Igreja Comunidade
Relevante
Num Mundo em Crise

Mateus 16:18

“...edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. (Mateus 16:18)




Com base nestas palavras de Jesus podemos concluir que:

a) a Igreja foi fundada por Jesus, é idéia de Jesus

b) ela é necessária sob o ponto de vista de Deus

c) ela sempre triunfará contra o maior inimigo dos homens.

- Sim, irmãos , a Igreja é necessária para a vida cristã. A idéia de que “Cristo sim, Igreja não” não tem respaldo nas Escrituras.

- Ela tem seu papel fundamental interna e externamente.
- Ela é responsável na formação da vida cristã e na transformação da sociedade em que está inserida.

- Ela precisa influenciar as pessoas e influenciar para melhor! Precisa atender às necessidades emergentes da sociedade! Precisa ser relevante (essencial, importante, indispensável, altamente necessária).

- A grande questão é: ela tem sido relevante para a nossa cidade?
- Ela tem respondido às necessidades das pessoas?
- Qual a importância que nossa igreja tem para a cidade?
- Se ela não existisse, a cidade seria a mesma ou não?

- Agora, olhe para você como igreja do Senhor Jesus!

- Você tem sido relevante no contexto em que você vive, no seu bairro, na sua escola, no seu trabalho, etc...?

- As pessoas mudaram para melhor depois que passaram a se relacionar com você?

Vamos observar, três comunidades bíblicas que desempenharam seu papel de relevância na sociedade em que estavam e que podem muito nos ensinar a respeito da relevância!

I. Comunidade dos 4 leprosos (II Reis 7)

a cidade de Samaria estava cercada pelo exército opressor do rei da Síria (II Re. 6:24)

Samaria estava em profunda crise: grande dificuldade financeira (II Re. 6: 25) e extrema fome de alimentos que culminaram em atos de canibalismo (II Re. 6:28,29)

Os 4 leprosos que estavam “...á porta da cidade...” (II Re. 7:3), afastados dos cidadãos de Samaria e de suas dificuldades, decidiram expor suas vidas em busca de socorro (II Re. 7:4)

Ao chegarem no arraial dos siros, que estava abandonado, comeram até se fartarem. Porém não quiseram guardar esta “boa-notícia” apenas para si e avisaram os habitantes de Samaria da fartura que Deus tinha proporcionado (II Re. 7:8,9).

• Toda a cidade foi salva por causa da coragem e da humanidade destes leprosos (II Re. 7:16)

• Esta comunidade dos leprosos foi relevante porque eles foram humanos e sociais.

- A Igreja do Senhor Jesus, que quer ser relevante, não pode ficar enclausurada, afastada da cidade, como os leprosos a princípio estavam.

- Ela precisa conhecer o estado dos munícipes, conhecer suas dores, expor suas vidas e não guardar as “boas notícias” da vida abundante que Cristo pode dar.

• Jesus, se referindo à Igreja, usou a palavra “eklesia” propositadamente, para indicar que ela é composta por aqueles que “foram chamados para fora”.

- Seu lugar de atuação é dentro das quatro paredes, e principalmente fora, onde os pecadores estão. Por isto ela é “...sal da terra e luz do mundo!”

• Jesus pregou em várias sinagogas e curou muitos enfermos. Mas o único de seus milagres que consta nos 4 evangelhos é a primeira multiplicação dos pães.

- Sabe porquê? Porque a Igreja precisa ser espiritual, atender às necessidades espirituais, mas também precisa ser humana, contribuir para a manutenção da vida das pessoas!

II. Comunidade dos recabitas (Jeremias 35)

Esta comunidade foi fundada por Jonadabe, filho de Recabe e era ultra conservadora nos princípios de Deus (II Reis 10:15 a 31). Foram os responsáveis pela pureza política e religiosa de sua época.

Como tribo nômade, habitavam em cabanas e sobreviviam da agricultura, porém não cultivavam nem se alimentavam do fruto da vide, por instrução de seus antepassados (Jeremias 35: 5-10). Isto cativou o coração de Deus.

Os recabitas foram relevantes por serem fiéis aos princípios aprendidos e por se manterem éticos. (Jeremias 35:16)

A Igreja do Senhor Jesus que quer ser relevante, da mesma forma, precisa manter-se fiel aos princípios eternos apreendidos na Palavra.

- Os tempos passam, novos modismos surgem, mas a Igreja precisa manter-se firme nas Escrituras. Ainda pregamos contra a corrupção, contra a perversão sexual, contra a poligamia, o adultério, etc.... Podemos traduzir a Bíblia, mas não podemos transformar a Bíblia!

III. Comunidade de Atos (Atos 2:47)

Esta comunidade foi altamente relevante para a transformação, não só de Jerusalém, mas de toda a Judéia, Samaria e até aos confins da terra.

Ela foi relevante por causa de seu relacionamento vertical (“Louvando a Deus...”) e relacionamento horizontal (“... caindo na graça do povo...”).

- O que marcou seu relacionamento com Deus foi a oração (Atos 3:1 / 12:5) e o temor (Atos 2:43 /5:11). A marca de seu relacionamento com as pessoas foi a comunhão (Atos 2:43,46).

A Igreja do Senhor Jesus, que quer ser relevante, precisa ser conhecida pela grandeza de seu relacionamento, primeiramente com DEUS e consequentemente, com as pessoas.

- Precisa ser uma Igreja dada à oração, porque muitas coisas só ocorrerão na cidade se ela se posicionar em oração.

- Precisa reaprender o temor a Deus, pois através dele o Senhor opera sinais e prodígios.

- Precisa pregar e viver a comunhão, pois a crise de nossos dias é a crise existencial, a crise do isolacionismo, do egoísmo e da individualismo.

• Somente a Igreja do Senhor Jesus prega o evangelho da comunhão, do respeito e do amor mútuo, altamente necessários para esta época.

CONCLUSÃO:


- A nossa cidade, o nosso estado, o nosso país e o mundo poderão ser transformados se a Igreja do Senhor Jesus, isto é, eu e você, passarmos a praticar estes princípios de relevância para este mundo em crise.

- Não espere a massa, comece por você mesmo. Seja relevante como profissional, como estudante, como universitário, como vizinho, como marido, como mulher, como jovem, como adolescente, como um verdadeiro cristão.

- Lembre-se do que o apóstolo Paulo disse em Romanos 8:19: “A criação geme e aguarda a manifestação dos filhos de Deus”.


FONTE: http://www.pibmarilia.org.br/sermoes.php?ida6_sermoes=143






###################
####################
####################

====================
====================
====================


+++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem