Aprendendo com a

Vida de Rebeca




Texto: Gn 24.15,16


Introdução

- Você já aprendeu grandes lições apenas observando a vida de outras pessoas?




- Já teve a oportunidade de ver exemplos a serem imitados e exemplos a serem evitados a partir da observação da vida de outras pessoas?

- Dar o pano de fundo histórico do que está narrado em Gn 24.1-15: o pedido de Abraão a Eliezer para que ele buscasse esposa para seu filho Isaque, e a oração que Eliezer fez ao Senhor quando chegou à cidade dos parentes de Abraão.

Proposição

- Ao olharmos para a vida de qualquer pessoa, podemos tirar grandes lições para as nossas vidas, tanto positivas quanto negativas.

- O texto bíblico nos mostra algumas lições que podemos aprender a partir da vida de Rebeca, esposa de Isaque, mãe de Esaú e Jacó.

I.) Conserve-se puro(a) para o seu futuro cônjuge – Gn 24.16

- Rebeca se conservou pura para o seu futuro esposo.

- Essa é a vontade de Deus para os jovens. O mundo dirá o contrário, mas obedecer à vontade de Deus poupará os jovens de muitos sofrimentos!

- Você que ainda não é casado(a), tem se conservado puro(a) para o seu futuro cônjuge?


II.) Tenha um coração disposto a servir – Gn 24.17-20

- Rebeca tinha um coração disposto a servir. Ela serviu a Eliezer (servo de Abraão), dando água a ele e também aos seus camelos. Ela serviu sem interesses, pois até aquele momento não conhecia o homem, nem imaginava que vantagens ele poderia lhe oferecer.

- Devemos ter um coração disposto a servir sem interesses. Todavia, quando temos esta atitude de servo, sem segundas intenções, Deus sempre nos recompensa. Se não imediatamente, certamente nos recompensará a seu tempo. No caso de Rebeca, a sua disposição em servir, não só lhe trouxe preciosas jóias como presente, como lhe trouxe a oportunidade para um ótimo casamento! – Gn 24.22,33-38,49-51,67; Ver também Gl 6.9.

- Ao deixarmos de servir alguém, podemos estar perdendo uma ótima oportunidade, uma ótima porta que Deus poderia estar nos abrindo!

- Ao servir o copeiro e o padeiro do Faraó no cárcere, José estava abrindo as portas de sua libertação da prisão e pavimentando o caminho para o seu posto de governador o Egito!

- Você tem um coração disposto a servir? Ou você só quer ser servido? Você tem aproveitado as oportunidades que Deus tem te dado de servir a outras pessoas?

- Lembremo-nos do exemplo de Jesus que disse que veio para servir e não para ser servido (Mt 20.28). Como seus discípulos devemos imitá-lo!

III.) Tenha ousadia e coragem para aproveitar uma grande oportunidade – Gn 24.58

- Resumo da história: Eleazar fica sabendo que Rebeca é da parentela de Abraão; Eleazar se apresenta à família de Rebeca e diz o motivo de sua vinda; A família de Rebeca se mostra favorável ao casamento de Rebeca com Isaque e pergunta a Rebeca se ela estava disposta a ir com Eleazar para se casar com Isaque.

- Que era uma grande oportunidade para Rebeca não restava dúvidas, a questão era: Rebeca teria coragem de aproveitar esta grande oportunidade?

- Imaginar a grande mudança que aquela oportunidade representava para Rebeca: mudança geográfica, para uma terra distante que ela não conhecia, com costumes e pessoas que ela não conhecia. Tudo isso em uma época em que não existiam os meios de comunicação que existem hoje, nem os meios de transporte que existem hoje! De fato seria uma grande mudança!

- Para aproveitarmos grandes oportunidades é necessária uma boa dose de ousadia, pois grandes oportunidades trazem consigo grandes mudanças.

- A maioria das pessoas não está disposta a enfrentar grandes mudanças. Geralmente somos avessos a grandes mudanças. Preferimos manter as coisas como estão!

- Você tem ousadia e coragem para aproveitar uma grande oportunidade? Tem coragem para enfrentar grandes mudanças?

IV.) Descubra o poder da perseverança na oração – Gn 25.20,21,26b

- Rebeca era estéril e Isaque passou a orar para que ela engravidasse. Rebeca também deve ter orado. Eles oraram durante 20 anos!

- Rebeca e seu marido perseveraram em oração e obtiveram a resposta do Senhor!

- Jesus ensinou sobre a perseverança (importunação) na oração – Lc 11.5-13; 18.1-8.

- Você tem perseverado em oração naquilo que tem buscado do Senhor?

V.) Aprenda a buscar ao Senhor em momentos de agonia – Gn 25.22,23

- Ao engravidar de gêmeos, Rebeca aparentemente ficou tão angustiada pelo fato de os filhos brigarem no seu ventre que chegou a se desesperar da própria vida. Esta situação a levou a buscar, consultar ao Senhor.

- O Senhor lhe respondeu – v. 23

- Quando buscamos ao Senhor de todo o coração, Ele sempre nos responde (Jr 29.13).

- Ele só não responde quando não o buscamos de todo o coração ou quando o buscamos com interesses egoístas e mesquinhos.

- Existem pessoas que nos momentos de maior agonia, ao invés de se aproximarem mais de Deus, terminam se afastando (deixam de orar, de buscar ao Senhor, de participar dos cultos, etc).


- Nos momentos de agonia, angustia, você tem buscado ao Senhor ou tem se afastado dEle?

VI.) Jamais influencie negativamente a ninguém, muito menos um membro de sua família – Gn 27.5-17

- Rebeca influenciou negativamente a seu filho Jacó. Ela ouve a conversa de Isaque com Esaú e incentiva Jacó a se passar por Esaú para obter fraudulentamente a benção de seu irmão.

- Esta atitude específica de Rebeca em relação a seu filho Jacó trouxe tristes conseqüências:

- (1) Sobre a vida de Jacó – Da mesma maneira que Jacó enganou a seu pai foi enganado por seu sogro e por seus filhos (Gn 29.15-30; 37.23-35).

- (2) Sobre toda a família – Certamente Isaque não ficou feliz com toda essa situação. E Esaú passou a odiar a seu irmão e planejava assassiná-lo – Gn 27.41

- (3) Sobre a vida da própria Rebeca – Teve de mandar Jacó embora para não correr o risco de Esaú matá-lo e assim ficou privada da companhia de seu filho Jacó (Gn 27. 42-45); Teve de suportar o péssimo ambiente criado em sua família, ambiente esse que fora resultado de suas próprias escolhas!

- Que tipo de influência você tem trazido para a vida de seus filhos, de sua esposa, de seu marido, de seus familiares? Uma má influência sobre nossos filhos traz resultados desastrosos para eles, sobre toda a família e sobre nós mesmos!



- Exemplo da influência de Susana Wesley sobre toda a sua família – ver livro “Heróis da Fé”, pág. 61-63.

Conclusão

- É bem menos doloroso aprendermos com as experiências dos outros do que com as nossas próprias experiências! Tiremos pois lições da vida de Rebeca e sua família para as nossa vidas e nossas famílias!

AUTOR: Pr. Ronaldo Guedes Beserra










==============



===============



=================



===================



====================



====================


Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem