COMO VENCER A RAIVA?

As pessoas andam cada vez mais irritadas e com raiva

Toda essa raiva leva as pessoas a fazerem loucuras

Mas a Bíblia ensina que o amor supera a raiva

“O amor…não se ira facilmente...” 1Co 13.5




INTRODUÇÃO

- Você sabia que os maiores índices de violência estão dentro das casas? A chamada violência doméstica?

- Você sabia que a grande maioria dos abusos, inclusive os sexuais, acontece entre parentes próximos?

- Seis milhões de esposas sofreram violência de seus maridos, dez milhões de crianças sofreram espancamentos de seus pais. Essas pessoas não souberam como controlar a raiva.

- Isso não quer dizer que o amor não sente raiva, porque por vezes o amor fica irado. Algumas vezes, o certo que o amor precisa fazer é ficar zangado.

- Mas “O amor não se irrita facilmente” e as pessoas com quem você mais se zanga são aquelas que mais o amam, pois é quando você percebe que elas estão na melhor posição para suprir suas necessidades e não querem que você fique zangado.

- Quero hoje que olhemos para “Como Vencer a Raiva”.
1Co 13.5 “O amor (...) não se ira facilmente...”

COMO VOCÊ PODE CONTROLAR SUA RAIVA?

I. DECIDA CONTROLAR SUA RAIVA

“Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade.” Pv 16.32 (NVI)

- Deus deu a você, em sua formação biológica, a capacidade de ter raiva.

- Raiva não é necessariamente um pecado. Deus ficou irado.
O problema é como controlar a raiva. Ela bem controlada torna-se mais um recurso do que uma deficiência.

- Você não pode evitar a raiva, mas pode aprender a controlá-la. Precisa aprender como lidar com ela. Você decide controlá-la.

II. AVALIE O PREÇO DA FALTA DE CONTROLE

Pv 29.22 “O homem de gênio violento provoca brigas por toda parte...”

Pv 15:18 – “A pessoa de mau gênio sempre causa problemas...” (NTLH)

Pv 14:17 – “Quem perde a cabeça num instante acaba cometendo erros muito graves;” (BV)

Pv 14:17 – “Quem se zanga facilmente faz coisas tolas,” (NTLH)

Pv 11:29 (BV) “Quem se revolta contra seus pais e perturba sua família, ficará sem qualquer herança, terá uma vida vazia.”

TODAS AS VEZES QUE FICO SEM CONTROLE, EU PERCO.

NUNCA responda impulsivamente. Quanto mais você controla seu temperamento, ele melhora, quanto mais você o controla, melhora.

Dê a você mesmo algum tempo de parada, reflita e pense no assunto. Se você não pára e pensa, vai fazer sempre a coisa errada.

III. EXPRESSE SUA RAIVA APROPRIADAMENTE:

Ef 4:26 “Se você ficar com raiva, não deixe que isso o faça pecar...”

Este versículo implica que há um jeito de ficar com raiva e não pecar.

Toda raiva é pecaminosa? Não. Deus fica irado e deu ao homem a mesma capacidade. Mas há formas certas e erradas de ficar com raiva.

Há formas construtivas e destrutivas de raiva. Raiva apropriada e não apropriada. Você precisa aprender a expressar sua raiva de forma apropriada.

“Se você ficar com raiva, não deixe que isso o faça pecar...” Negar que você está com raiva, quando está mesmo, é pecado. Isto se chama mentir.

É mais fácil ficar com raiva do que admiti-la. A Bíblia diz que ficar com raiva e não admiti-la é mentir. Isto é pecado. A raiva não é errada em si, o erro está em como a expressamos.

Estou convencido de que a maioria de vocês pode ter ótimos relacionamentos e ter suas necessidades satisfeitas se aprenderem a direcionar a raiva de maneira apropriada e a expressá-la corretamente e não incorretamente.

Três coisas que você não deve fazer:

1. NÃO REPRIMA SUA RAIVA.

- Se eu não consigo expressar minha raiva, estarei guardando-a dentro de mim. Reprimir significa colocar o sentimento mais para baixo, guardando no interior e isso causará sempre dor em você – mental, física e nos relacionamentos. Quando você conserva o sentimento reprimido, provavelmente seu corpo vai sofrer as conseqüências. Quando eu engulo minha raiva, meu estômago vai reagir. Seu corpo não foi criado para viver em constante estado de alerta, raiva, e outros sentimentos afins. Se reprime, alguma coisa vai sofrer as conseqüências – dor de cabeça, colite, úlcera, coração, pressão alta, dores lombares etc. É a parte mais frágil do seu corpo que vai ser mais afetada.

2. NÃO SUPRIMA SUA RAIVA.

- Suprimir é quando você tenta fingir que o sentimento não existe. Suprimir não vai ajudar em nada. “Tudo vai passar, vai ficar tudo bem.” Não, você precisa dizer: “Eu fiquei machucado, ameaçado, com medo, frustrado.” E você precisar lidar com todos esses sentimentos.

3. NÃO EXPRESSE SUA RAIVA.

- Há muitas maneiras de se expressar a raiva. Tem o vulcão. Há o amuado – alguém que tenta conseguir mais por ser amuado do que em ser explosivo.

- O manipulador – aquele que não confronta com o que é real e faz insinuações, colocações sarcásticas todo o tempo, pequenos golpes. Fica constantemente golpeando, insinuando colocações – é raiva. Todos esses são mecanismos de defesa de comportamento. Não ajudam em nada.

IV. ADMITA E CONFESSE SUA RAIVA.

- Admita para você,

- Para os outros,

- Para Deus.

Diga: “Eu estou com raiva!”

E o mais importante do admitir que você está com raiva, é admitir por que você está zangado.

Aprenda a lidar com isso, confesse sua raiva.

V. REPROGRAME SUA MENTE

“...mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...” Rm 12:2

A forma como você age é determinada pela forma como você pensa. A maneira como você sente é determinada pela maneira como você pensa.

Se você quer mudar a maneira como você age você precisa mudar a maneira como você pensa.

Faça o seguinte exercício:

- Escreva uma carta para você mesmo. Fale da figura ideal de respostas para sua raiva. Pense em algo que faz você ficar com raiva e então escreva como você gostaria de lidar com ela. Seja vívido e detalhado quanto possível. Faça isso como um compromisso de dever de casa. Pense na irritação, pense na maneira como você gostaria de lidar – resolva isso antes, decida, escolha, antecipe a solução. Pergunte-se algo como: “Gosto de ficar zangado?” Quando fico zangado os resultados disso são os melhores?” “Terei os mesmo resultados se eu agir de um modo efetivo?” “Como posso ser diferente?” “O que eu gostaria de ser para reagir e dar uma resposta satisfatória nessa situação?” É muito trabalho? O quanto você leva à sério o desejo de mudar seus hábitos? O quanto você leva a sério o desejo de controlar sua raiva? Se você deseja fazer isso – escreva, pegue alguns desses versículos da Bíblia e use-os na carta, de modo que isso ajude a você mudar sua vida. Na medida em que as palavras forem tomando seu pensamento, você estará sendo transformado. Na medida em que você estiver fazendo isso, você estará sendo progressivamente mudado pela transformação de sua mente. Isso vai mudar você.

- A verdade é que pessoas raivosas são pessoas inseguras. Quanto mais inseguro sou, mais as coisas me enervam. Quanto mais inseguro sou, mais descontrolado fico, mais irritado sou. Se você pegar um bebê que está chorando irritado e você der amor, carinho, segurança, aceitação e ele pára de chorar sem isso, a causa então é outra.

- Quando você entende o quanto Deus o ama e há segurança em Cristo, o quanto você é importante para Ele, sua irritabilidade vai diminuir. Isso tem mais a ver com a sua auto-imagem e o que Deus diz a seu respeito do que com o que você acha de si mesmo.
Dever de casa: Leia Efésios 1 e Romanos 8 que são capítulos clássicos sobre como encontrar segurança em Cristo. Leia-os sempre e sempre. São versículos anti-raiva porque quanto mais você se sente bem com você mesmo, menos você vai se sentir mal com os outros.
Você precisa ser transformado pela renovação de sua mente.

VI. APRENDA COM AS PESSOAS PACIENTES

“Não se associe com quem vive de mau humor nem ande em companhia de quem facilmente se ira; do contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal.” Pv 22:24,25 (NVI)

- Se você está com pavio curto, e somente se relaciona com pessoas sem pavio, como você pensa que vai viver?

- Você pode ser contaminado por alguém com raiva? Certamente.
O que se diz é: escolha seus amigos. Se você leva a sério mudar seu costumeiro e arraigado estilo de vida de administrar de modo não apropriado a sua raiva, então precisa começar a ter amigos que saibam como expressar a raiva.

- Este é um dos benefícios da igreja. É esta a razão porque acho que devemos nos unir e nos comprometer com a família da igreja.
É por isso que devemos pertencer a um Pequeno Grupo. Você adquire valores positivos. O mundo todo está ensinando você a expressar sua raiva de forma errada.

- A televisão ensina a expressar a raiva de forma errada.
O que tudo isso ensina aos nossos filhos? Quando você fica zangado, sai atirando com uma arma, esmurra o rosto de alguém, golpeia alguém pelas costas com uma faca, berra, xinga e manipula?

- Você precisa do equilíbrio de todos aqueles que são exemplos nisso e a igreja é um ótimo lugar onde você encontra esses modelos.
Fique perto de pessoas que lidam com a raiva do mesmo jeito que Jesus lidou. Toda raiva é aprendida. Desde que é aprendida, pode ser desaprendida.

- Pais, todas as vezes que explodo e perco minha calma, me torno um modelo não apropriado para meus filhos. Eles estão aprendendo. Tudo que você fizer, estará servindo de modelo, ensinando.

CONCLUSÃO

Dr. James Dobson diz: “Casamentos bem sucedidos não são aqueles em que a raiva e os conflitos não existem. Mas, são aqueles em que se aprende a administrar a raiva. Quando a raiva é administrada, produz grandes casamentos.”

Se você nunca teve raiva, então você é um vegetal. Deus o criou como ser humano que tem raiva. Quero acrescentar isso:

Quando a raiva é administrada produz também grandes amizades, igrejas, liderança e realizações. Produz grandes atletas e líderes, porque a energia emocional que é direcionada para o bem, possui um grande potencial.

JESUS PODE NOS ENSINAR COMO VENCER A RAIVA

Ele faz isso atacando a raiz do problema. O problema é o pecado.

Você precisa se arrepender dos seus pecados.

Você precisa do perdão de Deus.

Você precisa do amor de Deus.

Você precisa de uma nova vida.

Receba Jesus em sua vida.



AUTOR: Pr. Ricardo Aurino - Pastor de Maturidade Espiritual






=========================
=======================
======================
=======================
=========================


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem