terça-feira, 9 de agosto de 2011



VENCENDO GIGANTES
I Sm 17





Introdução

- O texto que lemos nos fala de um dos episódios mais interessantes da historia de Israel e da historia de Davi. O povo de Israel está sendo mais uma vez desafiado pelos Filisteus através do seu melhor soldado, o gigante Golias. O exercito de Israel deveria encontrar dentro de suas fileiras um soldado para representá-lo neste duelo. Durante quarenta dias Israel ouve afronta, humilhações e chacotas do seu adversário porque não encontrou ninguém que tivesse coragem de enfrentar o gigante Golias. Surge então o jovem Davi que embora não fosse considerado apto para a batalha corajosamente se apresenta para enfrentar o gigante e obtém de forma extraordinária a vitória. Embora houvesse sido ungido por Deus (cap.16) Davi ainda não conquistara a confiança e muito menos a liderança de seu povo. Antes de ser colocado nesta posição de altíssima honra e experimentar o melhor de Deus Davi teria de enfrentar um gigante.

- Podemos estabelecer uma comparação entre essa extraordinária historia e a historia de nossas vidas. Com certeza Deus quer nos levar a experimentar coisas melhores, no entanto pode ser que tenhamos um gigante a enfrentar.
Aprendemos com Davi como vencer gigantes e nos apropriarmos do melhor de Deus, vejamos:

I - ALMEJE VENCER POR UM PROPOSITO MAIOR .

- Davi fala ao seu oponente que a vitória iminente tinha um objetivo maior: "e toda a terra saberá que há Deus em Israel” (17:46).

- O jovem Davi foi movido pela vingança do nome de Deus em um mundo ignorante.

- Você fica triste em pensar em quantos dos seus amigos e vizinhos não conhecem a Deus?
- Quantas pessoas perto ou longe de você ainda não reconhecem a Jesus como Salvador de suas vidas? Se isso te chateia, o que você fará?

- Davi não aceitou sentar ao lado enquanto um filisteu incircunciso desafiava os exércitos do Deus vivo! Ao invés disso, ele se levanta e age. Davi não foi movido por egoísmo ou por motivos vulgares, mas sua fundamental motivação era a glória de Deus.

- Como termina esta história? “Assim, prevaleceu Davi contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e o feriu, e o matou” (17:50).

- Para provarmos o melhor de Deus precisamos ter a melhor das razões como motivação. “Abençoe-nos Deus, e todos os confins da terra o temerão.” Salmo 67:7

II - CONFIE: DEUS ESTA CAPACITANDO VOCË PARA VENCER
“…porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; esta é a vitória que vence o mundo a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o filho de Deus ?” I João 5:4-5 .

- A partir do momento que você recebeu a Cristo com seu Salvador você recebeu também seu Espírito e então você deve confiar que está sendo capacitado para vencer os gigantes.

=> Assim com Davi você esta sendo capacitado para ficar indignado da forma correta diante dos gigantes da vida “Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo”? Uma indignação não egoísta, não conformista. Davi não tomou aquelas afrontas de Golias como se fossem contra si mesmo, mas contra seu povo. Ele não ficou sentado exigindo que alguém fizesse alguma coisa, ao contrário, ofereceu-se para enfrentar o gigante. Havia um belíssimo elemento de zelo santo em sua indignação.

=> Capacitado para resistir as criticas (vs.28-30) as críticas que sofreu foram duras e severas, pois vieram do seu irmão mais velho, que o classificou como presunçoso, maldoso e bisbilhoteiro, mas Davi não se abalou com elas.

=> Capacitado para agir com coragem diante dos gigantes (vs. 31-37) Coragem sim; suicídio não. A coragem de Davi estava baseada em suas anteriores experiências pessoais com o Deus vivo, que o livrara das garras do leão e do urso. Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado...porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos” (17:45,47).

=> Capacidade para ir até o fim na sua luta (48.51). Davi não apenas derrubou o gigante, mas sedimentou sua vitória cortando a cabeça do Golias para horror dos seus inimigos, que fugiram correndo e foram destruídos na derrocada. Confie. Deus esta capacitando você para vencer.

=> Lembre-se: O que define a batalha não é a nossa estatura, mas o tamanho do Deus a quem servimos.

III – OLHE PARA OS DESAFIOS NA VISÄO DE DEUS

- Precisamos encarar mais positivamente as tribulações e os gigantes que nos desafiam; eles são o nosso passaporte para posições mais altas.

- O potencial que existe em nós, seja pelo aspecto humano e, principalmente, pela ação do poder de Deus, só vai se manifestar diante das adversidades da vida, e, quanto maiores, mais eficientes nesse sentido, desde que tenhamos as atitudes corretas.

- Precisamos identificar nossos gigantes e adotar uma postura de fé e ação.

=> Há momento para oração e também o momento para ação. Portanto: Vamos contra os gigantes em nome de Jesus pois já somos mais que vencedores e o melhor ainda está por vir !!! Aleluia!!!

Aplicação:

O que de melhor você está almejando que Deus faça sua vida para a glória dEle? Compartilhe com sua célula alguns gigantes que você já identificou em sua vida e como você tem lutado contra eles?


FONTE: http://www.pipci.org.br/pastor-honorio/vencendo-gigantes




=======================
====================
=======================
====================
=======================





AS LIÇÕES ESPIRITUAIS
E DE VIDA PRÁTICA
ENCONTRADAS NO
LIVRO DE RUTE




1ª LIÇÃO - Não devemos deixar de confiar no Senhor ainda que as coisas estejam acontecendo na contra-mão do que esperávamos.

1.1 - O retorno de Noemi dos campos de Moabe para Belém, serve-nos como uma demonstração de que ela continuava confiando no Deus de Israel. Caso contrário, ela nunca mais teria voltado. Antes, teria procurado ir para mais longe, para nunca mais ouvir falar no judaísmo;

1.2. - Isto nos remete a Habacuque 3.17,18 - Leia, por favor: Hc 3:17 . Hc 3:18 .

2ª LIÇÃO - Não devemos atribuir ao inimigo as coisas ruins que nos acontece, como se ele estivesse presente em nossa história o tempo todo.

2.1. - Observe que em nenhum momento, nem Noemi nem Jó, citaram o adversário como autor de suas mazelas. Não era hábito do povo de Deus viver culpando o adversário, uma vez que eles reconheciam que por trás de todos os acontecimentos de nossa vida, a mão de Senhor está no controle Jó 2:10 .

2.2. - Em nossos dias tem sido exatamente o contrário. Há servos do Senhor que pronunciam o nome do capiroto o dia inteiro e o culpa até do copo que caiu de cima da mesa.

3ª LIÇÃO - Fazer com que o nosso testemunho diário leve as pessoas a desejarem servir ao nosso Deus.

3.1. - Veja o que disse Rute a sua sogra quando esta pediu que ela voltasse para casa de sua mãe e para o seu deus: Rt 1:16 . Esta é uma grande prova de que Noemi, mesmo sofrendo momentos tão amargos em sua vida, não deixou de falar do seu Deus para suas noras;

3.2. - Ainda que estejamos passando por duras provas e perseguições, devemos ter sempre uma palavra de fé e encorajamento para aqueles que nos cercam.

4ª LIÇÃO - Mesmo em meio a uma geração pecaminosa, o Senhor tem alguém com quem Ele pode contar.

4.1. - O contexto histórico do livro de Rute, aponta para uma geração que não temia ao Senhor. Cada um fazia o que bem entendia - Rt 1:1 . Jz 21:25 .

4.2. - Boaz, no entanto, punha em prática o que havia aprendido na Lei do Senhor, no tocante à colheita - Lv 23:22 .

4.3. - Deus nunca ficou sem um representante em qualquer período da história.

5ª LIÇÃO - Que devemos reconhecer o esforço e a dedicação de quem faz a obra de Deus.

5.1. - Boaz já tinha ouvido falar do que Rute havia feito a sua sogra - Rt 2:11 . E ele soube reconhecer a atitude virtuosa daquela jovem - Rt 2:12 ;

5.2. - Nossos modelos de admiração não devem ser pessoas cuja fama se baseiam em um esporte que praticam, em uma arte a que se dedicam ou ao fato de estarem em voga na mídia. Nosso modelo deve ser o de servos e servas de Deus que dão bom testemunho e exalam o perfume de Cristo em suas atitudes.


Em Cristo,






####################
####################
####################