A Cura para Família

Texto base.

Jeremias 8:22 Será que não há mais remédio em Gileade? Não há médico lá? Então por que o meu povo não foi curado?

Introdução

- O IBGE constatou em 2008 que um a cada quatro casamentos terminou em divórcio, isto equivale a 25% dos casamentos.

- Já nos Estados Unidos chega a 50% por cento o número de divórcios.

- Quando alguém comenta que está com dificuldades no relacionamento conjugal não faltam pessoas para aconselhar na direção da separação.

- A sociedade concorda que deve buscar a cura para muitos outros problemas, mas não entende que se pode buscar a cura para os relacionamentos familiares.

- Será que a única saída para problemas de relacionamentos é o rompimento do relacionamento?

- Será que existe cura para os relacionamentos familiares, ou será que a solução é sempre a separação, o abandono daquele relacionamento?

A boa notícia da palavra do Senhor é que há remédio em Gileade, há médico para os problemas nos relacionamentos, há cura para a família.

1 - A cura para a família começa com o diagnóstico certo.

- A autoavaliação e avaliação real sem tendências emocionais como amargura, ressentimento, raiva, desejo de vingança, sensação de ter sido injustiçado, orgulho ferido, entre outros é o início para buscar a cura na família.

Provérbios 27:23 
- Procura conhecer o estado das tuas ovelhas e cuida dos teus rebanhos.
- Procura conhecer o estado real da tua família que é o teu primeiro rebanho.

- Não se pode deixar levar pelas aparências é preciso saber como está minha casa.

- Uma das melhores maneiras é conversar abertamente sobre como cada um se sente sem medo e sem predisposição de recriminar ou desaprovar.

- Um ambiente onde alguém é reprovado por manifestar seus sentimentos leva a pessoa a se omitir e esconder qual é o verdadeiro estado da família e nunca se saberá verdadeiramente qual é o estado do rebanho familiar.

- Quantos pacientes são mal avaliados sendo tratados e medicados para determinada doença e ao persistirem os sintomas novas avaliações são feitas ao que se constatam problemas diferentes ou mais sérios.

- Conforme Sócrates dizia; “conhece-te a ti mesmo”, conhece tua família para que possa dar os próximos passos e trazer cura para tua casa.

2 - A cura para a família através do perdão.

Tiago 5:16 Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados.

- A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder.

- Perdão genuíno é a chave para a cura nos relacionamentos familiares.

- Não há quitação de uma dívida enquanto se cobra aquela dívida! Não há perdão genuíno enquanto se cobra a dívida.

- Para o perdão acontecer de fato, a pessoa precisa assumir o prejuízo que sofreu pagar o preço e nunca mais cobrá-lo.

- Um dos problemas nos relacionamentos familiares é que os erros são mencionados muitas vezes e por longo período de tempo.

- A prática de trazer à memória e à discussão os mesmos problemas que já foram abordados é a evidência da falta de perdão genuíno.

Miquéias 7:19 Novamente, terás compaixão de nós; acabarás com as nossas maldades e jogarás os nossos pecados no fundo do mar.

- O perdão de Deus é assim, Ele lança nas profundezas do mar, no mar do esquecimento os nossos erros e somos renovados diante dele.

- Nós devemos fazer a mesma coisa, quando nos pedem perdão pelo erro cometido contra nós não devemos mencioná-lo mais, pois foi jogado no mar do esquecimento.

3 - A cura para a família através da honra.

Êxodo 20:12 Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.

- A desonra aos pais pode ter efeito contrário da bênção proferida para aquele que honra, isto é, o filho pode ter vida curta e, ou, as coisas não irem bem para ele.

- Zé era um homem rude e gostava de lidar com os bichos, seu único filho quando atingiu a juventude passou a ser muito rebelde e desrespeitoso ao pai, certo dia agrediu fisicamente o pai. Algum tempo depois o pai morreu. O filho com idade de 28 anos teve um acidente e morreu. Muitos podem dizer que isto foi apenas uma coincidência, porém não é difícil de perceber como filhos que desonram os pais têm dificuldades na vida.

Romanos 12:10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.

Romanos 13:7 Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.

- Preferir o outro em honra significa privilegiar todo o ato de valorização daquela pessoa, aproveitar as oportunidades para elogiar e demonstrar gratidão.

4 - A cura para a família através do ato de servir, ajudar e presentear.

Gn 45:1-3 Então, José, não se podendo conter diante de todos os que estavam com ele, bradou: Fazei sair a todos da minha presença! E ninguém ficou com ele, quando José se deu a conhecer a seus irmãos. E levantou a voz em choro, de maneira que os egípcios o ouviam e também a casa de Faraó. E disse a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque ficaram atemorizados perante ele.

- A família que tinha traído José vendendo-o como escravo estava agora pedindo favores. Esta era a oportunidade perfeita para que ele se vingasse negando ajuda e deixando-os passar necessidades, porém ele fez o contrário.

- Ele serviu sua família em tudo o que precisavam.

- O que você faria no lugar de José?
- Como você reagiria?
- Como você tem reagido a familiares que erraram com você?

- É hora de buscar a cura para os relacionamentos familiares.
- É hora de perdoar, é hora de honrar seus familiares, é hora de servir sua família com tudo o que ela precisar. Amém!


Autor: Vanderlei Cardoso, pastor


+++++++++
++++++++
+++++++
++++++
+++++



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

1 Comentários

  1. palavra sabia e abençoada!!! que nosso Deus possa usar sempre a sua vida em nome de Jesus..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem