SOZINHO NÃO
CONSEGUIREI!


“Eu sozinho não posso levar a todo este povo, pois me é pesado demais.”

“ Disse então o Senhor a Moisés: Ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel, que sabes serem os anciãos do povo e seus oficiais; e os trarás perante a tenda da revelação, para que estejam ali contigo. Então descerei e ali falarei contigo, e tirarei do Espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles; e contigo levarão eles o peso do povo para que tu não o leves só.”
Números 11:14; 16-17




I - Definição de Colegiado:

A. A palavra colégio é a denominação para um grupo de pessoas com a mesma visão e dignidade.

- Este colégio deverá ser formado por pastores, com áreas específicas de atuação em ministérios já reconhecidos na Igreja, com tempo parcial ou integral, supervisionados por um coordenador denominado Pastor Titular.

B. É comum que a construção de um colegiado tenha seu ponto de partida nas necessidades do Pastor Titular, uma vez que ele irá compartilhar com outros, áreas que estavam debaixo de sua responsabilidade.

C. Um colegiado deve ser sempre liderado espiritualmente pelo Pr.Titular.

- É de extrema importância para o bom êxito do próprio colegiado que a escolha de cada membro deste colégio seja feita pelo Pastor Titular.

- O perfil para os candidatos ao colégio verificará três áreas essenciais, como na instrução bíblica de Deus dada a Moisés: Tementes a Deus, Capazes e Dignos de confiança (fiéis).

II - Os valores do Colegiado:

Baseados no conselho do apóstolo Paulo à Timóteo, perseverar em ser exemplo para os fiéis na: PALAVRA, no PROCEDIMENTO, no AMOR, na FÉ e na PUREZA.

III – Características do Colegiado:

Cada membro do colegiado precisa passar pelo “TEST”.

TRATÁVEL
ENSINÁVEL
SUBMISSO:
TRANSPARÊNCIA

IV – Cada pastor do Colegiado precisa ter essas seguintes características:

TRATÁVEL: Alguém que aceita, como um vaso de Deus, o tratamento de Deus. Ser tratável é estar disposto a ser transformado na pessoa que Deus deseja que ele seja.

”Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.” (II Tim. 3:16-17)

“Melhor é o jovem pobre e sábio do que o rei velho e insensato, que não se deixa mais admoestar” (Eclesiastes 4:13)

ENSINÁVEL: Alguém aberto para o ensino da Palavra.

- Um líder precisa ter um coração voltado para a Palavra de Deus. Não pode buscar uma interpretação das Escrituras de forma contraditória. É alguém que estuda a Palavra e a aplica de maneira coerente.

“Deve reter firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para exortar na sã doutrina como para convencer os contradizentes. Porque há muitos insubordinados, faladores vãos, e enganadores, especialmente os da circuncisão”. (Tito 1:9)

SUBMISSO: Alguém totalmente debaixo da liderança que Deus colocou sobre ele.

- É aceitar uma ordem, visão ou direção do líder como se fosse do próprio Deus.

“Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham. Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho que realizam.” (I Tes. 5:12-13)

“E disse aos seus homens: O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do Senhor, que eu estenda a minha mão contra ele, pois é o ungido do Senhor.” “Davi respondeu a Abisai: Não o mates; pois quem pode estender a mão contra o ungido do Senhor, e ficar inocente?.” (I Sam. 24:6; 9)

TRANSPARÊNCIA: Alguém que não anda debaixo de uma capa espiritual.

- A vida dele precisa ser um livro aberto. Não tem do que se esconder. Saber compartilhar as vitórias, mas também os fracassos pessoais, para receber ajuda.

“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Feliz é o homem que teme ao Senhor continuamente; mas o que endurece o seu coração virá a cair no mal.” (Pv. 28:13-14)

V – Conclusão:

- Um líder vencedor precisa ter a consciência de que o ministério vem depois da consagração da vida.

- O essencial para Deus, não é, “o que faço”, mas, “o que sou”.
Seja um líder vencedor.


- Um líder de verdade e da verdade, e Deus será contigo por onde andares.


No Amor de Cristo!
Pr. Maucir Lehn







#########

##############

#################

####################

####################

##############

#########




Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem