ESPERANDO GRANDES 
COISAS DE DEUS 

I Crônicas 4:10 “Jabez orou ao Deus de Israel: "Ah! abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores”. 

 Introdução 

- Mais dois finais de semana e você estará em Ano Novo! Eu espero grandes coisas de Deus! 

-  Grato por ter expectativa pelas grandes coisas de Deus (mundo e a humanidade desaprendeu a esperar as grandes coisas). Com a miséria... povo assimilou cultura da desgraça. 

- Daqui a pouco TV mostrará a “Retrospectiva 2002” e a manchete: "Veja o que houve de ruim em 2002". Visão mesquinha! Não se chama a atenção para as boas notícias, as coisas grandes, mas para o que houve de ruim. É a cultura da desgraça e da morbidez (o que é ruim dá ibope. Se uma pessoa salva alguém de morrer afogado, isto não dá audiência. Mas se alguém morrer afogado, isto dá). É o "espírito de abutre", de miséria, de coisas pequenas que têm dominado a vida das pessoas que não têm expectativa por Deus. 

-  Quantos estão esperando coisas boas para o Ano Novo? Levantem a mão... 

-  O texto fala de alguém que esperou grandes coisas de Deus – seu nome: Jabez. 

- E Deus atendeu o pedido dele! Capítulo é parte das genealogias do VT – são textos cansativos, até chatos (enorme lista de nomes desconhecidos – só em Crônicas são 500 deles!) É de desanimar! Mas no meio de todos, Jabez foi o mais ilustre de sua família, diz o v.9: “Jabez foi o homem mais respeitado de sua família”. Outra versão: "mais ilustre do que seus irmãos". 

-  A mãe deu o nome “Jabez”, porque “com muitas dores o dei à luz”. 

- O significado: “ele causa dor”. Quem quer nome desse? Em lugar de ficar amargurado, de mudar o nome, Jabez voltou-se para o Senhor – ele esperou grandes coisas de Deus para a sua vida. V.10 diz: “Jabez orou ao Deus de Israel: "Ah! abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores”. 

-  Muitos acham que é oração para ser liberto da dor ou um pedido para que ele não causasse dor a outros. O fato é que foi um grande pedido feito a Deus. 

-  Há pessoas que não esperam muita coisa de Deus e há outras que não esperam nada... Tem o tipo que diz: “Ah! Se Deus quisé e me dé um barraquinho onde me escondê, tá bom...” Se Deus é capaz de dar uma casa boa, digna, por que querer um barraquinho? 

- Sabe, algumas pessoas sofrem da síndrome de Gabriela (lembra da novela de Jorge Amado?): "eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim; Gabriela!" - isso é próprio dos acomodados, dos desesperançados. 

-  Uma vez alguém disse: "Existe muito pouca diferença entre as pessoas - mas é esta pequena diferença que faz TODA diferença". 
- É verdade: algumas esperam grandes coisas de Deus, outras esperam pouco ou mesmo nada... 
-  Eu creio que Jabez era ilustre porque pediu que Deus o ajudasse a viver de forma reta para que não causasse dor a outros; creio que era ilustre porque soube esperar grandes coisas de Deus. 
-  Amado: Não importa qual seja o seu nome, você também pode ser uma pessoa ilustre! Comece hoje a esperar grandes coisas de Deus. Peça que Ele abençoe você! Creia que Deus promete coisas extraordinárias àqueles que o buscam com fé! 
-  Você espera grandes coisas de Deus? 
- Está esperando por elas agora? 

 Se você espera grandes coisas de Deus (algumas providências): 

1) Você Precisa Pedir a Bênção de Deus 

- O v.10 revela Jabez dizendo isto: "Ah, Senhor, abençoa-me". 

- Jabez devia conhecer um provérbio que diz, Pv 10.22: “A bênção do Senhor traz riqueza [é que enriquece], e não inclui dor alguma”. Aleluia! 

-  Em uma quarta-feira de outubro, no ano de 1999, num momento de muita oração, o Espírito Santo falou comigo: "Nada de Deus é pequeno. Nada de Deus é pouco. 

- A Bíblia diz para em tudo darmos graças, mas eu também sei que a bênção de Deus não inclui dor alguma. Por isso tem algumas coisas que eu já aprendi: enfermidade não é de Deus, falta de dinheiro não é de Deus, desânimo não é de Deus, dor alguma vem de Deus para nos destruir... Então, se não é de Deus eu não quero, e portanto também oro: “Abençoa-me, Senhor!” A Bíblia diz exatamente isto de Jabez, uma pessoa que sabia o que era dor: “[ele] orou ao Deus de Israel: Ah, abençoa-me...”. 

- Outra versão até diz “Se me abençoares muitíssimo” – não era pouco, não! Por que você não começa logo a tomar esta providência? ...peça a bênção de Deus sobre sua vida! 

-  Use de sabedoria, considere e tome decisão: a bênção de Deus enriquece – Deus não tira da pessoa, Ele não dá desgosto... 

-  Diga esta noite: “Senhor Deus, abençoa-me”! Todos os homens, digam isto agora, repitam: “Senhor Deus, abençoa-me”. 

- Agora, as mulheres... 

Se você espera grandes coisas de Deus (outra providência é...): 

2) Você Precisa Desejar uma Vida Abundante 

- V.10b: "E aumente as minhas terras". 

- Outra versão: "E alargues as minhas fronteiras". Jabez teve visão de crescimento – quis expandir suas fronteiras... 
-  Você precisa dessa visão: desejar uma vida melhor, ser uma pessoa melhor, ter uma vida mais produtiva, abundante! 
-  Uma vez Jesus falou que é isto que glorifica a Deus, Jo 15:8: “Nisto é glorificado meu Pai: que deis muito fruto”! Para dar muito fruto, você precisa escolher uma vida de crescimento. 
-  Esta semana, ouvi dizer de uma reunião de pastores que estavam orando por seus ministérios. 
- Alguns oravam: “Senhor, faz a Tua obra prosperar; levanta o Teu povo para conquistar a cidade!” Mas havia um que orava: “Senhor Deus, conceda que a minha igreja tenha 4 pessoas...”. 
-  É medíocre a vida da pessoa que não quer crescer na vida; ela se acomoda e adoece – pessoas que se acomodam, podiam bem ser apelidadas de CARRINHO DE MÃO? ...porque são pessoas que precisam ser empurradas prá frente! 
-  Amado: Tenha a visão de crescimento! ...
- Uma vez um homem crente chegou todo vaidoso ao pastor e disse: “Tenho 23 anos de vida cristã”. O pastor, corrigiu logo: “Não, não! o irmão tem 1 ano de crente. O resto é repetição”. 
- ...quantos são assim: nenhum sinal de melhora, de crescimento... são sempre as mesmas pessoas de anos atrás... Mas quando a pessoa está bem, saudável, ela não é acomodada, ela cresce. 

- A tese de Rick Warren, quem sistematizou Uma Igreja Com Propósitos, é justamente essa: "Onde há (só não cresce quem não estiver saudável). Pois Jabez estava espiritualmente saudável: queria ser abençoado muitíssimo, coração pulsava pela bênção de Deus, queria romper fronteiras (ter suas terras aumentadas)... 
-  Se você quer esperar grandes coisas de Deus, comece hoje a desejar uma vida abundante também. 

SONHE OS SONHOS DE DEUS! ...FAÇA PLANOS! 

-  Se você deseja ser um funcionário melhor, precisa se desenvolver como funcionário. 
- Se quer ser um líder melhor, precisa se desenvolver como líder. 
- Se quer ter filhos melhores, você deve se tornar um pai melhor... enfim, a única maneira de você crescer é escolhendo ser uma pessoa saudável. 
-  Você se torna saudável se livrando de tudo que atrapalha a saúde: vícios, maus hábitos como: comer demais, dormir demais... e começa a fazer as coisas certas: exercícios, boa alimentação... (espiritualmente também é assim: você deve deixar o pecado: a mentira, inveja, ira, a incredulidade, o comodismo... e fazer as coisas certas: obedecer a Deus, amar a Deus e ao próximo... 
-  Tornando-se uma pessoa saudável, você terá sonhos, visão de crescimento, será bem humorado, estará animado para trabalhar e dirá: “Senhor, alarga as minhas fronteiras, aumenta as minhas terras!” 

-  Mas qual deve ser sua motivação de pedir esta prosperidade a Deus? 
- É para si ou para abençoar outros? 

-  A sua motivação deve ser a motivação de Jabez: A idéia aqui é de receber para repartir! 

-  Quanto mais for abundante sua vida mais você poderá ajudar outras pessoas. 
- Deus gosta disso e, por isso, a Bíblia diz “E Deus atendeu à oração de Jabez”. 

 Se você espera grandes coisas de Deus (outra providência): 
3)Você Precisa Desejar o Poder de Deus 

- V.10, Jabez orou: "[Senhor] Que a tua mão esteja comigo". A mão de Deus é poderosa! 

- Os céus são obras da mão de Deus, diz o Sl 102.25: “os céus são obra de tuas mãos”. Nós também somos obra das mãos de Deus, podemos dizer como Jó: “Foram as tuas mãos que me formaram e me fizeram” – temos as marcas digitais de Deus! 

-  A mão poderosa de Deus se manifestou quando o povo de Israel foi milagrosamente liberto da escravidão no Egito – todos disseram: “o SENHOR nos tirou do Egito com mão forte, e com braço estendido, e com grande espanto, e com sinais, e com milagres!” 
...era reconhecimento do poder de Deus! Outro texto muito impressionante sobre a mão poderosa de Deus, 1Rs 18.46: “E a mão do SENHOR estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jezreel”. 
-  A NVI substituiu o termo “mão” por “poder” e não está errado: “O poder do Senhor veio sobre Elias...” e o resultado: “correu à frente de Acabe por todo o caminho até Jezreel”. 
-  Foi uma corrida poderosa: Acabe partiu para Jezreel de carro (v.45), e Elias, sobre quem estava a mão de Deus, prendendo a roupa na cintura, correu, alcançou Acabe, ultrapassou o carro de Acabe e chegou na frente dele! Oh! Glória!!! É isso que Jabez pediu a Deus: “Senhor, que a tua mão esteja comigo”, o teu poder sobre mim!!! 

-  Quando você tem o poder de Deus, você é capacitado para fazer coisas sobrenaturais. Você também precisa desejar o poder de Deus. 

-  Se você não desejar e buscar o poder de Deus para sua vida... você vai ficar pra trás. 

Se você espera grandes coisas de Deus (providência):  

4. Você Precisa de Cobertura Espiritual 

- Jabez orou (V.10d): "guardando-me de males e livrando-me de dores". 

- O tempo todo estamos sujeitos a muitos males e muitas dores (o próprio Jesus ensinou a orar: “livra-nos do mal”). Isto é assim porque o diabo é destruidor; ele é o autor do mal. 
-  Este pedido de Jabez confirma a existência maligna do diabo (fato que não podemos negar – os que se enclausuram a fim de escapar, se enganam; os que procuram a perfeição extinguindo seus desejos carnais, não conseguem.). 
-  O mal originou-se no Diabo; no entanto, ele sempre procura moradia na vida dos seres humanos. Ninguém escapa de ser atacado com males e dores! 
-  Ao orar: "guardando-me de males e livrando-me de dores" ou “livra-nos do mal”, estamos falando, em primeiro lugar, do mal que vem de fora. 
-  Às vezes, pessoas queridas são instrumentos nas mãos do diabo para nos tentarem: um convite para experimentar isto ou aquilo, com conversa de que não é pecado, que todo mundo faz e não vai prejudicar a ninguém! 
– ...um jovem convence a sua noiva de que o amor que os une permite a realização de todos os seus desejos! São astúcias do Diabo para causar males e dores! 
-  A oração “livra-nos do mal” ou “guarda-me dos males...” também se refere ao mal que : ciúmes, orgulho, egoísmo, inveja, mentiras, roubos, pensamentos indignos... 
-  Jesus disse (Mt 15:19): “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias”. 

- O profeta Jeremias declarou: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”. 
- Nosso coração, infelizmente, é fonte de males e de muitas dores! Mas Deus é o único capaz de COBRIR-NOS DE PROTEÇÃO e livrar-nos completamente do mal. Amém? 
-  Vou lhe contar algo bíblico: Através de Moisés, Deus disse que cada família de Israel matasse um cordeiro e colocasse o seu sangue sobre os umbrais das portas de suas casas – Moisés disse ao povo: “Quando o Senhor passar pela terra para ferir aos egípcios, Ele verá o sangue sobre a verga e as ombreiras das portas. Aí então, o Senhor passará por esta porta. Ele não permitirá que o destruidor entre em vossas casas para matar os vossos primogênitos”. 
-  Satanás é o destruidor – desde da queda do homem no pecado até à ressurreição de Jesus, o poder da morte estava nas mãos do diabo. Mas naquela noite de Páscoa no Egito, Deus ilustrou Seu plano... Quando Satanás, nas sombras da noite, projetaria uma escuridão mortal sobre a terra, a presença de Deus foi à frente da obra do destruidor. Quando Deus viu o sangue nos umbrais de cada casa israelita, Ele, o próprio Deus “passou por cima da porta”, protegendo seus moradores - a presença de Deus cobriu a família de cada casa de Aleluia!! 

- O salmista expressou isto melhor que ninguém, séculos mais tarde, Sl 91: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei... ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro... Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia, nem peste que ande na escuridão, nem mortandade... Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido. Somente com os teus olhos olharás e verás a recompensa dos ímpios”. 
-  Naquela noite escura de morte, a proteção contra o destruidor era o sangue (de cordeirinho – espalhado nos umbrais das portas na forma de cruz). 
- Que imagem vívida da cobertura de salvação que temos em Jesus! 
-  Jesus é o cordeiro de Deus para nós, a sua cruz torna-se nossa porta de entrada para a vida – o sangue de Cristo está nela, proporcionando-nos cobertura de proteção contra o destruidor! Jabez reconheceu isto e pediu a Deus: “Senhor, guarda-me dos males e livra-me das dores” – ele estava pedindo cobertura a Deus. 
-  Amado, nós temos da parte de Deus toda a proteção que possamos precisar contra todas as forças do mal – o poder do diabo sobre nossas vidas foi quebrado no Calvário. 
-  Agora, em Cristo Jesus, nós temos a cobertura de Deus: cobertura sobre nossas vidas, sobre nossas casas, nossas famílias... Aleluia!!! 
-  Por isso, se você quer desfrutar das grandes coisas de Deus, peça a proteção de Deus porque o diabo é destruidor e ele quer derrubar você! 

Conclusão: 

-  Tomadas estas providências, EM FÉ, espere grandes coisas de Deus! 
- Deus vai honrar sua fé! "E foi Jabez o homem mais respeitado de sua família". 
- Outra: "Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos". 

 Comece a esperar grandes coisas de Deus a partir de hoje... Buscando a Bênção do Senhor; Desejando uma vida abundante; Buscando o Poder do Senhor; Buscando Cobertura de Deus. 



AUTOR:  Pr. Walter Pacheco da Silveira






Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem