ADVERSÁRIOS DO
CASAMENTO
BEM SUCEDIDO

Texto: “Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se. E, quando a erva cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio. Então, vindo os servos do dono da casa, lhe disseram: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio? Ele, porém, lhes respondeu: Um inimigo fez isso” (Mateus 13.24-28 a).


Introdução


- Sermão dirigido aos noivos, mas também a todos os presentes.

- Nunca, tantos casais se separaram! De 1982 a 2000, o número de divórcios aumentou 29,4% enquanto as separações judiciais saltaram para 84,3%, segundo os dados do IBGE. A maior parte destes dados foi levantada entre pessoas de 30 a 40 anos.

- Em todos os esportes, os jogadores, lutadores, estudam seus adversários para não serem surpreendidos e para procurar vencê-los.
- Quando conhecemos bem os nossos adversários, podemos jogar, lutar melhor contra eles.

Transição

- A instituição casamento tem adversários que o podem destruir, que o podem derrotar.

- A Bíblia e a própria experiência nos mostra alguns adversários (inimigos) contra os quais devemos lutar para que o nosso casamento permaneça de pé.

I.) Infidelidade – Hb 13.4

“Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros” (Hb 13.4)

- Ninguém cai no pecado da infidelidade de uma vez. Tudo começa com um pequeno e despretensioso olhar, que pode avançar para pequenas liberdades com pessoa do sexo oposto, que podem se encaminhar para algo mais intenso. Daí a importância de cada cônjuge procurar satisfazer seu companheiro em todas as áreas para ajudar a fechar a porta para o pecado.

- Olhares impuros para pessoas do sexo oposto, visita a sites de conteúdo imoral, liberdades com pessoas via Internet (msn) também são formas de infidelidade!

- Outra forma de infidelidade é mentir, esconder informações que não deveriam ser escondidas, etc.

- Uma pequena mentira pode corroer toda a confiança no relacionamento.

- Reler e explicar Hb 13.4. Devemos manter nosso leito sem mácula. Deus julgará os impuros e adúlteros.

II.) Egoísmo – 1 Co 10.24; Fp 2.4

“Ninguém busque o seu próprio interesse, e sim o de outrem” (1 Co 10.24).

“Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros” (Fp 2.4).

- Temos por natureza, a tendência de sermos egoístas. Se o egoísmo for levado para dentro do casamento, a porta para problemas desagradáveis, e até para a destruição do relacionamento está aberta.

- Se cada cônjuge pensar em satisfazer não às suas necessidades, mas as necessidades do outro, o casamento será bem sucedido. Se cada cônjuge buscar não a sua própria felicidade, mas a felicidade do outro, ambos serão felizes!

III.) Expectativas Conjugais Irreais – Jo 16.33

“… No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16.33).

- Você já ouviu expressões como estas: Você está ficando igualzinho a seu pai! Você reage como a sua mãe! Esperava algo bem diferente do nosso casamento! Quando a gente namorava, tudo ia às mil maravilhas, mas agora …! Eu tinha uma certa imagem do nosso relacionamento, mas a realidade está sendo bem outra!

- Por mais tempo que um casal namore ou estejam noivos, o conhecimento pleno um do outro só se dará quando os dois estiverem morando debaixo do mesmo teto.

- Expectativas conjugais irreais fatalmente causarão frustrações, desilusões, desapontamento e desespero. É necessário ter os “pés no chão” e ter consciência de que o casamento não é um “mar de rosas”. Problemas surgirão!

Alguns exemplos de expectativas irreais:

- Se eu casar com uma pessoa crente, o meu casamento estará seguro e feliz. (Este é um primeiro passo muito importante, mas se ambos não atentarem para outros princípios importantes, o fato de os dois serem cristãos não vai evitar problemas).

- Em nosso casamento não haverá discórdias e brigas como tem acontecido com nossos pais.

- Ele vai continuar a ser sempre o homem romântico que sempre foi!
- Ela será como a minha mãe, uma mulher virtuosa!

- Passaremos todo o nosso tempo de lazer juntos tendo os mesmos interesses, “hobbies” e atividades esportivas.

- É necessário ter os “pés no chão” e saber que no casamento passaremos por aflições, mas tende bom ânimo!

Conclusão

- Entre outros adversários do casamento bem sucedido encontram-se: falta de sabedoria no relacionamento com os pais e sogros, falta de prática da Palavra de Deus, falta de sabedoria no planejamento financeiro, falta de boa comunicação, falta de amor verdadeiro, etc.

- Como foi lido no texto inicial, não durmamos e não permitamos que um inimigo semeie o joio em nosso relacionamento, para que este nunca venha a ser destruído!

FONTE: Pr. Ronaldo Guedes Beserra com algumas citações de Jaime Kemp.


==============
=============
============
===========

+++++++++
++++++++++
+++++++++++
++++++++++++
+++++++++++++


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem