PEDINDO RESTAURAÇÕES 
(SALMOS 80) 


- Nós não somos autônomos em nossa própria existência. 


- O que nos mantém vivos são as misericórdias do Senhor que nos impedem de sermos consumidos (Lm. 3.22). 


- Precisamos da presença transformadora do Senhor em todas as áreas de nossas vidas. 


-  O salmo 80 foi escrito por Asafe em forma de testemunho e acabou se transformando em uma canção com a mesma melodia de uma bela música conhecida pelos judeus de “Os Lírios”. 


- Esse salmo retrata na verdade a nossa condição diante do Senhor em face aos problemas que enfrentamos no dia a dia que despedaçam nossos sonhos, nossas vidas, nossas famílias, nossas finanças, nossos ministérios enfim, nossa vida espiritual. 


-  O povo judeu passou por várias perdas e Asaf ao escrever essa canção reconhece que somente o Senhor poderia restaurar a vida do povo. 


Israel passou por altos e baixos em sua trajetória como podemos constatar: 


a) Pelos pecados de Israel, Deus não respondia mais a oração de seu povo (v. 4); 


b) Deus permitiu que várias situações trouxessem constantes choros e sofrimento ao povo (v. 5); 


c) As brigas e contendas aumentaram e o povo não tinha mais paz (v. 6a); 


d) Se tornaram uma grande piada (v. 6b); 


e) Seus territórios eram constantemente invadidos (v. 12); 


f) Foram golpeados e inflamados pelos ataques de seus inimigos (v. 16). 


Os problemas que Israel enfrentava eram de ordem: 


a) espiritual; 
b) relacional;
 c) moral; 
d) psicológico; 
e) emocional; 
f) financeiro. 


-  Asafe sendo conhecedor dos fatos, reconhece que somente o Senhor poderia restaurá-los. E ele faz essa oração comovente: “Restaura-nos ó Deus; faze resplandecer o teu rosto sobre nós e seremos salvos”. Conosco não é diferente. 


- Precisamos orar pedindo restaurações em todas as áreas de nossas vidas. 


Porém, eu gostaria de destacar três áreas principais e urgentes pelas quais precisamos urgentemente clamar da seguinte forma: 


 I) RESTAURA NOSSO ALTAR, SENHOR. 


- Quando Elias confronta os profetas de Baal no monte Carmelo, antes de pedir a Intervenção de Deus, ele restaura o altar do Senhor que estava em ruínas (I Reis 18.30, 31). 


- Meus amados, precisamos clamar ao Senhor para que seu rosto resplandeça sobre nós trazendo restauração sobre nossa vida espiritual, nosso relacionamento com Deus, nosso ministério, nossa visão do reino. 


- Muita coisa vai mudar em sua vida, quando seu altar for restaurado. 


Peça isso ao Senhor: restaura nosso altar, nossa vida espiritual, Senhor. Faze resplandecer teu rosto sobre nossa vida espiritual e seremos salvos. 


 II) RESTAURA MINHA FAMÍLIA, SENHOR. 


- No salmo 127, Salomão reconhece que se o Senhor não agir em prol da família eleita por ele para ser uma bênção todos os nossos esforços serão em vão. 


- Ao invés de vermos famílias sendo edificadas na rocha que é Jesus, temos visto famílias se fragmentarem e serem destruídas sobre a areia movediça. 


- No salmo 126, o salmista ora ao Senhor pedindo a restauração da sorte de seu povo, família do Senhor. 


- Precisamos orar pedindo a Deus para remover das nossas famílias as rixas, discórdias, facções, ciúmes, partidarismo, ódio enraizado, a mágoa que corrói, o espírito maligno de competição e a falta de amor no lar. 


- Temos de orar a Deus para que haja harmonia em nosso casamento, fidelidade conjugal, respeito mútuo, e acima de tudo, amor. Restaura nossas famílias. Faze resplandecer teu rosto sobre nossa casa, e seremos salvos. 


 III) RESTAURA NOSSA VIDA MATERIAL, SENHOR. 


- Essa é uma área que deveríamos deixar por último, mas na maioria das vezes invertemos a ordem de prioridade e de valores. 


- Muitas pessoas querem a bênção material como curas, milagres físicos, prosperidade financeira, mas com o altar quebrado e a família totalmente destruída. 


- O Senhor propriamente nessa ordem, abençoará nossa vida material quando colocarmos em primeiro lugar nossa vida espiritual, e em segundo, nossa família. 


- Aquele que anda nos caminhos do Senhor e se santifica a cada dia, tem uma família abençoada e tem sua vida material abençoada (Salmos 1.3; Josué 1.8). 


- Prosperidade não é sinônimo de riquezas, mas sim de bênção de Deus, quando somos restaurados por ele. 


Que possamos pedir: Senhor, restaura nossa vida Material; faze resplandecer o teu rosto sobre nossa vida material, tudo o que possuímos e seremos salvos. O senhor é aquele que cuida da vinha que plantou com a mão direita, que somos nós. Eel quer nos restaurar. 


Quer restaurar nossa vida espiritual, nossa vida familiar e nossa vida material. Que seja este o nosso clamor: Restaura-nos Senhor. Em nome de Jesus, amém. 


AUTOR: Rev. Adeir Goulart da Cruz




=============
============
===========
==========
=========
========
=======





Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem