OS HÁBITOS DE
UM CORAÇÃO AMOROSO

“Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece”. 1 Co 13.7-8 NVI

“O amor não conhece limites para a sua paciência, fim para sua confiança, nem enfraquecimento de sua esperança; ele é capaz de superar tudo. O amor jamais acaba”. (Phillips).


INTRODUÇÃO



- Tem momentos que você sente que é incapaz de amar? Você diz: “eu não tenho mais amor para dar”.
- Isso acontece com alguns profissionais: professores, vendedores, gerentes, enfermeiros, garçons.
- Se você atua numa área de contato constante com pessoas, então você sabe o que é chegar em casa à noite e dizer: “não consigo ver ninguém na minha frente! Não me sinto capaz de ajudar mais ninguém com seus problemas, dores ou reclamações. Eu não consigo!”.


- Como você pode amar durante um bom tempo sem que esse amor enfraqueça?
- Qual é a fonte desse tipo de amor? É claro que não é do meu próprio amor.
- Onde você consegue esse tipo de amor que sempre protege, sempre confia, sempre espera, sempre persevera?


- Num relacionamento de longa duração, para permitir um amor durável, você precisa reabastecer esse amor em sua vida. Mas as pessoas geralmente não sabem como reabastecer esse amor para se tornar duradouro.

- Nesta noite eu quero falar com você sobre três hábitos básicos que precisamos desenvolver – os hábitos de um coração amoroso.

Pelo fato de sermos uma combinação de físico, emocional e espiritual, precisamos trabalhar estas três áreas em nossa vida. Elas influenciam a nossa habilidade de amar as pessoas.

I. DESENVOLVA HÁBITOS QUE LHE REVIGOREM FISICAMENTE

- A maioria das pessoas não entende que suas condições físicas possuem um impacto muito forte nas relações e na habilidade de amar. É difícil amar quando você está cansado. Faz muita diferença.


- Para ouvir pessoas e dar prioridade às suas necessidades você consome energia física. Você já esteve numa situação em que precisa dar atenção aos seus filhos, mas estava morto de cansado? Você não consegue ouvir porque ouvir consome muita energia física.

- O que acontece em seus relacionamentos quando você está fisicamente na pior? Pequenas coisas se transformam em grandes problemas quando você está cansado. Você está mais debilitado, na defensiva, quando está fisicamente desgastado. Às segundas-feiras, estou geralmente exaurido e assim minha família sabe que eu estou debilitado nas manhãs de segunda. Este não é um problema espiritual, apenas estou cansado!

- Quais são alguns hábitos que revigoram você? A Bíblia está repleta deles.
- O Velho Testamento tem alguns princípios apropriados para a saúde, mas os três principais são: descanso, dieta balanceada e exercícios regulares. Nada disso é novidade, apenas precisamos colocar em prática.


DESCANSO - “É uma grande tolice trabalhar de sol a sol, acordar de madrugada e dormir a altas horas da noite, (...) pois Deus quer que aqueles que O amam tenham um bom descanso.” Sl 127.2 (BV)

Descansar é tão importante que Deus colocou esta idéia nos 10 Mandamentos. Cada sétimo dia você deve descansar. Se você não tem esse dia de descanso semanal, você está quebrando um dos mandamentos. Algumas vezes a coisa mais espiritual que você pode fazer é descansar. É incrível como as coisas parecem melhores após uma noite bem dormida. Muitos de vocês estão tão cansados para amar os filhos, tão cansados para amar o marido, tão cansados para amar a esposa. Seu problema básico é físico e não espiritual. Não há nada místico quanto a isso.
Você precisa de hábitos que revigorem seu físico.


DIETA BALANCEADA
- “Tu mesmo formaste o meu corpo (...) ensina-me a aplicar as tuas regras de comportamento à minha vida”. Sl 119.73 (BV).


- Um conceituado médico geriatra declarou: “todo mundo precisa eliminar ou diminuir ao máximo três pós brancos: farinha, açúcar e sal. Evitar também gordura animal”.
- Esse médico já passou dos 70 anos de idade, em boa forma física, e ele fala disso com autoridade. Sabemos o que precisa ser feito, mas a questão é que precisamos praticar.


EXERCÍCIOS REGULARES
- “Honre ao Senhor com o seu corpo”.


- Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo. 1 Co 6.20

- Nosso corpos foram feitos para atividade. Em tempos bíblicos as pessoas não faziam exercícios; elas andavam a pé para todos os lados, faziam atividades físicas. Mas nós temos uma vida sedentária, e dirigimos para todos os lados.
- Jackie Gleason disse: “Todas as vezes que sinto vontade de fazer exercícios fico quieta até a vontade passar.”


- O ponto decisivo na vida é que você tem duas escolhas: fadiga ou aptidão física. Você vai escolher uma ou outra. Se você escolhe aptidão física, isso envolve exercício regular. Estudos têm mostrado que os exercícios não consomem energia, pelo contrário, aumentam.

- Creio que em alguns casamentos, se os esposos procuram ficar em forma, o amor será revigorado. Você está muito cansado para amar os outros.

II. DESENVOLVA HÁBITOS QUE LHE RECARREGUEM EMOCIONALMENTE

- Quando seu tanque emocional está vazio você fica incapaz de amar. Você desanima e desiste. E o seu tanque emocional continua vazio.


- Como você sabe que precisa de uma recarga emocional? Seu estômago resmunga – é hora de comer. Seus olhos ficam pesados – é hora de dormir. Freqüentemente temos os sinais e símbolos que nos mostram quando o tanque está emocionalmente vazio. Ignoramos isso muito mais do que a hora de comer e de dormir.

Sinais de alerta:
- Sensação de opressão, sentir-se inadequado; pavio curto; explosão de impaciência. Quando seu tanque emocional está baixo você tende a ficar zangado com as pessoas que você mais ama. Desejo de evitar pessoas, você as vê como problemas.
- Você não tem desejo de amar as pessoas quando seu tanque emocional está baixo. Sensação de fuga – fantasias de escape. Você fica sempre pensando nisso.
- Davi teve esse problema. Ele disse: “Se eu tivesses asas de uma pomba, eu voaria para longe”. Este é um sinal indicador que você está emocionalmente na pior.


Como você se recarrega emocionalmente? Três sugestões da Palavra de Deus:

FICAR SOZINHO
– Um tempo sozinho, a sós. Você precisa ter um momento solitário. Jesus sempre se isolava das multidões. Diz-se que Ele fazia isso quando precisava se recarregar emocionalmente. Uma pessoa que está disponível o tempo todo, não tem tanto valor quando precisam dela.


- “Havia ali tanta gente, chegando e saindo, que Jesus e seus discípulos não tinham tempo nem para comer. Então ele disse: ‘Venham. Vamos sozinhos a um lugar deserto para descansarmos um pouco”. Mc 6.31

- Havia tanta agitação e movimento que Jesus disse aos seus discípulos: “Vocês precisam dar uma parada hoje. Vamos sair dessa agitação. Vamos para um lugar deserto.” Esta é uma boa justificativa para umas férias num lugar tranqüilo! Algumas vezes eles foram para as montanhas.
- Jesus disse: “Saiamos dessa agitação por um tempo.” Você precisa desse tempo de isolamento.


- Suas emoções são como uma bateria.
- Se você conecta uma lâmpada numa bateria ela vai durar muito tempo.
- Se você conecta cinco lâmpadas, a bateria dura menos tempo.
- Se você conecta cem lâmpadas a bateria vai durar muito pouco. Muitos de vocês colocam tanta lenha no fogo que vai logo apagá-lo.
- Você está queimando a vela dos dois lados e não está tão brilhante como pode pensar.
- Você pega tanta coisa para fazer que está se exaurindo.
- Você precisa de tempo para se recarregar emocionalmente. Solidão e quietude oferecem essa possibilidade.
- Você pode ter cinco conversas desgastantes por dia e chegar em casa sem nada para dar. Basta um conflito para desgastar você. Alguns de vocês, maridos, que têm esposas em casa, com filhos pequenos, um dos melhores presentes que vocês podem dar a elas é um tempo sozinho.


RECREAÇÃO
- Recreação não é descanso.
- Há certas atividades que recarregam você emocionalmente – recrear – re criar.
- Há certas coisas que recriam energia, entusiasmo e revigoram suas energias. Depois de praticá-las, você se sente muito bem. Coisas diferentes para diferentes pessoas. Temos coisas diferentes que nos recarregam porque nós fomos feitos diferentes. Podem ser “hobbies”, um esporte, jogos, artes. Você precisa experimentar e encontrar o que lhe recarrega emocionalmente. Você precisa encontrar tempo para fazer isso. (assistir futebol, caminhada no parque).


- Jesus gostava da vida. Ele freqüentava casa de pessoas onde participava de alegres refeições, e era até acusado de ser comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores(Mt 11.19). A versão de
- Phillips para este texto diz:


“Jesus veio desfrutando a vida”. Mt 11.19(Phillips)


- Jesus foi a pessoa com ministério orientado mais intenso que já viveu e desfrutou a vida.
- Quanto mais você está envolvido num ministério intensivo, quanto mais você está envolvido em ajudar outras pessoas, mais você precisa desse tempo livre.
- O verdadeiro ministério é dispendioso e exaustivo. Quando você está ajudando pessoas, aconselhando, encorajando, supervisando, servindo, qualquer que seja o seu trabalho, é quando você está se dando que se torna dispendioso e exaustivo. Você precisa de tempo livre.


SORRIR
– Desenvolva o hábito de rir.


“A alegria faz bem à saúde.” Pv 17.22(LH)

- Há estudos que provam que quando você sorri aumenta o número de Células T que melhoram seu nível imunológico. É bom para a sua saúde. Quando você sorri produz endorfinas em seu cérebro. O humor produz benefícios. Sorrir é um dom de Deus. Deus tem senso de humor... Ele lhe fez! A Bíblia diz que Deus sorri. Precisamos aprender a sorrir. Humor é um recarregador emocional e um reconstrutor de amor.

- Tenho conversado com casais que têm sérios conflitos no casamento. Eles dizem: “Algum dia, vamos olhar para isso e riremos de tudo”. Aí eu pergunto: “Por que esperar?” Por que não rir agora? Vá em frente e desfrute disso agora, porque rir é carga muito leve..

- Se você quer ser equilibrado emocionalmente você precisa levar Deus bem a sério e não pode se levar muito a sério. Aprenda a rir de suas limitações. Com certeza há muito material para isso. Você precisa se divertir com a vida no meio de seus problemas, de seus conflitos, de suas dificuldades de relacionamentos. Você precisa praticar o que chamo de inquietação relaxante. Sim, há coisas que são muito sérias na vida – não há dúvidas disso! Você diz: “Se você conhecesse meus problemas não iria sorrir.” Eu digo: “Se você conhecesse MEUS problemas você iria sorrir.” O fato é que a questão não é ter problemas ou não, mas é como você vai lidar com eles e com os hábitos que vão ajudar você a se conservar emocionalmente recarregado.

III. DESENVOLVA HÁBITOS QUE LHE RENOVEM ESPIRITUALMENTE

- A Bíblia diz que o verdadeiro amor sempre protege, sempre confia, sempre espera, sempre persevera, e nunca desiste. Pode ultrapassar qualquer coisa. Você não pode amar as pessoas desse jeito sem a ajuda de Deus. Simplesmente não pode. Você não pode amar as pessoas do jeito que Deus lhe ama, do jeito sobre o qual temos falado nessas últimas dez semanas, sem o poder de Deus em sua vida, porque o amor humano acaba.


- Os sinais de alerta que o ajudarão a evitar dificuldades espirituais: Nada parece valer o esforço. A vida parece fútil/sem propósitos. Você culpa a Deus pelos seus problemas – “ Por que o Senhor permitiu que isso me acontecesse? Quando você estuda as Escrituras, descobre que muitos dos grande santos da Bíblia culparam a Deus quando estavam em situações adversas. Davi, Moisés, Elias, Isaías, Jeremias, Abraão.

“Faça de tudo para se manter espiritualmente preparado.” 1Tm 4.8( Phillips)

Como você vai estar espiritualmente preparado e amando as pessoas?

Três hábitos espirituais vão lhe ajudar:


1) UMA HORA TRANQUILA DIARIAMENTE
– Tempo gasto sozinho com Deus em que você permite que Deus lhe fale através da Bíblia e você fala com Deus pela oração. Não conheço nada melhor para ajudar você.


“Por isso nunca ficamos desanimados. Ainda que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia-a-dia.” 2 Co 4.16

Exteriormente nosso corpo sofre pelo tempo e pelas lágrimas. Mas interiormente somos renovados espiritualmente a cada dia, por passarmos um tempo sozinhos com Deus.

Testemunhos sobre o que a Hora Tranqüila significa:

- O hábito diário de começar meu dia com Deus em oração e leitura bíblica é a coisa mais importante que faço por mim e por minha família. Peço pelo poder de Deus cada manhã para me capacitar a ser o que Ele quer que eu seja e eu recebo Sua paz e confiança para ir em frente em meu dia sabendo que não estou sozinho.

Meu tempo sozinho com Deus pela manhã sela a paz para o meu dia todo.

- O momento com Deus é o tempo mais precioso do meu dia.

- Minha Hora Tranqüila me ajuda a colocar os acontecimentos de cada dia numa perspectiva apropriada . Permite-me ficar focado e avançar.

Quando começo e termino o dia com a Hora Tranqüila, o que está no meio se torna menos estressante. A paz de Deus se sobressai.

- Minha Hora Tranqüila é o combustível que me faz avançar e o equilíbrio de minhas necessidades para que não cometa erros.

- Quando sou inconsistente um dia ou dois, eu sei muito bem. Quando sou inconsistente três ou quatro, minha família percebe. Quando sou inconsistente uma semana, todo mundo percebe.

- Eu não sei o que ajudaria sua vida melhor do que começar o dia com o hábito da Hora Tranqüila. Apenas 10 minutos. No seu carro mesmo, no sofá da sala, no quintal onde você pode ver o sol nascer, no escritório. Passe algum tempo diário com Deus. Sugiro que você pegue siga o nosso plano de leitura da Bíblia. Estamos lendo o livro de Jó. Leia e medite no que leu – talvez escreva algo sobre o que leu. Esse é um hábito que fará diferença e conservará você espiritualmente renovado e melhorará seus relacionamentos.

“Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.” 1 Pe 5:7

2) PEQUENOS GRUPOS
– Você precisa de um Pequeno Grupo. Falamos sobre isso o tempo todo. Um cristão sem um Pequeno Grupo é um órfão.


“...animemos uns aos outros diariamente...” Hb 10:25

Você não vai encontrar encorajamento num grupo grande como este uma vez por semana. Você precisa ficar junto num Pequeno Grupo, semanalmente, onde você possa partilhar suas necessidades, problemas, dificuldades e orar uns pelos outros e desenvolver amizade. Dois são mais fortes do que um. Veja a primeira página do CONEXÃO de hoje.

CELEBRAÇÕES. Celebrar com o povo de Deus é espiritualmente renovador. Louvar renova e rejuvenesce. Desenvolve.

“Proclamem a grandeza do SENHOR comigo; juntos exaltemos o seu nome”. Sl 34.3

- Cantar eleva você. Quando chegamos e cantamos no primeiro momento do culto – não é uma espécie de aquecimento. É tão importante quanto a mensagem. Você precisa desse alívio emocional, e da renovação que o canto propicia.

- Quando você estiver na pior – física, emocional e espiritualmente – e sentir que nada tem para oferecer, sua maior necessidade é se sentir amado por Deus. É através desses hábitos que você pode começar a sentir o amor de Deus fluindo através de sua vida novamente.

CONCLUSÃO

- A qualidade de seu relacionamento com Deus determina a qualidade de todos os outros relacionamentos que você tem. Quando isto fica desordenado tudo o mais em sua vida vai pelo mesmo caminho. A qualidade de seu relacionamento com Deus afeta a qualidade de todos os outros tipos de relacionamento. O amor humano é frágil e você precisa estar conectado numa fonte mais poderosa.

Meu pressentimento é que alguns de vocês estão passando por problemas. Olhando sua situação percebo que você está fisicamente exaurido, emocionalmente esvaziado e espiritualmente esgotado e não conseguirá se recuperar rapidamente. Se você observar esses hábitos em sua vida será o primeiro passo para sua recuperação. A primeira coisa que você precisa fazer é deixar Deus amá-lo.

Jesus Cristo diz:

“Venham a mim todos que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso.” Mt 11.28

Descanso para sua alma. Descanso espiritual. Descanso emocional. Alguns de vocês chegaram hoje aqui bastante oprimidos. Damos boas vindas a você aqui na PIB Jacareí. Dizemos: “Assente, receba, seja amado, seja curado, cresça.” Isso é ótimo. Mas quero dizer que virão tempos em que você precisará voltar na linha de frente do amor e começar a amar, servir e ajudar os outros. Você vai ficar azedo, saturado e estagnado se tudo que faz é receber, se não tiver um ministério, se não servir aos outros.

Se não se tornar um canal do amor de Deus você vai ficar estagnado. Não sei quando será este tempo. Só Deus pode dizer a você, mas eu gostaria de dizer que você não pode ficar esperando que isso aconteça durante toda sua vida. Você precisa estar sintonizado como um canal em que as coisas se tornam revigorantes todos os dias. É possível servir intensamente num ministério e não se desgastar. Eu sei que é assim quando você desenvolve esses hábitos em sua vida.

Tenho sido perguntado algumas vezes: ”Como é que você consegue, com uma igreja relativamente pequena, pagando aluguel, comprando uma área de 30 mil metros quadrados, e com um imenso de desafio de construção pela frente? A resposta é muito fácil. Esta é uma igreja que é cheia de amor. O amor sempre protege, sempre persevera, sempre crê, sempre espera, dura para sempre, não tem medo. Amamos a Deus e nos amamos uns aos outros.

Oração:

Diga em seu coração esta simples oração: ”Senhor Jesus, ajuda-me a desenvolver os hábitos que me revigorem fisicamente. Ajuda-me a ter descanso apropriado, uma dieta e exercícios que me ajudem a estar equilibrado em minha vida, de modo a que possa Te servir e servir aos outros com toda a energia. Ajuda-me a desenvolver hábitos que me recarreguem emocionalmente. Ajuda-me a re-examinar meus horários e ter tempo para o isolamento, para recreação e para rir. Porque estas coisas são também importantes para balancear minha vida. Ajuda-me a desenvolver hábitos que me renovem espiritualmente porque preciso de equilíbrio nessa área também. Ajuda-me a desenvolver minha Hora Tranqüila diariamente contigo, quando posso ler minha Bíblia por alguns minutos, meditar e falar contigo, e a estar num Pequeno Grupo e construir amizades sólidas que possam ser estimulantes, que me ponham para cima e não que me oprimam. Ajuda-me a estar envolvido com as celebrações e a cantar.”

Alguns de vocês nunca abriram suas vidas para Cristo. Ele disse: “Venha a mim.” Você pode dizer: “Jesus Cristo, estou indo para Ti e estou Te entregando todos os meus problemas e dores e frustrações e sofrimentos e meu vazio emocional, físico e espiritual. Eu entrego tudo isso para Ti.” Alguns de vocês já deram esse passo mas precisam encontrar uma igreja que se torne sua família cristã. Convidamos você para fazer parte da família PIB Jacareí, onde você pode ser amado, aceito e ainda encontrar aqui um lugar para se dar, servir e ministrar e fazer sua vida valer a pena. Convido você a fazer essa decisão agora.

“Pai, ao olharmos a idéia de amor nessas últimas 10 semanas, ajuda-nos a lembrar que és a fonte desse amor. Jesus Cristo, obrigado por nos amar. Ajuda-nos a sentir o Teu amor diariamente. Em nome de Jesus. Amém.”

AUTOR E FONTE: Pr. Luiz Sanches / http://www.pibjacarei.com/esboco2009/esboco_15_08_2010.html


+++++++++++++++++
++++++++++++++++
+++++++++++++++
++++++++++++++
+++++++++++++






Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem