HAGAR E 
A TEOFANIA 

  Gn. 16.1-14 

 Introdução:

- Teofania é uma palavra grega que tem haver com a manifestação de Deus especialmente na forma de um anjo como no caso do nosso texto; há na Bíblia muitos outros casos de teofania como: Gn. 32.22-30; Ex. 3.1-22; Jz. 6.11-24 Jz. 13.1-21; Mt. 3.16; At. 2.3-4, etc.. 

- Quanto a Hagar, estamos falando da serva de Sarai esposa de Abrão. Sarai era estéril e quis ter um filho de Abrão com Hagar, o qual seria o tão esperado herdeiro. Porém, sentindo-se grávida Hagar agiu mal com a sua senhora Sarai, tornando-a desprezada aos seus olhos. O conflito aumentou e Hagar fugiu de casa e junto a um poço no deserto, sentia-se solitária, triste, amargurada e em baixo astral. É aqui que surge a teofania e Hagar é misericordiosamente socorrida por Deus. 

Temos aqui lições profundas para a nossa vida: 

 1) Deus havia prometido um filho à Abrão o qual seria o seu herdeiro, porém, Abrão e Sarai cometem o erro de não esperarem o cumprimento da promessa e é ai que Hagar entra em cena. 
Gn 15.1-4 Gn. 16.1-3. 

2) Hagar está sofrendo por ter tomado atitudes erradas e isto é um alerta para nós; a Bíblia diz que, o que semearmos isto colheremos; semeemos o bem e seremos abençoados. 
Gn 16.4; Gl. 6.7-9. 

3) Como no caso de Hagar, Deus em sua longanimidade sempre dá uma nova oportunidade para que nos consertemos e saiamos do fundo do poço. 

- O maior fundo do poço é caso do filho pródigo (Lc. 15.11-32). 

 4) São tremendos os detalhes da Palavra de Deus em Gn. 16.7-14 vejamos: 

a. Hagar é encontrada por Deus... Gn 16.7. (Deus sempre nos encontra). 

 b. Hagar é interrogada por Deus que lhe diz: “Hagar donde vieste e para onde vais?” com esta palavra o Senhor estaria chamando a atenção de Hagar e dizendo: “Você errou em seu orgulho para com a sua ama Sarai e agora erra novamente ao fugir de casa”. 

- E Então o Senhor acrescenta: “Torna-te para tua ama, conserta-te com ela e lhe seja submissa...” Não é este o caminho do Senhor para nós também? Reconhecimento do erro, arrependimento, reconciliação, humildade e submissão? (Gn. 16.9). 

 c. Deus em sua teofania não só socorreu Hagar, mas lhe fez promessas de prosperidade. Gn. 16.10. 

 d. Deus ouviu o clamor da alma de Hagar e lhe disse: “concebeste e terás um filho e Ismael será o seu nome, porquanto o Senhor ouviu sua aflição”. 

- Ismael significa Deus ouviu, ouve e ouvirá então o próprio Deus está nos falando ao dar este nome ao filho de Hagar: “Eu sou aquele que ouve, ouvirá e estou sempre pronto a dar uma nova oportunidade àquele que precisa”. Gn 16.11-12. 

 e. Hagar chamou o Deus da Teofania de “El-Roi” e denominou o poço de “Laai-Roi”, cujo significado é: “o Deus visível que vê e permite ser visto”, Jesus é chamado de Emanuel que quer dizer “Deus conosco”, assim podemos orar em nome de Jesus, pois ele é aquele que vê e permite ser visto como Senhor, Salvador e aquele que cura, liberta, tira o baixo astral e abençoa abundantemente. 

 Conclusão 

a. Hagar junto ao poço no deserto com a alma angustiada, sem saber o que fazer da vida, foi vista, socorrida e abençoada por Deus, que em seu amor e misericórdia, lhe deu uma nova oportunidade. 

b. Deus não faz acepção de pessoas e está pronto a socorrer e abençoar a todos que o buscam em verdade. 

c. Você está no deserto? Está no fundo do poço? Baixo astral? Sem saber o que fazer da vida ou que direção tomar? 

– Deus tem uma Teofania pra você – Jesus Cristo é a solução; Ele é o nosso Emanuel que quer dizer “Deus conosco” (Gn 16.7-14; Sl. 37.4,5; Mt. 11.28-30) 

AUTOR: Pr. Elpídio Lourenço 
celulael@terra.com.br


++++++++++++++++++
+++++++++++++++++
++++++++++++++++
+++++++++++++++
+++++++++++++++
++++++++++++++++
+++++++++++++++++
++++++++++++++++++




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem