Algumas Considerações
Sobre a “Única Verdadeira
Igreja de Cristo”




Introdução:

- O vaticano publicou sua convicção teológica de que a Igreja Católica Apostólica Romana é a única verdadeira igreja de Cristo. Esta posição sempre existiu na teologia católica, todavia o público não tinha clareza desta informação.

- Assim, também, há muitas outras convicções teológicas católicas que se fossem publicadas causariam estranheza a todos, inclusive aos católicos, como por exemplo, a aceitação da relação sexual no casamento somente para procriação, o que significa que o casal só poderia ter relação quando decidisse ter filhos.

- Na teologia católica, segundo Agostinho, o sexo é visto como “um mal necessário para a procriação”.

I. O que é Igreja?

- Etimologicamente a palavra grega para igreja significa: “chamados para fora, ou convocados e ainda, assembléia ou congregação”.

- Igreja é um edifício construído com pedras vivas. "Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa" (I Pd 2:5).

- Estas pedras vivas são chamadas santos e são membros da família de Deus: "Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; na qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito" (Ef 2:19-22).

II. O surgimento da Igreja.

- Geralmente se fala que oficialmente no dia de Pentecostes ela teve seu “start”, pois pela primeira vez os seguidores de Jesus estavam reunidos em um corpo espiritual com o derramamento e presença íntima do Espírito Santo.

- Mas em certo sentido, pode se dizer que seus primeiros fundamentos foram lançados junto com o ministério de Jesus (Jo 1.37).

- Apesar de que Jesus e seus discípulos eram membros da religião judaica e se o judaísmo tivesse reconhecido Jesus como Messias não haveria necessidade de uma nova religião como o cristianismo. Mas como o “se” não existe e Deus trabalha inclusive com os “nãos” da humanidade, o projeto da igreja cristã veio a execução.

- O termo "igreja" acha-se, pela primeira vez nos lábios do Senhor, em Mt 16:18, e logo depois em Mt 18:17 e são estas as únicas ocasiões em que se menciona a palavra igreja nos Evangelhos.

- Isso mostra que foi intenção de Jesus fundar a igreja, mesmo que esta intenção ou projeto veio a ser inaugurado no dia de pentecostes, descrito em Atos 2.

III. Igreja é o corpo de Cristo.

- Igreja não é uma organização e sim um organismo vivo como um corpo, sendo que, nós somos membros deste corpo. Não é uma religião!

- Igreja é um grupo de seguidores de Cristo que se reúnem em determinado lugar para adorar a Deus, receber ensinamentos, evangelizar e ajudar uns aos outros debaixo da unção do Espírito Santo Rm 16.16.

- Ou ainda, a totalidade das pessoas salvas em todos os tempos. "Deus colocou todas as coisas debaixo da autoridade de Cristo e deu Cristo à Igreja como o único Senhor de tudo. A Igreja é o corpo de Cristo; ela completa Cristo, o qual completa todas as coisas em todos os lugares" (Ef 1.22-23).

- Igreja não é simplesmente uma instituição humana organizada. Não é simplesmente uma pessoa jurídica, visto que a igreja primitiva permaneceu três séculos na clandestinidade por ser considerada ilegítima pelas autoridades políticas e religiosas.

IV. Quem é a pedra fundamental da igreja, Pedro ou Cristo?

- Uma passagem bíblica em Mt 16:16-18 interpretada literalmente e equivocadamente, sem levar em consideração outros textos bíblicos, que falam do mesmo assunto “pedra fundamental”, leva a teologia católica crer que Pedro é a pedra fundamental da igreja e o que o capacitaria a ser o primeiro papa.

- Este texto diz: "Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16:18). Este versículo não é tão fácil de interpretar. A primeira vista parece que Jesus está falando que Pedro é a pedra fundamental, já que o nome Pedro significa pedra. Porém em outro momento aconteceu algo semelhante.

- "Jesus lhes respondeu: Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei. Replicaram os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu, em três dias, o levantarás? Ele, porém, se referia ao santuário do seu corpo" (Jo 2:19-21).

- Neste caso Jesus usou algo que estava em evidência e debate que era o templo em Jerusalém para falar sobre sua morte e ressurreição em três dias, assim pode ter acontecido com a declaração junto a Pedro.

- Todavia o próprio Pedro por várias vezes fala quem é a pedra fundamental da igreja. "Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa..." (I Pd 2:6). "Pois isso está na Escritura: "Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado." (I Pd 2:7) "Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular..." (I Pd 2:4)

- O apóstolo Paulo concorda com Pedro que a pedra fundamental é Cristo. "E a pedra fundamental desse edifício é o próprio Cristo Jesus." (Ef 2:20)

- Há muitas outras passagens que demonstram ser Jesus Cristo a pedra sobre a qual a igreja foi edificada. Existem outras formas de interpretar este “fundamento”.

- No movimento apostólico profético também é aceita a interpretação de que este fundamento onde a igreja seria construída e as portas do inferno não prevaleceria contra ela, significa o ensino, ministério e unção apostólico profético conforme Ef 2:19-22: "edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular..."

- Não seria uma declaração de Jesus somente a Pedro, mas Pedro estaria representando os outros apóstolos. Esta interpretação é aceitável porque não dispensa Jesus como pedra fundamental e não contradiz a interpretação anterior.

V. O trabalho dos outros apóstolos.

- Se Jesus quisesse estabelecer sua igreja sobre um apóstolo apenas (Pedro), porque escolheria e treinaria doze? Além do que, há fortes indícios de que Pedro e os discípulos em Jerusalém cumpriram apenas parcialmente sua missão e não completamente.

- Jesus havia deixado a ordem para que eles pregassem em Jerusalém, mas também até os confins da terra. (...mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra - Atos 1:8).

- Porém Pedro resistiu em sair de Jerusalém e Jesus teve que levantar outro para cumprir esta missão, o apóstolo Paulo. (Porque o Senhor assim no-lo determinou: Eu te constituí para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até aos confins da terra - Atos 13:47).

- O cristianismo se espalhou pelo mundo em grande parte, por causa de Paulo e suas equipes apostólicas. Além do mais, grande parte do novo testamento são os escritos de Paulo, suas experiências e o cotidiano das igrejas que ele liderava.

- Portanto, limitar a obra eterna de Deus (IGREJA) a uma instituição e organização humana asseverando que não há como se salvar fora desta e o fundamento da mesma a uma pessoa falha, não é razoável.

- No final de toda a história da igreja os apóstolos têm honras iguais referentes ao trabalho apostólico. "A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e estavam sobre estes os doze nomes dos doze apóstolos do Cordeiro." (Ap 21:14)

- A nova Jerusalém é uma tipologia da igreja e nela está demonstrado que os apóstolos foram as primeiras pedras colocadas sobre o principal fundamento que é Cristo.

VI. A missão da igreja.

- A missão referente a Deus é adorar e servi-lo. "Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores."(Jo 4:23)

- A missão referente as pessoas é pregar o evangelho. "E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura." (Mc 16:15)

- A missão referente a guerra espiritual contra os demônios é vencê-los. "Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal..." (Ef 6:12)

VII. A igreja e o impacto nas vidas e no mundo.

- A verdadeira igreja é movida pelo Espírito Santo. "mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra." (At 1:8)

- Tem os dons do Espírito Santo. As pessoas vivas que fazem parte da igreja é que operam milagres e não as que já morreram.

- "Na Igreja, Deus pôs tudo no lugar certo: em primeiro lugar, os apóstolos; em segundo, os profetas; e, em terceiro, os mestres. Em seguida pôs os que fazem milagres; depois os que têm o dom de curar, ou de ajudar, ou de liderar... (I Co 12:28).

Aplicação.

- Não fique preocupado em demasia com informações que aparecem na mídia questionando a veracidade da palavra de Deus, questionando a maneira de servir a Deus. Isto sempre existiu e sempre existirá.

- Jesus disse: "Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo!" (Mt 18:7).

- Sirva a Deus conforme você tem aprendido, dê os passos certos na fé, confie em seus líderes e prosperará.

- Você já tem visto e verá os resultados do poder de Deus que acompanha a verdadeira igreja de Jesus Cristo.

"Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis." (II Cr 20:20)


AUTOR: Vanderlei Cardoso, pastor






======================
======================
======================
======================
======================



Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Meu amigo, pastor Aldenir Araújo preparou um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante mais de 20 anos de ministério. Organizou eles por livros biblicos para simplificar a busca. Você pode utilizar livremente em suas pregações e impactar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem