Entre três caminhos:
Qual deles devo seguir? 

 JOÃO 14.4-6 NTLH 

 - NTLH – “E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou. Então Tomé perguntou: – Senhor, nós não sabemos aonde é que o senhor vai. Como podemos saber o caminho? - Jesus respondeu: – Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.” - RA -E vós sabeis o caminho para onde eu vou. - Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho? - Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. 

 - Em uma conversa pastoral, o Espírito me levou a uma mensagem sobre três caminhos que se colocam diante de nós. Cabe a nós escolhermos qual o caminho que iremos trilhar. 

 - A nossa vida terrena se compara a uma estrada que inicia no nascimento e termina na morte. Essa estrada dá acesso a outras vias e atalhos que nos levam a direção escolhida. Em alguns momentos precisamos decidir qual o caminho seguir, a escolha pode ser fatal. 

 A Bíblia cita muitos caminhos que podem ser reduzidos a três: 

 1º. O caminho do mundo; 
 2º. O caminho do coração; 
 3º. O caminho de Deus. 

 I. CAMINHO DO MUNDO 

 - O Caminho do mundo se relaciona a alma da pessoa dominada pela natureza pecaminosa. É o mais cruel de todos os caminhos, repleto de armadilhas que destroem a alma das pessoas e seu fim é a condenação eterna. 

 - É um caminho cruel, cheio de mentiras, enganos, etc. O mundo “jaz no maligno”, por isso esse caminho é também conhecido como o caminho da separação entre Deus e o homem – I João 5.19 NTLH – “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está debaixo do poder do Maligno”. 

 - O caminho do mundo seduz as pessoas. Ele parece perfeito, porém, por trás de sua beleza está o veneno da morte, Provérbios 14. 12 – “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.” 

 - O caminho do mundo conduz a inveja, ganância e insubmissão – Judas 1.11 NTLH – “Ai deles! Seguem o mesmo caminho de Caim. Por causa de dinheiro, eles se entregam ao mesmo erro de Balaão. E, como Corá se revoltou e foi destruído, eles também se revoltam e serão destruídos.” 

 - Ele é comandado pelo príncipe deste mundo, que cegou a mente dos homens para não conhecerem a verdade – II Coríntios 4.4 NTLH – “Eles não podem crer, pois o deus deste mundo conservou a mente deles na escuridão. Ele não os deixa ver a luz que brilha sobre eles, a luz que vem da boa notícia a respeito da glória de Cristo, o qual nos mostra como Deus realmente é.” 

 - Com sua aparência de piedade pode enganar com facilidade, II Coríntios 11.14,15 NTLH “E isso não é de admirar, pois até Satanás pode se disfarçar e ficar parecendo um anjo de luz. - Portanto, não é nada demais que os servidores dele se disfarcem, apresentando-se como pessoas que fazem o bem. Mas no fim eles receberão exatamente o que as suas ações merecem.” 

 - Esse é o caminho da perdição, do erro, da perdição. Quem escolhe esse caminho terá em algum momento decepção e se não mudar sua rota irá para a destruição eterna. 

 II. CAMINHO DO CORAÇÃO 

 - O Caminho do coração se relaciona ao corpo e seus desejos, busca prazeres e emoções. É um caminho difícil de trilhar, porém menos perigoso. Esse caminho pode determinar o nosso destino nessa vida e na eternidade. A nossa vida pessoal, familiar e profissional é determinada pelo coração. 

 - O caminho do coração, assim como o caminho do mundo, também pode enganar. O mundo conquista através de interesses obscuros da velha natureza adâmica. O coração é puramente emoção, busca sempre a satisfação pessoal. 

 - O homem não consegue compreender o seu coração. Os sentimentos podem enganá-lo acerca de Deus, pessoas, etc. – Jeremias 17.9 NTLH “Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado” 

 - O coração do homem foi contaminado pelo pecado, por isso age contra Deus, Romanos 7.8 – “Porém o pecado se aproveitou dessa lei para despertar em mim todo tipo de cobiça. Porque, se não existe a lei, o pecado é uma coisa morta.” 

 - O coração entregue ao pecado inclina o corpo a praticar coisas desagradáveis aos olhos de Deus. Romanos 7.18-20 NTLH – “Pois eu sei que aquilo que é bom não vive em mim, isto é, na minha natureza humana. Porque, mesmo tendo dentro de mim a vontade de fazer o bem, eu não consigo fazê-lo. - Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço. - Mas, se faço o que não quero, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz.” 

 - Qual o destino do caminho do coração? O engano, Jeremias 17.9 NTLH “Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado”. 

 - Se você deseja viver dentro dos padrões da vontade de Deus, certamente o os caminhos do mundo e coração não são os ideais para tua vida. Mas, existe outro caminho que oferece uma vida plena. 

 III. CAMINHO DE DEUS 

 - O Caminho de Deus se relaciona ao espírito da pessoa que deseja viver em conformidade com a vontade divina. 

 - Ele é a contramão dos outros dois caminhos. Sua direção está acima da compreensão humana, geralmente é rejeitado pelas pessoas que buscam satisfação somente nessa vida. 
- É um caminho de risos e lágrimas, tristezas e alegrias, mas seu fim traz uma recompensa incomparável – vida eterna com Deus. 

 - O caminho de Deus é o caminho da verdade que liberta, o jovem somente encontrará pureza se procurar seguir por esse caminho – Salmos 119.9 NTLH “Como pode um jovem conservar pura a sua vida? É só obedecer aos teus mandamentos.” 

 - Quem é sábio procura seguir por esse caminho – Jesus é o caminho, a verdade e a vida (João 14.6). Provérbios 15.24 NTLH – “A pessoa sábia não desce pelo caminho da morte, mas sobe pela estrada da vida.” 

- Devemos desejar esse caminho. Quem anda por ele clama pela presença de Deus em sua vida. Salmos 139.23,24 NTLH -“Ó Deus, examina-me e conhece o meu coração! Prova-me e conhece os meus pensamentos. - Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho eterno.” 

 - Quem decide andar por esse caminho, abre mão de ser dominado pelo coração para viver a vontade de Deus. Provérbios 16.9 RA – “O coração do homem traça o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos.” 

 - Esse caminho aumenta os nossos dias na terra. I Reis 3.14 NTLH “Se andares nos meus caminhos e guardares os meus estatutos e os meus mandamentos, como andou Davi, teu pai, prolongarei os teus dias.” 

 - Os caminhos do Senhor garantem sucesso. II Crônicas 27.6 NTLH – “Assim, Jotão se foi tornando mais poderoso, porque dirigia os seus caminhos segundo a vontade do SENHOR, seu Deus. 

- Veja ainda: Salmos 16.10 NTLH – “Tu me mostras o caminho que leva à vida. A tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre.” 

 - Infelizmente muitas pessoas não ouvem a voz do Senhor e rejeitam o seu caminho: Salmos 81.13 – “Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos!” 

 - Ande pelo caminho do Senhor e descubra o sobrenatural em sua vida: Isaias 55.8,9 NTLH – Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos. 



 AUTOR E FONTE: Pr. Agnaldo Almeida / http://agsalmeida.wordpress.com/2012/09/02/entre-tres-caminhos-qual-deles-devo-seguir/












Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem