VENCENDO A INVEJA

“O amor não é invejoso.” – 1 Coríntios 13.4



“O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos.” Pv 14.30




- Os gregos antigos contam a história de um atleta veloz que chegou em segundo lugar. Ele estava ali, ofegante, cansado, enquanto a multidão aplaudia o vencedor. Ele ficou ali, enquanto traziam a coroa do vencedor e os demais prêmios. Precisou ficar no local enquanto se faziam discursos em homenagem ao primeiro lugar. E na volta para casa, teve que ouvir o nome do vencedor de todos que encontrava. O vitorioso teve uma grande estátua erguida em sua homenagem no centro da cidade. O 2º colocado tinha que vê-la todos os dias e começou a se achar um perdedor. A inveja e o ciúme passaram a tomar conta de sua alma e ele já não conseguia fazer mais nada no dia-a-dia. Toda noite, quando perdia o sono, ele ia até a estátua do vencedor. Ali ele talhava umas lascas de pedra do alicerce. A cada noite, a grande escultura de mármore ficava mais fraca. Até que um dia ele tirou mais uma lasca, e a imponente imagem do atleta caiu sobre o homem com a talhadeira, matando-o na hora. O atleta foi esmagado pela imagem do homem que desprezava. Alguns dizem que o homem não morreu naquela hora, mas vinha morrendo aos poucos.

- A INVEJA anda de braços dados com o CIÚME.

INVEJA: É o comportamento típico do “eu não tenho”, é a pessoa que se ressente de todos os que têm algo que ela não possui. É silenciosa e sinistra, pronta para se alegrar com o infortúnio dos outros.

CIÚME: Refere-se a possuir algo e viver com medo de perder. Está sempre a procura de um novo rival. Longe de ser benigno e sutil, é grosseiro e cruel.
- A inveja não é necessariamente querer para nós mesmos, mas simplesmente querer que seja tirado do outro.

- A Bíblia nos ensina a chorar com os que choram e sorrir com os que celebram. A inveja e o ciúme fazem justamente o contrário: Alegra-se com o sofrimento dos outros e sofre quando os outros estão dançando de alegria.

- A inveja destrói a confiança entre as pessoas, desfaz casamentos e acaba com grandes amizades.

- A pessoa invejosa tem problemas emocionais não tratados como baixa auto-estima, insegurança e inadequação. Ela sempre acha que a vida lhe deve mais do que ela tem recebido(seja carinho, afeto, dinheiro e bens materiais). Assume o papel de vítima com freqüência e sente-se inferiorizada em relação às demais pessoas.

- A inveja se isola porque transforma todos ao redor em potenciais inimigos.

A INVEJA DESTRÓI RELACIONAMENTOS...

1) CAUSANDO CONFLITOS

Tg 4.1 (NTLH) “De onde vem as lutas e as brigas entre vocês? Vem dos maus desejos que estão sempre lutando dentro de vocês”.

- Por causa da inveja muitos casamentos e amizades acabam.

- Por causa da inveja muitas brigas, agressões e até morte acontecem.

2 - INCITANDO RESSENTIMENTOS

Tito 3.3 “...Nossas vidas estavam cheias de rancor e inveja. Odiávamos aos outros e os outros nos odiavam”.

- A inveja é o caminho mais curto para o ressentimento. Ela sempre, sempre causa amargura. Nós nos ressentimos de outras pessoas porque temos inveja de seu sucesso.

Tiago 3.16 “Por onde você encontra inveja ... ali você encontra desordem e toda sorte de mal praticado.”

- A inveja conduz a outros pecados. Produz fofoca, roubo, adultério, assassinato.


- Os irmãos de José o invejaram e o venderam como escravo. Quando Saul invejou Davi, ele tentou matá-lo.

3) ACABANDO COM A AUTOESTIMA

Pv 14.30 “O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos.”

- A inveja é para sua alma como o câncer é para seu corpo.

- Vai comer você vivo se você não prestar atenção. Vai atormentar você e consumi-lo. Quando você sente inveja isso produz ressentimento. E isso vai crescendo e crescendo até você ficar obcecado com a competição. Você fica tão obcecado que termina deprimido.

- Você não pode ser feliz e invejoso ao mesmo tempo. Um dos grandes segredos da felicidade é aprender a como eliminar a inveja de sua vida.

PARA VENCER A INVEJA...

I. NÃO TENTE MUDAR SUAS CIRCUNSTÂNCIAS.

“Eles têm mais dinheiro do que nós, daí farei de tudo para ter mais do que eles.”

- O único problema é que quando você chega a determinado nível haverá sempre um próximo. Se você estiver motivado pela inveja, você irá se desgastar tremendamente porque sempre haverá um nível mais alto a conquistar.

II. NÃO TENTE MUDAR SEUS SENTIMENTOS.

“Eu vou me forçar duramente para não ter inveja. Vou dar duro para não ter esse sentimento”

- Você simplesmente não pode forçar um sentimento; isso não funciona.

- Deus diz que o caminho para não ter inveja é pela mudança de sua perspectiva. O modo como você vê a situação é o modo como você negocia com a inveja.

III. NÃO SE COMPARE AOS OUTROS

“Não temos a pretensão de nos igualar ou de nos comparar (...) agem sem entendimento”. 2 Co 10.12

“Que cada um de vocês esteja seguro de estar fazendo o melhor, pois assim terá a satisfação pessoal de uma obra bem feita e não precisará se comparar com outra pessoa”. Gl 6.4 (BV)

- Somente podemos comparar coisas, nunca pessoas, porque absolutamente ninguém é igual neste mundo. Deus não nos fez em série, somos seres de formação exclusiva e única.

- Toda inveja começa quando nos comparamos com os outros.

- Se você não fizer isso, você não vai ter inveja. “Não temos a pretensão de nos igualar ou de nos comparar (...) agem sem entendimento”. 2 Co 10.12

- Deus nos diz que é estupidez nos compararmos com os outros. É pura tolice! Todos nós somos diferentes. Comparação é a raiz da inveja.

Gálatas 6.4 diz: “Que cada um de vocês esteja seguro de estar fazendo o melhor, pois assim terá a satisfação pessoal de uma obra bem feita e não precisará se comparar com outra pessoa”. (BV)

- INVEJA É UMA ESCOLHA. Todas as vezes que você sente inveja é porque você escolheu senti-la.

- Embora faça você miserável, mas foi você que escolheu. Você escolhe fazer comparações.

IV. RECONHEÇA SUA SINGULARIDADE

Sl 139.13 “Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga de minha mãe”.

- A inveja é uma expressão de inferioridade. Quando eu fico inseguro, eu sinto inveja. É sempre causada pela minha baixa auto-estima.

- Quando alguém tem baixa auto-estima – uma criança, esposa, empregado, quem quer que seja – não importa o quanto de amor ou quanta atenção você possa dar. Não vai ser suficiente. Porque no momento em que você desvia sua atenção, essa pessoa sente inveja.

-Como posso lidar com essa insegurança? A Bíblia diz que você deve se ver como Deus o vê.

Salmo 139.13 diz, Deus diz eu fiz você como um todo; você tem gens exclusivos..

- Reconheça sua singularidade!!! Deus diz, “Eu não fiz apenas você singular, mas eu lhe dei um estilo de vida próprio.” Reconheça que você é único. Você não precisa invejar a ninguém. Você deve ser apenas tudo para o qual Deus lhe fez em primeiro lugar.

Salmo 139.16 diz, “Tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que tinham sido criados para mim foram escritos no teu livro quando ainda nenhum deles existia.”

V. SEJA GRATO COM O QUE VOCÊ JÁ TEM

Ec 6.9 “É muito melhor ficar satisfeito com o que se tem do que estar sempre querendo mais”.

- Hoje no Brasil, de modo geral, o desejo de adquirir está fora de controle.

- Para superar a inveja nos relacionamentos, eu preciso me alegrar com as coisas que tenho. Em vez de focar a atenção no que não tenho, eu preciso ser agradecido com relação às coisas que possuo.

- Quando invejamos as pessoas, projetamos nossos problemas nelas como se elas fossem às culpadas.

Filipenses 4.11 diz, “...pois aprendi a estar satisfeito com o que tenho.”

- Não é natural estar feliz, especialmente no Brasil. Fomos ensinados a estar descontentes. Isso é algo que você precisa aprender um processo educacional. Você precisa aprender isso.

- Uma das coisas que aprendi foi, “Já tenho hoje mais do que eu mereço.” E assim você. Nós já temos mais do que merecemos.

VI. DESENVOLVA O AMOR PELO PRÓXIMO

Por quê? Porque o “amor não é invejoso” - 1 Coríntios 13.4

“Ame o seu próximo como a si mesmo” Mt 22.39

“Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram”. Rm 12.15

- Este verso é exatamente oposto à inveja.

- Inveja é se ressentir da bondade de Deus para com outras pessoas. Pode-se dizer, “Estou zangado contigo, Deus, porque o senhor está sendo bondoso com ele”.

- A base disso está numa crença errônea que diz: “Seu sucesso significa meu fracasso”. Isso não é verdade. “Seu prazer significa minha dor.” Isso não é verdade. Deus tem bondade suficiente para todo o mundo.

- Quando Deus está sendo bom com alguém, não significa que Ele estará sendo ruim com você. Ele tem bondade mais do que o suficiente para todos nós.

- Você responde a todos com amor. Você se concentra em agradar a Deus.

VII. MUDE SUA MENTE

“Mantenham os pensamentos nas coisas do alto, não nas coisas terrenas.” Cl 3.2

“Não tenha inveja dos pecadores. Procure respeitar e obedecer a Deus todos os dias da sua vida. Assim o seu futuro será brilhante". Pv 23.17,18 (LH)

“Mantenham os pensamentos nas coisas do alto, não nas coisas terrenas.” Cl 3.2

- Tente, a partir de hoje, ver a vida do ponto de vista de Deus. Reconheça que as coisas materiais são todas temporárias, não vão permanecer para sempre.

- Concentrem-se nas coisas que são de valor, coisas que vão durar pela eternidade.

- Se você já disse, “Eu vou adquirir isto como uma forma de ser feliz, de sobreviver. Na Bíblia, isso se chama idolatria. É quebrar o primeiro mandamento que diz, “Não terás outros deuses diante de mim”.

- Qualquer coisa que você diga “Eu vou ter isso para ser feliz”, esse é o seu deus.

- O fato é que só existe uma coisa que você deve ter como absoluto de sua vida para alcançar a eternidade. Você precisa ter uma relação pessoal com Jesus Cristo. Tudo o mais é secundário. Se algo toma o lugar disso, como alvo final e objetivo na vida, você está no caminho da inveja, porque isso pode ser tirado de você.

- A única coisa que não pode ser tirada de você é sua relação pessoal com Deus através de Jesus Cristo.

CONCLUSÃO

- Nesse momento, você sente inveja de alguém?

- Nesse momento, você está magoado com a inveja e ciúmes de alguém?

- Você quer arrepender-se dos seus pecados e libertar pessoas do seu jugo de inveja e ciúmes?

- O Caminho é só Jesus! Só com Ele você vencerá a inveja e outras doenças da alma!

“Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna.” Jd 21

“O Senhor conduza o coração de vocês ao amor de Deus e à perseverança de Cristo.” 2 Ts 3.5

- Jesus te ama e quer te libertar de todo sentimento mau.

- Jesus também quer te dar a vida eterna.

- Receba Jesus como seu Salvador.


AUTOR E FONTE: Pr. Ricardo Aurino / PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM JACAREÍ / http://www.pibjacarei.com/esboco2009/esboco_11_07_2010.html




=
==
====
======
=========
============
==============
=================
==================
==================
==================


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem