Qualidades de 
um Pescador 

- Tema: EVANGELIZAÇÃO 

Marcos 1.17 

 - Introdução: 

- Jesus chamou seus discípulos quando estavam pescando e lhes chamou para pescar outras pessoas para o evangelho. A partir daquele momento os discípulos usaram suas técnicas de pesca para ganhar pessoas para Cristo. 

- Quais seriam as qualidades primordiais de um bom pescador? Você é um bom pescador? 

 Vamos comparar algumas qualidades de um bom pescador com um evangelista: 

 1 - Paciência: Marcos 15.15,16. 

- A pesca exige espera e paciência para que o peixe venha e morda a isca. Às vezes é rápido, mas tem horas que demora muito até pegar o primeiro peixe. 

- O mesmo acontece com a pregação do evangelho. É preciso estar pronto e incansável, disponível para abençoar vidas e no momento certo a pessoa se entrega ao evangelho. 

- Jesus mandou pregar para todas as pessoas sem exceção. Você tem sido paciente ao evangelizar? Tenha paciência com a pessoa que está evangelizando! 

 2 - Coragem: I Coríntios 9.16 

- O pescador não pode ter medo de água, vento, frio, espinhos, mosquitos ou qualquer outro perigo. Deve ter coragem de pescar em rios, cachoeiras, lagos, açudes e até no mar. 

- O pregador do evangelho também precisa dessa coragem. 

- Não pode temer às pessoas nem a satanás. Para isso deve pensar como o apóstolo que necessita ganhar almas e então esquecer toda dificuldade. 

- Você tem coragem para evangelizar? Seja corajoso, ouse e não tenha medo de falar! 

 3 - Perseverança: II Timóteo 4.2 

- Se o pescador chegar ao lugar da pescaria e desanimar no primeiro instante, ele não consegue pegar nada. Precisa continuar tentando até fisgar o primeiro peixe. 

- Na evangelização é necessário ter essa persistência. Insistir até a pessoa entender a mensagem. 

- Não pode desanimar nunca, pois quem convence o homem do pecado é o Espírito Santo (João 16.8) a obra da conversão é dele e a nossa tarefa é anunciar. 

- Você tem sido perseverante na evangelização? Persevere, tente outra vez, você consegue! 

 4 - Conhecer o peixe: II Timóteo 2.2 

- Dependendo do gosto do pescador, este se dá ao prazer de escolher qual peixe quer pegar. Para isso precisa conhecer o peixe e preparar o anzol, a vara e a isca adequada. Esta é uma pescaria seletiva. Mesmo se não consegue o que quer, o pescador sempre se satisfaz pescando seja qualquer espécie. 

- No discipulado é preciso conhecer o tipo de pessoa que você deseja alcançar. 

- Se você tem condições para fisgar tal pessoa. Por exemplo, jovens alcançam mais eficazmente outros jovens. 

- Se você souber conviver no meio que a pessoa vive e falar os assuntos que conhece, poderá comunicar de maneira mais eficaz. 

- Você conhece a pessoa que está evangelizando? Faça amizade com quem quer evangelizar! 

 5 - Não envergonhar: Romanos 1.15-17 

- O pescador não tem vergonha de sair de casa com um monte de equipamentos, andar molhado da água, ficar cheirando peixe ou mesmo de assumir que pescou uns poucos peixinhos pequenos. 

- Um verdadeiro cristão não pode ter vergonha de ser crente, de falar de Jesus, carregar a Bíblia, falar em público, etc. 

- Quando estava no mundo não tinha vergonha de fazer as coisas do mundo e muito menos agora deveria se envergonhar do que é certo. 

- Você tem vergonha de falar de Jesus? Tenha orgulho de ser um evangelista! 

 6 - Ser sábio: Provérbios 11.30 

- A sabedoria é o segredo de uma boa pescaria. A sombra do pescador deve ficar ao contrário da água para que o peixe não perceba. Evitar o reflexo da pessoa na água também é bom para não espantar os peixes. E sabe a hora e o jeito que o peixe morde na isca. 

- Também o pregador da Palavra deve ser sábio, não se mostrar demais e sim anunciar a Cristo. Não espante as pessoas assustando com exigências. 

- Às vezes o silêncio pode falar mais que muitas palavras. Aqui também vale o testemunho de vida que ajuda a pessoa a crer mais. 

- Você tem buscado sabedoria para ganhar almas? Peça a Deus para te dar sabedoria na Palavra! 

 7 - Não pesca em lugar errado: II Coríntios 10.16 

- Um pescador sabe onde pode pescar. Não vai a lugares proibidos nem em períodos proibidos. Também conhece o lugar apropriado para cada espécie. Além disso, nunca deve entrar em terreno privativo sem permissão para não furtar peixes em território alheio. 

- Um bom evangelista não fica pregando para crentes. Não ‘pesca em aquário’. Não fica procurando membros de outras igrejas. 

- O verdadeiro evangelista sempre prega para pessoas que ainda não conhecem a Jesus. 

- Você tem evangelizado pessoas sem Jesus? Evangelize pessoas que não conhecem Jesus! Seja um pescador de Almas! 

- CONCLUSÃO: 

- A pescaria com anzol é como a evangelização pessoal. Você fisga uma pessoa de cada vez. 

Procure ter estas qualidades na evangelização: 

- PACIÊNCIA, espere que conseguirá; 
- CORAGEM, nunca tenha medo; 
- PERSEVERANÇA, tente sempre mais uma vez; 
- CONHECIMENTO, faça amizade com as pessoas; 
- NÃO TEM VERGONHA; enfrente a realidade; 
- SABEDORIA; seja sensível às oportunidades; 
- NÃO PESCA EM AQUÁRIO; prega para não cristãos. 


Boa pescaria!


 FONTE: http://www.esbocosermao.com/2011/06/qualidades-de-um-pescador.html




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem