O MENOR TEM 
MAIOR VALOR 

 (Mateus 13:31) - Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo; 

 (Mateus 13:32) - O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos. 

 A. Quando Jesus veio a este mundo, o povo de Israel estava prisioneiro do poder romano e as profecias falavam da libertação que o Messias traria aos Judeus.. 

 B. Os judeus esperavam o cumprimento da profecia, esperavam o Reino de Deus, esperavam a vinda do libertador, só que eles tinham um conceito errado de como o libertador apareceria. 

 C. Eles o esperavam como um guerreiro dirigindo suas hostes militares para derrotar o Império Romano e estabelecer o Reino de Deus nesta terra. Eles esperavam um reino de luxo, de luzes, de glórias e holofotes terrenos. 

 D. Quando o Senhor Jesus apareceu, veio de modo completamente diferente do que eles esperavam. Apareceu como uma criança indefesa. Nasceu numa manjedoura, rejeitado e desprezado pelos homens. Não era esse o tipo de libertador que o povo judeu esperava. 

 E. Então, esse humilde carpinteiro começou a chamar homens para fundar Seu reino nesta terra. Chamou pescadores, publicanos, cobradores de impostos e esse grupo de doze homens começou a seguir o Senhor Jesus, temeroso e se perguntando: "Será que estamos tomando a decisão correta?" "Será que estamos acertando, deixando o nosso trabalho que é a fonte do nosso sustento, para arriscar o nosso futuro com Alguém que prega o Reino de Deus, mas parece que não vai transformar nada? Pois Jesus não tem um exército, não tem cavalos e carros, não tem armas. Será que isso vai dar certo?" 

 F. O Senhor Jesus observou a dúvida que martelava o coração dos seus discípulos e então apresentou a parábola da semente de mostarda, querendo dizer que o Reino de Deus pode parecer pequeno no início mas que crescerá e um dia as aves do céu chegarão para fazer seus ninhos nessa árvore. 

 I – O REINO DE DEUS É COMPARADO SEMPRE A COISAS PEQUENAS: 

 (Mateus 13:31-32) - Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo; O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos. 

 A. O Senhor Jesus apresenta Seu Reino, muitas vezes, de uma maneira completamente diferente de como os homens esperam que seja. Ele diz, por exemplo, que: "Mas o maior dentre vós será vosso servo." (Mateus 23:11) 

 B. Ninguém quer, em nossos dias, ser o menor. Todos querem ser os maiores, mas o Senhor Jesus coloca uma filosofia contrária à filosofia dos homens. "..o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve." (Lucas 22:26) 

 C. Em nossos dias, ninguém quer ser servo, mas quem quer participar do Reino de Deus, tem que estar disposto a servir pra poder ser o primeiro. 

 D. A morte é vida no Reino de Deus. Aquele que quer fazer parte deste Reino tem que renunciar a si mesmo. Vivemos em dias quando todo mundo quer tudo para si. Jesus vem e diz: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue" (Mat. 16:24) 

 E. Jesus está dizendo que se você quiser participar do Reino de Deus tem que andar na contramão desta vida. Os homens, para vencer, matam. Cristo para vencer, morre. Os homens para se realizarem, pisam, humilham as pessoas. Cristo para se realizar, se esvazia de Si mesmo. O reino dos homens é feito de luzes, pompa, luxo, poder e forças militares. O Reino de Deus é como a semente de mostarda, minúscula, desprezada, rejeitada e ridicularizada que é jogada no chão. 

 F. Você quer fazer parte do Reino de Deus? Não tenha medo quando as pessoas rirem de você, fizerem pouco caso ou o ridicularizarem por causa de sua fé. Não tenha vergonha quando o humilharem, quando você, às vezes, tiver que perder o emprego por causa dos princípios que conhece, quando você tiver que ser honesto em meio a um mundo corrupto. Não tenha medo porque o Reino de Deus sempre andará na contramão desta vida. 

 II – O REINO DE DEUS CERTAMENTE CRESCERÁ E SE EXPANDIRÁ 

 (Mateus 13:32) - O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos. 

 A. Nada pode impedir o crescimento do Reino de Deus na terra. Nada e ninguém poderão deter o Reino do Todo-Poderoso na terra. Certamente ele crescera. 

Em Mateus 12:28, o Senhor Jesus disse: "Se, porém, eu expulso os demônios, pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós." 

 B. O que Jesus está dizendo é que onde Ele entra, onde Seu Reino se estabelece, as forças do inimigo tremem, o inimigo foge, não pode suportar a presença do Senhor Jesus. 

 C. Ele é a vida e onde entra a vida, a morte não tem mais lugar. O diabo pode ferir seu corpo, mas não pode ferir sua alma. Pode matar o seu corpo, mas não pode matar a esperança da vida eterna quando Cristo voltar. 

 D. O grão de mostarda é o símbolo da certeza do Reino de Deus. Quando a semente é enterrada, passa um dia, passam dois, três dias e parece que nada vai acontecer, parece que tudo acabou, parece que é impossível surgir algo. E se você abrir a terra vai encontrar a semente apodrecida, morta, vai pensar: "acabou mesmo." Mas o que você não sabe é que para que brote nova vida é preciso que essa semente seja enterrada e que apodreça e então, de onde parece que não há mais esperança, brota uma linda planta, cheia de vida, preparada para produzir muitos frutos. 

 E. O Senhor Jesus morreu na cruz do Calvário. E quando Ele morreu, talvez o diabo deu a maior gargalhada do mundo. Pensou que tinha vencido: "Morreu, eu O matei!" Mas no terceiro dia, Jesus ressuscitou e estabeleceu para sempre o Seu Reino Celestial. 

 F. O inimigo pode destroçar os seus sonhos por um dia, dois dias talvez, mas ao terceiro dia seus sonhos ressuscitarão. Os homens podem humilhá-lo na sexta-feira, por causa da sua fé, no sábado também, mas chegará o domingo e você será glorificado nos padrões do Reino de Deus. 

 G. Os homens podem ferir o seu corpo por um dia, dois dias, mas ao terceiro dia você ficará curado. Esta é a promessa da semente da mostarda. E tem algo mais, quando você pensa que a mostarda desapareceu, acabou e que a semente apodreceu, ela lhe dá uma grande surpresa. A semente brotará, florescerá, e surgirá a vida. 

 H. A Igreja teve um começo humilde: doze homens simples. Gente que o mundo olhava e nunca imaginava que poderia dar origem a uma igreja que hoje é a igreja cristã. 

 I. No início, os perseguidores do Reino de Deus pareciam ser os grandes vencedores, os cristãos eram queimados vivos, jogados nas Arenas para serem despedaçados pelos leões. 


Mas hoje, a Igreja Cristã é o que é no mundo. O Senhor Jesus está querendo dizer que tudo no Reino de Deus começa pequeno, mas vai crescendo, crescendo, e um dia chega a ser tão grande, que as aves do céu vêm fazer seus ninhos nos ramos desta árvore. Não se impressione com a aparência, apenas confie na Palavra de Deus. Amém! 



AUTOR:  Pr. Maucir Lehn





Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem