FÉ PARA VIVER 

 Deuteronômio: 8.1,2 e 11-20

 “Mas o justo viverá da fé” – Rm 1.17 

 “Então {Jesus} lhes tocou os olhos, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé.” – Mt 9.29 

 • INTRODUÇÃO 

-  O mundo nunca viveu crise de fé, pelo contrário, a história da humanidade é cercada de fé, tudo está registrado na história, na cultura, nos valores, porém muitos têm uma fé voltada apenas para o bem-estar. 

- Para que serve a fé? Para ir para o céu? É para o nosso bem-estar? Sim! E para mais o quê? 

-  Através da mensagem de hoje, Deus vai nos desafiar a colocar diariamente a sua fé em prática! 

- Respondeu-lhes Jesus: “Tende fé em Deus.” – Mc 11.22 Jesus nos mandou exercer fé. Não é FÉ NA FÉ, é declarada em Deus!

- O problema é que muitos pensam somente na fé salvadora. 

 Precisamos entender a fé em três momentos distintos: 

 1. O DESCOBRIMENTO DA FÉ 

- Jo 7.38 Disse Jesus: “Quem crê em mim, como diz a escritura, do seu interior correrão rios de água viva.” 

- O descobrimento da fé nos traz a vida eterna, a certeza da salvação! A fé é para salvação. 

 2. O CONHECIMENTO DA FÉ 

– Ef 4.13 “Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo;” 

-  I Tm 2.4 – "O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade." A fé é para o discipulado. 

 3. A PRÁTICA DA FÉ 

- At 11.24 e Tg 1.22 “Porque era homem de bem {Barnabé}, e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.” 

– At 11.24 “Sejam praticantes da Palavra e não somente ouvintes.” – Tg 1.22 A fé é para o ministério.  

- Uma coisa é o conhecimento da fé, e outra é a vivencia. Como salvo por Cristo, pela fé, mediante a graça de Deus, sou chamado por Ele à diariamente viver a minha fé! 

-  Uma fé viva, consistente, alegre, operante e firme em Deus e sua Palavra! 

-  Diante desta premissa, vamos ao texto da Palavra da Fé: O Texto em síntese é o seguinte: Moisés exorta o povo à obediência a Deus e à lembrança dos benefícios da fé em suas vidas (vs. 1-6), e apresenta a prosperidade pela fé e obediência em Deus (vs. 7-10) e na maior parte do texto adverte o povo contra os perigos de se esquecerem de Deus em suas vidas (vs. 11-20). 

 • Quando você aplica a Fé em seu dia a dia... 

 1. VOCÊ PASSA A VIVER MUITO MELHOR 

- v. 1 "Todos os mandamentos que hoje eu vos ordeno cuidareis de observar, para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o Senhor, com juramento, prometeu a vossos pais." 

-  O Senhor nos tem dado a vida, a família; têm-nos dirigido os passos,nos provado e sempre tem nos dado o Seu melhor, nunca pense que Deus dá o pior. 

- Eu tenho visto há quase 40 anos minha vida sempre melhorar! E só não é ainda melhor, porque não sou tão fiel ao Senhor, o quando preciso ser. O problema nunca está em Deus, ou em sua Palavra, é sempre comigo mesmo! O Senhor é vida (Jo 14.6), e Ele deseja dar vida (Jo 10.10)! Uma vida melhor na Terra e uma vida Eterna nos céus! 

-  Eu nunca conheci e também nunca ouvir falar de alguém que tomou uma decisão por Cristo, permaneceu fiel a Ele, e sua vida piorou. 

 Deus lhe deu a fé para você se tornar uma pessoa melhor!

 2. VOCÊ ENTENDE QUE NÃO EXISTE ACASO EM SUA VIDA 

- v. 2 "E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus tem te conduzido durante estes quarenta anos no deserto, a fim de te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos." O Senhor nos tem conduzido ao longo dos anos... 

 - Ao povo de Israel: Ele conduziu por 40 anos pelo deserto até que chegassem à Terra Prometida, e eles viram Deus operando. 

E como viram (Leia Ex. 12 a 19): 

 • Começando pelos feitos de libertação ainda dentro do Egito (destacando as 10 pragas), 

 • A Saída do Egito (destacando a abertura do Mar Vermelho) 

 • Pelo Caminho fez: águas amargas tornam-se doces, maná fresco cair do céu a cada manhã e codornizes aos milhares caírem aos seus pés e fez água brotar da pedra no deserto. E ainda as vestes não envelheceram e os pés não incharam (ver Dt. 8.4) 

 • Três meses depois no Sinai, Deus se revela de forma extraordinária ao Líder do povo Moisés e lhe entrega as Tábuas da Lei com os 10 mandamentos, 

 • Durante os anos no deserto o povo recebe leis e mandamentos éticos e morais; edifica o Tabernáculo do Senhor e recebe novamente as Tábuas da Lei (quando Deus se revela pessoalmente a Moisés e lá ele permaneceu em oração 40 dias e 40 noites) e o povo viu o rosto de Moisés resplandecente pelo encontro com Deus. 

 Tudo com o ALVO: “Com o propósito de humilhá-los e de prová-los na fé!” 

 - Esta igreja tem visto o propósito de Deus ao longo de seus 70 anos de sua história. Em cada tempo Deus vai operando e dirigindo de uma forma, e soberanamente Ele sempre tem um propósito especial para nossas vidas. 

 - Deus faz tudo com propósitos! Por isto somos uma Igreja Com Propósitos! 

 - E você pode ter certeza: Deus está dirigindo sua vida. Confie que Ele fará o melhor! 

 3. VOCÊ COLOCARÁ DEUS EM SEUS GRANDES MOMENTOS 

- vs. 11-14 v. 11 – "Guarda-te, que não te esqueças do Senhor teu Deus, deixando de observar os seus mandamentos, os seus preceitos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno;" v. 12 - "para não suceder que, depois de teres comido e estares farto, depois de teres edificado boas casas e estares morando nelas," v. 13 – "depois de se multiplicarem as tuas manadas e teus rebanhos, a tua prata e o teu ouro, sim, depois de se multiplicar tudo quanto tens," v. 14 – "se exalte e teu coração e te esqueças do Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão;" 

 - Dispensa cheia de alimento, morando em casa bem construída, rebanhos multiplicados na fazenda, dinheiro farto na conta. Tudo isto, e vazio de Deus. O que adiantará? 

 NUNCA DEIXE DEUS DE FORA DE SUAS FESTAS! 

 4. VOCÊ CREDITA A DEUS O SEGREDO DA VITÓRIA 

- v. 15-16 "Que te conduziu por aquele grande e terrível deserto de serpentes abrasadoras e de escorpiões, e de terra árida em que não havia água, e onde te fez sair água da rocha pederneira; ... que no deserto te alimentou com o maná, que teus pais não conheciam; a fim de te humilhar e te provar, para nos teus últimos dias te fazer bem.” 

 NUNCA SE ESQUEÇA DE QUEM ANDOU CONTIGO NOS VALES DA SOMBRA DA MORTE! 

-  Numa terra de serpentes e escorpiões perigosos, terra seca e árida, Deus fez o impossível... Fez brotar água da rocha e a todos alimentou com o maná. Lembre-se com propósito: a fim de te humilhar e te provar, para nos teus últimos dias te fazer bem! 

 QUE VOCÊ NUNCA SE CANSE DE DIZER: FOI DEUS QUEM FEZ! 

 5. VOCÊ VENCE AS TENTAÇÕES DA VAIDADE E DA VANGLÓRIA 

- vs. 17-18 "E digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão me adquiriram estas riquezas....Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque ele é o que te dá força para adquirires riquezas; a fim de confirmar o seu pacto, que jurou a teus pais, como hoje se vê." 

-  Sabe por que o meio artístico é tão difícil? Porque muitos pensam que são ídolos mesmos e tomam a glória para si. E sabe quem ensinou isto ao mundo? Satanás, ele queria a glória do mundo para si mesmo. E Deus não divide a glória Dele com ninguém! 

 6. VOCE TEM CONSCIÊNCIA DO JUIZO DIVINO 

- vs.19-20 v. 19 - "Sucederá, porém, que, se de qualquer maneira te esqueceres de Senhor teu Deus, e se seguires após outros deuses, e os servires, e te encurvares perante eles, testifico hoje contra ti que CERTAMENTE PERECERÁS.”

(Geralmente uma coisa está ligada diretamente à outra, se nos esquecemos e afastamos de Deus, logo encontraremos outro Deus, o adoraremos e o serviremos) 

 SE NOS AFASTAMOS DE DEUS, CERTAMENTE MORREMOS! 

- Rm 6.23 – O salário do pecado é a morte! Se você se afastar de Deus, da igreja, da fé, os seus piores anos estão com dias marcados para chegar! 

-  A fé verdadeira gera ESPIRITO DE TEMOR (reverência a santidade de Deus). v. 20 – "Como as nações que o Senhor vem destruindo diante de vós, assim vós perecereis, por não quererdes ouvir a voz do Senhor vosso Deus." 

 - Porém, notemos bem: A decisão é nossa: "por não quererdes ouvir" não é pela vontade de Deus que seremos condenados, e sim pela rebeldia humana que vem a condenação. Porque a cada dia estou mais persuadido que a vontade de Deus é que todos se salvem, pois Ele mesmo a todos elegeu para a salvação, a Bíblia nos diz. 

 • CONCLUSÃO 

 Chamada à reflexão, ao arrependimento e colocação da fé em prática! Perguntou Jesus: “Não foram limpos os dez? E os nove, onde estão?” – Lc 17.17 

 VIVA A SUA FÉ COM TODA PAIXÃO, AMOR E INTENSIDADE! 

 - Viva a fé com uma missão. Viva a fé para servir, com um propósito! 



 AUTOR: Pr. Fabiano Ribeiro



++++++++++++++
+++++++++++++++
++++++++++++++++
+++++++++++++++++





Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem