AS TRÊS COMPARAÇÕES 
DE UM OBREIRO VENCEDOR 


 Texto Bíblico: 2 Timóteo 4.7 


 INTRODUÇÃO: 


Quando Paulo diz: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”; ele está se utilizando de três figuras conhecidas de todos nós, para ilustrar um obreiro vencedor. O atleta, o soldado, e o mordomo. 


 1 - UM SOLDADO VENCEDOR 


 1.1 - “Combati o bom combate..”. Paulo utiliza aqui uma linguagem militar, que, aponta para um soldado combatente, e , por isso, merece receber as mais altas condecorações de um soldado vencedor. 


1.2 - Paulo foi um grande soldado de Cristo.


Vejamos: 


1.2.1 - Paulo só dava o golpe certo (1 Co.9.26). 


1.2.2 - Paulo só lutava com a armadura de Deus (Ef.6.11-17). 


1.2.3 - Paulo só militava com armas poderosas (2 Co.10.4). 


 2 - UM ATLETA VENCEDOR 


 2.1 - “Completei a carreira..”. Paulo utiliza aqui uma linguagem olímpica, que aponta para um atleta cruzando a linha de chegada. Paulo foi um atleta campeão. 


 2.2 - Em 2 Tm.2.5, Paulo afirma que “o atleta não é coroado, se não lutar segundo as normas”. Portanto, Paulo era um atleta disciplinado. 


2.3 - Em 1 Co.9.25, Paulo afirma que “Todo atleta em tudo se domina; aqueles para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível”. Paulo já conhecia os jogos olímpicos da Grécia, que havia se iniciado desde o século VII, e sabia das regras que um atleta deveria lutar para ser coroado. 


2.4 - Em 1 Co.9.24, Paulo nos estimula a sermos atletas competitivos, dizendo: “Correi de tal maneira que o alcanceis”. 


2.5 - Em 1 Co.9.24, Paulo afirma que , todos correm no estádio, mas só um leva o prêmio. Paulo queria chegar ao podium, e conseguiu. Pois, sempre prosseguiu para o alvo, “pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fp.3.14). 


 3 - UM MORDOMO FIEL 


 3.1 - “Guardei a fé..”. Paulo utiliza aqui uma linguagem administrativa. O mordomo, ou, depositário fiel, era uma pessoa de confiança que guardava os bens confiados pelo seu senhor. Paulo foi um depositário fiel das coisas que recebeu do Senhor. 


3.2 - Paulo era um mordomo grato ao seu Senhor (2 Tm.1.12). 


3.3 - Paulo era um fiel despenseiro dos mistérios de Deus (1 Co.4.1). 


3.4 - Paulo guardou o bom depósito do Espírito Santo (2 Tm.1.14). 


3.5 - Paulo guardou a sua coroa ( 2 Tm.3.8 e Ap.3.11). 


 CONCLUSÃO: 


Devemos perseverar até o fim, pois, só os vencedores levam o prêmio (Ap.21.7). 


 FONTE: http://www.erivaldodejesus.com.br/esbocos_05.html




++++++++++++
+++++++++++++
++++++++++++++
+++++++++++++++
++++++++++++++++
+++++++++++++++++




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem