UMA VIDA DE 
AMOR FRATERNAL 


ROMANOS 12:10 

INTRODUÇÃO 

A. Estamos dentro da quarta divisão do livro aos Romanos. Esta divisão enfatiza como os crentes devem responder de maneira prática às doutrinas ensinadas nas sessões anteriores. 

B. Os versos de 9 a 21 têm a ver com a responsabilidade do crente em viver uma vida de amor. Então o fluxo de pensamento do apóstolo é: Uma vida de consagração conduz a uma vida de humildade. E esta vida de humildade conduz a prática dos dons que foram dados segundo a medida da fé. 

 C. O uso dos dons está diretamente ligado ao entendimento do amor bíblico. O amor bíblico é marcado pela sinceridade e cordialidade, não é perfeito, porque ainda estamos lutando com as situações pecaminosas diariamente. Uma dessas lutas, com certeza, tem a ver com a prática do amor, o amor perfeito só Deus pode praticá-lo. 

 D. A razão porque Paulo enfatiza o amor logo após descrever sobre os dons é porque o mandamento “Amai-vos uns aos outros” é o mandamento recíproco base sobre o qual os outros mandamentos são edificados. Em outras palavras significa dizer que: você não pode funcionar bem dentro do corpo de Cristo se não colocar a prática do amor como prioridade em sua vida. 

 E. Então o desafio para você hoje é: Você deve cordialmente amar com amor fraternal todos aqueles que Deus permite que você se relacione. O que é necessário para que você cordialmente ame com amor fraternal todos aqueles que Deus permite que você se relacione? 

 Eu quero compartilhar com você Três princípios que o ajudarão cordialmente amar com amor fraternal todos aqueles que Deus permite que você se relacione: 

I. O AMAR UNS AOS OUTROS NÃO É OPTATIVO (v. 10 

A. A ordem é “Amai-vos cordialmente com amor fraternal”. 

1. Cordialmente vem do termo original referindo-se ao amor afetuoso, propenso a amar, que ama com ternura, o amor filial demonstrado entre pais e filhos. 

2. Fraternal vem do termo do original referindo-se ao amor praticado entre irmãos e irmãs. No Novo Testamento é o amor o qual os cristãos nutrem um para com o outro.

 B. A ordem é clara: De todos os que crêem no Senhor Jesus é requerido que amem a todos os outros que também Nele crêem (Veja também, João 13: 34 – 35; 1 João 4: 7 – 10). 

C. Não amar é desobedecer à ordem específica de Deus e do Senhor Jesus Cristo (Mateus 22: 39 – 40; João 15: 12, 17). 

D. Deus não quer que amemos apenas para evitar a desobediência do mandamento, mas quer ver aquela atitude interna e de boa vontade que produza ações e comportamentos que aumentem o bem estar dos irmãos. 

E. Três verdades que você precisa sobre a prática do amor fraternal: 

1. É uma atitude ou afeição interna (Cordialidade). 

2. Que se manifesta em comportamentos e ações caracterizados pela boa vontade. 

3. Que procura contribuir unicamente para o bem da pessoa amada. 

 II. O AMAR UNS AOS OUTROS NÃO É AUTOMÁTICO (Romanos 12: 10 a). 

A. Uma atitude interna de boa vontade que conduza à prática. 

B. Somos todos filhos de um mesmo pai, por isso entre os membros da família de Deus deve haver a prática cordial do amor fraternal. 

C. Como? Aprendendo a amar com o exemplo maior, Jesus: 1 

1. Tornando-se servo em nosso favor (Fp 2: 7). 

2. Dando-se a si mesmo por nós a fim de nos remir de toda iniqüidade (Tt 2: 14). 

3. Carregando em seu corpo sobre o madeiro os nossos pecados (1 Pd 2: 24; Rm 5: 6). 

4. Dando a própria vida por nós (Hb 7: 25). 

5. Compadecendo-se das nossas fraquezas (Hb 4: 15). 

6. Socorrendo-nos ao sermos tentados (Hb 2: 18). 

7. Exercendo paciência para com os nossos pecados (2 Pd 3: 9). 

8. Perdoando os nossos pecados (1 Jo 1:9). 

9. Purificando-nos de toda injustiça (1 Jo 1: 9). 

10. Dando-nos vida abundante (Jo 10: 10). 

11. Preparando-nos um lugar para estarmos com Ele (14: 2). 

 1 A Mutualidade – Uma Resposta Bíblica para a Crise da Comunhão.

D. Cristo ordenou que você ame o próximo da maneira como ele te amou (Jo 13: 34 – 35). 

 III. AMAR UNS AOS REVELA UM COMPORTAMENTO MUITO ACIMA DA NORMA (Romanos 12: 10 b). 

A. Mostrando vontade em honrar os outros. 

B. Serve principalmente para indicar o grau de mostrar honra. 

C. Honrar uns aos outros a um nível excepcional. 

CONCLUSÃO 

A. Como podemos fazer isto: Temos que sempre pensar de acordo com o Deus quer que pensemos: 

Que o Espírito Santo sempre nos capacitará a fazer o que agrada a Deus. 

B. Pontos para você fazer uma auto-avaliação sobre o grau do seu praticar o amor bíblico: 

1. A favor de que pessoa humana já me tornei servo? ____________________________

2. Por quem faço constante intercessão? ___________________________

3. Pelas fraquezas de quem eu me compadeço? ___________________________

4. Quem é que, sendo tentado, é socorrido por mim? ___________________________

5. Quem é que peca contra mim, mas que não consegue esgotar a minha paciência? ___________________________

A Mutualidade – Uma Resposta Bíblica para a Crise da Comunhão

 6. A que pessoas eu tenho dado, ultimamente, total e livre perdão pelo que fizeram de ruim para mim? ___________________________

7. A favor de quem tenho eu me sacrificado, ultimamente? (Tenho feito isto com alegria, ou por constrangimento). 
___________________________

8. Cristo está preparando um lugar onde todos os cristãos possam estar com ele. Será que há cristãos que eu não quero perto de mim? Por quê? ___________________________

“Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra.” Salmo 73: 25 


 AUTOR: PASTOR FLÁVIO EZALEDO/ MINISTÉRIO DE PÚLPITO 24/06/2012








Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem