terça-feira, 26 de junho de 2012

Certezas e
Incertezas
na Vida

Texto base

1. Gênesis 2:17b Pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá.

Texto base

2. Gn 3: 4 Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

Introdução.

- A certeza e a incerteza fazem parte da vida de todas as pessoas.

- Algumas têm certeza a respeito de algo que outros têm incertezas.

- Alguns têm certeza a respeito da vida eterna outros têm incerteza.

- Alguns têm certeza que irão para a presença de Deus em sua morte, outros têm dúvidas. Porém é importante entender qual é a base que me dá certeza ou dúvida a respeito de algo.

- Se a minha certeza se baseia apenas em sentimentos ou suposições pautadas em tradições e valores populares, esta certeza me deixará acomodado e não buscarei saber a verdade de Deus sobre o assunto.

- Se minha certeza se baseia na palavra de Deus, me levará a uma vida abençoada e vencedora.

1) A certeza e a dúvida na história da humanidade.

- Após criar o homem, Deus quis estabelecer uma certeza em seu coração.

Gênesis 2:17b Pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá.

- A certeza consistia na morte do homem caso desobedecesse. Por outro lado, a serpente incorporando o inimigo de Deus falou o contrário.

Gn 3: 4 Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

- Em quem acreditar?
- Em quem Eva iria pautar a sua certeza?
- Parece-nos fácil responder a esta pergunta! Todos responderiam que deveria pautar sua certeza na palavra de Deus.

- Porém hoje acontece algo parecido conosco. Temos certezas e incertezas, mas nem sabemos o que baseia nossa certeza ou nossa incerteza.

- Naquela época haviam apenas duas vozes, a de Deus e a da serpente, porém hoje há muitas vozes a nos falar a fim de ter nossa confiança.

- Em qual vamos acreditar?

2) A certeza baseada na tradição é um perigo.

1Pedro 1:18-19 Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo.

- Karlinha teve uma boa infância com seu pai, sua mãe e sua avó numa cidade do interior do Rio Grande do Sul. Cidade esta com maioria da população de origem italiana e com sua tradição religiosa característica. Sendo uma moça bonita e inteligente casou-se com um rapaz trabalhador, juntos construíram um lar e uma linda casa. Após a morte de sua avó passou a sofrer de depressão. No início deste mês (junho de 2011) Karlinha se jogou de uma ponte e morreu.

- A depressão é algo terrível, multifatorial com causas e efeitos diversos de maneira que não se pode apontar com axatidão a causa e a cura, porém, segundo dados da família, Karlinha nunca procurou ajuda em outro grupo religioso. A certeza a respeito da tradição familiar e religiosa herdada dos antepassados prendeu-a até a morte.

- Ninguém pode garantir com total certeza que seu destino seria diferente caso procurasse ajuda fora de sua tradição, mas inúmeros testemunhos de pessoas que estavam em situação semelhante e conseguiram vencer dão conta de que havia esperança se ela procurasse igrejas cristãs que pregam o milagre pela fé.

- Casos como este nos fazem questionar sobre a confiança exagerada em tradições herdadas dos antepassados.

- O apóstolo Pedro diz que um grande preço foi pago para não mais confiarmos em tradições herdadas. É preciso questionar nossas certezas.

- A certeza pautada em tradições humanas erradas biblicamente é pior do que as dúvidas que nos levam ao encontro de Deus. Neste caso a dúvida é melhor que a certeza.

3) A certeza baseada na aparência humana é um perigo.

1Sm 16:6-7 Sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse consigo: Certamente, está perante o SENHOR o seu ungido. Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.

- Samuel foi enviado por Deus à família de Jessé para estabelecer um dos seus filhos como rei de Israel. Ao ver o primeiro ficou impressionado com sua beleza, postura, elegância e força. Então disse; certamente estou diante do rei, porém Deus reprovou Samuel por pautar sua certeza na aparência humana. Deus frisou que ele não é como o homem.

- O homem vê a aparência, mas Deus, o coração. Não se pode estabelecer uma certeza levando em consideração apenas a aparência.

- Neste caso também a dúvida é melhor que a certeza.

4) A certeza baseada na palavra de Deus deve nos alicerçar.

2Timóteo 1:12 e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia.

- Paulo disse: estou certo, tenho certeza que Deus é poderoso para me abençoar.

- É de crucial importância ter a certeza que nossa fé é baseada na palavra de Deus e não em tradições humanas, religiosas com filosofias vãs.

Neste caso a certeza é infinitamente melhor do que a dúvida. Hebreus 11:1-3.



AUTOR: Vanderlei Cardoso, pastor


++++++
+++++++
++++++++
+++++++++
++++++++++
+++++++++++

Nenhum comentário:

Postar um comentário