UMA VIDA DE 
AMOR GENUÍNO 

 ROMANOS 12:9 

INTRODUÇÃO 

A. Estamos dentro da quarta divisão do livro aos Romanos. Esta divisão enfatiza como os crentes devem responder de maneira prática às doutrinas ensinadas nas sessões anteriores. 

B. Todo crente deve apresentar-se diariamente como sacrifício vivo santo e agradável a Deus. Quando o crente de maneira pensada se coloca como sacrifício vivo diante de Deus, irá corresponder por meio de ações corretas, seja no pensar, seja no uso dos seus dons. 

C. Os versos de 9 a 21 têm a ver com a responsabilidade do crente em viver uma vida de amor. Então o fluxo de pensamento do apóstolo é: Uma vida de consagração conduz à uma vida de humildade, e uma vida de humildade conduz à uma vida de amor. 

 D. Se o assunto anterior mostrou que devemos ser humildes por pensar adequadamente de nós mesmos para servirmos com os nossos dons, o assunto deste trecho nos ensina: se vamos servir com os nossos dons, então devemos servir com amor genuíno. 

O que devemos saber sobre este amor genuíno? 

O verso em estudo nos ensina três importantes lições sobre o amor genuíno: 

I. NEM TUDO QUE É CHAMADO AMOR É UM AMOR GENUÍNO (Romanos 12: 9 a). 

A. Podemos praticar um amor hipócrita. 

B. O amor hipócrita é um amor encenado. 

C. A Bíblia ensina o que o amor não é, em 1 Coríntios 13: 4 – 6. 

1. O amor não é ciumento, [suspeita ou medo de que outra pessoa esteja procurando roubar aquilo que você considera seu] (13: 4). 

2. O amor não se vangloria, [contar ao mundo as suas realizações] (13: 4). 

3. O amor não é arrogante, [quando você pensa que está com a razão e que os outros estão errados] (13: 4). 

4. O amor não é inconveniente. [Desafiar os padrões sociais e morais, agir vergonhosamente, ter comportamento indecente, ser rude, ser grosseiro]

 5. O amor não é egoísta, [apropriar-se de muito quando tem oportunidade para fazê-lo, buscando o seu próprio interesse] (13: 5). 

6. O amor não se irrita, [É um estímulo (provocação) agudo que leva a pessoa perder o controle com alguém ou alguma coisa. O verbo tem o sentido de reagir a uma provocação] (13: 5). 

7. O amor não leva em conta o mal sofrido, [Manter o registro mental de algum mal sofrido] (13: 5). 

8. O amor não se alegra com a injustiça,[Satisfação com o fracasso ou derrota dos outros] (13: 6). 

 II. A BÍBLIA ENSINA O QUE É AMOR GENUÍNO (Romanos 12: 9 a). 

A. O Amor de Deus é a base e o exemplo para que você expresse amor (1 João 4: 7 – 10; Romanos 5: 5). 

B. O amor bíblico é colocado à prova quando você age de acordo com as características específicas demonstradas na Bíblia, mesmo contrariando os seus sentimentos (1 Coríntios 13: 4 – 8 a): 1 

1. O amor é paciente, mesmo quando você sente o desejo de se expressar (13: 4). 

2. O amor é benigno, mesmo quando você tem o desejo de retaliar fisicamente ou destruir outra pessoa com as suas palavras (13: 4). 

3. O amor alegra-se com a verdade. Mesmo que mentir possa ser mais fácil e resulte em maior proveito material (13: 6). 

4. O amor tudo sofre. Mesmo quando os desapontamentos parecem ser esmagadores (13: 7). 

5. O amor tudo crê. Ainda que outros ajam de modo ambíguo e você tenha vontade de não acreditar em mais ninguém (13: 7). 

6. O amor tudo espera. Mesmo que nada pareça dar certo (13: 7). 

7. O amor tudo suporta. Especialmente quando você pensa que não pode suportar certas pessoas ou circunstâncias da sua vida (13: 7) 

8. O amor nunca falha. Mesmo quando você se sente arrasado e a situação parece perdida (13: 8 a). 1 Definições extraídas do Manual de Autoconfrontação pp. 217-219. 

III. A BÍBLIA ORIENTA COMO PRATICAR O AMOR GENUÍNO (Romanos 12: 9 b). 

A. Despojando-se: Detestai (Ter um horror) o mal. Ver Também I Ts 5: 22. 

B. Revestindo-se: Apegando-vos (Grudar, agarrar firmemente) ao bem. 

CONCLUSÃO 

A. A razão porque Paulo trata do assunto do amor logo após a discussão dos dons é porque se vamos usar efetivamente os nossos dons devemos amar os irmãos com um amor genuíno. 

B. A Bíblia nos ensina a importância do amor para o serviço cristão, mostrando em 1 Coríntios 13: 1 – 3, que sem amor os meus esforços se tornam em nada (13: 1); que sem amor eu não sou nada (13: 2), e que sem amor, em nada sou proveitoso (13: 3). C. A Bíblia nos ensina ainda que sem amor não há crescimento espiritual (Efésios 4: 15). D. Sem amor não há como fazer discípulo (João 13: 34 – 35). 

“Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra.” Salmo 73: 25 


 AUTOR: PASTOR FLÁVIO EZALEDO / MINISTÉRIO DE PÚLPITO 17/06/2012









Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem