Lavar os Pés
Uns dos Outros

Texto - João 13:1-17

- Este é um mandamento recíproco é deve ser praticado em relação ao próximo.

- Estes mandamentos devem ser experimentados “de uns para com os outros”.

- São os que falam dos deveres mútuos que viabilizam o agir de Deus no meio de Sua igreja.

- Sabemos que os resultados na vida daqueles que praticam, serão: famílias inteiras curadas, vidas transformadas, ministérios frutíferos, prosperidade financeira, etc.

- A nossa meta é crescer, frutificar, multiplicar e governar.

- Estaremos falando nas próximas semanas sobre estes mandamentos que destacam a mutualidade, o serviço, o compromisso em crescer e amadurecer. Recebi do Senhor esta direção, desenvolver nos discípulos e igreja bases para sustentação e crescimento.

- Estes princípios são fundamentais para criar estrutura no relacionamento e maturidade. Por isso é importante que estes sejam praticados, vividos, pois Deus quer fazer de você padrão e modelo para seus discípulos.

- O primeiro que gostaríamos de destacar nesta série de ministrações, refere-se ao lavar os pés uns dos outros.

- Como lemos no texto desta noite, durante a celebração da última Páscoa, Jesus, reunido com seus discípulos, começou a lavar-lhes os pés.

Com esse ato o Senhor Jesus nos ensinou a:

1. Assumir Voluntariamente a Posição de Servo

- Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. (Jo 13:14).

- A responsabilidade de lavar os pés de um convidado naquela época era delegada ao servo da casa.

- Jesus, porém, sendo Senhor sobre todos, assumiu a condição de servo, considerando o próximo, o convidado especial do grande Anfitrião, o Pai celestial. Fazendo assim, Ele tornou-se servo de Deus e dos homens.

“ Em Filipenses 2:7-8 diz: “...antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.”

- A simples consciência de que somos servos e não senhores já nos ajudaria a resolver muitos conflitos de relacionamentos.

- Nos sentimos feridos ou magoados quando as pessoas não nos agradam ou não nos dão a atenção que achamos que merecemos.

- Estamos aqui, no entanto, para servir aos outros e antes de tudo, precisamos ser discípulos comprometidos com o Senhor, submissos e prontos para servir.

- Pratique esta arte de servir aos outros de acordo com os talentos e recursos que você possui.

- Tenha a alegria de sentir-se útil no Reino de Deus servindo ao próximo como Cristo serviu... (isso fala de semeadura)

2. Ajudar o Próximo a Remover a Sujeira do Caminho

- “ Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo.” (Jo 13:8).

- Jesus disse que os discípulos não necessitavam banhar-se novamente porque já estavam limpos pela Palavra recebida. Mas os pés precisavam ser lavados constantemente.

- Quando recebemos a Palavra de Deus em nosso coração e nascemos de novo, somos lavados e purificados pelo Senhor.

- Mas, quando caminhamos a cada dia nos sujeitamos à poeira do caminho: o pecado, a mágoa, a ira, as atitudes imaturas, a queda, etc.

- Precisamos nos dispor a lavar os pés daqueles que estão engatinhando na vida cristã e dos mais maduros também; bem como dos que, por algum motivo, caíram na fé.

- Devemos servi-los, pacientemente em amor. Desta forma haverá restauração na nossa vida, na dos nossos companheiros(as) discípulos, irmãos e amigos, temos uma caminhada rumo a vitória, rumo ao êxito......

- O Senhor disse que se Pedro se negasse a ter seus pés lavados, este não poderia ter parte com Ele.

- Os que acumulam a sujeira do pecado em suas vidas vão, gradativamente, perdendo a comunhão com Deus.

- Quando, porém, intervimos com amor, mostrando ao irmão e discípulo o caminho do arrependimento e da restauração, então, estamos cumprindo o mandamento recíproco do lavar os pés ao próximo.

- Esteja à disposição dos que buscarem sua ajuda nessa área.

- Seja bondoso e cheio de compaixão, para que o tratamento seja na vida dos discípulos e de alguém que esteja precisando de ajuda, um ato de graça para restaurar trazendo verdadeira cura que resultará em frutos na vida pessoal e ministerial.

3. Promover Refrigério ao Cansado

- “Declarou-lhe Jesus: Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés; quanto ao mais, está todo limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos.” (João 13:10).

- A sujeira do caminho pode não se limitar somente ao pecado, mas ao desânimo e sentimentos de tristeza ou fracasso a que alguns são submetidos.

- Não há nada mais confortador do que a água fresca sobre os pés de quem muito caminhou; assim são as palavras de ânimo e de encorajamento ao que já não tem mais nenhum vigor.

- Os que sofrem de inquietações, tentações constantes, dúvida e sentimentos negativos, precisam de verdadeiros amigos cristãos que os ajudem em seus desafios.

- Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo. (Pv 16:24).

- O contrário do que falamos acima são as palavras destituídas de graça, ou seja, aquelas que trazem pesar ao coração do próximo e não edificam.

- A crítica, o julgamento, a condenação e tantas outras atitudes negativas em relação ao outro, não edificam nem servem aos propósitos divinos.

- Esta palavra nos mostra a importância e o propósito do servir, nos mostra também que devemos estar prontos para abrir nosso coração para ser cuidado, discipulado, perdoados, ministrados e curados.

- Esse é o propósito de Deus na sua vida, como seus filhos, como igreja, como discípulos e discipuladores, como Célula e como família.

- Você descobrirá quando examinar o seu passado que momentos realmente vividos foram aqueles em que fez coisas com um espírito de amor.

- O amor ao nosso próximo é a única porta que permite sair do calabouço do interesse próprio! Isso nos libera para prosperar e servir com alegria. Vamos compartilhar com alegria e fervor, sua participação é muito importante!

1. Você tem experimentado isso na sua vida aqui na IACC, família Penha? 

2. Você está disposto a viver e praticar esse mandamento do Senhor? 

3. Essa palavra ministrou ao seu coração?

Um Grande abraço e um beijo no coração! Deus te Abençoe! No amor de Cristo!!!


AUTORES: Paistores Eliezer e Zenita

+++++++++
++++++++
+++++++
++++++
+++++
++++
+++
++
+


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem