Como Realizar
os Sonhos
Humanamente
Impossíveis

  Neemias 2.1-10

- Em Cristo a vitória é possível apesar das circunstâncias impossíveis.

- A cidade de Jerusalém estava em condições desesperadora: insegurança pública, injustiça social, opressão dos inimigos, pobreza, miséria e opróbrio.

- Durante 120 anos milhares de habitantes conviveram com a ruína da cidade e não fizeram nada... o que o povo precisava era de um líder com um plano de ação e que os conduzisse na construção da cidade e dos muros.

- Neemias enxergou o problema e a solução sem nunca ter estado em Jerusalém, um líder vê mais longe que os outros e vê antes dos outros.

- É preciso enxergarmos além dos problemas, além dos gigantes...

- O povo unido precisou apenas de 52 dias para reconstruir o muro de Jerusalém que estava derrubado havia 120 anos...( Ne. 6:15).

- Deus nos prometeu vitórias e não ausência de lutas. “O vencedor não é aquele que nunca sofre derrotas, é aquele que nunca desiste”.

- Os inimigos fizeram oposição continua, tentando desanimar o povo, fazendo ameaças, fazendo falsas acusações, fizeram de tudo para tentar paralisar a obra...

1 – O que fazer quando nossos sonhos e planos parecem impossíveis de serem realizados?

a) Tenha certeza do chamado de Deus para sua vida; foi assim com Neemias. (Ne. 2:12).

b) Os desafios a nossa volta são trombetas de Deus a nos desafiar para causas grandes, nobres e relevantes. (Ne.1:3,4).

c) Quando abrimos nossos olhos para a realidade à nossa volta, nosso coração é aquecido, os nossos pés são acelerados, as nossas mãos são acionadas e a obra é feita. (Ne.2:17, 18).

d) Neemias chorou, orou e jejuou durante quatro meses antes de começar a agir – nós precisamos fazer o mesmo, antes de buscarmos recursos da terra, precisamos buscar os recursos do céu... (Ne 2.1; 1:4).

e) Neemias entendeu que a reconstrução precisaria passar pela decisão política do rei. O rei Ataxerxes havia decretado a paralisação da reconstrução da cidade (Ed 4.21), só um milagre poderia reverter a decisão política do rei, contudo, os impossíveis para os homens são possíveis para Deus.(Lucas 1:37).

f) É preciso aguardar o tempo certo de agir. É preciso ter sabedoria para saber a hora certa de agir em nome e no poder de Deus... (Ne 1.11).

2 – Tenha atitudes corretas diante das pessoas (Ne 2.1-9).

a) Neemias demonstrou grande tristeza diante do rei (Ne 2.1). Porque o problema do povo de Deus agora é o seu problema...

b) Neemias sente o fardo do povo sobre os seus ombros, ele não esconde os seus sentimentos, não sente vergonha do seu povo; está pronto a sacrificar sua estabilidade financeira, seu status, seu conforto, suas conquistas, sua prosperidade, para reconstruir a cidade de seus pais...

c) Levante-se uma grande obra pode começar se você se levantar e colocar-se nas mãos de Deus dizendo: usa-me, o Senhor vai fazer faça em mim e através de mim...

d) Neemias demonstra fidelidade ao rei (Ne 2.3). Ele era um homem de absoluta confiança em sua posição. Fidelidade é uma marca dos homens usados por Deus...

e) Neemias demonstra tato na abordagem, com habilidades para fazer perguntas (Ne 2.3). Não citando o nome da cidade de Jerusalém (Ne 2.3). Ele levantou a questão da memória dos seus ancestrais, dos seus pais.

f) Neemias demonstra clareza em seus propósitos.

Alvos claros objetivos específicos, propósitos bem delineados:

- Ele precisava que o rei mudasse a política acerca de Jerusalém (Ne 2.5).

- Ele queria ser enviado pelo rei com a missão de reconstruir Jerusalém (Ne 2.5). O seu chamado era de Deus, mas precisava ser enviado pelo rei...

- Ele precisa de cartas de recomendação do rei (Ne 2.7). Para fazer bem a obra de Deus precisamos de planejamento, estratégia e prudência.

- Ele precisa da aprovação, e de provisão para a obra (Ne 2.8). Neemias calculou os custos da obra antes de lançar no projeto. Não se faz a obra de Deus sem recursos. Ele pede a quem pode atender.

Precisamos saber o que pedir, quando pedir e para quem pedir.

- Ele precisava de proteção para a viagem (Ne 2.9). A proteção divina não anula a prudência humana.

3 – Vença a resistência levantada pelos inimigos (Ne 2.10).

a) Conheça a identidade dos inimigos. Sambaláte e Tobias tentaram desanimar o povo... Sambaláte era o governador de Samaria e Tobias um membro nobre dos amonitas...

b) Conheça a atitude dos inimigos. O sucesso da obra de Deus deixa o inimigo furioso... os guerreiros de Deus sempre vão despertar a ira e a fúria dos inimigos...

c) Conheça a motivação dos inimigos. Eles estavam furiosos porque Neemias se levantou para procurar o bem dos filhos de Deus. Quando alguém luta pela igreja e se levanta para reconstruir a casa de Deus desperta a fúria do diabo...

Ex. Moisés ... Paulo...

d) Vença a resistência do inimigo buscando a direção de Deus (Ne 1.11; 2.4).

e) Vença a resistência do inimigo tributando à Deus o sucesso de sua causa (Ne 2.8-9). A mão de Deus está conosco para nos dar sempre proteção, direção e provisão. É de Deus que vem a nossa vitória (2 Co 2.14; Is 54:17).

f) Vença a resistência do inimigo pela oração, jejum, louvor, pela Palavra de Deus, pelo sangue de Jesus e pelo poder e autoridade do nome de Jesus.

g) Deus é inimigo dos meus inimigos e adversário dos meus adversários. (Ex. 23:22). O sonho humanamente impossível da reconstrução de Jerusalém tornou-se realidade porque um homem colocou-se nas mãos de Deus.

Igreja, olhe para as oportunidades e não para os obstáculos.

- Confie em Deus de todo o coração. (Ne. 4:4,5).

- Respeite e vença a oposição. (Ne. 4:9).

- Reforce os pontos fracos. (Ne.4:13).

- Tranqüilize as pessoas. (Ne.4:14).

- Recuse-se a parar o seu trabalho para Deus. (Ne. 6:3).

- Renove continuamente sua fé e seu ânimo, a fé e o ânimo das pessoas. (Ne. 4:16-23)

- “Não são os grandes homens que transformam o mundo mas, homens fracos nas mãos do grande Deus”.

FONTE: http://www.pibmarilia.org.br/sermoes.php?ida6_sermoes=162

+++++
+++++++++
++++++++++++++ ++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem