quarta-feira, 23 de novembro de 2011





ADORAÇÃO




- Adoração quer dizer prestar honras ou homenagens a ser divino.


- Na Bíblia, a adoração não depende da música e a música não é sequer o mais importante item na adoração. Em muitos casos a música nem é citada.


Em Gênesis 22, encontramos 9 itens essenciais para a adoração (por favor leia o texto bíblico para entender melhor as explicações abaixo). Observe:

1. PROVA - A adoração envolve uma prova, Deus quer ver até onde amamos a Ele. Abraão foi posto a prova.

2. RELACIONAMENTO - Devemos ter relacionamento com Deus.


- Gastar tempo com Ele. Devemos aprender a conhecer a voz do Senhor.


- O Diabo falou com Jesus, e Jesus imediatamente reconheceu a voz do Diabo. Devemos saber quando se é Deus que está falando ou não!

3. PROCESSO - Deus nos ensina.


- Muitas vezes Ele nos envia a uma viagem, um Congresso por exemplo, para Ele falar conosco.


- Muitas vezes, o Senhor nos tira de nosso lugar para falar conosco.

4. OFERTA - Se nós não trazermos ofertas a Deus, não podemos demonstrar nosso amor a Ele.


- Porém, dar o dízimo não significa amor a Deus, isto é responsabilidade (devolvemos a Ele o que Ele nos deu).


- Quando Deus nos pede alguma coisa, por mais importante que seja, devemos oferta-la com amor, como aconteceu com Abraão e Isaque.

5. OBEDIÊNCIA - Obediência atrasada é igual a desobediência.


- Quando Deus nos pede para fazermos alguma coisa, devemos fazer na hora.


- Muitos erram ao dizer: "...daqui a um mês eu faço". Isto é o mesmo que desobedecer.

6. PREPARAÇÃO - Precisamos estar preparados para estar na presença de Deus.

7. SEPARAÇÃO - Temos que nos separar de pessoas que nos impedem de adorar a Deus.

8. DISPOSTO A SOFRER - (versículo 6) o fogo destrói, transforma e purifica.


- O fogo do Espírito Santo destrói nosso velho homem, transforma em imagem de Cristo e nos purifica, para apresentarmos diante de Deus santos.


- Derramar sangue: devemos estar dispostos a sofrer. Devemos dar nossa vida pela causa de Cristo.

9 . ABSOLUTA CONFIANÇA EM DEUS - Na adoração a música não é a parte principal, mas é todos estes nove itens visto acima.


Você está disposto a passar por esta prova?

Que Deus nos abençoe





AUTOR: Ron Kenoly
http://www.ronkenoly.com
ministerio@vidanovamusic.com










#################

################

###############





ACHEI A DAVI...

"...Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade." - Atos 13:22.




- No livro de João 4:23-24, diz que Deus está a procura de verdadeiros adoradores, aqueles que o adorem em espírito e em verdade. A palavra empregada aqui é Aletheia e é o oposto de fictício, fingido ou falso. Denota veracidade, realidade, sinceridade, exatidão, integridade, confiança e propriedade.

- Uma coisa é buscar a Deus, outra coisa é ser buscado por Ele. Deus está a procura de verdadeiros adoradores!

Características de pessoas que Deus procura:

1."...Homem"

- Deus está procurando homens de verdade (Êx 18:21).



- "Homem" aqui, não se refere a sexo, mas no sentido de maturidade, seriedade, compromisso, responsabilidade, disposição para aprender, alguém de palavra.

- Deus não procura "crianças"(imaturidade)! Normalmente são aquelas pessoas que sempre dizem "não quero", "não gostei", "não vou fazer", etc; é o famoso "crente chupetinha"!

- Deus está buscando uma Igreja comprometida, madura, santa e irrepreensível, sem mácula, sem mancha e sem ruga (Ef 5:27).

- Quando falamos de adoração, logo lembramos de Davi, e este tinha uma característica - estava cuidando das ovelhas de seu pai (I Sm 16:11).

- Aqui, podemos aprender uma lição prática: Nós, músicos, precisamos aprender andar com pessoas, cuidar delas, conhecer as necessidades da nossa igreja e dos nossos pastores, em vez de sermos egoístas pensando apenas em nós e no "nosso ministério"!

- Mais adiante, Davi comentou com Saul que havia matado um leão e um urso em defesa das ovelhas de seu pai (I Sm 17:34-35). Seu pai nunca pediu que colocasse em risco sua própria vida em defesa das ovelhas e nem acharia ruim se ele não fizesse isto, mas Davi teve esta atitude porque era uma pessoa responsável.

- Deus procura pessoas assim, que não desistem dos desafios na primeira dificuldade que surge! Existem pessoas que enxergam problema e dificuldade em tudo!

- O que lhe é pedido nunca pode ser feito porque sempre encontra algum impecílio, "não posso carregar a caixa de som...", "não posso isso...", "não posso aquilo...", etc; sempre há uma desculpa, mas quem têm "desculpas" não têm frutos!

- O homem quando é homem de verdade gosta de responsabilidade e parte para os desafios para vencer! Existem pessoas que desistem fácil dos desafios, normalmentes são aquelas que nunca terminam aquilo que começaram a fazer.

- O gigante Golias enfrentava Israel dizendo: "Daí-me um homem..." (I Sm 17:10); em outras palavras, "Tem homem aí...?". Existem muitos músicos que fogem dos desafios, mas Davi se colocou à disposição e matou o gigante Golias (I Sm 17:23-52).

2. "...segundo o meu coração..."

- Significa, Ter a forma do coração de Deus, que saiu do coração, formato do coração de Deus. Ter o formato do coração de Deus é agir como Ele age, sentir como Ele senti e pensar como Ele pensa!

- Para termos o formato do coração de Deus precisamos conhecê-lo, tendo intimidade e relacionamento com Ele (Sl 25:14). Precisamos aprender a conhecer Sua voz!

Em Romanos 12:2, diz "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".

- Não vos conformeis, significa, não devemos tomar a forma de. Estamos neste mundo mas não pertencemos a este mundo! Pertencemos ao Reino de Deus!

- Davi era um homem segundo o coração de Deus porque tinha um coração quebrantado (Sl 51:17) e sempre estava disposto a aprender.

- Uma das características de uma pessoa quebrantada é que ela deseja andar no Temor do Senhor, que significa, levar Deus a sério!
- Davi pecou contra Deus:
cometeu adultério, matou, mentiu, traiu sua nação, cometeu vários erros em julgamento, era um mau administrador e, por fim, era incapaz de cuidar de sua casa.

- Então, como dizer que Davi era um homem segundo o coração de Deus? A resposta está no fato de que, a cada erro, Davi se arrependia; e de modo igualmente importante, ele aprendia com seus erros.

- Era humilde e pronto a aprender, e também escutava seus críticos e seus inimigos; e, antes de mais nada, seguia os profetas de Deus. Esta humildade e esse espírito pronto a aprender são as características que fizeram com que Deus o classificasse como o melhor líder de Israel.

3. "...que fará TODA a minha vontade."

- Devemos ser obedientes a voz do Senhor! Se não formos obedientes a Sua voz seremos rebeldes, e a Bíblia diz que "a rebelião é como o pecado de feitiçaria" (I Sm 15:23).

- A palavra toda, significa TODA!!! Existem duas vontades no universo, a de Deus e a do diabo. Por isso Jesus disse: "Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha".

- Não podemos servir a dois senhores (Mt 6:24), portanto, ou estamos servindo e obedecendo a Deus, ou ao diabo; ou estamos fazendo a vontade de Deus ou a do diabo! Não existe meio termo.

- Será que estamos no centro da vontade de Deus? Para sermos obreiros aprovados (II Tm 2:15) precisamos estar no centro da vontade de Deus!

- Não basta sermos usados por Deus, pois Ele usa quem quiser e a hora que quiser, precisamos ser aprovados por Ele.

- Tem muita gente que está sendo usada, mas não está sendo aprovada por Deus, pois não estão no centro da Sua Vontade! E a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável (Rm 12:2) sob o prisma Dele, mas para nós muitas vezes não é fácil e nem agradável!

- Aplicando esta realidade no ministério da música, podemos perceber que existe tanto a parte "boa" como a "amarga" com relação a nossa participação no ministério. Tem gente que só se interessa pela parte "boa"!

- Precisamos aprender a comer o "cordeiro todo", como foi a orientação de Deus à Moisés para o povo de Israel no Egito (Êx 12:1-14), e isso implica partes boas e partes duras, ruins e amargas.

- Estamos dispostos seguir a orientação de Deus? Vão existir momentos em que teremos que realizar coisas que não queremos, mas faremos porque é a vontade de Deus para a nossa vida, e o que mais importa é obedecê-lo e realizar a Sua Vontade! Deus continua procurando verdadeiros adoradores!



Deus abençoe a todos



AUTOR: Ronaldo Bezerra
http://www.ronaldobezerra.com.br
ronaldo@evangelicos.com









++++++++++++++++

+++++++++++++++++

++++++++++++++++++