CERTEZAS
DE UM TAL
SONHADOR

(GÊNESIS 37. 19, 20)




“Quem deixou de sonhar deixou de viver. O sonho é a voz do desejo.” (Anônimo).

- Todos nós sonhamos.
- Todos nós fazemos projetos a longo e curto prazo. É impossível viver uma vida feliz nesse plano passageiro se eu não projetar, e sonhar.

- Qual é o seu maior sonho?
- Qual é o seu maior objetivo?
- O que você tem feito para atingir suas metas?
- Você tem lutado com todas as suas forças para alcançar suas metas?


- Com toda certeza, meus queridos, José ainda não sabia ao certo, qual era o significado de seus sonhos, embora sua família (pais e irmãos) já conjeturavam a possibilidade de serem seus servos. Mas na verdade, os sonhos de José não eram seus. Notem que ele nunca imaginaria que mais tarde se tornaria governador do Egito.

- Esse Sonho era de Deus. Era um projeto de Deus. Foi Deus quem preparou tudo e fez com que José passasse por todas aquelas provações para realizar seus objetivos divinos na vida de José.

- Assim, entendemos que muitas vezes, para realizarmos os sonhos de Deus, e mesmo os nossos, precisamos passar por provações, pois são elas que nos tornarão aptos para cumprir a vontade de Deus.

- Você está disposto a vencer todos os obstáculos para deixar Deus realizar seus sonhos em sua vida? Está ciente de que se Deus não te moldar antes, e tratar com sua fé e seu caráter, ele não vai cumprir sua vontade e não realizará seus sonhos?

- José persistiu no propósito de Deus, pois tinha algumas certezas que ninguém lhe arrancava.

- Ele sabia que a chave para sua vitória estava no seu relacionamento com Deus.
- Ele não tinha certeza de muita coisa, quando se desligou de sua família.

- Mas de uma coisa ele tinha total convicção: Deus estava com ele e o abençoaria se ele fosse fiel, tornando-o próspero em todos os aspectos. Precisamos ter essas certezas, que aqui eu chamo, de acordo com o versículo 19 de “Certezas de um tal Sonhador”.

José tinha as seguintes certezas impregnadas em sua alma:

1) EU NÃO DEVO PECAR CONTRA DEUS (39.7-9)

- Meus amados, José sabia que se ele não fosse fiel a Deus, Deus também não o abençoaria. José era um homem com todas as fraquezas que eu e você temos. Ele tinha algumas vantagens no Egito: tinha a confiança de Potifar, e ficava uma boa parte do tempo sozinho no palácio de Potifar.

- Porém ele foi fiel a Deus quando não havia testemunhas por perto.

- Muitos crentes deixam de ser abençoados porque se aproveitam o momento em que ninguém está vendo e pecam deliberadamente contra o Senhor.

- “meu patrão não está vendo, o que tem demais eu levar essa caneta para casa, ou esse clip?”, ou: “posso beber e fumar aqui, pois ninguém está olhando, e ninguém da igreja está perto” e ainda: “puxa vida, que sorte, me voltaram troco errado, confundiram as notas e me deram uma nota de 100 ao invés de 1”, e: “meus impostos dariam 100.000,00, mas se eu lançar os produtos sem nota fiscal e colocar no caixa 2, vou pagar somente 30.000,00, ninguém vai saber.”; “minha esposa não está olhando, vou dar só uma escapada, depois peço perdão a Deus, ninguém vai ver e ficará tudo bem”.

- São coisas meus amados comuns no dia a dia das pessoas. José sabia que se ele aproveitasse as inúmeras oportunidades que ele tinha no Egito para pecar, talvez ele nunca seria tão abençoado por Deus como foi.

- Leia Salmos 33.18; Provérbios 15.3 e 1 Pedro 3.12

2) EU DEPENDO TOTALMENTE DE DEUS (40.8; 41. 15,16, 25, 32, 38, 39)

- Meus queridos, chega um momento em que a tribulação nos pressiona a tomar decisões difíceis.

- José nessa altura do campeonato, já sabia que Deus é quem o fazia próspero e o abençoava. Tudo o que José tocava virava ouro pois ele dependia de Deus em tudo o que fazia. Ele não era como alguns crentes insensatos de hoje, que tudo o que toca vira fezes, esterco. Há pessoas que estão impregnadas de maldição.

- Onde colocam as mãos tudo murcha e morre, porque não consultam a Deus, e não dependem dele.

- Há pessoas que são tão arrogantes por causa dos bens que possuem, por causa do dinheiro acumulado, e das riquezas adquiridas.

- Pensam que tudo é mérito seu, e que não dependem de Deus. Mas quando vem a doença incurável, lembram-se de Deus.

- Quando vem a aflição e a dor, que o dinheiro não compra a solução, aí se curvam diante de Deus. José foi próspero no Egito, porque não era arrogante e presunçoso, mas era quebrantado, humilde e dependente de Deus.

- José colocava Deus em tudo, por isso, ele era uma das prioridades de Deus. A prioridade de Deus, meus queridos é com quem se humilha e depende dele. Leia: Tiago 4.10; Lucas 18.14; Salmos 37.4 e 5)

3) EU NÃO FICAREI NESSA TERRA (50. 22-26)

- Meus queridos, por mais que José acumulasse bens na terra do Egito, trazendo prosperidade, riqueza e fartura, esse não era o seu lugar.

- José aprendeu a língua egípcia, a cultura egípcia, se vestiu como um egípcio, se casou com uma egípcia, teve filhos no Egito, e foi enterrado segundo o costume dos egípcios.

- Mas em todo o momento, seu desejo era de entrar na terra prometida. Parece que esse seu maior sonho era ser transportado para sua terra novamente, mas parece que não se realizou esse seu último sonho. Mas só parece. Ele fez os filhos de Israel jurar que levaria seus ossos para a terra de Canaã.

- Em Êxodo 13.19, quando Moisés leva os libertos do Egito para o deserto, rumo a Canaã eles se lembram da promessa e levam José, retirando-o do sarcófago egípcio.

- José tinha a certeza que mesmo morrendo ele não ficaria naquela terra. Meu amado, ainda que você venha a sofrer, tenha essa certeza, certamente Deus te visitará e tirará seus ossos daqui. Seremos ressuscitados por Cristo e transportados para uma nova terra, a Canaã Celestial. Jesus fará essa exumação sobrenatural e miraculosa. Creia. Tenha essa certeza. Leia (1 Coríntios 6.14; João 14.1-4)

- Meu querido, quer que Deus realize seus sonhos em sua vida. Quer que Deus te presenteie todos os dias realizando seus objetivos pessoais?

- Então tenha essas três certezas. Deus fará o mesmo que fez na vida de José, quando você vencer o pecado (não mais pecando contra Deus), quando você vencer a arrogância (aprendendo a ser dependente de Deus e humilde), e quando você ter a certeza da sua salvação (sabendo que seus ossos não ficarão no Egito, isto é, no mundo.

- Tenha essas certezas, ainda que você seja chamado de “Um tal Sonhador”, mas realize os sonhos de Deus e deixe Deus realizar seus sonhos.

Que Deus nos abençoe em nome de Jesus, amém.

AUTOR: Reverendo Adeir Goulart da Cruz.






+++++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++

++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem