AS MARCAS
QUE RESISTIRÃO

1 Co 3.10-16




- Nenhuma pessoa passa despercebida pela vida, ninguém é nulo. Mesmo as criançinhas que morrem muito cedo, deixam suas marcas nos corações dos seus entes queridos. Cada um de nós deixa suas marcas nos lugares onde passamos e nas pessoas com as quais convivemos. Neste sentido, os pais, cujo dia comemoramos hoje, deixam marcas duradouras em seus filhos. Os amigos, os pastores, os irmãos em Cristo, todos eles registram em nossa vida um pouco de suas vidas. Com certeza cada um de nós poderia citar pessoas que deixaram em nós marcas abençoadoras.

- Paulo nos mostra neste texto que a igreja de Corinto foi profundamente influenciada por alguns líderes cristãos, inclusive por ele mesmo (3.4-6). Estes ajudaram na abertura e edificação da igreja, por isso eram como que modelos e alicerces para o rebanho.

- Então, o Apóstolo das nações passa a descrever estas marcas deixadas pelos líderes, as quais chama de fundamento, de base, de estrutura sobre a qual a igreja estava sendo edificada. A seguir fala da edificação sobre este fundamento. Assim ele nos chama para analisarmos que tipo de marcas, de influência, deixamos sobre os que estão ao nosso redor.

- A questão central é: O que nós temos feito que resistirá ao Dia do juízo (v.23). Vejam que Paulo aqui fala no singular: “cada um”; demonstrando a responsabilidade individual dos que têm o poder de influenciar outras vidas e trabalhar na edificação da igreja de Deus.

- Então que marcas devemos deixar nos lugares onde passamos, nas pessoas com as quais convivemos, especialmente as pessoas do nosso lar e de nossa igreja?

O que resistirá ao juízo, ao fogo santo?

I - AS MARCAS QUE TÊM CRISTO COMO FUNDAMENTO

- Nos parece que o Apóstolo Paulo está percebendo que circundava a igreja de Corinto a idéia de que Jesus não é o seu único fundamento. Talvez alguns tivessem encantados com as figuras dos Apóstolos (Paulo, Pedro) e de Apolo, e descansassem neles as suas almas. Ele já havia criticado tal postura: Quem é Apolo? E quem é Paulo? (3.5).


- Paulo não despreza o fundamento apostólico para o início da igreja e o fervor evangelísticos de homens dedicados. Em Efésios 2.20, ele reconhece este valor.

Ef. 2.20:

“Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular.”

- No entanto, quando se trata de salvação, somente Jesus é o fundamento. Qualquer outro nome que se apresente como alicerce de uma igreja, de um lar cristão, não corresponde ao ensino bíblico.

- Jesus é o centro do universo, o centro da Bíblia, o centro da igreja e deve ser o centro também de nossas vidas.

- Este é o sentido das palavras de Jesus nos mostrando a importância de tudo o que construirmos, tudo o que fizermos, tudo o que almejarmos, ser construído em cima da rocha, que é Ele.

Mt. 7.24-27:

24- Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;

25- e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.

26- E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia;

27- e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.

- As marcas que deixaremos, que farão diferença na nossa igreja, no nosso lar, na vida de nossos cônjuges, filhos e parentes, são aquelas que têm o Senhor Jesus como o centro. Esta é a maior herança que um pai pode deixar para os seus filhos.

- Disse um historiador que John Wesley deixou de herança: Uma velha cartola, uma bíblia toda rabiscada e a igreja metodista.

- Que marcos temos deixado?

- O que os nossos filhos se lembrarão de nós quando ferem velhinhos? O que impregnamos em seus corações? Será que alicerçamos a nossa vida, o nosso lar, o nosso casamento, a nossa paternidade, a nossa igreja, o nosso estilo de vida, o nosso orçamento, no verdadeiro fundamento que é Jesus?

- Não nos esqueçamos que aquilo que plantamos determina a nossa colheita.

Gl 6.7-8:

7- Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.

8- Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.



II - AS MARCAS QUE RESITEM EM DIAS MAUS

- O que construímos será provado no juízo final, no dia de Cristo, quando o Senhor julgará toda a terra:

1 Ts 5.4:

“Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa;”

Hb. 10.25:

“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.”

- No entanto, somos há uma maneira singular de Deus agir na vida de seus filhos . A ação de Deus nos leva à conversão. Depois ele pode usar um recurso chamado provaçã. Estes são como que mecanismos que Deus usa para nos purificar.

- O juízo final de nossas obras será manifestado no final, no dia de Cristo, no entanto Deus nos prova hoje, como que nos jogando no fogo, para purificar-nos.

1 Pe. 4.12-13:

12- Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo;

13- pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando.

- Devemos edificar, seja uma igreja, seja um lar, seja um casamento, tão bem, que resistam às tempestades, às provações e tentações. Além do mais devemos trabalhar para que a nossa obra não se perca queimada pelo fogo pois não passou de palha e feno.

- O ouro resiste ao fogo e se deixa purificar por ela; as pedras também não serão queimadas, no entanto a madeira, o feno e a palha, que momentaneamente podem resistir, não resistirão muito tempo. Talvez seja este o sentido do salmo 1, quando diz:

Salmo 1. 1-6:

1-Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

2-Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

3-Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.

4-Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa.

5-Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos.

6-Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.

- O que tem alicerce resiste ao vento da tempestade, da provação e da tentação já presentes, e no futuro resistirá ao juízo de Deus.

- O que você está edificando resiste às lutas, às provações e tentações?

- Os que influenciamos suportam os embates deste mundo tenebroso? E mais, o que fazemos resistirá ao juízo? O que sobrará das obras de nossas mãos no juízo final?

III - AS MARCAS QUE GARANTEM GALARDÃO

- Paulo está conclamando os construtores, os que marcam as vidas com seu exemplo e serviço, os que ajudam na edificação da igreja, os que edificam os seus lares a não se esquecerem que um dia haverá uma premiação celeste, uma distribuição de galardão (v. 14-15).

- Os que forem indolentes, relaxados, preguiçosos; os que não tiveram Cristo como o fundamento, os que alicerçaram seu trabalho na força do homem, na força da carne, no modelo do mundo, poderão ser salvos (v.15), pois uma vez salvo, salvo para sempre, mas não receberão galardão algum.

- A parábola de Mateus 25.14-30 exemplifica que a falta de zelo com o que nos foi confiando trás resultados desastrosos.

Vejamos especialmente os últimos versos:

Mt. 25.24-30:

24- Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste,

25- receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.

26- Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?

27- Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu.

28- Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez.

29- Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.

30- E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.

- Deus saberá fazer a leitura correta, pois é juiz de todos os homens (Hb. 12.23) e não se deixará enganar.

Ouçamos Normam Champlin:

“Podemos estar certos de que nada escapará ao olhar de Deus. Ninguém será capaz de enganar o juiz. Não é um erro supormos que alguns dos supostos maiores Cristãos, que realizam aparentemente uma tarefa mais magnificente, serão desvendados com últimos, naquele dia. Esses serão aqueles cujas realizações foram efetuadas mediante a força da carne, da capacidade humana, dos dotes naturais, e não através do Espírito de Deus. Além disso, alguns daqueles que agora são reputados como últimos ,serão então primeiros. Esses serão aqueles que tiverem sido humildes em sua vida de oração e de trabalho cristão, embora aparentemente tenham contribuído bem pouco para os destinos da vida humana. Somente o Senhor Jesus pode fazer o julgamento preciso e apropriado, e podemos estar certos que Ele o fará “ (Normam Champlin).

Este é o sentido das palavras de Paulo em 1 Co. 4.4-5.

1 Co. 4.4-5:

4- Porque de nada me argúi a consciência; contudo, nem por isso me dou por justificado, pois quem me julga é o Senhor.

5- Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus.

- Deus não se limitará às nossas obras, mas também analisará quais foram as nossas esperanças, desejos, sonhos, motivos, ambições e o que tudo isso influenciou para que o evangelho de Cristo fosse experimentado.

- Não brinquemos com as coisas de Deus. Trabalhemos com dedicação, construamos com prudência, com zelo, com firmeza, sobre o verdadeiro alicerce, pois a seu tempo seremos julgados pelas marcas que deixamos.

- Talvez a frase: Cada um veja com edifica; seja uma solene advertência para cada um de nós.

IV – AS MARCAS QUE LEVAM À SANTIFICAÇÃO

- O santuário de Deus é sagrado (v.17). Parece que Paulo não está se referindo ao Tabernáculo ou a o Templo, visto que na nova aliança eles não têm nenhum sentido.

- O santuário sagrado hoje é o coração de cada pessoa que já recebeu a Jesus como seu Senhor e Salvador. Paulo reforça esta idéia no verso 16 e ainda em 2 Co 6.16:

“Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.”

- Assim com o Tabernáculo e o Templo deixou na nação de Israel marcas profundas, devemos fazê-lo onde estamos. Somos o tabernáculo ambulante, o templo vivo, o corpo de Cristo na terra. Através de nós Cristo é manifestado.

- Não dar valor a este sentido espiritual de nossas vidas, menosprezar o Espírito Santo que há em nós é como destruir um santuário de Deus, que é sagrado.

- Cada salvo é sagrado; separado, consagrado, dedicado ao Senhor, e tal verdade nos faz uma verdadeira construção espiritual que prevalecerá no juízo.

- Se esquecermos que Deus habita em nós, que somos dele, nos abrimos com facilidade para o pecado e não somos como que canais de bênção para os que estão ao nosso redor.

- Que revelação maravilhosa e sublima esta: Nós somos o santuário de Deus, e o santuário de Deus é sagrado. Que tal revelação nos encha de alegria e de temor.

CONCLUSÃO

- Talvez, cada um olhando para si nesta noite, se entenda tão longe do que este texto nos propõe.

- O desafio é alto demais, o que Deus nos indica parece ser uma tarefa angelical e não humana. No entanto ela pode ser aplicada a cada um de nós.
- Basta reconhecermos nossa limitação e insuficiência, e invocarmos auxílio divino, que deixarmos nossa marca espiritual por onde passarmos. Comecemos hoje a avaliar os fundamentos do que estamos fazendo.

- Vejamos se Cristo é o centro de tudo. Analisemos se o que estamos plantando nos corações dos outros é tão firme que resiste às tentações e provações impostas a nós.

- Construamos com tanta solidez, dedicação e zelo que as obras de nossas mãos sejam como ouro e pedras preciosas no julgamento final.

- Finalmente que vivamos como um santuário, uma habitação de Deus, uma extensão de Jesus aqui na terra, para que os que conviverem conosco vejam glória de Deus, como via o povo de Israel nos antigos monumentos (Tabernáculo e Templos).

- E assim que deixemos marcas profundas, espirituais, duradouras na vida dos que Deus colocar diante de nós, e especialmente, nestes dias, na vida de nossos filhos. Que Deus nos ajude.



AUTOR: Pr. Luiz César Nunes de Araújo




+
++
+++
++++
+++++
++++++
+++++++
++++++++
+++++++++
++++++++++
+++++++++++
++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++
+++++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++
++++++++++++++++++++
+++++++++++
++++++++++
+++++++++
++++++++
+++++++
++++++
+++++
++++
+++
++
+


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem