terça-feira, 11 de outubro de 2011





Como vencer a
depressão espiritual

Texto Base: Salmos 42 E 43






- Você e eu sabemos o que significa depressão emocional, a tristeza que não vai embora, a perca da alegria, da movimentação. É quando somos tomados de uma melancolia que persiste a nossa alma.

- Mas poucos de nós já ouviu falar de depressão espiritual. Em alguns casos ela é responsável pela depressão emocional.

Estes dois salmos parecem falar um pouco de cada um de nós.


O salmista esta com depressão espiritual.


- No salmo 42:5 ele e revela:

Por que estás abatida ó minha alma?
Por que te perturbas dentro de mim?

No verso 11 e no 43-5 ele repete o clamor.

- A experiência dele não é isolada do restante da humanidade e da nossa. O próprio Senhor Jesus orou assim certa vez: “A minha alma está profundamente triste (Mc. 14:34a).

- No entanto este estado parece não ser normal. O salmista demonstra um inconformismo com o seu abatimento espiritual.

- O que deve ser natural em nós é a alegria, pois, este é o fruto do espírito (Gl.5); a ordem bíblica é para que nos alegremos.

- Como então se transportar do desanimo para a motivação, da tristeza espiritual para a alegria?


O texto pode nos indicar dois caminhos:

I – CONHEÇER A CAUSA DA TRISTEZA ESPIRITUAL
- Certamente o pecado produz em nós uma tristeza segundo Deus (1 co. 7:10). Quem não confessa e deixa o seu pecado experimenta uma tristeza intensa (Sl. 32:3).

No entanto parece não ser o caso aqui Deus está bem espiritualmente:

- Ele tem sede de Deus – 42:1, 2.

- Ele se alegra nas coisas de Deus – 42:4

- Ele ora continuamente – 42:8.

- No entanto existem dois a fatores aqui que nos indicam porque ele está tão triste. O primeiro pode ser visto no verso 2 indica que ele está longe da casa de Deus, longe e Jerusalém. Possivelmente ele está no norte da Palestina em Mizar (v.6).

- O salmo 137 nos fala da impossibilidade de nos alegrarmos quando estamos em terra estranha (v.4).

Em segundo lugar ele sofria as palavras duras de pessoas que o cercavam (v. 3,10).

- O teu Deus onde está? A falta de conforto espiritual dos irmãos é uma das maiores causas de depressão espiritual dos crentes. Neste salmo o autor reclama tanto a falta do conforto espiritual como as palavras duras dos ímpios (v.3,10; 43:2).

- Assim este homem se sente saudoso da casa de Deus, com necessidade do conforto dos irmãos e entristecido com a dureza da palavras que o rodeiam. A conseqüência é a depressão espiritual.

- Será que nos identificamos com o salmista nestes pontos?

II – SABER O CAMINHO DA CURA

- Em cada parte onde o salmista demonstra sua tristeza, ele aponta para a cura de sua alma (42:5, 11;43:5).

- Ele não se entrega ao mau humor, mas ordena a ele mesmo que veja em Deus a solução.
A sua mente repreende o seu coração, e sua razão ordena à sua emoção que não se abala, mas olha para Deus.

- Ele não aceita a autopiedade ou permite ter baixa-autoestima, mas levanta o rosto para Deus.

- Ele não espera que os homens deixem de atacá-lo ou que lhe confortam, ele entende que precisa tratar com Deus. Ele diz: Espera em Deus.


O seu auxílio não vem do homem, mas do seu Deus (43:5).

CONCLUSÃO

- A cura para a depressão não é olhar para nossa tristeza interior, nem relembrar o passado, nem ficar pensando nos nossos problemas, mas olhar para o alto, para o Deus vivo.

- Ele é nosso auxílio e nosso Deus, e se confiarmos nEle agora, logo teremos razão para louvá-lo novamente. Então, como um escritor resume: “a fé repreende o desânimo e a esperança triunfa sobre o desespero”.

Ó alma, por que se abater, espera no Senhor

E ao Seu nome dê louvor.

Louve a Deus, Ele é o meu auxílio,

Louve a Deus, a alegria do meu ser,

louve a Deus, Ele é a minha vida, a razão do meu viver!

Ó alma, porque abater, espera n Senhor;

e ao Seu nome dê louvor.

O salmista nos ensina que se olharmos para nós mesmos ficaremos desanimados; se esperarmos o conforto dos homens, ficaremos decepcionados, se permitirmos que a dureza das palavras dos inimigos nos atinjam, ficaremos esmigalhados (42:10); mas se olharmos para Deus, se esperamos nele, se buscarmos a sua presença, encontraremos auxílio.


AUTOR: Luiz César Nunes de Araujo







================

=================






Uma casa
firmada
na rocha

Lc 6:46-49





Introdução:

- Jesus Cristo nos ensina nessa parábola que nossa casa deve estar alicerçada sobre um firme fundamento, para que quando vierem as tempestades, estas não venham comprometer toda a construção. Uma casa edificada sobre a areia vive em constante risco de entrar em ruína, em destruição.

Transição:

- Imagine que vão construir um grande edifício no bairro em que você mora. Quantos aqui gastariam tempo para observar como serão feitos os alicerces, os fundamentos dessa construção? Poucos fariam isso, mas com certeza, quando a construção do edifício estivesse sendo terminada, muitos ficariam admirados parados na frente do edifício observando a beleza do prédio, e curiosos para conhecê-lo por dentro.

- A preocupação do homem natural gira em torno das aparências, ou seja, daquilo que é visível, que tem destaque, que é valorizado pelo mundo.Muitas vezes nos preocupamos apenas em construir uma bela casa, uma bela história para nossa vida, um belo casamento, uma família feliz, afinal esse é o sonho de todo ser humano. Mas geralmente, não paramos para refletir que uma construção firme precisa ter bases sólidas. Uma casa firme precisa de um alicerce forte, que traga sustentação mesmo nos momentos de grandes tempestades.

- Jesus nos ensina nesta parábola que não adianta fazermos uma construção que tenha bases comprometidas, no mundo físico um mestre de obras que permite que um alicerce seja feito de forma comprometida é considerado uma pessoa irresponsável, pois estará colocando em risco a vida de muitas pessoas. Da mesma forma se não nos preocuparmos, gastarmos tempo para construir uma base solida para sustentar a nossa vida, a nossa família, estaremos sendo pessoas irresponsáveis.

Como construir a nossa casa sobre um alicerce firme? Veremos essa resposta em 3 pontos.

1 - Entendendo o princípio da obediência

- Jesus começa essa parábola dizendo: “por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu vos digo?”

- Muitas vezes invocamos o nome de Deus e queremos as bençãos de Deus, mas não queremos andar pela rota da obediência, pela rota de cumprir princípios.

- É muito fácil trilharmos nossos próprios caminhos, pegar os atalhos que a vida nos oferece, andando conforme achamos que é o correto, mas Jesus nos confronta dizendo que não adianta invocarmos o nome dele, suplicarmos, chorarmos, se não cumprirmos aquilo que ele nos ordena.

- De que adianta sermos apenas bons ouvintes e conhecedores da Palavra se não aplicarmos a verdade de Deus em nossa própria vida. Estaremos sendo meros religiosos.

- A maior indignação de Jesus quando estava exercendo o seu ministério na terra foi exatamente com muitos religiosos que eram conhecedores da Palavra, doutores da lei, mas eram sepulcros caiados, lindos por fora, no discurso, mas por dentro sujos, cheios de orgulho e maldade.

- Uma boa construção depende de alicerces bem feitos, seu alicerce nunca estará forte, firme, se você não decidir obedecer a Palavra de Deus.

- A palavra de Deus nos ensina como devemos nos comportar como filhos de Deus, como deve ser nossa conduta como marido, como esposa, como pais, como filhos, como líderes, como discípulos, etc. A obediência acontece quando ouvimos e nos submetemos, aplicando em nossa vida as verdades de Deus.

2 - Se aprofundando para ser alicerçados na rocha
“Qualquer que vem a mim, e ouve as minhas palavras e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante, é semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou e abriu bem fundo ...”

- Jesus declara que quem chega perto dele, decide ouvir a sua voz e obedecer, ou seja praticar os seus princípios é como um homem que edifica a sua casa sobre a rocha. Mas perceba, que para edificar sobre a rocha é necessário cavar, se aprofundar, essa palavra nos leva a refletir que se queremos edificar nossa vida sobre Jesus, que é a rocha da nossa salvação, temos que permitir que Jesus entre em todas as áreas de nossa vida e nos transforme, não podemos limitar o acesso do Espírito Santo em nossa vida, tem pessoas que se fecham para o agir de Deus, querem uma casa na rocha, mas não querem se aprofundar, não querem ser tratadas, moldadas,libertas, curadas, preferem continuar no raso, na superfície, aonde facilmente sua casa pode ser abalada, destruída. E quando a casa cai, porque não estava bem firmada, não adianta ficar culpando líder, discipulador, muito menos Deus. Você é responsável pela sua construção.

3 - Ter a revelação que só Jesus é a Rocha que nos sustenta

- Todos estão sujeitos a passar por tempestades, por tribulações.

- No livro de João 16:33, Jesus declara que no mundo passaríamos por aflições, mas que precisávamos ter bom ânimo, porque Ele venceu o mundo. Se entendermos que quem nos sustenta é Jesus, não é o nosso próprio esforço, não é o nosso salário, não são pessoas, nem mesmo o seu líder, porque ele é um ser humano, se entendemos que Yeshua é a Rocha que nos fortalece, que nos ajuda em meio às dificuldades, nossa casa nunca vai cair.

- Se você está passando uma dificuldade com seus pais, ou com seus filhos, creia, tenha bom ânimo, se o problema é com seu conjugue não desfaleça, permaneça firme, Jesus é rocha que nos sustenta em meio a todas as tempestades que podem sobrevir em nossa vida.

- Se você está passando por um problema financeiro, quem sabe Deus não está querendo te ensinar a confiar mais nEle e menos em você?

- Se você for fiel Deus vai restituir a sua vida, Deus vai te prosperar, porque Deus é abençoador daqueles que O buscam.

- Se você estiver alicerçado na Rocha verdadeira, nos momentos de tempestades, você continuará firmado, Deus quer te levar a ser uma pessoa constante, que não anda segundo as circunstâncias, mas que vive pela fé no Deus vivo.

- Quero te dizer que se Jesus for a Rocha que sustenta a sua vida mesmo em meio as tempestades você será uma pessoa inabalável !!
- Decida hoje submeter a sua vida aos princípios de Deus, permitir que o Espírito Santo transforme todas as áreas de sua vida e entenda que Aquele que te sustenta em todos os momentos e que te dá a vitória é o Senhor.

Deus o abençoe....

AUTORA: Pra. Fabiane Bastos






###################

###################