Jovem e a tecnologia,
um desafio para
uma vida
cristã saudável.

- Falar para jovem é sempre um grande desafio. Desafio este que pode ser minimizado quando usamos de uma comunicação adequada.

- Diante desta realidade, é que teceremos alguns comentários sobre um tema que é de pleno domínio da juventude, a tecnologia usada na rede mundial de computadores.

- Nosso propósito não é percorre a via técnica, mas reflexiva, sobre a ambigüidade e paradoxo existente intrinsecamente nestas ferramentas.

Revolução na comunicação (Dn 12.4)

1 - Desenvolvimento acelerado

2 - Sociedade do conhecimento e da informação

3 - Civilização da imagem (Ditadura da Beleza)

4 - Gera a necessidade de realfabetização

5 - Socialização num mundo de telas (Conflito interpessoal, alienação)

Conseqüências da revolução Tecnológica (II Tm 3.1)

1 - Cultura da competição

2 - Cultura da performance (Rendimento, utilitarismo)

3 - Cultura da simulação (Muitas faces)

4 - Cultura do imediatismo

5 - Busca frenética pela estética perfeita e o culto ao corpo (Ethos Hedonista)

6 - Crise de identidade Mundo virtual

- Conceito

• “Algo que não é físico”
• “Algo que é apenas potencial, ainda não realizado”
• “Algo que não é conceito”
• “Virtual é tudo que não é palpável” (Abstração de algo real)

- No entanto, ainda que o “mundo virtual” esteja na categoria da subjetividade, na atualidade passa ser tão objetivo quanto a própria objetividade.

- Este fenômeno exige que todos nós nos atualizemos, haja vista, não haver retrocesso.

- O caminho é de mão única e está em pleno vapor rumo ao futuro, novas descobertas e avanço tecnológico.

- O Mundo virtual é bom ou ruim? ( I Ts 5.21-23)

- Muitas coisas na vida não são boas nem mãs, simplesmente são coisa. E a caracterização benéfica ou maléfica deriva-se da forma com que à utilizamos.

- A palavra de Deus no orienta dizendo: “Examinai tudo. Retende o bem”, 1 Ts 5.21.

- O texto sagrado ainda registra:

“Abstende-vos de toda aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo”, 1 Ts 5.22-23.

I. Benefícios do mundo Virtual

1. Facilidade no pagamento de faturas, emissão de faturas e segundas vias, verificação de saldos bancários, pedido de certidões e retiradas etc.

2. Compra de produtos sem sair de casa por preços muitas vezes bem menores que habitualmente;

3. Contato com pessoas de várias localidades do mundo e possibilidade de encontrar pessoas que a anos não se via;

4. Pesquisa de diversos conteúdos plenamente gratuito, como livros de diversas ciências possibilitando o crescimento intelectual da humanidade e a democratização da leitura;

5. Acesso a sites com artigos, vídeos,músicas, etc cristão, servindo para a edificação de muitas pessoas;

6. Acesso a sites de Igrejas com cultos on-line, para localidades onde não há Igreja ou pessoas se encontram impossibilitadas de freqüentar uma igreja regular.

7. Acesso a rádios on-line, com ótimas programações; Possibilidade de se realizar reuniões (net meetings) a custos baixos e sem os transtornos da locomoção e tudo isso em tempo real;

II. Conselhos sobre como comportar-se na rede

1. Cuidado com as informações que você disponibiliza na rede;

2. Cuide de suas senhas;

3. Não fique tempo demasiado na rede, só o necessário;

4. Não troque a companhia de seus amigos, parentes e íntimos por estar na Net;

5. Cuidado com a síndrome da dupla personalidade;

6. Usa a internet, não deixe ela te usar;

7. Faça na Net um espaço de evangelização e comunhão, não o inverso;

8. Fuja da aparência do mau;

9. Mantenha sempre sua vida de oração e consagração;

10. Se houveram maus usos da Net, ainda é tempo de se arrepender;

III. Perigos do mau uso da rede mundial de computadores (Mt 26.41)

1. Sono irregular;
2. Dependência;
3. Introversão;
4. Prejuízo nos relacionamentos;
5. Redução no convívio pessoal;
6. Resultados escolares baixos;
7. Contato com conteúdos inadequados;
8. Contato com pessoas mau intencionadas;


IV. Atenção - Campo Minados Muitos são os que foram feridos pelas minas de bomba na África.

- E por incrível que pareça, ainda hoje, depois de anos do término da Guerra, morrem pessoas e muitas são mutiladas pelas armadilhas deixadas escondidas entre o pó da terra.

- A rede mundial de computadores é um terreno de benefícios, mas, assim como a África, possui suas “minas”. Precisamos tomar cuidados para não sofrermos os prejuízos irreparáveis.

4.1 - Orkut - Comunidades de relacionamentos Geralmente possibilitam a criação de um perfil, onde o usuário preencherá seus dados pessoais, hobbies, interesses, gostos, etc.

- Ao preencher seu perfil, um jovem cristão deve sempre preocupar-se em como aquelas palavras poderão mostrar sua convicção como Cristão.

- É comum encontrar em perfis de jovens cristãos, palavras que denotem um comportamento que não seria aceitável por Cristo.

- Lembre-se: grande parte da comunidade virtual nunca o conhecerá pessoalmente, portanto, para estes, você é o que o seu perfil diz ser.

- Uma situação embaraçosa é visitar o perfil de um cristão no orkut e descobrir que ele participa de comunidades que não refletem a Cristo.

- Evite sempre as comunidades ofensivas, que incentivem comportamentos problemáticos e que não seriam aceitos em sua comunidade cristã.

- Evite também aquelas do tipo "Eu odeio...", além de serem muitas vezes preconceituosas, elas transmitem uma imagem negativa de quem participa.

- Outro detalhe interessante é tomar cuidado com as amizades. Certamente você já ouviu seus pais dizendo algo como "cuidado com as amizades". A regra também vale para a internet.

- Pessoas mal-intencionadas estão em todos os lugares, inclusive no Orkut.

- Lembre-se sempre que as relações que você mantém formarão o seu caráter e a sua forma de pensar. Além do cuidado com as amizades, não devemos nos esquecer da palavra “moderação”. O excesso sempre acaba fazendo mal, de alguma forma.

- Controle-se, o orkut sempre estará ali à sua disposição, mas seus amigos, sua família e suas atividades diárias sempre precisam da atenção que só você pode dar. Existe vida além do Orkut.

“Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o Senhor sonda os corações.” Pv 21.2

(Veja também: Sl 7.9; 17.3; 139.1)“…Eu sou aquele que sonda mente e corações, e vos darei a cada um, segundo as vossas obras.” Ap 2.23

4.2 MSN

– Bate Papos – Chat’s

- Estas salas de conversação são usadas por muitos para construir amizades e em outros casos, até falarem do amor do Senhor.

- Infelizmente, nota-se que as designadas aos Cristãos/Evangélicos dos grandes portais, são verdadeiras praças nas quais muitos freqüentadores influenciados por espíritos malignos se portam como filhos das trevas.

- A consciência de uma vida santa deve envolver todo o nosso ser, a ponto de produzirmos os frutos do Espírito Santo em todas as situações, inclusive, nas ações numa sala de Chat, nossas palavras devem ser continuamente uma expressão de louvor a Deus.

“A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.” Cl 4.6

”De boas palavras transborda o meu coração… nos teus lábios se extravasou a graça; por isso Deus te abençoou para sempre.” Sl 45.1,2

”Ordena e ensina… Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, tornar-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” 1Tm 4.11,12

”Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios” Sl 141.3

”E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus…” Sl 40.3

”Habite ricamente em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos e hinos e cânticos espirituais, com gratidão, em vossos corações. E tudo que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus.” Cl 3.16,17

4.3 - Sites eróticos e de pornografia

- É preciso que os servos de Deus tenham o devido cuidado com a vida espiritual, não permitindo que a impureza se aloje, afastando-lhes da comunhão verdadeira com o Eterno.

- Amados, é um engano pensar que o acesso a tais páginas não produz um efeito devassador na vida, é praticamente impossível, não se contaminar com os desejos baixos produzidos pela carne.

- O Senhor nos deixa uma palavra clara de alerta contra a impureza, sua prática apaga o Espírito de Deus.

“Eles perderam toda a vergonha e se entregaram totalmente aos vícios; eles não têm nenhum controle e fazem todo tipo de coisas indecentes… Vocês fazem parte do povo de Deus; portanto, qualquer tipo de imoralidade sexual, indecência ou cobiça não pode ser nem mesmo assunto de conversa entre vocês.” (Ef 4.19 e 5.3)

“Ele castigará especialmente os que seguem os seus próprios desejos imorais e desprezam a autoridade dele.” (2Pe 2.10)

4.4 - Sexo Virtual/Sensualidade

- Sexo virtual é pecado! Sua pratica envolve masturbação, conversas impuras e baixas.

- O peso de sua prática assemelha-se ao da fornicação e ou adultério. Os seus praticantes estão destituídos da verdadeira comunhão com Deus e estão debaixo de condenação eterna.

”Vocês fazem parte do povo de Deus; portanto, qualquer tipo de imoralidade sexual, indecência ou cobiça não pode ser nem mesmo assunto de conversa entre vocês.” ( Ef 5.3)

“Deus não nos chamou para vivermos na imoralidade, mas para sermos completamente dedicados a ele.” 1Ts 4.7 ;

“Que o casamento seja respeitado por todos, e que os maridos e as esposas sejam fiéis um ao outro. Deus julgará os imorais e os que cometem adultério.” (Hb 13.4)

4.5 - Satanás tem investido pesado nos meios de comunicação para destruir os jovens. ( Fp 4.5-8; 1 Jo 1-9)

“Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos por coisas alguma, mas em tudo, pela oração e pela súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Fp. 4:5-8

V. Sites e ferramentas virtuais usadas para o reino do Senhor.

- Mas, em meio a este mar de coisas terríveis, visualizamos ilhas que são verdadeiros paraísos espirituais, nas quais podemos aportar e desfrutar das delicias que nos são apresentadas.

- Verdadeiro alimento que fortalece a nossa fé e concede-nos disposição para continuarmos firmes e inabaláveis na caminhada em direção à cidade santa.

- Estes sites devem ser visitado, são pontos de luz em meio às trevas. Uma verdade inegável é que existe uma sociedade virtual, um mundo virtual ainda não alcançado pelo evangelho.

- Quem sabe hoje poderemos parafrasear o evangelista John Wesley e dizer:

“O mundo virtual é a minha paróquia”.

VI. Restaurando o altar do Senhor

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”. ... Mateus 26.41

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. I João 1:9

- Ainda que você tenha sido pego pelas astutas ciladas de satanás, hoje Deus lhe concede mais uma oportunidade de banhar-se debaixo do chuveiro da graça.

- Toda culpa cairá por terra, toda vergonha será repreendida. E sua vida espiritual será restaurada. Você recebe de Deus uma segunda chance,

“se confessar seus pecados..."

Postado por Ivan Tadeu Panicio Junior


=
==
===
====
=====
======
=======
========
=========
==========
===========
============
=============
==============


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem