Recebendo a
Justiça de Deus

Texto base


Salmos 11:7 Porque o SENHOR é justo, ele ama a justiça; os retos lhe contemplarão a face.




Introdução

- Todos nós temos em nosso interior como parte intrínseca de nossa personalidade um senso chamado de justiça.

- Há no coração do homem este dispositivo de discernir o certo do errado, o bom do mau, o justo do injusto. Muitos decidem trilhar alguns caminhos errados e injustos e silenciam a voz interior de justiça.

Isaías 5:20 Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!

Definição de justiça.

Segundo o dicionário online priberam, a palavra justiça significa: conformidade com o direito, ato de dar a cada um o que por direito lhe pertence.

1 - Deus ama a justiça.

- Salmos 37:28 Pois o SENHOR ama a justiça e não desampara os seus santos; serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada.

- É importante compreender que Deus ama a justiça e, portanto ama fazer justiça. Para que eu receba a justiça de Deus é importante compreender que Ele quer me dar esta justiça, que Ele está comprometido com a justiça.

2 - A justiça é cega.

- A justiça é cega, a sua balança não pende a um ou a outro. A justiça dos homens pode falhar muitas vezes, já que o homem é falho, porém a justiça de Deus não falha em julgar as causas.

- O que significa a expressão “a justiça é cega” significa que o estabelecimento da justiça é mediante fatos, provas e não pessoas ou preferências.

- A justiça não pode dar preferência ou ganho de causa para certa pessoa por ser fulano de tal ou filho do cicrano. Isto significa que ela é imparcial, não tem favoritismo.

- A justiça judicial é aquela dada pelo juiz, exigindo paridade entre o dano e a reparação, o crime e a pena a este cominada.

- A justiça pode prever reparação e restituição a alguém, por outro lado, esta mesma justiça pode definir a punição de alguém, sem olhar a quem, somente baseada nos fatos.

- A justiça que pune é a mesma que absolve a que dá ganho de causa a um é a mesma que dá perda de causa à outro.

3 - O que vou receber como justiça de Deus?

- Quando buscamos a justiça de Deus devemos estar certos quanto a nossa situação em relação a Sua justiça, pois esta justiça pode me absolver e me restaurar ou pode me condenar!

- Imagine um caso comum de busca de justiça: uma pessoa tem seguro de um carro e planeja receber o valor do seguro simulando um acidente ou um roubo.

- A justiça começa a trabalhar para garantir-lhe o direito de receber o seguro, porém nas investigações a justiça descobre que ele tem participação culposa no dano, então a justiça que trabalhava a favor dele agora passa a trabalhar para condená-lo. É importante que ao buscar a justiça de Deus você esteja inocente diante dela.

4 - Deus personificou a sua justiça.

- 1Pedro 3:18 Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito.

- Todos os homens são imperfeitos, pecadores e injustos, por isto Jesus veio para nos resgatar das acusações que militavam contra nós, das quais não podíamos nos livrar.

- Atos 17:31 porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos.

- Romanos 10:4 Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.

5 - A justiça de Deus para os que não crêem.

- Romanos 6:23a porque o salário do pecado é a morte.

- A justiça de Deus para aqueles que não receberam a justificação em Jesus é a colheita de seus próprios atos de injustiças.

- Aqui entra a base legal que os espíritos malignos conseguem para trazer desgraças nas vidas e famílias.

- Para aqueles que vivem em seus pecados e ainda não foram justificados pela obra da cruz, a justiça é a morte e as desgraças decorrentes destes, assim como o salário em forma de remuneração financeira é justiça ao trabalhador, a morte e a desgraça é justiça em relação ao pecador.

6 - Como receber a justiça de Deus.

- Como posso fazer a justiça de Deus trabalhar a meu favor? Como posso ser beneficiado por ela? Da mesma maneira que sou beneficiado pela justiça dos homens!

- Isto é me enquadrando nos códigos de leis. Para ser beneficiado na justiça comum preciso estar enquadrado como cidadão de bem e que caminho conforme os estatutos do código civil.

- Assim também para ser beneficiado pela justiça de Deus devo andar conforme seus estatutos, conforme sua legislação, conforme os códigos espirituais descritos na bíblia.

a) Aceitar pela fé a justificação através da cruz.

- Este é o principal código de lei espiritual que devo conhecer e seguir para que receba a justiça de Deus.

- Romanos 1:17 visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.

- A justiça para os que crêem é estabelecida pela fé na obra da cruz. Gálatas 5:5 Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé. Este passo envolve aceitar Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas.

- Romanos 10:10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.

b) Não mais um pecador, injusto.

- Romanos 6:20 Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos em relação à justiça. Após sermos justificados é irracional e incoerente corrermos para a transgressão.

- A palavra pecador significa alguém que esta com pendências na justiça de Deus, significa alguém não justificado, não perdoado. Por isto não é correto teologicamente falar que um cristão é pecador, pois o verbo nesta classificação significa alguém que vive na prática desta ação, neste caso, pecado.

- Um cristão não pode mais viver na prática do pecado, pois isto significa que ele vive na prática da injustiça e se ele vai pedir justiça para Deus o que acontece?

- A justiça para ele será colheita de sua injustiça que é o pecado. Portanto nós como cristãos justificados somos pessoas que ainda eventualmente cai em algum erro ou pecado, mas não vive praticando o pecado.

- Não somos pecadores que as vezes nos tornamos santos, somos santos que as vezes erramos, cometemos algum pecado, então pedimos perdão e somos justificados, santificados pelo sangue do Cordeiro, 1Jo 1:7-9.

- A partir da justificação em Jesus somos chamados biblicamente de santos, não porque nunca mais erremos, mas porque ele nos justifica. João 5:14 Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior.

c) saber minha posição em Cristo.

- Efésios 2:6 e juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Romanos 8:17 Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.

d) Buscar meus direitos.

- Ter fome e sede de estabelecer a justiça de Deus em minha vida. Mateus 5:6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.

- Veja alguns direitos citados pela bíblia para aqueles que são herdeiros de Deus, inocentados pelo sangue do Cordeiro:

Paz. João 14:27a Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou..

Prosperidade. 1Crônicas 22:13 Então, prosperarás, se cuidares em cumprir os estatutos e os juízos que o SENHOR ordenou...

Família feliz. Salmos 128:3 Em casa, a sua mulher será como uma parreira que dá muita uva; e, em volta da mesa, os seus filhos serão como oliveiras novas.

Saúde. Jeremias 30:17 Porque te restaurarei a saúde e curarei as tuas chagas, diz o SENHOR...

O direito. Salmos 37:6 Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia.

Aplicação.

- Devo pedir perdão ao Senhor pelos pecados, tanto pessoais como de meus familiares.

- Pedir também que Ele nos justifique pelo sangue de Jesus Cristo aceitando o pagamento feito na cruz como sendo meu pagamento pessoal, tanto por meus erros como de meus familiares. Após estes passos você poderá reivindicar seus direitos como co-herdeiro do Reino de Deus com Jesus Cristo e assim usufruir da justiça de Deus.







AUTOR: Vanderlei Cardoso, Pastor.





===================
====================
=====================
======================
=======================
========================
=========================


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem