O DEUS DO LEGADO 

  Juízes 2.1-3.31 

A Conseqüência da Quebra de Regras (O período de Otniel e Eude) 

O LIVRO DOS JUÍZES 

 O Título do livro, JUÍZES 

 - Refere-se aos lideres políticos e militares que usados por Deus livraram Israel do domínio militar de seus inimigos. Seis juízes ganham mais detalhes sobre o que fizeram (Otniel, Eude, Débora e Baraque, Gideão e Abimeleque e Sansão. Destes, apenas Débora realiza realmente a função de um juiz. A palavra hebraica traduzida por JUIZ, melhor traduzida seria LÍDER. 

Autoria 

 - Não existem muitas evidencias interna sobre sua autoria. Alguns comentaristas sugerem Samuel. Com certeza o autor deve ter vivido no inicio do reinado de David. Existe uma ênfase na discussão sobre de qual tribo deveria vir o rei de Israel. Os eventos inseridos no livro depõem contra a tribo de Benjamin. 

 Período histórico 

- As narrativas do livro compreendem um período de cerca de 350 anos que vai desde a morte de Josué (1400 a.C.)até a instalação da primeira monarquia em Israel(1050 a.C.). 

 Focos do livro 

 - O autor acentua um fato primordial – A decadência espiritual pós conquista de Canaã. O povo afastou-se de Deus, apostatou. A geração pós Josué não ouviu a respeito dos atos de Deus (2.10). Por causa disto desobedeceram a Deus e entraram em um ciclo vicioso – Desobediência, castigo, pedido de socorro, Deus intervém, libertação, volta ao ciclo. Ao mesmo tempo por duas vezes registra algo muito triste – 17.6 e 21.25, o povo não obedecia a Deus e por isso sofria as conseqüências das próprias decisões. 

 DEUS NO LIVRO DE JUÍZES 

 - O autor acentua. “O Deus da aliança” que cumpre sua aliança com o povo, mas disciplina o pecado. 

 - Também o livro aponta para um traço amoroso de Deus – O Deus libertador, que envia sempre um libertador para o seu povo, prenunciando a vinda de Cristo, que numa morte violente libertaria as pessoas do domínio do pecado. 

 DEUS EM JUÍZES 

DEUS LIBERTADOR, DISCIPLINADOR E GRACIOSO, FIEL A ELE MESMO E À ALIANÇA FEITA COM OS PAIS DE ISRAEL A QUESTÃO DA GUERRA NA CONQUISTA DA TERRA PROMETIDA A QUESTÃO DAS GUERRAS ORDENADAS POR DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO (Não as Guerras Santas, mas as Guerras de Deus) ( Deuteronômio 20.16-17; Deuteronômio 7.1-10; Números 25.1-6; Levítico 18; Genesis 15.16 

- O termo Guerra Santa não existe nem no AT nem no NT - Ao ordenar que os Israelitas matassem os cananitas, Deus estava julgando os cananitas por causa da imoralidade e violência deles. (cf. Genesis 15.16). Deus deu o tempo suficiente para os cananitas se arrependerem, mas o dia do julgamento chegou. (Deuteronômio 7.10 cf. Genesis 15.16) 

- Deus não queria que o seu povo fosse contaminado pelas práticas imorais e violentas dos cananitas. (Deuteronômio 7.1-10). Ao mesmo tempo, a imoralidade daquele povo havia chegado ao limite (cf. Genesis 15.16). Desta forma, guerrear e matar os cananitas expressam o julgamento determinado por Deus a fim de punir aquele povo bem como para demonstrar sua santidade e exercer sua justiça. 

- As guerras que Deus ordenou foi o meio escolhido por Deus para preservar a vida espiritual do seu povo (cf. Números 25. 1-2). Deus é soberano para escolher como agir. 

- Nem o Jihad nem as chamadas Cruzadas Protestantes expressam a vontade Deus para nossa época. Nem uma nem outra existe porque quer zelar pela santidade de Deus ou punir a violência ou a imoralidade que são contra a vontade de Deus. A Jihade tenta estabelecer um reino que não é o Reino de Deus e as Cruzadas representaram muito mais um poder político do que uma ação aprovada ou motivada pelo amor a Deus. Tanto uma como a outra ilustram aquilo que Deus condenou entre os cananitas: violência e imoralidade. 

- Nas guerras ordenadas por Deus no Antigo Testamento, não havia um senso de mártir na vida dos soldados, como existe no Jihad. No Jihad, é o homem quem luta, o morrer é martírio e ato heróico e o consolo vem na vida após a morte. Nas guerras do Antigo Testamento, quando um soldado morria, isto era sinal que Deus não estava com o exército. (cf. Salmo 44) Deus nunca planejou que Israel se tornasse um pais guerreiro, como era a cultura dos outros povos. Pelo contrário, em vez de Israel lutar, era Deus que estava com eles. Assim, não importava o tamanho do exercito do inimigo, que em geral era superior. Mas, por Deus estar com eles, eles seriam vitoriosos (cf. Deuteronômio 20.1) 

- Deus é um Deus de amor e justiça – Se fosse apenas justo, não teria dado tempo para povo cananita arrepender-se. (cf. Genesis 15.16) Se fosse apenas amor, sua santidade não seria vista e a injustiça, a violência e a imoralidade campeariam sem medida. 

- O Deus de amor e de justiça é visto inteiramente em Jesus Cristo. Deus manda seu filho até a Cruz. Como entender um Deus amoroso que deixa seu filho ser crucificado? Como entender um Deus justo que deixa a violência, imoralidade e impiedade seguir livre? Em Cristo, o ímpio, o imoral e o violento encontram perdão e recomeço de vida Fora de Cristo, o ímpio, o imoral e o violento esta destinado à perdição eterna. 

INTRODUÇÃO 

 - Bem vindos de volta à serie DESCOBERTAS. Estamos iniciando a fase IV desta série que tem como propósito mostrar a pessoa de Deus como revelado nas Escrituras. Dentro deste propósito, queremos apresentar o conceito de que Deus é o mesmo, ontem e hoje. 

 - Ele é o mesmo Deus do Antigo Testamento que agiu da mesma forma no Novo Testamente. 

- Onde estamos a esta altura? Nas três séries anteriores Deus foi visto como o Deus criador, o único que cria a partir do nada. Antes de criar o homem à sua imagem e semelhança, Deus criou o mundo e o Jardim do Éden, o local adequado para ele colocar a coroa da criação, que é o homem e a mulher. Mas, o homem pecou, desobedeceu a Deus. A queda do homem afetou toda a humanidade e o pecado passando de pai para filho estragou a beleza interior do homem e do mundo. Deus resolveu destruir o mundo e enviou o dilúvio. 

 - Depois do dilúvio, resolveu criar um povo com o intuito de através da relação com este povo demonstrar seu amor para com o homem. Assim, veio a época dos Patriarcas. Deus fez uma promessa a Abraão, uma aliança que dele (Abraão) brotaria uma grande descendência, maior que as estrela do céu. A promessa foi feita e ratificada a Isaque, filho de Abraão, e a Jacó, filho de Isaque. Dos filhos de Jacó vieram as 12 tribos que formavam a nação Israel. Os descendentes foram feitos escravos no Egito. Depois de 400 anos o povo clamou a Deus e Deus enviou um libertador, Moisés. Veio a fase da escravidão, da libertação e da conquista da terra que Deus havia prometido que daria à descendência de Abraão. Depois, então, da fase da escravidão, libertação e conquista, veio então a próxima fase, a fase que estamos iniciando hoje, A FASE DOS JUÍZES. 

 - Até agora vimos várias facetas do caráter e da pessoa de Deus. Deus é o Deus da Criação, o Deus da Aliança, o Deus Libertador. O Deus provedor. Nesta próxima fase vamos perceber mais uma vez que o Deus amoroso e gracioso do Novo Testamento é o mesmo Deus do Antigo Testamento, como em todas as fases pelas quais passamos. Nesta fase perceberemos Deus sendo fiel à sua aliança com Abraão e mais uma vez lidando com um povo obstinado demonstra sua graça. Um povo que testa Deus, é disciplinado, clama por ajuda, recebe graça e cai no erro novamente. Mas, mesmo assim, Deus continua amando seu povo, mas disciplinando este povo por causa da santidade dele, santidade esta que não pode coabitar com o pecado e no contexto do livro dos Juízes, compactar com violência e a imoralidade. 

 - DEUS É UM DEUS DE JUSTIÇA E DE AMOR. Ele sempre será assim. No livro de Juízes, no entanto, mais um detalhe é ressaltado. O Deus libertador. Deus liberta o seu povo do domínio do pecado deles mesmos e do domínio dos poderes pecadores. O povo cai em um ciclo vicioso, mas Deus sempre tem a saída, o que aponta para a vinda do Messias, o libertador final, aquele que nos transporta do reino das trevas para o Reino de sua maravilhosa luz. Deus cumpre sua aliança de amor com Israel, mas ao mesmo tempo exercita e comunica seu atributo de justiça. 

 - Quero incentivá-lo a seguir as leituras bíblicas sugeridas no Deus Conosco. Isto lhe ajudara em sua vida espiritual e acompanhar esta série de mensagens. Também, sugiro que no pequeno grupo se use as perguntas para discussão e em um ambiente seguro se discuta as aplicações e se ore uns pelos outros. 

 - Na mensagem de hoje, que introduz esta serie, também olharemos para o Deus que se entristece com uma geração que não deixa um legado para a geração seguinte. Deus vai apontar as causas e conseqüências desta negligenciam e vai nos desafiar, tenho certeza, para a sermos as pessoas do legado. -Vamos abrir nossas Bíblias em Juízes 2. 

 - Depois de ler este texto que nos gera temor e desafio, veremos em primeiro lugar que... 

 I – DEUS AGE DIANTE DA DESOBEDIÊNCIA DO SEU POVO - Juízes 2.1-5 

 - O Deus da aliança é amoroso, fiel, mas também disciplinador. 

 - O povo desobedeceu à ordem de Deus (cf. Deuteronômio 7.1-5) – Juízes 2.1-3 Nós vamos encontrar o povo de Israel durante o período de Juízes em uma época de crise. Crise por causa da desobediência ao que Deus havia dito para eles fazerem quando entrassem em Canaã. 

- Deus pergunta, POR QUE VOCÊS NÃO OBEDECERAM? Não obedeceram ao que? Deus havia ordenado que no processo de conquista da terra prometida, os israelitas deveriam exterminar os cananitas. Esta ordem foi dada através de Moisés, conforme Deuteronômio 7.2. Da mesma forma, a ordem é repetida em Deuteronômio 20.16-18. 

 - Deus havia mandado matar os habitantes da terra por causa da iniqüidade deles (Deuteronômio 7.1-4 cf., Genesis 15.16; Deuteronômio 20.16-17) Esta ordem de Deus é muitas vezes mal compreendida. Ela nos leva a lidar com um assunto difícil do AT que são as guerras. As guerras ordenadas por Deus. Neste caso, Deus mandou, literalmente, Deus mandou Israel expulsar os cananitas e destrui-los. Qual a razão desta ordem? Voltemos na história do povo de Israel. No estabelecimento da aliança com Abraão, Deus disse que o povo dele voltaria para a terra de Canaã depois de serem escravos por 400 anos. Deus então se refere à maldade dos cananitas, maldade esta que ainda não havia atingido seu limite. Em outras palavras, Deus estava dando tempo para o povo de Canaã se arrepender e mudar de vida. DEUS É GRACIOSO. 

 - É o mesmo Deus do Novo Testamento afirmado no Antigo Testamento como o Deus que é gracioso por mil gerações, mas visita a iniqüidade dos pais nos filhos até a quarta geração . Então a ordem Deus para Israel matar os cananitas é clara. Foi Deus quem mandou. Não podemos dizer que Israel fez algo que não ficou muito claro, ou fez algo além do que Deus pedira. Não, a ordem para matar e para guerrear e para destruir veio de Deus. Deus é Deus gracioso, mas é Deus de justiça. Deus é um Deus de amor e justiça – Se fosse apenas justo, não teria dado o tempo para povo cananita arrepender-se. (cf. Genesis 15.16). - Se fosse apenas amor, sua santidade não seria vista e a injustiça, a violência e a imoralidade campeariam sem medida. Neste momento é bom lembrar algumas das práticas cananitas. Por exemplo, o culto a Baal. Baal era o deus da fertilidade no panteon cananita. Alguns dos tabletes que contam a história dos cananitas encontrado em escavações há cerca de 50 anos atrás narram um pouco da crença cananita sobre Baal. Diz-se na mitologia cananita que Baal foi morto por um deus chamado Mot, que era o deus criador dos outros deuses. Mas, Mot foi assassinado por Asterote e daí Asterote trás Baal de volta para vida depois de uma relação sexual com ele. - Cada vez que Asterote tinha relações sexuais com Baal, Baal revigorava-se e fazia com que a colheita dos cananitas fosse renovada e enriquecida. Assim, o povo cria que as relações sexuais com as prostitutas cultuais eram uma forma de manter Baal vivo e este vivo poderia causar as colheitas serem cada vez mais frutíferas e rentáveis. Então, na época de estiagem, entre maio e outubro, as famílias dos cananitas se envolviam em orgias a fim de manter Baal vivo. Neste contexto também crianças eram sacrificadas ao deus Moloque como um meio também de apaziguar a ira dos deuses afim de que a terra viesse a ser mais frutífera. Este era o ambiente que as famílias cananitas viviam e seus filhos cresciam. Tem outro aspecto que ressalta ainda mais a ação cananita contra Deus. 

 - O nome Baal significa marido. Como deus ele então era o provedor, casado com seu povo. Em vez de reconhecer o único Deus, os cananitas buscavam outros deuses e assim a idolatria campeava na nação. Isto mais tarde influenciaria Israel buscar no “marido que não era dela” (prostituição espiritual) os recursos para uma colheita rica. Imagine que, por exemplo, em nossas vidas vir ao culto comunitário é parte do nosso cotidiano, da nossa experiência norma de adorçao. Para os cananitas ir ao templo com suas famílias participar de orgias como um culto era uma coisa muito normal. ISTO ERA ABOMINAÇÃO PARA DEUS. 

 - Violência era outro traço pecaminoso dos cananitas. Fazer guerra era parte da cultura dos povos do oriente no tempo de Israel. Na realidade, guerras era um negócio rendoso. Os reis aumentavam seus domínios e os soldados podiam saquear as cidades invadidas. Estar na guerra era uma fonte de renda, pois muitos enriqueciam ao custo da vida dos outros e das injustiças praticadas. A iniqüidade dos cananitas chegou ao limite e por isso Deus manda Israel aniquilá-los ou destruí-los completamente. Algumas vezes Deus matar e destruir tudo, homens e mulheres (Deuteronômio 20.16) e em outras ocasiões poupava alguns (Números 31.7-12; 17-18). O Deus do AT é um Deus é sanguinário como alguns dizem? Não. Deus é justo. Deus é justo tanto no AT como NT e Deus é gracioso tanto no AT como NT (Efésios 2.8-10; Mateus 11.27,28) Mas, no capítulo 7 de Deuteronômio Deus manda aniquilar aqueles povos que formavam a nação cananita. Como conciliar o Deus amoroso com o Deus justo? No podemos dizer que algo fácil de conceber Deus ordenando o povo de Israel aniquilar seus inimigos cananitas. Mas, Deus é soberano para decidir como lidar como pecado. E nisto podemos descansar, mesmo sem muitas vezes entender o porque nem a forma pela qual Deus age. 

 - Ainda dentro deste contexto, é necessário ressaltar que as guerras não são santas, mas as guerras são de Deus. As guerras ordenadas para serem obedecidas por Israel foram sancionadas claramente por Deus e Deus se mostra para Israel como o comandante chefe destas guerras. Israel seria vitorioso por causa disto e não por causa do tamanho do exercito deles. O ponto principal aqui é que Deus daria a direção e a presença e o poder. Israel seria apenas um instrumento. E por ser assim, ISRAEL SEMPRE SERIA VITORIOSO. Foi assim que ele disse através de Moisés, “não te espantes diante deles, porque o Senhor teu Deus estará com vocês, Deus grande e temível... nenhum homem poderá resistir-te até que os destruas”. (Deuteronômio 20.21-26). Tudo isto por causa da santidade de Deus, por causa da aliança de Deus com seu povo através de Abrão e por causa de um zelo de Deus – DEUS NÃO QUERIA QUE O POVO FOSSE CONTAMINADO PELA CULTURA CANANITA. 

- O povo se afasta de Deus e se aproxima de praticas que Deus havia declarado ser abominável – Juízes 2.3-, 13. – O mundo “canaanizado” Impedir que o povo assimilasse a cultura cananita era uma das razoes que Deus teve para mandar aniquilar aquela nação. Foi assim que ele falou em Deuteronômio 7.4, “...pois eles fariam desviar os teus filhos de mim para que servissem a outros deuses...”. Na realidade o que Deus previu, aconteceu. No tempo dos juízes o povo estava totalmente corrompido pelas práticas cananitas. 

- Em Juizes 2.13 está registrado que os israelitas “abandonaram o Senhor e prestaram culto a Baal e Astarote”. Quando Deus ordenou a guerra era para evitar isto. Deus queria fazer uma cirurgia completa para não perder todo o povo, da mesma forma que um cirurgião não hesita amputar uma perna gangrenada de um paciente a fim de preservar a vida deste mesmo paciente. 

 - Entre os versículos 19 e 36 do capítulo primeiro aparecem várias referencias dizendo que os lideres de Israel não fizeram como Deus havia dito para fazer – aniquilar o povo cananita. Eles foram deixando um pouco aqui, um pouco ali e de repente toda a nação estava contaminada, e o povo adorando Baal e Astarote. ISRAEL “CANAANIZOU-SE”. 

 - Imoralidade e violência se tornaram parte da cultura do povo. Cultos permeados por orgia sexual começaram a fazer parte dos valores do povo, algo que Deus disse para eles não aprenderem e se afastarem. A narrativa tem este ponto triste quando diz os e pais deram suas filhas em casamento aos cananitas e o povo passou a prestar culto a Baal e a Astarote (2.13 cf. 3.6). Que tristeza, simplesmente porque desobedeceram. Simplesmente porque não creram que poderiam vencer os inimigos. Eles não tinham que ter forças neles mesmos. Nunca teriam, pois eram despreparados para as guerras. Mas porque não confiaram no que Deus disse quando disse que estariam com eles, o povo de Deus caiu na armadilha do engano do pecado. 

 - Deus deixa os inimigos rodeando Israel como disciplina– Juízes 3.1-5 Como conseqüência, Deus deixou-os seguir por este caminho, o caminha dos cananitas. Os povos cananitas se tornariam uma pedra no sapato deles. Ora os dominariam, ora seriam subjugados. Uma nação que não precisaria se preocupar com a guerra, em termos de vencer, pois teria Deus sempre ao lado dela, agora vai ter que aprender a guerrear e lidar com a tentação de fazer da guerra algo rendoso. Agora viveriam constantemente sendo testados, quando antes, se houvessem obedecido não precisariam ser testados. 

- O ciclo criado – PECADO/CASTIGO E /CLAMOR E ARREPENDIMENTO/DEUS LEVANTA UM JUIZ/LIBERTAÇÃO; 

O ciclo recomeça. (2.16-19) 

 - O autor do livro então aponta para um ciclo vicioso entre o povo de Israel. Eles desobedeceram a ordem de Deus. Por isso são castigados. Ficam sob o domínio daqueles que deveriam ter expulsado. O domínio gera opressão e então o povo pede socorro a Deus. O Deus justo, também é Deus da graça e fiel ao que havia prometido aos patriarcas. Deus ouve o clamor do povo e então levanta um juiz ou líder que vence os opressores e trás libertação para Israel. Enquanto o juiz vivia, o povo andava nos caminhos do Senhor, mas logo após a morte do juiz, o povo voltava às práticas antigas, de uma forma pior ainda (3.19) O papel de Otniel e Eude – Juizes3. 11,12;3.15-4.1 

- Otniel e Eude são os dois primeiros juízes levantados por Deus. Otniel, genro de Calebe foi levantado por Deus para livrar os Israelitas do domínio do rei da Mesopotâmia, domínio este que durou OITO ANOS. Quando Otniel foi usado por Deus, o povo gozou paz por 40 anos. Veja a triste expressão no 3.12, “... mais uma vez os israelitas fizeram o Senhor reprova e por isso o Senhor os entregou a Eglon, rei do Moabe.” 

 - Então surge Eude, identificado como um canhoto. Na realidade, os comentaristas , alguns deles, proferem dizer que Eude era não canhoto, mas na nomenclatura de hoje um homem com necessidades especiais. Provavelmente ele tinha algum impedimento físico. Talvez seja por isso que a história dele como um libertador não envolva o comando de um exercito em uma batalha, mas faz um faca de dois gumes e enfia no gordo estomago do rei moabita. Nestas duas historias Deus age vitoriosamente independentemente das qualidades pessoais ou militares do líder que ele apontou. Otniel era um guerreiro reconhecido. 

 - Eude, provavelmente com limitações de locomoção. Mas, ambos são vitoriosos porque a guerra não era deles nem era uma guerra santa. Era uma guerra de Deus, por isso Deus venceu. Ao vencer e libertar seu povo, Deus reafirma sua fidelidade. Ao deixar o povo ser subjugado por causa da dureza de coração (2.19), Deus reafirma sua justiça 

- Estas experiências descritas no inicio do livro dos Juízes apontam para algo muito importante. Somos semelhantes ao povo de Israel e vivemos numa cultura semelhante a cultura cananita. Vivemos numa cultura “canaaneizada” onde não temos orgias sexuais como culto, mas libertinagem sexual tornou-se parte da nossa cultura. Pedofilia virou um comportamento corriqueiro. Sexo desde a pré adolescência é um fato real. Não temos os tabletes que contam a história das orgias sexuais nos templos como no tempo dos cananitas, mas tempos as revistas Playboys ou Sexy, os filmes pornográficos e a pornografia aceita nas novelas, filmes, etc, que muitas vezes se assistem na sala de estar das melhores famílias deste mundo. 

 - Passamos a aceitar sexo antes e fora do casamento como algo normal. Não nos chocamos mais. Agora faz parte da cultura. Infelizmente, até no meio evangélico. Desculpamos nossos jovens e filhos dizendo que é difícil manter-se virgem até ao casamento por causa da cultura na qual estão inseridos. Nossa sociedade também ficou tão violenta como a sociedade cananita. O caso Bruno e o caso Misael Bispo por mais de um mês ocupam nossos noticiários e vendem como nunca espaço na mídia. E o que falar da cultura do aborto? Matamos crianças sem darmos a elas uma chance de se defenderem. Violência trás audiência na mídia e nos acostumamos com isto, da mesma forma que as guerras traziam benefícios financeiros para os soldados. Pior do que isto é quando não reconhecemos que não fazemos o mesmo que os israelitas fizeram. Eles foram deixando os cananitas na terra. Nós vamos deixando um pecado aqui outro ali ir tomando conta de nós. Flertamos ali com alguém que não é nosso cônjuge e “tudo bem... Todo mundo faz isto”. Sabemos que somos orgulhosos, mas dizemos para nós mesmos, “quem não tem um pouquinho de orgulho” e daí compartilizamos nossas vidas. Este pecado aqui é muito sério, mas este aqui não... Para algumas coisas falamos com Deus a respeito, outras não. E assim, aos poucos, o pecado entra na nossa vida e vai ficando e sem perceber nos tornamos “canaaneizados”. Abusamos da graça e quando Deus nos disciplina, perguntamos, Por que Deus? Por que o Senhor deixou isto acontecer comigo? - Mas, precisamos olhar para Deus – Deus ao agir como libertador em cada fase da época dos Juízes ilustrou para o povo o seu caráter. Deus enviou Jesus. Jesus teve uma morte violenta, a mais violenta da sua época. Por quê? Para trazer-nos a completa libertação do domínio do pecado em nossas vidas. Não é um líder ou juiz que pode libertar-nos de uma forma final do domínio do pecado, mas uma pessoa. Jesus Cristo. Os juízes conseguiam livrar o povo por enquanto. Mas, conforme ouvirmos do profeta Jeremias em seu livro no capitulo 31.31-33, Deus fará uma nova aliança e colocará no coração das pessoas um novo espírito. A partir daí, seremos para sempre livres. Jesus é o mediador desta nova aliança. Daqui a pouco celebraremos esta nova aliança como Jesus nos instruiu a fazer, quando comeremos do pão e beberemos do cálice. 

- Queremos viver livre do vai e vem da vida, corramos para Jesus. 

 - Mas, qual foi a razão do povo ter se afastado de Deus desta forma? Uma nós já vimos, eles desobedeceram a Deus não aniquilando os povos que encontraram na terra. Mas, existe uma outra razão para esta fase difícil na vida dos israelitas. ELES NÃO DEIXARAM UM LEGADO PARA SEUS FILHOS 

 II - DEUS ESPERA QUE UM LEGADO SEJA DEIXADO DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO - Juízes 2.8-10 

 - O Deus da aliança espera responsabilidade e obediência por parte de seus filhos 

 - A falta de um legado espiritual causou Israel se corromper – Juízes 2.10. O povo errou porque não aniquilou os inimigos cananitas. Mas, houve um erro pior. O povo não deixou um legado espiritual. As gerações passada haviam ouvido da boca de Moisés que era para ensinar a Palavra para seus filhos, conforme Deuteronômio 6. O desejo de Deus ao entregar a Lei, entre outros desejos, era que os que a primeiro receberam passassem-na para seus filhos e estes para a próxima geração. Deus disse, ensine-as com persistência (Deuteronômio 6.7). Era para os pais falarem durante o dia, durante a noite, etc. 

 - Em outras palavras, os pais precisavam investir tempo falando para seus filhos não somente o conteúdo da Lei, mas contando a respeito das maravilhas que Deus operava no meio deles. O que autor de Juízes diz? A nova geração depois de Josué surgiu uma geração que não conhecia a Deus o que ele havia feito por Israel.. Como esta geração poderia amar alguém que se diz amoroso sem ter ouvido como era e como agia o amor desta pessoa? 

 - Isto significa que os pais da geração passada estavam tão ocupados com os afazeres e com os prazeres da cultura cananita que não tiveram tempo de inculcar em seus filhos a palavra de Deus. Será que a situação hoje é diferente? Alguns pais dizem que não têm tempo. Estão trabalhando duro para poder pagar o melhor colégio para o filho e deixar um futuro garantido para eles. Atrás disto está um motivo ou outro. A própria insegurança dos pais, a desculpa que “não sei como fazer”. O resultado foi funesto, OS FILHOS NÃO CONHECIAM A DEUS NEM OS SEUS FEITOS. 

 - Pergunte para você mesmo: 
QUE LEGADO ESTOU DEIXANDO PARA MEU FILHOS? 

- Por falta de um legado espiritual, a nova geração de israelitas “canaanizou-se”. Imagine uma família levantando aos sábados e os filhos perguntando aos pais, onde vamos? E os pais respondem, vamos ao templo de Baal. Ali os filhos viam os pais se prostituindo, troca de casais, orgia sexual, pornografia, sacrifício de crianças. E viam tudo isto como normal pois estava cultuando Baal, o marido da nação. Sabe por que isto estava acontecendo em Israel? Porque a geração anterior não deixou um legado espiritual para seus filhos. A falta de um legado tornou o povo vulnerável à cultura imoral e violenta dos cananitas – Juízes 2.11. “Eles fizeram o que o Senhor detestava e prestaram culto a Baal e Asterote”. 

 - Imagine seus filhos vivendo em um mundo onde a sensualidade é exacerbada, a violência é cultural e o conhecimento de Deus é menosprezado? Como eles podem viver de uma forma sadia? E seus netos, que tipo de mundo enfrentarão? Sabe o que pode mudar o mundo? O seu legado focado nos valores de Deus. Mas, temos desculpas para construirmos um legado para nossos filhos. Dizemos que não temos tempo ou que não sabemos como fazer. Deixamos isto para nossas esposas. Tudo bem, elas podem fazer. Mas, para quem os filhos estão olhando? Para os pais. O mesmo Deus que disse para investir tempo nos filhos para ensinar a palavra é o mesmo Deus que lhe capacitará para ensinar o que Ele pediu. Sabe o que falta? UMA ATITUDE POR PARTE DOS PAIS. Vou priorizar isto na minha agenda. 

Mas, o que é um legado? 

 - O legado constitui-se de uma historia de vida que fala de Deus e vive o que ele ensina na vida pessoal, em casa, entre amigos, no mundo onde se vive e trabalha. 

– O legado é uma herança. Claro que no contexto que estamos estudando não tem a ver com dinheiro ou posses que um pai ou mãe deixa para os filhos. Estamos falando em modelo de vida e valores. O legado não é fruto de uma função, empresa e nem mesmo de um cargo. O legado vem de uma pessoa. O maior legado que você pode deixar para seus filhos não vem de títulos ou funções que ocupou, mas da pessoa que você foi. Filhos e jovens anseiam por modelos, por pessoas que imitam Cristo em sua forma de viver. Imitar Cristo não é ser doce ou bem educado. Imitar Cristo tem a ver com o caráter de Cristo, de ter atitudes, palavras, ações e compromisso que refletem a pessoa de Cristo. Para passar isto para os filhos demanda tempo. 

 - Mas, vai além de precisar de tempo. Precisa de uma resolução. “Eu quero passar ou deixar um legado para meus filhos de modo que eles saibam em quem eu creio, vejam coerência em minha vida e queiram viver os valores que vivo”. Para deixar este tipo de legado, você precisa primeiro ter este legado com você. E depois passar para seus filhos. Daí eu posso deixar este legado para meus filhos. Não podemos deixar um legado se não tivermos este legado. Passamos a construir este legado quando vivemos conscientes que fomos chamados para sermos conformes a imagem de Cristo. Ao nutrirmos isto em nossas vidas, nossos filhos e aqueles que estão vindo atrás de nós ganharão um modelo de vida. Assim, a melhor riqueza que podemos deixar para ele é o modelo de fé e compromisso com os valores de Deus. Isto os ajudará a viver numa sociedade canaanizada sem, contudo, deixarem-se canaanizarem-se. 

 APLICAÇÃO FINAL 

- Queridos pais e amigos preciso lhes dar uma palavra como pai e como pastor. Que legado estamos deixando para nossos filhos e para nossa igreja? Será que as gerações vindouras conhecerão a Deus? - Aqui está uma ilustração do que seja um legado. Imagine que nesta caixa esteja a herança que você está construindo para seus filhos. Aqui tem a chave de um apartamento, a chave de um carro, um diploma da melhor faculdade de São Paulo, dicas sobre como ser bem sucedido na empresa, etc. Mas, o que estamos fazendo para que próxima geração não se afaste de Deus? O que não podemos deixar de incluir neste legado? Tentei ilustrar colando estes dois bonecos em cima desta Bíblia. Você vê que o espaço ocupado é muito grande e as vezes desconfortável? Mas, é isto que vai fazer a nova geração não “canaanizar-se”. 

 - Eu mesmo como pastor também tenho minhas inseguranças. Minha esposa e eu temos acertos e erros como pais. Já lhes contei que um dos meus filhos uma vez me disse que gostaria muito mais de ter me tido como pai, um pai e não tanto um pastor. Todas as vezes que saiamos juntos e fazíamos isto pelo menos uma vez por semana na adolescência dele, ele me disse, “parecia que eu tinha sempre que contar um problema para você resolver”. Nesta época todas as quintas feiras nós tomávamos um café na padaria e depois estudávamos a Bíblia. 

 - Achei que estava acertando, mas estava errando, da forma como eu estava. No mês de junho passado ele me ligou no dia dos pais, dia dos pais nos Estados Unidos onde ele está estudando. Ele me disse, numa gravação deixada no meu celular, “Pai, obrigado por ter crido em mim e junto com a mamãe me ensinado a respeito da vida com Cristo”. O outro mais velho, um dia desses quebrou nossas pernas. Estávamos almoçando e o telefone tocou e a pessoa me alertou sobre um problema que uma outra pessoa está me causando. - Quando desliguei o telefone resmunguei, “elogiei aquela pessoa” que estava me causando problemas. Este filho comentou “Pai e mãe não foi assim que vocês me ensinaram. Vocês me ensinaram a perdoar...”. Nem sempre acertaremos, mas se não nos envolvermos com o ensino bíblico em casa, onde nossos filhos aprenderão? Nosso papel como pais é ensinar e viver a Palavra perante eles. O resultado é com Deus. 

 - Pedi permissão para uma família para contar um evento que aconteceu com eles. Este pai viaja muito para fora do Brasil por causa do seu trabalho. Mas, quando está em casa no fim de semana, muitas vezes precisa escolher vir para a igreja ou ir para a praia com a família. Mas, todas as vezes que isto aconteceu, ele mesmo dirige um tempo de estudo bíblico e aplicação da lição. A imagem que os filhos têm deste pai tem a ver com a vida que o pai leva, priorizando a família e o investimento espiritual na vida deles. 

 - Aqui neste salão temos tatnos jovens e fico as vezes preocupados com certos quadros que vejo em nossa igreja. Apenas 60% das nossas crianças vêm 2 domingos por mês ao MorumbiKids. Onde estão quando não estão aqui? Nas reuniões que o EPA e Ex promovem para os pais, temos no máximo 15 a 20 pais nas reuniões. Mas temos cerca 500 jovens entre 11 e 17 anos? Será que valorizamos o que está sendo oferecido para os filhos? Que mensagem estamos passando para eles. Em nossa igreja temos investido na Nova Geração de uma forma significativa. Não conheço outra igreja que tenha uma equipe para esta faixa etária tão preparada como nossa equipe. Todos que ensinam e lideram tem formação teológica em seminários de ponta no Brasil. Um dos membros da equipe da chamada NOVA GERAÇÃO é Mestre em Teologia. Eles poderiam estar individualmente em outras igrejas liderando sozinho o ministério de faixas etárias. Por que os queremos aqui? 
PORQUE QUEREMOS PREPARAR UMA NOVA GERAÇAO QUE NÃO SEJA CANAANIZADA. 

 - Mas, aqui está meu apelo. Primeiro, quero falar aos pais. Vocês resolveriam hoje investir espiritualmente nos seus filhos? Em vez de dizer não sei como, primeiro resolva e depois busque ajuda como fazer. Mas, releia Deuteronômio 6 e diante de Deus tome uma decisão, diga para Deus, “Pai eu não sei como vou fazer, mas que eu quero depender de ti para preparar meus filhos para a vida, falando do Senhor e vivenciando teus valores na minha vida para servir de exemplo para eles”. Segundo, quero falar a toda igreja. Temos aqui jovens que não tiveram uma oportunidade de serem mentoreados por pessoas mais velhas e que tanto gostariam de ter um mentor espiritual, alguém que ande com eles, que os incentive no andar com Cristo. Alguém com quem possam conversar quando as pressões de Canaã estão sendo esmagadoras na vida deles. 

 - O apelo é, ORE E PEÇA A DEUS A OPORTUNIDADE DE INFLUENCIAR NOSSOS JOVENS PARA VIVEREM NO MUNDO COMO CRISTO VIVERIA. Disponha-se e certamente Deus lhes trará estes jovens. Quem sabe você pode começar participando de um grupo de discipulado que a igreja oferece. 

 - Quero orar a respeito do que sugeri e desafiei. Você quer orar comigo sobre isto, pais resolvendo investir na vida dos filhos e adultos dispondo-se a mentorearem nossos jovens? Oremos... Tempo para os filhos 

- Uma mensagem aos pais Um menino, com voz tímida e os olhos cheios de admiração, pergunta ao pai, quando este retorna do trabalho: 

 - Papai! Quanto o Sr. Ganha por hora? O pai, num gesto severo, respondeu: - Escuta aqui meu filho, isto nem a sua mãe sabe! Não amole, estou cansado! Mas o filho insiste: 

- Mas papai, por favor, diga quanto o Sr. ganha por hora? A reação do pai foi menos severa e respondeu: 

 - Três reais por hora - Então, papai, o Sr. poderia me emprestar um real? O pai, cheio de ira e tratando o filho com brutalidade, respondeu: 

 - Então era essa a razão de querer saber quanto eu ganho? Vá dormir e não me amole mais, menino aproveitador! Já era tarde quando o pai começou a pensar no que havia acontecido e sentiu-se culpado. Talvez, quem sabe, o filho precisasse comprar algo. Querendo descarregar sua consciência doida, foi até o quarto do menino e, em voz baixa, perguntou: 

- Filho, está dormindo? 

 - Não papai! (respondeu o sonolento garoto) - Olha aqui está o dinheiro que me pediu, um real. 

 - Muito obrigado, papai! (disse o filho, levantando-se e retirando mais dois reais de uma caixinha que estava sob a cama). Agora já completei, Papai! Tenho três reais. Poderia me vender uma hora de seu tempo? "Será que estamos dedicando tempo suficiente aos nosso filhos?" 

 - Deus é um Deus de amor e justiça – Se fosse apenas justo, não teria dado tempo para povo cananita arrepender-se. (cf. Genesis 15.16) Se fosse apenas amor, sua santidade não seria vista e a injustiça, a violência e a imoralidade campeariam sem medida. 

 1 Quero dar crédito ao autor John Ortberg, cujo material ajudou-me muito na compreensão deste difícil tema que são as chamadas Guerras de Deus no Antigo Testamento. (John Ortberg, Old Testament Challenge, Stepping Out in Face, Zondervan, 2002) No boletim em 01/08/2010 existe um encarte com um resumo sobre o tema AS GUERRAS NO ANTIGO TESTAMENTO. 

 2 Este conceito foca muito mais no aspecto de Deus ser misericordioso e pronto para perdoar e restaurar do que no conceito de que Deus conta por quantas gerações ele vai deixar sua punição em vigor ou por quantas gerações ele derramar suas bênçãos. 



AUTOR: - Pr. Lisânias Moura



++++++++++++
+++++++++++
++++++++++
+++++++++
++++++++
+++++++
++++++
+++++
++++
+++
++
+


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem