CARACTERÍSTICAS DO 
CRISTÃO MORNO 



TEXTO: Apocalipse 3:14 

 - Apocalipse 3: 14 Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: 15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! 16 Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca. 17 Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; 18 aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. 19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te. 20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. 21 Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono. 22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. 

 Nesta carta endereçada aos cristãos mornos de Laodicéia, encontramos as principais características desta estirpe de crentes, infelizmente, tão presentes na Igreja de hoje: 

 1º) O CRISTÃO MORNO TEM SENSO DE VALORES INVERTIDO (v 17) 

- Para eles o que mais importa é ter as riquezas que para os laodicenses eram tão importantes. 

 - Em matéria das riquezas eternas, celestiais, as recomendadas por Jesus em Mateus 6:19 e 20, são palpérrimos. São pobres nos valores materiais e nem se apercebem! 

-  Para os mornos ganhar dinheiro, granjear vantagens, é o que mais importa. Têm o senso de valores invertido. 

 2º) O CRISTÃO MORNO DEIXA JESUS DE FORA DO SEU COTIDIANO (v 20) 

- O versículo que tanto mencionamos nos apelos aos pecadores na verdade é um apelo a cristãos mornos. 

- São aqueles que costumeiramente distinguem “vida secular” de “vida espiritual”. 

-  Vida espiritual, para eles, é o domingo - o assistir culto. Vida secular, tudo o mais. 

 - Esse “tudo o mais” não conta com a presença e governo de Jesus. 

 Daí o apelo: eis que estou à porta e bato... 

 - Em Lucas 14:27, Jesus afirma: “quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo”. 

-  O cristão morno deixa a cruz arquivada no templo!!! Recusa-se a carregá-la no dia a dia. 

 3º) O CRISTÃO MORNO NÃO É CRISTÃO (v 18) 

 - Ele é, no máximo, uma caricatura de cristão. 

-  Ele não trabalha no Reino, logo não adquire as riquezas espirituais (o ouro refinado no fogo). 

-  Ele não vive em santidade (não tem as roupas brancas características dos salvos - vd Ap 6:11). Não têm luz, visão, olhos de fé, discernimento espiritual (precisam do colírio de Jesus!!!). 

 - Por isso Jesus sentencia: vomitar-te-ei!!! 

 - Mas há uma solução para o morno, ou para o falso cristão. 

-  É preciso converter-se! Arrepender-se de seus pecados, da sua miséria, da sua nudez, da sua cegueira. 

-  É preciso ter olhos para ouvir Jesus. 

- É preciso deixá-lo entrar e tomar sua casa!!! 

 Outro sintoma dos cristãos mornos: detestam cultos de oração... 


AUTOR: Paulo Rogério Petrizi





####################
####################
###################
##################
#################
################
###############
##############
#############




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem