Vitória no
Vale das Lágrimas

Texto Bíblico: Salmos 84.5-7




Introdução:

- Esta é uma mensagem que com certeza você já ouviu algum homem de Deus pregar, e de varias formas e de vários ângulos esta mensagem já chegou até você, eu apenas gostaria de trazer uma palavra que me foi revelada neste contexto e com certeza ela, a Palavra de Deus fará á diferença em sua vida.

O Vale de Baca

- O Vale de Baca, é chamado “Vale das Lamentações”, “Vale das Lágrimas”, “Vale das Bálsameiras” e “Vale Árido”.

- As plantas de Bálsamo existentes no vale “choravam”, isto é, destilava um líquido de aroma agradável que deveria tornar Baca um lugar perfumado.

- Bálsamos são conhecidos por suas propriedades confortantes e calmantes, sendo assim, o escuro vale, de difícil passagem continha os seus segredos.

- O Vale de Baca era rota obrigatória para os israelitas nas suas peregrinações a Jerusalém, e tornou-se um símbolo das tribulações que enfrentamos nesta nossa peregrinação terrena, a caminho da Jerusalém celestial.

- Muitos de nós passamos por esse Vale, alguns poucas vezes, outros muitas, alguns até vivem em Baca, porém; assim como nós passamos por ele, ele também se irá de nós.

1 - É Inevitável em Nossas Vidas.

- Os israelitas de quase toda palestina tinham que passar pelo Vale de Baca, quando a caminho de Jerusalém. A topografia os obrigava a isto. Na experiência cristã não é diferente.

- Muitas são as adversidades que nos afligem e nos fazem chorar no decorrer de nossa peregrinação terrena: desapontamentos, desastres, calamidades, perdas, escassez, enfermidades e morte.

- De um modo ou de outro, cedo ou tarde, mais ou menos vezes, todos passaremos pelo Vale. O Vale é inevitável. É conseqüência da vida. Mais tem um porem, não estamos sozinhos neste vale. O Senhor Jeová Está Conosco!

Exemplos:

- Na Fornalha de Fogo Ardente – “Ele é o Quarto Homem.” (Dn 3.25).


- Na Cova dos Leões – “Ele é o Leão da Tribo de Judá.” (Dn 6.16,20-22; Ap 5.5).


- No Vale das Nossas Vidas – “Ele é o Deus que Está Presente.” (Sl 23.4; Is 43.2; Hb 13.5b).

2 - Lugar da Impossibilidade Humana.

- O Vale de Baca é um lugar árido onde as condições de sobrevivência são bastante escassas, há poucos recursos, na verdade este “vale” nos possibilita ver que não somos nada.

- O Senhor permite a todos os seus filhos passar por este “Vale” em algum tempo de suas vidas para que possam perceber o quanto necessita do Senhor.

As Sagradas Escrituras dizem:

- “… sem mim nada podeis fazer.” (Jo 15.5).
- “… a nossa capacidade vem de Deus.” (2Co 3.5).
- “A minha graça te basta, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza…” (2Co 12.9).

Vale Lugar Onde o Homem Fala e Deus Responde:

Eu sou criatura e Deus diz Sou o Criador,
Eu estou embaixo e Deus diz Estou em Cima,
Eu sou pequeno e Deus diz Sou Grande,
Eu sou fraco e Deus diz Sou Forte,
Eu não sei e Deus diz Sou Sabedor de Todas as Coisas,
Eu não tenho e Deus diz Tenho Todas as Coisas,
Eu não posso e Deus diz Posso Todas as Coisas.


- “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” (Is 41.10).

3 - Lugar da Providência Divina.

- O Vale de Baca é o “deserto” de nossas vidas onde aprendemos que só Jesus é o nosso sustento, nosso pão e nossa água.

- No Vale de Baca só existe baca (vegetação rasteira que não precisa de água para sobreviver), nós necessitamos de água para sobrevivermos.

- O Vale de Baca não é nosso lugar, temos que passar por lá em algum tempo de nossa vida e lá experimentaremos o Senhor Jesus como nossa fonte de água viva. Porque Ele é poderoso para abrir fontes no meio do Vale e te saciar de alegria.

- Para os Sedentos. (Jo 7.37; 4.14).
- Para os Famintos. (Jo 6.35,48).
- Para os Necessitados. (Fl 4.19).
- Para os Cansados e Sobrecarregados. (Mt 11.28).
- E Para Todos que Quiserem Vir. (Ap 22.17).


- “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,” (Ef 3.20).

Resumo:

- Quem quer alegria, conquista e vitória é necessário passar pelo Vale de Baca.


“O qual passando pelo vale de Baça, faz dele uma fonte…” (v.6). Longe de desanimar ou desfalecer, vai “indo de força em força…” (v.7), e tome posse da vitória em nome do Senhor Jesus. Hei, não desista, prossiga!

O salmista diz:

- “… o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Sl 30.5).



- “Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.” (Sl 126.5,6).


Fonte: Por Eloizio editor do Blog Esboços e Mensagens Edificantes / http://www.alexandrepitante.com/2010/08/vitoria-no-vale-das-lagrimas.html






==========
============
===============
===================
=====================
=====================
=====================
===================
===============
============
==========


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem