A SÍNDROME
DE SANSÃO

- JUÍZES 16:20




- Muitas são as doenças que atingem todas as pessoas de diversas classes, em todo o mundo.

- Há doenças que são fáceis de serem diagnosticadas e tratadas, e não trazem grandes preocupações.

- Há outras mais complexas, que requerem um cuidado maior inclusiveno sentido de seguir as recomendações médicas para que esse mal não se torne coisa pior.

- Há outras doenças que embora a medicina tente tratar, ou amenizar, não há cura. O enfermo então dependerá unica e exclusivamente da misericórdia e da graça de Deus, para escapar do futuro óbito.

- Há doenças que são classificadas como verdadeiras síndromes e que estão presentes em todo o mundo. Essas doenças, porém apresentam sintomas que facilitam muitas vezes o tratamento e consequentemente a cura.

- Há uma doença, em especial que acomete todo ser humano, indistintamente, isto é, todos a têm e ninguém escapa dela. É a doença da alma, chamada pecado. A cura só pode vir através do remédio do céu chamado Jesus Cristo, que deve ser tomado diariamente 24 horas por dia.

- Essa doença ataca todos os setores da vida humana e pode fazer um grande estrago na alma levando à óbito carnal, espiritual e principalmente eterno. Essa doença divide-se em vários segmentos, podendo gerar no enfermo vários tipos de síndromes.

- O texto que acabamos de ler, apresenta um Israelita chamado Sansão (pequeno Sol), sendo escolhido por YHWH para julgar a o povo e libertá-lo da opressão dos filisteus.

- Todos nós conhecemos a bela e triste história de Sansão, que tinha tudo para ser bem sucedido como líder nos tempos dos Juízes em Israel. Porém, fracassou. O que podemos afirmar sobre essa história que nos serve de alerta, é que Sansão foi acometido pela síndrome, a doença do pecado. E infelizmente não foi curado a tempo de preservar sua reputação, seu ministério, sua própria vida.

- O principal sintoma dessa síndrome maldita, na vida de sansão, diagnosticada pelo médico das almas, é sem dúvida, o que podemos chamar de "brincadeiras perigosas".

Vejamos outros sintomas dessa síndrome maldita, que trouxe desgraças sobre a vida de Sansão e sobre toda a nação:

1º SINTOMA: QUEBRA DA ALIANÇA. (caps. 13.5-7; 14.8-9)

- Notem meus amados, que Sansão era Narireu, consagrado desde o ventre para algum ministério específico. No caso de Israel, seu ministério era servir a Deus como líder, julgar retamente a nação, fortalecer o reino, e expulsar os filisteus do arraial de Israel.


- Os nazireus nao podiam: cortar o cabelo, tocar ou comer coisa imunda, se misturar com outros povos pagãos. O nazireu era modelo de homem perfeito diante de Deus.

- Sansão quebrou todas essas regras que na verdade evidenciavam explicitamente sua aliança com Deus. Ao desobedecer gradativamente as leis de Deus, ele quebrou sua aliança com Ele. E pagou um alto preço por isso.

- Meus amados, não podemos quebrar nossa aliança com Deus, por motivo algum.

- Precisamos permanecer fiéis ao nosso voto de santidade e não podemos negociar nosso ministério nem abrir mão de nossos princípios. Quando desobedecemos as ordens explícitas de Deus, quebramos nossa aliança com ele.

2º SINTOMA: DESOBEDIÊNCIA AOS PAIS (caps. 14.1-3; 16.1)

- Deus nunca aprovou a união de pessoas crentes com incrédulos. Sansão sabia muito bem das leis de Deus, e mesmo sendo advertido pelos seus pais, ignorou uma ordem.

- Quando somos insubmissos às ordens daqueles que zelam por nós, pagamos um alto preço. Os pais de Sansão zelavam por ele, e eram autoridade sobre ele. Mas Sansão escolheu trilhar seu próprio caminho.

- Irmãos, quando ignoramos as ordens daqueles que estão acima de nós, e não os acatamos, sofremos terriveis tribulações, assim como Sansão sofreu.

- Seja obediente aos seus pais, aos pastores, aos presbíteros, aos diáconos, enfim àqueles que zelam por suas vidas e que prestarão contas a Deus por elas.

- A submissão é a tocha da nossa vitória que iluminará a negritude do nosso ego. Seja submisso à Deus e as autoridades. Obedecer é melhor do que sacrificar.

3º SINTOMA: BRINCAR COM A PALAVRA DE DEUS (caps. 16.6-9; 10-12; 13-14; 15-17)

- Sansão não brincou simplesmente com seu segredo que não estava nos seus cabelos, e sim na sua aliança com Deus, mas brincou com a própria Palavra de Deus. Ele não precisava dizer a ninguém de onde vinha sua força, nem tampouco mentir.

- Não devemos nada ao mundo no tocante à nossa vida com Deus. Mas Sansão achou divertido usar a Palavra de Deus para enganar e destruir. Ele achou engraçado essa situação.

- Quando brincamos com o sagrado, nos tornamos pagãos, hereges, e pessoas sem consciência. Parece que a corda que nos é dada é infinita em seu cumprimento. Sansão não imaginava que breve isso iria acabar.

- Sansão se divertiu mentindo e usando sua aliança com Deus e a Palavra profética para enganar os filisteus.

- Quando não suporta mais e resolve falar a verdade (ele não precisava dizer nada), pela única vez, foi subjulgado, derrotado e envergonhado. Quando brincamos com a Palavra de Deus somos envergonhados e derrotados.

4º SINTOMA: AUTO SUFICIÊNCIA: (cap. 16.20-22)

- Quando Sansão é surpreendido, ele afirma: "Vou fazer como fiz das outras vezes", "eu já resolvi o problema com minha força e com meu braço, já passei por isso antes, deixa comigo".

- Meus amados, a síndrome que o acometeu foi tão aguda que ele nem se deu conta que sua cabeça estava rapada, e que o ápice da sua brincadeira e desobediência gerou a quebra total da sua aliança com o Senhor a ponto de o Espírito do Senhor o desamparar por causa do seu pecado.

- Isso também é sintomático. Quando nos afastamos de Deus e quebramos nossa aliança com ele, achamos que somos auto suficientes e que não precisamos da intervenção de Deus.

- Quando nos tornamos auto-suficientes somos envergonhados (23-27). Não podemos deixar de depender do Senhor. É dele que vem nossa força e nossa capacidade para contornarmos situações adversas. Mas para isso preciso estar em íntima comunhão com ele.
- Só há um remédio para essa síndrome: Humilhação (v.28), a volta à presença do Senhor e o cumprimento de sua soberana vontade. Sansão no último momento da sua vida se humilhou na presença de Deus, e ainda honrou mesmo na sua morte, o nome do Senhor.

- Humilhe-se ainda hoje na presença do Senhor. Invoque-o enquanto ele ainda está perto.

- Não desperdice sua vida, não seja infectado por essa síndrome maldita. Só poderemos ser bem sucedidos na vida (em toda ela) se andarmos em intima e sincera aliança com Deus, se obedecermos os nossos superiores, se não brincarmos com a Palavra de Deus, e se dependermos totalmente dele.

Creia nessa mensagem, meu querido e seja curado do pecado.

Em nome de Jesus, amém.

AUTOR: Reverendo Adeir Goulart da Cruz.





+++++
++++++
+++++++
++++++++
+++++++++
++++++++++
+++++++++++
++++++++++++

+++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem