Terapia da
vida presente




"E assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez e, depois disto, o juízo" - Hebreus 9:27.

- Desde que o mundo é mundo a grande aflição do homem tem sido essa: em quem lançar a culpa pelos seus pecados, falhas e problemas.

- Como consequência da doutrina da reencarnação a terapia de vidas passadas está ganhando cada vez mais simpatizantes. O objetivo é o mesmo: evitar qualquer idéia de julgamento por parte de um Deus pessoal e ter em quem lançar a culpa pelos fracassos pessoais.

Se alguma terapia deve ser buscada para a solução dos problemas humanos isso tem de ser feito nesta vida, pelos seguintes motivos:

1. A palavra de Deus é clara em afirmar que os mortos não voltam, e haverá um julgamento individual


Isaías 26:14 - "Mortos não tornarão a viver, sombras não ressuscitam..."
Lucas 16:25-26 - "Está posto um abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós não podem, nem os de lá passar para cá".
Eclesiastes 9:5 - "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem cousa nenhuma...."
Isaías 8:19-20 - "...Acaso não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?
Lucas 20:36 - "Pois não podem mais morrer, porque são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição".
I Timóteo 4:1 - "...e Cristo Jesus que há de julgar vivos e mortos..."
Rom. 14:9 - "Foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e ressurgiu; para ser Senhor, tanto de mortos como de vivos".
I Pedro 4:5 - "os quais hão de prestar contas àquele que é competente para julgar vivos e mortos".
Apoc. 6:9 - "...vi debaixo do altar as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da Palavra de Deus...".
Apoc. 11:18 - "...e o tempo determinado para serem julgados os mortos..."
Apoc. 20:5 - "Os restantes dos mortos não reviverão até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição."
Apoc. 20:11-13 - "Vi um grande trono branco....Vi também os mortos, os grandes e os pequenos postos em pé diante do trono....Os mortos foram julgados segundo as suas obras... Deu o mar os mortos que nele estavam... A morte e o além entregaram os mortos que neles havia."

2. A palavra de Deus é clara em afirmar que os nascidos de novo por causa da fé em Jesus não só não tiveram outra vida no passado, como não tem mais um passado nesta vida.

No batismo Jesus assume o nosso passado e nós assumimos o passado de Jesus.

Rom. 6:3-7 - "Ou porventura, ignorais que todos os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte? ... Porquanto quem morreu, justificado está do pecado.... Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus."

- Assim como a terapia de vidas passadas a terapia do passado da vida está sendo disseminada na igreja atualmente. Retrocede-se um pouco menos, mas na prática, o efeito é quase o mesmo: buscar os culpados por não sermos hoje o que deveríamos ser. Algo ou alguém no passado é responsável pelo nosso pecado hoje.

- Acabamos caindo num erro banal: procurar respostas num passado que para Deus não existe mais. Na prática, fazemos regressão para uma vida passada, pois já morremos para a vida antiga e nascemos de novo em Cristo Jesus.

Isaías 43:25 - Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.

Mateus 8:22 - Replicou-lhes Jesus: Segue-me, e deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos.

3. O segredo do novo homem está justamente em Deus esquecer o seu passado

Isaías 43:18 - "Não vos lembreis das cousas passadas, nem considereis as antigas".
Isaías 43:25 - "Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro".
Isaías 65:17 - "Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das cousas passadas, jamais haverá memória delas".
Jeremias 31:34 - ".... Pois, perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei".
Ezequiel 18:22 - "De todas as transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela justiça que praticou viverá".
Ezequiel 33:14-16 - "Quando eu disser ao perverso: Certamente morrerás; se ele se converter do seu pecado, e fizer juízo e justiça, e restituir esse perverso o penhor, pagar o furtado, andar nos estatutos da vida, e não praticar iniquidade certamente viverá, não morrerá.. De todos os seus pecados que cometeu não se fará memória contra ele: juízo e justiça fez, certamente viverá".
Hebreus 8:12 - "Pois, para com as suas iniquidades usarei de misericórdia, e dos seus pecados jamais me lambrarei".
Hebreus 10:17-18 - "Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre. Ora, onde há remissão destes, já não há oferta pelo pecado".

O tempo para solução dos problemas é hoje:

Hebreus 4:7 - "De novo determina certo dia, Hoje, falando por Davi, muito tempo depois, segundo antes fora declarado: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações".

- O coração se endurece hoje, não ontem e nem na suposta vida passada. O tratamento de Deus é para aqueles que se dispõe hoje ao arrependimento e ao abandono do pecado.

Prov. 28:13 - "O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia."

- Esse caminho da prosperidade está sendo totalmente esquecido pelo evangelho pregado atualmente. Não há prosperidade sem confissão; não há prosperidade sem arrependimento; não há prosperidade sem abandono do pecado.

- Parece que tem sido mais fácil procurar a resposta para os nossos problemas no passado, esquecendo que Jesus já cuidou dele.

Paulo tinha um pensamento diferente sobre isso:

"... esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que adiante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Fil. 3:13-14.

"Tendo Jesus cancelado o escrito de dívida que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz. Col. 2:14-15.

A terapia da vida presente:

Colossenses 3

v. 1- se fostes ressuscitados.
V. 3- morrestes, a vossa vida está oculta com Cristo, em Deus.
V. 5 - FAZEI MORRER a vossa natureza terrena:

- prostituição
- impureza
- paixão lascíva
- desejo maligno
- avareza (que é idolatria)

v. 7 - nessas coisas andastes noutro tempo

v. 8 - DESPOJAI-VOS: - ira

- indignação
- maldade
- maledicência
- linguagem obscena
- mentira

V. 12 - REVESTÍ-VOS: - misericórdia

- bondade
- humildade
- mansidão
- longanimidade
- paciência

v. 15 - A paz de Cristo como árbitro em vossos corações - diferente de cavocar o passado.

Gal. 1:4 - o qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,

Tito 2:12 - ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente,

Heb. 9:9 - que é uma parábola para o tempo presente, conforme a qual se oferecem tanto dons como sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que presta o culto.

- O resumo da vida vitoriosa do cristão está no seu presente. O texto abaixo resume isso, ressaltando o fato de que fomos ressuscitados com Cristo:

Colossenses 2:12 - "Tendo sido sepultados juntamente com Ele no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dos mortos.


AUTOR: Oswaldo Chirov / chirov@uol.com.br




=======================
======================
=====================
====================
===================
==================
=================


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem