LUTANDO PARA MANTER 
UMA VIDA RENOVADA 

Jó 14:7 
Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. 

 Introdução 

- Tenho observado que o fervor, a alegria e o prazer em servir ao Senhor, tem dado lugar na vida de alguns, a sentimentos negativos como o esgotamento espiritual. 

- Tenho encontrado pessoas envelhecidas espiritualmente, que estão desanimadas a ponto de não participarem mais de nenhuma igreja. 

- Tenho visto por aí, que muitos cristãos tem perdido o entusiasmo e o fervor que tinham nos primeiros dias de fé acostumando-se a uma vida sem poder, testemunho, oração, consagração e crescimento. 

- Os sintomas da falta de uma vida renovada são rotina, imaturidade, a frieza, o descaso pelas coisas de Deus, e a falta de crescimento espiritual. 

- Nesta situação, se não houver uma reversão imediata, o cristão pode desviar-se dos caminhos e quebrar o seu vínculo de unidade com o corpo de Cristo. 

- Tenho ouvido uma expressão muito comum na boca de muitos crentes: “Pastor, eu não venho a igreja, mas estou fazendo cultos em casa”. 

- Esta forma de pensar tem sido uma das grandes estratégias malignas para enfraquecer a vida espiritual de muitos crentes e quebrar a unidade do corpo de Cristo. 

- O culto em casa é importante, mas é no relacionamento de comunhão e envolvimento que temos com a igreja onde encontramos fortalecimento e ajuda. Em Hebreus 10:25, a palavra de Deus nos recomenda: 
“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” 

- Lembremos que quando uma folha cai, ela começa a morrer e ficar apodrecida, pois esta separada do caule da árvore. Assim também acontece com quem esta separado da igreja. Este crente começa a vivenciar um processo de enfraquecimento espiritual. 

- Assim irmãos, só podemos manter uma vida de renovação espiritual quando temos a consciência de que precisamos estar em comunhão com o corpo de Cristo, precisamos fazer parte de uma igreja onde a palavra de Deus é anunciada e existe um grupo de fieis. 

- Em Isaías 40:31 o profeta nos faz uma promessa: “…mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” 

 Queremos sugerir nesta ocasião algumas formas simples para que mantenhamos uma vida renovada: 

1) Procure relembrar grandes experiências espirituais do passado. 

- Parece ser isto que Jesus recomenda aos cristãos da igreja de Éfeso. 

- Em Apocalipse 2:4,5 Ele os recomenda: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.” 

- Jesus destaca que aqueles cristãos abandonaram o primeiro amor. Em consequência, eles estavam frios porque perderam suas referencias e deixaram de fazer obras que os fortaleciam na vida espiritual. Mas Jesus lhes sugere: “Lembra-te pois de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras…”. 

- Jesus esta ensinando para aqueles irmãos que eles precisaram retornar a algumas experiências espirituais do passado que foram perdidas. 

- Há gente aqui nesta ocasião que precisa voltar a fazer coisas simples, como voltar a orar mais, a participar mais das reuniões da igreja, evangelizar, ler mais a Bíblia, para ter uma renovação de vida. 

- Você se sente abatido na vida espiritual? 
- Peçamos que o Espírito de Deus comece a nos lembrar onde e quando foi que começamos a errar. “Lembra-te pois de onde caíste….”. 

 2) Evite dar ouvidos aos “semeadores de desanimo”. 

- Jó sabiamente declara no capitulo 34:3 as seguintes palavras: 
“Porque o ouvido prova as palavras, como o paladar, a comida.” 

- As nossas palavras produzem impacto sobre as pessoas. 

- Os semeadores de desânimo, são aqueles que sempre tem uma palavra negativa a respeito, da igreja, pastores, lideres e irmãos. Eles só conseguem ver os defeitos e falhas dos outros e espalham entre as pessoas palavras que geram desanimo na vida dos fiéis. 

- Nas visitas pastorais que faço, tenho encontrado muitos crentes e até mesmo lideres, que tem sido vítimas dos semeadores de desânimo. A verdade meu irmão, é que nós sempre vamos encontrar semeadores de desânimo na nossa caminhada. 

- E quantas coisas deixamos de fazer para Deus, por dar ouvidos aos semeadores de desanimo. 

- Quantas realizações ficam apenas em nosso imaginário, porque alguns já lhe disseram que é impossível chegar lá, ou fazer isso ou aquilo. 

- Eu estava lendo um livro e o autor dizia que muitas pessoas ficaram pelo caminho e não entraram pra história porque ouviram pessoas negativas e desistiram. 

- As palavras podem mudar o mundo e o rumo do progresso. Milhões de pessoas dotadas de grande inteligência têm seu potencial assassinado pela força das palavras negativas. 

- Se Thomas Edison resolvesse dar ouvidos aos outros, a humanidade estaria até hoje vivendo no escuro. 

- Santos Dumont colocou na mente a idéia fixa de que iria voar, não deu ouvido as pessoas que torciam contra e graças a isso você pode ir de João a São Paulo em poucas horas, no conforto de um avião. 

- E você? Costuma seguir em frente e acreditando no plano de Deus ou prefere desistir sendo interrompido por palavras alheias que em nada acrescentam? 

- Claro que ouvir conselhos sempre é útil e pode nos orientar sob o melhor caminho a seguir, porém é de extrema importância saber filtrar o que é útil e o que não agrega valor para o nosso crescimento. 

- Uma vida renovada depende de sermos capazes ouvirmos os bons conselhos e resistirmos às palavras negativas dos semeadores de desânimo. 

 3) Mantenha um estilo de vida de renovação diária. 

- Precisamos realmente pedir a Deus que nos ajude a manter uma vida renovada a cada dia. 

- Em 2 Coríntios 4:16 Paulo nos recomenda: “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.” 

- Assim como o corpo físico revigora-se diariamente, mediante boa alimentação e exercícios, nosso homem interior precisa de constante renovação para manter-se fortalecido e plenamente saudável espiritualmente. 

- Será que temos nos empenhado em fortalecer a nossa vida espiritual? 
- Será que nos preocupamos em alimentar o nosso espirito, do mesmo modo que nos preocupamos em alimentar o nosso corpo? 
- Será que nos preocupamos em participar de uma Escola Bíblica? De um culto de doutrina? De uma reunião de oração? 

- A vida espiritual é uma continuidade, mas uma continuidade que é construída por uma comunhão e obediência, aprendizado nos cultos da igreja, oração e meditação na palavra de Deus, exercidas dia-a-dia, momento-a-momento, sem qualquer intervalo. 

- Quando começarmos a fazer isso, o Senhor enviará chuva sobre nós que somos sua lavoura, uma abundante chuva de renovação. 

- Essa é a promessa que nos faz em salmos 72:6: “Seja ele como chuva que desce sobre a campina ceifada, como aguaceiros que regam a terra.” 

- Quando essa chuva começar a cair, o Espírito Santo de Deus certamente fará maravilhas, a começar pelas vidas renovadas. Aleluia! 

 4) Mantenha uma vida renovada através de uma renovação da forma de pensar. 

- Paulo diz em Romanos: “…transformai-vos pela renovação do vosso entendimento” (Rm 12.2). 

- Alguém já disse que o “que pensamos determina o que nós somos”. Assim sendo, procure ter uma nova forma de pensar. 

- Seja otimista, creia em Deus, acreditando que Ele é o único que pode mudar sua sorte. 

- Será que vale a pena permanecer insistindo em uma forma de pensar que abate o nosso ânimo e faz esfriar a nossa fé? 
Renovamos a nossa forma de pensar. 

 CONCLUSÃO 

- Lemos no início desta palavra o texto de Jó 14:7: “…há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos.” 

- Nesta ocasião Deus nos lembra que ainda há esperança de renovação para aquele que está sentindo-se fraco e abatido. 

- Faça a sua parte, procurando relembrar as grandes experiências passadas, não dando ouvidos a palavras negativas, mantendo um estilo de vida renovador e mudando sua forma de pensar, pois tenho certeza absoluta que Deus operará em cada um de nós, um grande reavivamento. 


AUTOR: Pr. Josias Moura de Menezes



+++++++++++++
++++++++++++++
+++++++++++++++
++++++++++++++++
+++++++++++++++++
++++++++++++++++++



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem