também pensar da mesma forma 

- Se desejamos refletir a sua glória com todo o brilho e perfeição, busquemos purificar as nossas vidas à Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto (Sl. 51:10) 

 3. Sou um reflexo da Glória de Deus, então devo estar bem posicionado 

- Obviamente, se você quer ser refletido no espelho deve estar em frente ao espelho 

- Isto implica em estarmos de acordo coma vontade de Deus, no lugar certo

 - Quer saber o local onde deve estar, peça ao Senhor 

- Se não estiver em sintonia com Deus, irei refletir outras imagens 

- Só é possível refletir a Glória de Cristo direcionando o olhar para Jesus, autor e consumador de toda a fé (Hb 12:2) 

- Quanto mais olharmos pra Jesus, mais refletiremos sua glória 

- Estar na presença de Jesus nos faz ter mais vontade de estar com Ele Concluindo 

 - Não sou Jesus, sou apenas um reflexo dEle (Orgulho) 

- Tenho então que reconhecer minhas fraquezas 

 - Mas sou um reflexo dEle, isto significa que sou muito mais que um nada 

- O espelho é o local onde refletimos a glória de Cristo - SE quero refletir, tenho que saber o plano de Deus 

- Confiemos no Senhor e não em nós mesmos Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! Jeremias 17:5 . 



AUTOR:  Sidinei Egon Simon - Adaptado


+++++++++++++++
++++++++++++++++
+++++++++++++++++
++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem