COMPAIXÃO 
PELOS CAÍDOS 

“No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite. Havia muitas lâmpadas no cenáculo onde estávamos reunidos. Um jovem, chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormecendo profundamente durante o prolongado discurso de Paulo, vencido pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo e foi levantado morto. Descendo, porém, Paulo inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a vida nele está. Subindo de novo, partiu o pão, e comeu, e ainda lhes falou largamente até ao romper da alva. E, assim, partiu. Então, conduziram vivo o rapaz e sentiram-se grandemente confortados.” Atos 20:7-12 

-  O apóstolo Paulo estava no cenáculo, lugar separado para o culto de despedida, na cidade de Filipos, em Macedônia, em sua terceira viaje missionária. 

- A igreja estava lotada, ficava no terceiro andar de um prédio que fora escolhido para o culto. 

- Era um momento esperado pois o apóstolo passaria as últimas recomendações para aquela amada igreja. Acompanhando Paulo, discípulos de diversas regiões se faziam representar: Timóteo, Sótrapo, Aristarco e Secundo, de Tessalônica, Gaio, de Derbe, Tíquico e Trófimo, da Ásia. Estava também o médico e discípulo Lucas, o historiador que narra essa bela passagem. Foi um encontro marcante, cheio de muitas emoções, despedidas, choros, abraços fraternais, consolos e muitas recomendações pastorais. O cenáculo ficou empinhado de ouvintes, alguns curiosos, outros muito atentos, gente sentada, em pé, encostadas nas paredes, mal dava para se mexer. A fumaça provinda das lâmpadas dava aquele ar de densidade, de trevas e escuridade na parte superior do local. Paulo pregava com voz mansa de mestre, ensinando aos novos cristãos as doutrinas de Cristo e a permanecerem firmes com Deus em sua trajetória de vida. Ensinava que os que queriam viver em Cristo Jesus passariam por muitos sofrimentos, mas que era necessário perseverança para completar a carreira cristã. O discurso se prolongou e já era próximo à meia-noite quando houve um barulho de uma queda. 

- Gritos histéricos ecoaram: “Alguém caiu!!! Meu Deus!!! Acode o homem!!!” 

- “Outro gritou: ele morreu!!!” 

 UM JOVEM CHAMADO ÊUTICO 

-  Êutico significa literalmente: “afortunado”, este jovem crente estava no culto de despedida de Paulo. Ele gostava de sempre sentar-se nos fundos, bem atrás. Nesse dia, havia sentado na janela para participar do culto, achou um lugar bem inadequado para escutar a Palavra: na janela do terceiro andar. 

- A primeira observação que vemos aqui é que Êutico, era jovem. Faz parte da índole de muitos jovens, conviver com o perigo, e não se importarem muito com o que pode acontecer de mal com a vida, relativizam os perigos e muitas vezes terminam em apuros. 

-  Conta-se que uma grande empresa de caminhões fez um teste para contratar motoristas. 

=> Chamou o primeiro candidato que tinha 25 anos de idade e perguntou: “Se você fosse passar perto de um abismo, com quantos metros conseguiria passar do abismo sem tombar o caminhão?” O moço prontamente respondeu: “com dois metros de distância.” O entrevistador disse: “muito bem, aguarde o resultado do teste”. 

=> Chamou o segundo candidato, um senhor de mais de trinta anos de profissão e já bastante amadurecido em idade e fez a mesma pergunta, no que ele respondeu, depois de pensar um pouco: - “passaria o mais longe possível do abismo.” O entrevistador respondeu: “você está contratado”. O mais jovem foi dispensado. 

-  Muitos crentes estão assim, brincando com o perigo, ficando em lugares perigosos, e dormindo profundamente enquanto se está pregando palavras preciosas que poderiam salvar sua vida. 

- A sonolência tem tomado de contas de muitos em nossas igrejas. 

“Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.” Efésios 5:14 

-  A Bíblia diz que Êutico foi: “vencido pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo e foi levantado morto.” 

- Ou seja, ele foi dominado por uma força superior: “o sono,” “ e caiu” 

- O sono mata, têm matado muitos, e vai matar aqueles que se deixam dominar por ele. 

“E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.“ Romanos 13:11-14 

-  A Bíblia também fala que ele caiu do terceiro andar. Podemos aplicar isso a graus de vida e de conhecimento cristão. 

- Não importa o lugar, a posição em que você se encontra, ou o tempo de crente que você tenha, temos que estar alerta, o perigo é constante. 

-  A janela é lugar de distração e os olhares externos desviam da palavra pregada. Quem está assentado na janela da vida, pode até receber uma boa brisa de fora, mas se não vigiar pode cair e morrer. 

“Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem.” Lucas 21:36 

-  Quando a Bíblia nos diz que a palavra estava sendo pregada até por volta de meia-noite, “…exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite.” 

- lembramos de outro texto de Mateus 25:1-10 que diz que dez virgens adormeceram por volta de meia- noite, e ouvindo a convocação do noivo, Jesus, que veio chamar sua igreja. Só cinco estavam preparadas devidamente. A porta se fechou e cinco delas não puderam entrar onde Jesus estava, pois não cumpriram as exigências que Cristo pede: Óleo da unção, vida consagrada no altar do Altíssimo. 

 - O primeiro passo importante que se deve fazer é afastar-se de lugares que oferecem perigo, e ficar atentos nas palavras proféticas que continuam sendo ministradas; e não dormir como muitos infelizmente estão fazendo. 

“Infiéis, {Infiéis; no original, adúlteras, isto é, os que são desleais para com Deus} não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” Tiago 4:4 

 UM HOMEM CHAMADO PAULO 

 - O que fazer quando um irmão cai? 
- O que fazer quando o irmão vencido pelo sono do pecado despencar de sua posição na vida cristã e morrer? 

-  É muito fácil criticar ou colocar a responsabilidade em outros, eximindo-se daquilo que podemos fazer. 

É muito mais fácil julgar: 

* “ Quem mandou sentar na janela?” “ 
* “Mas olha onde ele foi sentar?” 
* “Só quem quer cair é que fica sentado ali”. 
* “ Jovem é assim mesmo, não sabe o perigo”. 
* “ Mas como ele pode ter dormido, no sermão do apóstolo Paulo?”. 
* “ Meu Deus e meu Pai, só o sangue!” 
* “ Bem feito ele merecia”. “ 
* “Também ele só queria ficar lá nos fundos da igreja.” 

-  Paulo, talvez o mais afetado por essa negligência e desatenção de Êutico, nos ensina que a compaixão e a misericórdia pelos caídos, devem ser a principal força a mover os nossos corações. 

 Importantes lições de compaixão aprendemos com Paulo: 

1º) Os caídos têm primazia no socorro. 

- (Ele pára a pregação e vai à busca do caído). 

- “Mas Jesus, ouvindo, disse: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores {ao arrependimento}.” Mateus 9:12,13 

 2º) Pessoas são mais importantes que seus atos. 

- (Paulo, não julga o jovem em sua distração, muito mais importante do que o pecado ou erro, é salvar o pecador da morte.) 

- “Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” Lucas 15:7 

 3º) Para buscar os caídos temos que descer de onde estamos. 

- “Descendo, porém, Paulo…” (Paulo, desceu do terceiro andar, onde estava.) 

- Não importa que posição temos, ou nível de espiritualidade que estamos, ou cargo que exercemos, temos que descer para ir ao encontro dos caídos. 

 4º) Inclinar-se e abraçar os caídos 

- “Paulo inclinou-se sobre ele e, abraçando-o”, (abraçar e inclinar-se demonstra uma participação mais efetiva para uma boa recuperação e também evidencia atitudes concretas de amor e misericórdia). 

5º) Profetizar vida aos mortos. 

- “Não vos perturbeis, que a vida nele está.” (Paulo, não era fatalista, era homem de fé, e profetizou vida a Êutico.) 

- Quantas pessoas caídas precisam de palavras de vida, para acordarem de seu sono de morte? 

“Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso". Ezequiel 37: 9,10 

 6º) Depois do milagre da ressurreição (Êutico) vem o partir do pão, a ceia do Senhor. 

“Subindo de novo, partiu o pão, e comeu, e ainda lhes falou largamente até ao romper da alva. E, assim, partiu”. 

- Nada pode impedir que a Palavra seja pregada, nada pode impedir a comunhão dos santos, mas o maior milagre a fazer é primeiramente é promover ressurreição aos caídos, para que também possam participar da ceia do Senhor junto com a igreja. 

 7º) A alegria do milagre da vida e da salvação. 

“Então, conduziram vivo o rapaz e sentiram-se grandemente confortados.” 

-  A genuína alegria brota na igreja, quando os pecadores são resgatados, quando a vida ressurge da morte, quando as trevas são dissipadas, quando a sonolência de alguns é eliminada, quando o milagre da ressurreição se torna comum em nosso meio. 

-  Ao amor às almas perdidas, aos que foram paralisados pelos embates da vida, ao que ficou sem força de levantar-se após a derrota em batalhas é fundamental para que muitos que se deixaram o congregar e perderam o primeiro amor retornem ao templo e participem novamente do banquete que é oferecido aos filhos de Deus, na casa do Pai. 

 Paulo nos ensina que a compaixão e a misericórdia ao próximo se exercem na prática do cotidiano, mesmo que para isso precisem parar nossos afazerem para prestar socorro àqueles que precisam. 



AUTOR: Pr. Francisco Nascimento



+++++++++
++++++++++
+++++++++++
++++++++++++
+++++++++++++
++++++++++++++
+++++++++++++++
++++++++++++++++
+++++++++++++++++
++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++






Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem