FORMANDO 
VERDADEIROS 
FILHOS

A. João 17:1 – “JESUS falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;”


B. No Evangelho de João capítulo 17, Jesus conversava com o Pai sobre seus discípulos, falava sobre a responsabilidade de ser um mestre, formador de discípulos, da importância de se preparar para preparar outros e de deixar um exemplo para gerações vindouras. 


C. Jesus se preocupava com detalhes, tinha um objetivo, uma missão que passou não somente para aqueles que estavam juntos com ele, mas deixou claro que seria para todos quanto o quisessem seguir.
Precisamos formar, não apenas discípulos, mas verdadeiros filhos espirituais.


I – OS VERDADEIROS FILHOS SÃO GERADOS POR DEUS E ENTREGUES A NÓS PARA DISCIPULARMOS: 


A. João 17:6-7 – “Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me desteeram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra. Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti;”


B. Formar discípulos é um desafio, mas é preciso entender, de uma forma ou de outra que Deus entregou discípulos em nossas mãos.


C. Lucas 6:12-13 – “E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos:”


D. Jesus deu o nome de discípulos aos seus seguidores mesmo antes deles serem discipulados e provados, e dentre esses discípulos ele escolheu e nomeou apóstolos no início de seu ministério. Tudo isto aconteceu no início do ministério de Jesus.


E. Os discípulos são de Deus, pertencem ao Pai Celestial, mas Deus os entregou em nossas mãos para ajuda-los na sua caminhada cristã.


F. Deus nos entrega discípulos, cabe a nós ensiná-los na Palavra de Deus, a obedecerem tudo que Jesus nos ordenou.


G. Mateus 28:20 – “Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”


H. O discipulador precisa ser paciente, amoroso, flexível, disposto e atencioso para com os discípulos que Deus nos entregou.

II – OS VERDADEIROS FILHOS SÃO FORMADOS ATRAVÉS DA NOSSA SANTIFICAÇÃO:


A. João 17:19 - “E por eles me santifico a mim mesmopara que também eles sejam santificados na verdade.” 


B. Quando decidimos formar um discípulo, há um preço a ser pago, precisamos entender que passamos a ser o referencial daquela pessoa, abrimos mão daquilo que achamos certo para vivermos o que realmente é certo.


C. Formar um discípulo demanda tempo, exige de nós a doação, exige de nós a santificação da própria vida. E isso não significa ou garante que todos nos seguirão ou serão como nós, mas que eles passam a ter um referencial para olharem e se direcionarem. 


D. Você não marca a história pela casa que você construiu, pelos carros que você teve, pelas roupas que você usou, pelo corte de cabelo revolucionário. Você marca a história pelas vidas que você influenciou e que por sua causa foram transformadas.


E. I Timóteo 4:12 – “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.”


F. Discípulos necessitam de atenção, de cuidado, de palavras de encorajamento, necessitam sentir que são amados e acima de tudo, precisam descobrir o valor real de ser um discípulo, o para onde as lições que estão aprendendo os estão levando.


G. Jesus sabia disso, chamava a atenção quando necessário, mas acima de tudo, preocupava-se em ensiná-los na verdade. 

III – FORMAR VERDADEIROS FILHOS É LEVÁ-LOS A CONHECER A DEUS E AMÁ-LO DE TODO O CORAÇÃO:


A. João 17:3 – “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”


B. João 17:26 – “E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.”


C. Deuteronômio 6:4-7 – “Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.”


D. Formar filhos-discípulos é leva-los a amarem a Deus de todo o coração.

IV – FORMAR VERDADEIROS FILHOS É TER UM COMPROMISSO DE ORAR ATÉ MESMO POR AQUELES QUE AINDA NÃO CHEGARAM, PARA QUE TODOS SEJAM UM:


A. João 17:20-21- E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mimpara que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.


B. VIDA DE ORAÇÃO DE JESUS: Lucas 5:16 - Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava.


C.  6:12 - E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte aorar, e passou a noite em oração a Deus.


D. Lucas 22:31-32 - Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu orei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.


E.  o verdadeiro purê de batatas que precisamos ser. A batata quando é amassada junto com as outras, ela se torna uma com as outras batatas. 


F. No purê, as batatas não são vistas individualmente, mas amalgamadas. 


Amalgamar = amar + gamar = Juntar e misturar, estar ligado. 


G. Este é o propósito de Deus para a Sua igreja. Quem não estiver disposto a fazer parte desta ordem do Senhor, não serve para pertencer ao Corpo de Cristo.
No amor de Cristo



AUTOR: Pr. Maucir Lehn






Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem