Avivamento: 
Senão for agora, 
quando? 


Isaías 64:1- 8 


- Nesse texto encontramos uma genuína oração por avivamento. 


- Precisamos orar como o Profeta Isaias. Avivamento é quando Deus vem dos céus e desce, as montanhas se derretem e o fogo realmente se queima, Ele vem para o meio do seu povo e todos ficam conscientes de sua presença agindo em nós e através da igreja para que essa cumpra com prazer sua missão na terra. 


- Tudo que mais precisamos é que Deus desça e opere poderosamente em nosso meio, Ele começa sua obra no meio da igreja ( I Aviamento só acontece com o derramamento do Espírito Santo.) 


 Vejamos o modelo de avivamento que estamos buscando de Deus em oração, as marcas e sinais distintivos que um genuíno avivamento produz: 


 1 - Firmeza na Doutrina Bíblica – ( Atos 2:42 )


 a) Uma igreja avivada impactada pelo Espírito Santo, leva à sério a Palavra de Deus. 


 b) Uma igreja cheia do Espírito, avivada, crê e vive como está escrito na Bíblia. Jesus disse: “Quem crê em mim como diz as escrituras do seu interior fluirão rios de água viva” ( João 7:38)


 c) Um cristão avivado tem intimidade com a Bíblia, firmeza doutrinária, anda na verdade sem jamais se desviar da verdade. 


 d) Uma igreja avivada e cheia do Espírito Santo não segue doutrinas de homens, nem tradições humanas, ela tem apego e firmeza nas verdades eternas da bíblia. 


e) Não há avivamento e Vida Plena do Espírito Santo sem Bíblia, sem perseverança na doutrina bíblica. Avivamento sem bíblia é apenas agitação humana, é como trovão sem chuva, como árvore sem raiz e sem frutos, é esforço inútil, é fogo estranho... 


 2 - Comunhão profunda entre irmãos ( Atos 2:42-44)  


a) Quando há avivamento a igreja experimenta não apenas ajuntamento, mas passa a viver como uma só alma, um só coração, unida em um só pensamento, desfrutando da comunhão do Espírito Santo ( atos 4:32 / I Co. 1:10 ) 


 Exemplo: A igreja entre os Zulus... 3.000 pessoas vivem em comunidade, tendo tudo em comum... 


 b) Uma igreja avivada, governada pelo Espírito Santo, não há brigas, divisões, desavenças, partidos, feridas entre irmãos são curadas, mágoas são perdoadas, relacionamentos rompidos são restaurados... 


 c) Em uma igreja avivada, dirigida pelo Espírito Santo, os muros de Separação são derrubados, a discriminação é sepultada, a comunhão é viva e cresce diariamente... 


 d) Onde desce o poder do Espírito Santo e o orvalho Hernon, há união e unidade entre irmãos, há vida e a benção de Deus para sempre ( Sl. 133) 


 3 - Oração perseverante sempre ( Atos 2:42) 


a) Uma igreja avivada ora com prazer e perseverança sem jamais esmorecer...( Lc. 18:1 ) 


 b) A oração é a chave e o combustível para o avivamento, é a única maneira de alimentá-lo e mantê-lo. 


 c) Sem oração avivamento é tão somente tema de palestra, congresso, conferência, debates, nunca se torna realidade. 


 d) O derramamento do Espírito Santo que promove avivamento vem através da oração e dura enquanto durar a oração ... 


 e) A igreja de Cristo deve marchar sempre de joelhos, ter prazer na oração e nela perseverar ( Atos 4:31; 1:14; 12:5; 13:1-3) 


 4 - Temor à Deus ( Atos 2:43 ) 


 a) O Povo que conhece a Santidade do Espírito não brinca com o Sagrado, nem trata com leviandade as coisas de Deus. 


 b) Uma das maiores tragédias da Igreja hoje é os Cristãos acostumarem-se com o Sagrado, estamos vivendo com a banalização do Sagrado... 


 c) Muitos cristãos vivem constantemente em pecado, e não sentem nenhum desconforto com isso, saem do culto e vão pecar... 


 d) O temor do Senhor é o princípio da Sabedoria ( Provérbios 1:7 ) 


 e) Precisamos restaurar o Temor do Senhor no meio da Igreja através de uma visão clara da Santidade de Deus. 


 Exemplo: O profeta Isaías ( Isaias 6:1-8 ) 


 5 - Realização de sinais e Milagres ( Atos 2:43 ) 


 a) Todo livro de Atos está pontilhado de milagres realizados através da igreja... 


 b) Numa igreja avivada e cheia do Espírito Santo, o sobrenatural transborda na vida e da vida de seus membros. 


 c) Na igreja apostólica os sinais e milagres aconteciam sempre. 


Exemplo: Um paralítico foi curado (Atos 3:1); 


- Estevão fazia grande prodígios e sinais ( Atos 6:8 ); Felipe realizou em Samaria sinais extraordinários ( Atos 8:6); 
- O Anjo tirou Pedro da prisão (Atos 12:7- 10); 
- Elinas, o mágico, ficou cego (Atos 13:9- 10) ; 
- As portas da cadeia se abrem em Filipos (Atos 16:26); 
- Deus pelas mãos de Paulo realizou milagres extraordinários (Atos 19:11); 
- Paulo orou e curou todos os doentes da ilha de Malta (Atos 28:9 ) ... 


 d) A igreja hoje vive dois extremos : Aqueles que negam os milagres, e aqueles que super-enfatizam os milagres... 


 6 - Ajuda real e prática aos necessitados ( Atos 2:44-45) 


 a) Em uma igreja avivada e cheia do Espírito Santo, o amor não é apenas um discurso é Prática. 


 Exemplo: Estamos atendendo semanalmente cerca de 200 crianças através do projeto social Vida Plena... 


 b) Uma igreja avivada e cheia do Espírito Santo não tem somente o coração convertido à Jesus mas também o bolso... 


 c) O avivamento traz o desapego as coisas materiais e apego à Deus e as Pessoas, levando os cristãos a suprir as necessidades uns dos outros... 


 d) A Igreja apostólica encarnou a Graça da contribuição deixando-nos esse grande exemplo de liberalidade, abnegação e compaixão aos necessitados  


7 - Apego ao templo, a Casa de Deus ( Atos 2:46) 


 a) Os membros da igreja em Atos, tinham prazer de estar todos os dias no templo... 


 b) Uma igreja avivada tem prazer na adoração à Deus e na comunhão fraterna com os Irmãos. 


 c) Uma igreja avivada, cheia do Espírito Santo, tem prazer e entusiasmo de estar com os irmãos, na casa de Deus. 


 d) o Povo que é avivado pelo Poder do Espírito Santo valoriza o culto, o ajuntamento dos filhos de Deus para a adoração. 


 e) O povo de Deus precisa entender que “Mais vale um dia na casa do Senhor, que mil dias em outro lugar “ Sl. 


 8 - Alegria contagiante ( Atos 2:46 ) 


 a) A alegria é fruto do Espírito Santo ( Gal. 5:22) 


 b) Uma igreja cheia do Espírito Santo é uma igreja alegre... 


 c) Uma igreja avivada transborda de alegria e do Espírito Santo (Atos 13:52) 


 d) Um cristão avivado é cheio do Espírito Santo, seu rosto brilha como um rosto de um anjo ( Atos 6:15 ) 


e) Alegria do Senhor é a nossa força ( Neem 9 )


 9 - A adoração e louvor espontâneo ( Atos 2:37 ) 


 a) Uma igreja avivada cheia do Espírito Santo, celebra e louva com muita alegria. 


b) uma igreja avivada tributa à Deus um louvor fervoroso, ardente e restaurador. 


c) Adora diante da face do Senhor, celebrando as virtudes e a bondade de Deus, reconhecendo Sua grandeza e Glória. 


 d) Um povo avivado adora em Espírito e em Verdade, atraindo assim a presença manifesta de Deus 


 10 - Crescimento numérico ( Atos 2:47 ) 


a) A igreja primitiva contava com a simpatia de todo o povo, eles contagiavam os de fora pela maneira simpática como viviam, e uma igreja simpática cresce ( Atos 1:15; 2:41; 4:4; 5:14; 6:17; 9:31; 16:5 ) 


 b) O crescimento da igreja acontece em decorrência da maneira como seus membros vivem, pregar com a vida é o maior testemunho que podemos dar. 


c) Uma igreja avivada, vive em santidade e onde há crescimento qualitativo, crescimento na Graça, Deus dá o crescimento numérico. 


Exemplo: A igreja Evangélica da Coréia do Sul... A igreja entre os Zulus 


d) Quando o avivamento vem e o derramamento do Espírito Santo acontece, multidões sedentas de Deus são salvas. 


- Que esses sinais distintivos da Igreja de atos dos apóstolos sejam reproduzidos em nossa igreja Hoje, em nossa busca pelo genuíno avivamento. 


-  Que o Senhor nosso Deus fenda os céus e desça derramando o poderoso e abundante avivamento, para produzir em nosso meio os mesmos resultados extraordinários que aconteceram na igreja de Atos; tudo o quanto aqueles amados irmãos viveram, experimentaram e realizaram, pode refletir-se em nossa igreja nesses dias, marcando nossa geração . 


- Os costumes, as tendências, os tempos mudaram, mas Deus não mudou, Ele continua o mesmo, Poderoso para fazer infinitamente mais além do que pedimos ou pensamos.


Os cristãos tem mais culpa por não estarem reavivados, experimentando uma vida poderosa e santa, dos que os descrentes por não estarem salvos.  






FONTE: http://www.pibmarilia.org.br/sermoes.php?ida6_sermoes=159




++
+++
++++
+++++
++++++
+++++++
++++++++

++++++++++
++++++++++




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem