VIDA ABUNDANTE
NA VIDA DE UM LÍDER

“Ao saltarem em terra, viram ali umas brasas e, em cima, peixes; e havia também pão. Disse-lhes Jesus: Trazei alguns dos peixes que acabastes de apanhar. Simão Pedro entrou no barco e arrastou a rede para a terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes; e, não obstante serem tantos, a rede não se rompeu.” João 21:9-11

- A última manifestação de Jesus aos seus discípulos, depois da ressurreição, é cheia de ensinamentos e princípios espirituais que ficariam marcados para sempre em suas vidas. Os ensinos deixados por Jesus antes de sua morte já seriam suficientes para a formação da liderança nos moldes que Ele propusera em seu coração. Contudo, diante de alguns acontecimentos no comportamento dos discípulos por ocasião de sua morte, Jesus, no capítulo vinte e um do evangelho de João, deixa outra gama de ensinamentos profundos que são muito importantes para a solidificação de uma vida abundante, contribuindo para que eles e nós caminhemos dando frutos a Deus, propagando o evangelho da paz.

PRINCIPIOS ESPIRITUAIS PARA UMA LIDERANÇA BEM SUCEDIDA.

1. Um líder nunca pode voltar atrás depois de chamado ao ministério.

 “Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar.” Vs 3a

- O Apóstolo Pedro havia deixado a função de pescador para ganhar almas para o Reino de Deus, mas envergonhado, depois da ressurreição resolveu voltar a sua antiga função.

- Quando saímos do centro da vontade de Deus, vidas deixam de ser ganhas para Cristo e partem dessa vida perdida para sempre.

2. O líder sempre está influenciando seja para o bem ou para o mal.

“Disseram-lhe os outros: Também nós vamos contigo.” Vs 3b

- Temos que analisar bem nossas decisões e procurarmos sempre pautá-las dentro da soberana vontade de Deus, só assim os que seguirão nosso exemplo, agradarão a Deus.

3. A manifestação de Jesus em nossas vidas dar-se-á numa hora em que podemos não estar preparados.

“Mas, ao clarear da madrugada, estava Jesus na praia;” vs 4a

“Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão.” Provérbio 8:17 4.

- Quando estamos fora da vontade de Deus nossa visão espiritual fica prejudicada.

“todavia, os discípulos não reconheceram que era ele.” vs 4b

5. Jesus sempre pedirá de nós os frutos que temos gerado para ele.

“Perguntou-lhes Jesus: Filhos, tendes aí alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não.” vs 5,10

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.” João 15:1.2;

  “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.” II Coríntios 5:10

6. Quando obedecemos à palavra de Jesus sempre obteremos bons frutos para as nossas vidas.

 “Então, lhes disse: Lançai a rede à direita do barco e achareis. Assim fizeram e já não podiam puxar a rede, tão grande era a quantidade de peixes.” vs 6

- A primeira coisa que os discípulos tinham que aprender era que deveriam lançar as redes, mesmo que já tivessem feito a noite toda.

- Segundo, deveriam lançar as redes à direita, não pra frente, não pra trás, nem para a esquerda e nem pro alto.

- Não seguir as ordenanças tem sido o motivo de uma vida infrutífera.

“porque sem mim nada podeis fazer.” João 15:3b

- Quando obedecemos a sua palavra temos a plena certeza, em fé, que acharemos.

“Lançai a rede à direita do barco e achareis.”

7. Somente os que têm intimidade com Deus é que tem a percepção mais acurada, e recebem mais rápido a revelação.

“Aquele discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: É o Senhor!” Vs 7ª

“A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.” Salmos 25:14

8. Para entrarmos na presença de Deus temos que estar preparados, não pode ser de qualquer maneira.

“Simão Pedro, ouvindo que era o Senhor, cingiu-se com sua veste, porque se havia despido, e lançou-se ao mar;” Vs 7b

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,” Hebreus 12:14; (ver também Mateus 22:11-13; AP 16:15 e)

9. Na obra de Deus todos têm que ajudar, quando há cooperação o trabalho fica mais leve.

”mas os outros discípulos vieram no barquinho puxando a rede com os peixes; porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados.” VS 8

10. Jesus sempre tomará iniciativa em recompensar o fruto de nosso trabalho.

“Ao saltarem em terra, viram ali umas brasas e, em cima, peixes; e havia também pão.” Vs 9ª;

“Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.” João 15:16

11. O líder deve sempre ser o primeiro a apresentar ao Senhor o fruto de seu trabalho.

“Simão Pedro entrou no barco e arrastou a rede para a terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes; e, não obstante serem tantos, a rede não se rompeu.” vs 11

12. Os frutos adquiridos do trabalho do Senhor serão sempre numerosos e de muita qualidade.

“…arrastou a rede para a terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes;”

13. Quando Jesus nos chamar à mesa para comer com ele no dia da glória, cessarão as indagações e as dúvidas, teremos a revelação plena de sua presença gloriosa.

“Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. Nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? Porque sabiam que era o Senhor.” vs 12

14. Para permanecer na presença de Cristo o líder tem que ter o coração curado.

 “Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.” vs 17

- Os princípios deixados por Jesus aos seus discípulos, revelados acima, após a ressurreição, nos ensinam como viver uma vida abundante e de muita prosperidade em nosso ministério.

- Nunca retroceder…

- Sempre influenciar para o bem… O centro sempre ser Jesus, nunca nós…

- Estar sempre preparado. Ele vem…

- Manter a intimidade com Deus…

- Obedecer a sua Palavra…

- Estarmos curados, para curar a outros…

- Legados eternos que jamais devem ser postos de lado, mesmo quando vemos “as novidades espirituais” destes últimos dias vindo com força para dominar as igrejas e sufocarem a Palavra, devem nortear nossas atitudes na hora das escolhas, no desenvolvimento do nosso ministério nessa terra à luz das vontades eternas de Deus.

Nunca saberemos tudo. Temos muito que caminhar, e muito que aprender. Sigamos, então, os ensinos do mestre e com certeza, seremos mais que vencedores.



AUTOR: Pr. Francisco Nascimento


+++++++++
++++++++
+++++++
++++++
+++++
++++
+++
++
+


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem